Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das experiências profissionais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico das experiências profissionais

    Não sei se já existe algum tópico sobre isto, fiz alguma pesquisa e não encontrei nada, por isso o objetivo seria partilharmos as experiências profissionais pelas quais já passamos, falando sobre:

    - as que foram/são mais exigentes em termos físicos e psicólogicos.

    - as que nos proporcionaram um melhor balanço entre vida pessoal VS vida profissional e vice versa

    - as mais bem remuneradas em relação ao tipo de trabalho e condições do mesmo.

    Enfim, por aí fora...

    No fundo o objetivo é uma partilha de experiências pessoais alertando para os pros e contras de certas profissões, o que pode ser útil para quem esteja indeciso entre que caminho seguir, quer a nível de formação quer a nível de propostas de trabalho pelas quais tenha que optar e não esteja inteirado do que o espera.

    É válido tanto para quem tenha trajetos profissionais em Portugal bem como para quem está emigrado.

    O importante é que se debata e se troquem experiências, histórias e aprendizagens que marcaram esses mesmos trajetos.

    Espero que possa ser um tópico útil e caso já haja matéria sobre este tema peço desculpa.

    #2
    Já fiz um pouco de tudo... comecei a vender grelhas, difusores de ar condicionado e unidades de evaporação de frio para sectores mais industriais enquanto andava no 2º ano do Técnico... ganhei o suficiente para recusar um emprego na IBM em Inglaterra, isto em 1983/4..., (parece que era jeitoso nas linguagens de computador que se utilizavam na altura, o Basic e o Fortran, ao início ainda com cartões perfurados...) porque teria que abandonar o meu curso, mas comprei um Carocha 1200 côr de laranja de 1956, mais velho que eu e com mais km que os meus!

    Uns anos depois estava numa empresa de ar condicionado e ventilação onde tinha a meu cargo a orçamentação, controle fabril, controle de qualidade e, o que se chama agora de Recursos Humanos. Estava no 4º ano do curso... aulas à noite e a mandar telexes (uns anos mais tarde passou a ser faxes... e hoje a gente manda emails e whatsapps do café...), claro que eu tinha mais interesse em fazer os negócios e mandar os telexs do que ir às aulas e já eram 23h... portanto eu queria era ir para casa e que se lixem as aulas!

    Daí eu ter demorado uns bons 8 anos para concluir aquela coisa...


    As mais bem remuneradas foram depois quando já tinha o curso e sabia do que estava a fazer... já nada relacionado com ares condicionados, mas que me ensinaram imenso quanto a relacionamento fabril a quem temos que controlar, nem que indirectamente!, mas que não são escravos! São nossos colegas, com funções diferentes!


    Fiz muita asneira a nível profissional, mesmo quando achava que já era muito bom! Também devo ter feito alguma coisa boa porque sempre saí por minha iniciativa, sempre para melhor! Ou para muito melhor...

    Onde me sinto mais realizado? Como nunca consegui ser piloto de ralis nem de Le Mans... hoje estou como quero! Muitos anos depois, a fazer outra coisa completamente nova, novamente. A minha boa escola apenas me ensinou a pensar. Hoje seria um mau Engenheiro Mecânico, mas nunca descurem os vossos cursos, mestrados, etc. Essa é a ferramenta básica que vos prepara para a vida! Seja aqui seja na Cochichina!

    Nem que seja para perceberem se são os filtros das torneiras colmatados ou a tubagem já toda calcinada...
    Editado pela última vez por CL; 27 July 2019, 17:47.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CL Ver Post
      Já fiz um pouco de tudo... comecei a vender grelhas, difusores de ar condicionado e unidades de evaporação de frio para sectores mais industriais enquanto andava no 2º ano do Técnico... ganhei o suficiente para recusar um emprego na IBM em Inglaterra, isto em 1983/4..., (parece que era jeitoso nas linguagens de computador que se utilizavam na altura, o Basic e o Fortran, ao início ainda com cartões perfurados...) porque teria que abandonar o meu curso, mas comprei um Carocha 1200 côr de laranja de 1956, mais velho que eu e com mais km que os meus!

      Uns anos depois estava numa empresa de ar condicionado e ventilação onde tinha a meu cargo a orçamentação, controle fabril, controle de qualidade e, o que se chama agora de Recursos Humanos. Estava no 4º ano do curso... aulas à noite e a mandar telexes (uns anos mais tarde passou a ser faxes... e hoje a gente manda emails e whatsapps do café...), claro que eu tinha mais interesse em fazer os negócios e mandar os telexs do que ir às aulas e já eram 23h... portanto eu queria era ir para casa e que se lixem as aulas!

      Daí eu ter demorado uns bons 8 anos para concluir aquela coisa...


      As mais bem remuneradas foram depois quando já tinha o curso e sabia do que estava a fazer... já nada relacionado com ares condicionados, mas que me ensinaram imenso quanto a relacionamento fabril a quem temos que controlar, nem que indirectamente!, mas que não são escravos! São nossos colegas, com funções diferentes!


      Fiz muita asneira a nível profissional, mesmo quando achava que já era muito bom! Também devo ter feito alguma coisa boa porque sempre saí por minha iniciativa, sempre para melhor! Ou para muito melhor...

      Onde me sinto mais realizado? Como nunca consegui ser piloto de ralis nem de Le Mans... hoje estou como quero! Muitos anos depois, a fazer outra coisa completamente nova, novamente. A minha boa escola apenas me ensinou a pensar. Hoje seria um mau Engenheiro Mecânico, mas nunca descurem os vossos cursos, mestrados, etc. Essa é a ferramenta básica que vos prepara para a vida! Seja aqui seja na Cochichina!

      Nem que seja para perceberem se são os filtros das torneiras colmatados ou a tubagem já toda calcinada...
      Sem dúvida um excelente testemunho, obrigado pela partilha!

      E pegando aí na parte em que diz "nunca descurem os vossos cursos", eu acabei de fazer isso não há muito tempo.

      Tenho um curso básico de cozinha e que sei que poderia endireitar a vida com essa ferramenta, até porque tinha algum jeito para a coisa, segundo os formadores que tive. Mas no entanto fui por outro caminho... Precisamente por considerar que a profissão de cozinheiro ou ajudante de cozinha etc, é uma das profissões mais árduas que há.

      Por vezes pode até nem ser vista como tal, mas dadas as condições de trabalho de um profissional dessa área, acredito que não seja nada fácil dedicar a vida à cozinha em detrimento de grande parte da vida pessoal.

      Há por aí pessoal da cozinha que confirme?

      Comentário


        #4
        Pah... não sou profissional da cozinha mas é coisa que ainda estou a tempo!

        Cá em casa, se não for eu a cozinhar... morremos todos à fome!

        Hoje em dia é uma boa profissão para quem tiver jeito para isso. Não preciso de lembrar os imensos programas de televisão com vários chefs masculinos e femininas. E tantos que são Portugueses...

        Há boas escolas para isso... até em Belém no Colégio da Casa Pia é uma boa forma de se iniciarem, depois podem progredir! O que não faltam são boas escolas por este país...


        É giro... achava eu que este seria um tópico giro onde partilhar experiências profissionais...

        Olha... eu tentei... não te vou dizer como sei que há esses cursos na Casa Pia porque teria de confessar noites e dias imperdíveis com alguém...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          ...
          Olha... eu tentei... não te vou dizer como sei que há esses cursos na Casa Pia porque teria de confessar noites e dias imperdíveis com alguém...
          Hoje em dia não sei. Mas tenho ideia que antigamente, os melhores relojoeiros portugueses era tudo da Casa Pia

          Comentário


            #6
            Eu saí da escola aos 17 anos, porque até gostava da escola, mas ela nunca gostou de mim!
            Pelo que tive que me fazer a vida!
            Começei como aprendiz de carpinteiro, já tinha trabalhado nas ferias de verão noutras empresas, e tentei seguir essa area, mas depois olhei para o empregado mais senior que la trabalhava a mais de 20 anos e ganhava uns miseros 800€, pelo que decidi mudar para outra carpintaria, esta que ja era maior e fazia exportação para angola.
            Vim embora ao fim de dois meses, o encarregado não engraçou com a minha beleza e eu com o focinho dele, pelo que decidi deixar a empresa antes que lhe endireitasse o nariz com uma porta do movel!
            De seguida trabalhei a part-time numa loja da salsa a vender roupa, via muitas coisas boas, mas era o unico gajo no meio de tanta menina, e era muita dificil de as aturar!
            Sai ao fim de um mês!
            Fui para aprendiz de canalizador/eletrecista, aguentei 3 meses, pas o patrão era mais borrego que eu, e pagava mal e porcamente pelo que vim me embora tambem!
            Fui para tecnico de reparaçoes de eletrodomésticos, trabalho altamente, via muita milf em casa, andava o dia todo a passear de carrinha, mas era pesado ter que alombar com eletrodomésticos e montar ACs, e a loja teve que reduzir despesas pelo que o mais novo na empresa era eu, e fui o primeiro a ir de vela!
            Aguentei 1 ano!
            Surgiu a oportunidade de entrar numa empresa de renome no mundo dos moldes para plásticos, e estou na area faz amanhã 9 anos!
            Não quero outra coisa, e sonho um dia ter uma empresa minha!
            Aguentei muita besta, talvez eu próprio me tenha tornado numa, pois o ambiente fabril por vezes é de matar o colega do lado, mas encontrasse muita camaradagem também!
            O concelho que dou aos mais novos: estudem! Marrem nos livros, comam-nos, mas acima de tudo sejam humanos e bons profissionais, a qualidade não está no tiitulo de doutor mas sim no que fazem com esse titulo!

            Comentário


              #7
              Ah e esqueci-me de contar. E atenção nada tenho contra engenheiros ou graduados com doutoramentos!
              Até tenho varios na familia que inclusive me tentaram ajudar nos meus tempos idos de escola!

              Mas certa vez mandaram para ao pé de mim dois engenheiros em engenharia mecânica! Nada a ver com a área em que estou inserido, mas é o que se arranja.

              Começaram para lá a mandar postas de pescada, que o molde trabalhava assim e assado, e que a erosão deveria de ser feita assim e assado pois tinham aprendido isso na universidade!
              Eu: tá certo! Sabem o que é desempenar uma peça, ou como se desempena? Sabem o que é um comparador? E um centrador? E como funcionam os eixos X,Y,Z? E o que é um eletrodo? E um VDI? E por ai adiante....

              Eles fizeram aquela cara de engenheiro de quem estava a falar chinês para eles!
              Eu: ora muito bem, ainda bem que trouxeram roupinha limpinha para o pé de mim, aproveitam e vão limpar o tanque da máquina, de seguida vão dar lixa nos electrodos, e depois vão desempenar uma peça!

              No fim de terem limpo o tanque cheio de borra sairam de lá pareciam o rambo, e no fim de passar lixa nos electrodos já se estavam a queixar que doia o dedo!

              No dia seguinte mandeios mudar os filtros das máquinas! Tchiii! Uma manhã inteira!
              Ao fim de alguns dias andavam já a queixar se que passavam muitas horas em pé e que lhes doia as pernas!
              Pois.... isto já não é a universidade!

              Conclusão, passaram um mês comigo e os meus colegas de secção, foram passar noutras secções, durante um ano.
              um foi se embora, disse que aquilo não era para ele, não tinha estudado para aquilo, o outro é hoje responsavel por toda a manutenção das máquinas,
              maquinas essas que ascendem a mais de 1.000.000€ algumas delas.

              Atualmente já não trabalho nessa empresa, mas na altura sempre que ele ia a secção, por vezes estavamos lá um bom bocado a rir das praxes que lhe fiz, e das praxes que fazia aos catraios novos que lá apareciam, inclusive dava-me ideias novas!
              Editado pela última vez por Pittboxer; 01 August 2019, 00:16.

              Comentário


                #8
                És da zona norte? Não precisas de mais nenhum engenheiro? [emoji16]

                Comentário


                  #9
                  Fixe tens tempo para fazer praxes. [emoji16]
                  Vem trabalhar comigo eu dou-te a praxe

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                    Sem dúvida um excelente testemunho, obrigado pela partilha!

                    E pegando aí na parte em que diz "nunca descurem os vossos cursos", eu acabei de fazer isso não há muito tempo.

                    Tenho um curso básico de cozinha e que sei que poderia endireitar a vida com essa ferramenta, até porque tinha algum jeito para a coisa, segundo os formadores que tive. Mas no entanto fui por outro caminho... Precisamente por considerar que a profissão de cozinheiro ou ajudante de cozinha etc, é uma das profissões mais árduas que há.

                    Por vezes pode até nem ser vista como tal, mas dadas as condições de trabalho de um profissional dessa área, acredito que não seja nada fácil dedicar a vida à cozinha em detrimento de grande parte da vida pessoal.

                    Há por aí pessoal da cozinha que confirme?
                    É o trabalho mais merd* que existe ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                      És da zona norte? Não precisas de mais nenhum engenheiro? [emoji16]
                      Não, sou da zona centro. E atualmente na empresa onde trabalho, as vagas dedicadas a engenheiros estão todas preenchidas. Trabalhas em quê?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulitolito Ver Post
                        Fixe tens tempo para fazer praxes. [emoji16]
                        Vem trabalhar comigo eu dou-te a praxe
                        Nao percebi se era critica ou ironia.
                        Mas é verdade que tenho tempo, é a vantagem de meter uma CNC EDM a trabalhar, carregamo-la de ferramenta, mais as peças de aço, fazemos o programa á pata, e depois trabalha automatizada! Ainda esta noite trabalhou 15 horas, ora enquanto estive mais a minha familiabe a, dormir tive a dar lucro a empresa.
                        Se contabilizar cada hora a 40€ x 15 dá os módicos 600€.
                        Mas assim como posso dar lucro posso dar muito prejuízo.
                        Ainda este fim de semana, o meu colega deixou a máquina a trabalhar, quando cá chegou tinha uma peça mal feita um milimetro ao lado, ou seja contabilizando todo o trabalho feito noutras secções e que tinha sido subcontratado foi perto de 10000€ de prejuízo! Coisa pouca!

                        Mas o tempo, para fazer uma brincadeira com um colega ou seja para estimular o ambiente entre colegas arranja-se sempre.
                        Agora o problema são aqueles que chegam, com a mania do sabe tudo, e não estou a falar só de engenheiros e doutores, tambem falo de analfabetos como eu, e que pensam que são melhores que todos os outros que já trabalham a anos na indústria!

                        Daqui a 30 anos, quando estiver para ir para reforma, de certeza que ainda vou ter alguma coisa para aprender na indústria! Assim como também me fizeram praxes a mim quando começei a aprender o ofício.
                        Agora se me chegam ao pé de mim com a mania do "eu sou engenheiro", oh amigo então vais começar por entender a base do trabalho que é suposto ele cordenar, e nada melhor que pegar num paninho e limpar a máquina!

                        Ps: é normal que não faço isso a alguém que tenha já experiência no ramo! Falo naqueles que acabaram de ser introduzidos no mercado de trabalho!
                        Editado pela última vez por Pittboxer; 01 August 2019, 09:28.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulitolito Ver Post
                          É o trabalho mais merd* que existe ...
                          Acredita que existem outros mais complicados de digerir! É esgotante, e cansa muito, e quem está na mesa a espera não têm noção do que se passa dentro da cozinha! Mas existem deles bem piores!
                          Olha os motoristas! Passam dias e dias fora de casa e recebem uns míseros 630€

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                            Nao percebi se era critica ou ironia.
                            Mas é verdade que tenho tempo, é a vantagem de meter uma CNC EDM a trabalhar, carregamo-la de ferramenta, mais as peças de aço, fazemos o programa á pata, e depois trabalha automatizada! Ainda esta noite trabalhou 15 horas, ora enquanto estive mais a minha familiabe a, dormir tive a dar lucro a empresa.
                            Se contabilizar cada hora a 40€ x 15 dá os módicos 600€.
                            Mas assim como posso dar lucro posso dar muito prejuízo.
                            Ainda este fim de semana, o meu colega deixou a máquina a trabalhar, quando cá chegou tinha uma peça mal feita um milimetro ao lado, ou seja contabilizando todo o trabalho feito noutras secções e que tinha sido subcontratado foi perto de 10000€ de prejuízo! Coisa pouca!

                            Mas o tempo, para fazer uma brincadeira com um colega ou seja para estimular o ambiente entre colegas arranja-se sempre.
                            Agora o problema são aqueles que chegam, com a mania do sabe tudo, e não estou a falar só de engenheiros e doutores, tambem falo de analfabetos como eu, e que pensam que são melhores que todos os outros que já trabalham a anos na indústria!

                            Daqui a 30 anos, quando estiver para ir para reforma, de certeza que ainda vou ter alguma coisa para aprender na indústria! Assim como também me fizeram praxes a mim quando começei a aprender o ofício.
                            Agora se me chegam ao pé de mim com a mania do "eu sou engenheiro", oh amigo então vais começar por entender a base do trabalho que é suposto ele cordenar, e nada melhor que pegar num paninho e limpar a máquina!

                            Ps: é normal que não faço isso a alguém que tenha já experiência no ramo! Falo naqueles que acabaram de ser introduzidos no mercado de trabalho!
                            Ironia não, crítica sim um pouco.

                            Ponto 1 você está lá para os orientar.

                            Ponto 2 é expectável alguém com a sua experiência saber lidar com indivíduos que estão no início da sua carreira profissional, profissionalmente e ser imparcial.
                            Nao o é! então não é a pessoa certa para essa tarefa

                            Ponto 3 você não sabe tudo pode ter experiência na sua área independente na área que se trabalha vc mesmo o senhor esta sempre aprender.

                            Eu não confiaria ao senhor este tipo de tarefa senão ficava condicionado ao seu gosto e nao propriamente a capacidade do individuo.
                            Editado pela última vez por paulitolito; 01 August 2019, 14:31.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                              Acredita que existem outros mais complicados de digerir! É esgotante, e cansa muito, e quem está na mesa a espera não têm noção do que se passa dentro da cozinha! Mas existem deles bem piores!
                              Olha os motoristas! Passam dias e dias fora de casa e recebem uns míseros 630€
                              Haha, não chega nem perto

                              Comentário


                                #16
                                E ter experiencia em nao ter experiencia? Nao é facil e é uma boa experiencia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                  E ter experiencia em nao ter experiencia? Nao é facil e é uma boa experiencia.
                                  Isso é como ser bom a não fazer nada. Já muita gente a não fazer nada, mas não fazer nada com qualidade é uma arte!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulitolito Ver Post
                                    Ironia não, crítica sim um pouco.

                                    Ponto 1 você está lá para os orientar.

                                    Ponto 2 é expectável alguém com a sua experiência saber lidar com indivíduos que estão no início da sua carreira profissional, profissionalmente e ser imparcial.
                                    Nao o é! então não é a pessoa certa para essa tarefa

                                    Ponto 3 você não sabe tudo pode ter experiência na sua área independente na área que se trabalha vc mesmo o senhor esta sempre aprender.

                                    Eu não confiaria ao senhor este tipo de tarefa senão ficava condicionado ao seu gosto e nao propriamente a capacidade do individuo.
                                    Nao sou imparcial porquê?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não é fácil porque a maior parte das pessoas não consegue, é mesmo uma arte.
                                      Eu tenho alguma experiencia na minha área, em vindimas, agricultura, obras e sei fazer um pouco de tudo [aprendi por causa da casa antiga] - meter telhado, instalação eléctrica, pintar, fazer massa, meter massa, meter azulejo, carpintaria um bocado, etc.
                                      Se calhar com uma carrinha safava-me em LX no negocio do "faz tudo".
                                      Há homens que nao safem apertar um parafuso ou fazer um bocado de massa e isso até julgo estranho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paulitolito Ver Post
                                        Ironia não, crítica sim um pouco.

                                        Ponto 1 você está lá para os orientar.

                                        Ponto 2 é expectável alguém com a sua experiência saber lidar com indivíduos que estão no início da sua carreira profissional, profissionalmente e ser imparcial.
                                        Nao o é! então não é a pessoa certa para essa tarefa

                                        Ponto 3 você não sabe tudo pode ter experiência na sua área independente na área que se trabalha vc mesmo o senhor esta sempre aprender.

                                        Eu não confiaria ao senhor este tipo de tarefa senão ficava condicionado ao seu gosto e nao propriamente a capacidade do individuo.

                                        Ponto 1: oriento-os, agora faz isto, agora faz assado, isto funciona cozido.... eu estou lá para trabalhar, e por maquinas a trabalhar e solucionar problemas inerentes ao trabalho, é para isso que me pagam!
                                        Se gosto de ensinar: gosto
                                        Se tenho jeito para ensinar: não, e talvez porque percebe-se a distância quem têm vontade de aprender ou não!
                                        E nesses casos costumo ser duro na escolha!

                                        Ponto 2: já respondi em parte, mas o que é imparcialidade?
                                        Lidar com um jovem engenheiro de forma diferente do que um jovem com o 9°ano, estando os dois a aprender, só porque é engenheiro?
                                        Ou lidar de forma igual com os dois porque estão a aprender, nao havendo diferenças devido a titulos e estudos?

                                        Ponto 3: é uma afirmação do que já tinha dito, vou chegar a reforma e no ultimo dia terei algo a aprender certamente!
                                        Mas de nada invalida, um jovem reconhecer que tem que ter uma postura de humildade se quer aprender com alguem mais experiente!

                                        Ponto 4: ainda bem que nao sou teu empregado, não havendo margem de se decides ou não se tenho o perfil correto ou não para poder ensinar quem quer que seja!

                                        Ponto 5: podes me tratar por tu! O "você" faz me sentir velho!

                                        Com isto chamo a atenção para o facto de respeitar a tua opinião!
                                        Editado pela última vez por Pittboxer; 01 August 2019, 16:24.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulitolito Ver Post
                                          É o trabalho mais merd* que existe ...
                                          Tiveste más experiências nesse ramo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                            Não é fácil porque a maior parte das pessoas não consegue, é mesmo uma arte.
                                            Eu tenho alguma experiencia na minha área, em vindimas, agricultura, obras e sei fazer um pouco de tudo [aprendi por causa da casa antiga] - meter telhado, instalação eléctrica, pintar, fazer massa, meter massa, meter azulejo, carpintaria um bocado, etc.
                                            Se calhar com uma carrinha safava-me em LX no negocio do "faz tudo".
                                            Há homens que nao safem apertar um parafuso ou fazer um bocado de massa e isso até julgo estranho.
                                            Não é não saber. É não ter tempo, disponibilidade, paciência, etc. Eu vejo por mim próprio. Sempre gostei muito de engenhocas, desde mecânica de automóveis, electricidade, etc. Dava-me gozo montar caixas de derivação, instalar candelabros com interruptores complexos, etc. Hoje em dia já não tenho disponibilidade bem paciência para isso. Prefiro pagar a quem passa. Além disso há outro factor de muito peso na equação: responsabilidade. Se for eu a fazer é ficar mal feito a responsabilidade é minha. Se co tratar a quem faça posso exigir um trabalho bem feito porque estou a pagar por isso, e todas as garantias que a lei me confere. Mexer numa instalação eléctrica, no saneamento, no gás, etc, é uma responsabilidade muito grande.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                              Não é não saber. É não ter tempo, disponibilidade, paciência, etc. Eu vejo por mim próprio. Sempre gostei muito de engenhocas, desde mecânica de automóveis, electricidade, etc. Dava-me gozo montar caixas de derivação, instalar candelabros com interruptores complexos, etc. Hoje em dia já não tenho disponibilidade bem paciência para isso. Prefiro pagar a quem passa. Além disso há outro factor de muito peso na equação: responsabilidade. Se for eu a fazer é ficar mal feito a responsabilidade é minha. Se co tratar a quem faça posso exigir um trabalho bem feito porque estou a pagar por isso, e todas as garantias que a lei me confere. Mexer numa instalação eléctrica, no saneamento, no gás, etc, é uma responsabilidade muito grande.
                                              Pois. Eu sei , eu tenho feito isso ( telhado ) e meti instalação, por isso que comentei. Só não sei fazer uma placa lol, mas aprende-se.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                Hoje em dia não sei. Mas tenho ideia que antigamente, os melhores relojoeiros portugueses era tudo da Casa Pia
                                                Esses cursos de relojoaria, cozinha e ótica já não vão abrir, não têm candidatos suficientes!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                                                  Esses cursos de relojoaria, cozinha e ótica já não vão abrir, não têm candidatos suficientes!
                                                  É pena. Porque são bem necessários! É que cada vez que um relógio se avaria ter que o mandar para o lixo... Assim como os óculos que é um horror de dinheiro... E eu nunca fui dos benefíciados pela lei lá da segurança social... Mesmo os meus pais tendo poucos rendimentos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ....
                                                    Os óculos são muito mais baratos. Muita concorrencia, só se quiseres material da moda e de marca.
                                                    Os relógios... se forem caros tens sempre relojoeiro, se for barato é lixo mesmo.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X