Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gurus da electrónica e electricidade chamados à recepção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gurus da electrónica e electricidade chamados à recepção

    Boa noite pessoal,

    Tenho uma LG 42LE5500 com alguns anos mas é uma excelente TV.

    O que se passa é que preciso de fazer vários ciclos de ligar/desligar para ela ligar efectivamente, fica ali no limbo uns 30, 40, 50 minutos enquanto tento, até que liga.
    Faz um barulho tipo "coil whine" durante as tentativas de start up.
    Tenho quase a certeza que é um problema de condensadores mas ao abrir a TV e olhar para a placa da fonte, não vejo nada de "mal".

    Ou seja não vejo o típico condensador rebentado, inchado, com topo, etc.

    Tenho aqui uma foto para ver se os mais atentos encontram alguma coisa de relevante. Se não conseguir, talvez leve a placa a um reparador qualquer. Já agora, o que recomendam no Porto/Gaia?

    https://imgur.com/a/GT7tPZ8?fbclid=I...4NlLgfPnKG1ztQ

    #2
    Ok, liguei-a sem a parte de trás e o barulho vem da outra placa e não da placa de alimentação...
    Se calhar não é dos condensadores...

    Comentário


      #3
      Na board de T Com tenho este cap:

      https://imgur.com/a/Aoxaue0

      Parece-me danificado não?

      Comentário


        #4
        Boas, mas esse sintoma é mesmo de condensadores.
        Tive um monitor LG exatamente com esse problema que ficou resolvido ao trocaros condensadores da fonte (os electroliticos)
        Experimenta substituir as peças, por norma são baratos.
        O zumbido costuma ser normal, são as bobines.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
          Boas, mas esse sintoma é mesmo de condensadores.
          Tive um monitor LG exatamente com esse problema que ficou resolvido ao trocaros condensadores da fonte (os electroliticos)
          Experimenta substituir as peças, por norma são baratos.
          O zumbido costuma ser normal, são as bobines.
          Pois mas pela imagem da board da fonte, não vejo condensadores danificados...
          E o problema é que mesmo quando dá boot, por vezes a imagem não dá e tenho de fazer mais ciclos on/off até dar imagem.
          E o barulho/zumbido vem da placa T-COM (aquela que tem as portas todas) e não da board da fonte...

          De qualquer das formas, acho que vou levar a TV a uma "loja de reparação" qualquer...

          Comentário


            #6
            Tive um monitor Fujitsu-Siemens com os mesmos sintomas.
            Os condensadores estavam bons, mas era um componente muito específico na parte da alimentação que já não havia peças. Já não me recordo ao certo o que era, sei que só encontrando um igual para safar (pode ser que alguém entretanto escreva por aqui e eu me lembre). Foi-me dito por um formador que arranjava monitores, já o tinha embalado há anos assim estragado. Entreguei-lho e ele e os alunos dele passaram-no a pente fino, mas não eram condensadores, pois isso já eu tinha visto em casa. Deram-mo de volta e cravei com ele no lixo.

            Comentário


              #7
              Tenho também uma LG, mas de 37 polegadas, que acontece exatamente o mesmo. Já foi a um reparador que não conseguiu resolver.
              Lembro-me que depois encontrei um site onde alguém explicava como reparar e tenho ideia que mudava alguns condensadores, mas agora não encontro.

              PS: era este
              https://www.reparacionlcd.com/averia...--1712?id=1712
              Editado pela última vez por Pedro82; 17 August 2019, 06:52.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                Tenho também uma LG, mas de 37 polegadas, que acontece exatamente o mesmo. Já foi a um reparador que não conseguiu resolver.
                Lembro-me que depois encontrei um site onde alguém explicava como reparar e tenho ideia que mudava alguns condensadores, mas agora não encontro.

                PS: era este
                https://www.reparacionlcd.com/averia...--1712?id=1712
                Nesse site vê-se perfeitamente que os condensadores não estão bons.
                Na minha imagem não encontro condensadores danificados mas obrigado à mesma.
                Hoje vou passar pela casa de um tio que tem um multímetro e mais experiência que eu e vamos fazer umas leituras...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  Nesse site vê-se perfeitamente que os condensadores não estão bons.
                  Na minha imagem não encontro condensadores danificados mas obrigado à mesma.
                  Hoje vou passar pela casa de um tio que tem um multímetro e mais experiência que eu e vamos fazer umas leituras...
                  Sou leigo nisto, mas às vezes não se vê se estão estragados a olho nu.

                  Comentário


                    #10
                    Só testando um a um.
                    Por isso é mais fácil trocar logo tudo.
                    Se um condensador pifou, os outros não devem demorar muito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                      Só testando um a um.
                      Por isso é mais fácil trocar logo tudo.
                      Se um condensador pifou, os outros não devem demorar muito.
                      Deixei a televisão ligada esta noite, em standby (costumo desligar a ficha da tomada).
                      Bastou 5 minutos para ela ligar normalmente o que indica mesmo um problema de condensadores (não devem conseguir reter carga, dai a necessidade de vários ciclos).
                      De qualquer das formas também é comum falha da placa T-CON (aquela com as entradas todas) nesta família de modelos.

                      Vou começar pelo mais barato que é verificar todos os condensadores da fonte e depois passar para o resto.
                      De qualquer das formas, comprar uma placa fonte ou uma placa mãe é mais barato que uma TV nova, da mesma gama por isso será esse o caminho caso não consiga resolver de forma mais barata as coisas.

                      Comentário


                        #12
                        É por isso que nas casas de reparação dizem logo que foi a placa que queimou, mesmo sem olhar para ela.

                        Comentário


                          #13
                          Bem, o problema está na motherboard, infelizmente.
                          Se mandar calor com um secador para o CPU a televisão faz boot up instantaneamente.

                          Conhecem alguma loja de reparações que faça reball profissionalmente?

                          Amanhã vou usar a pistola de calor que tenho no trabalho para "resoldar" as bolinhas do CPU. Mesmo gueto mode.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Bem, o problema está na motherboard, infelizmente.
                            Se mandar calor com um secador para o CPU a televisão faz boot up instantaneamente.

                            Conhecem alguma loja de reparações que faça reball profissionalmente?

                            Amanhã vou usar a pistola de calor que tenho no trabalho para "resoldar" as bolinhas do CPU. Mesmo gueto mode.

                            Tive o mesmo problema com uma Sony LCD das antigas, era o CPU que estava a fazer mau contacto com a board.

                            Como o CPU estava encostada a uma chapa de ferro, optei por colocar uma borracha a fazer pressão no CPU contra a board. Até à data não houve mais chatices.

                            Comentário


                              #15
                              Alguém sabe onde posso comprar uma coisa destas?

                              Nao encontro no leroy & merlin, nem em lado nenbum...

                              Ou então estou a procurar mal...

                              Pode ser só a tomada, ou o conjunto completo (tomadas + espelho).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                Alguém sabe onde posso comprar uma coisa destas?

                                Nao encontro no leroy & merlin, nem em lado nenbum...

                                Ou então estou a procurar mal...

                                Pode ser só a tomada, ou o conjunto completo (tomadas + espelho).

                                Isso parece-me ser uma tomada SUNO da legrand.
                                O Le roy merlin tem disso a pontapés.

                                https://www.leroymerlin.pt/pesquisa/SUNO

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                  Alguém sabe onde posso comprar uma coisa destas?

                                  Nao encontro no leroy & merlin, nem em lado nenbum...

                                  Ou então estou a procurar mal...

                                  Pode ser só a tomada, ou o conjunto completo (tomadas + espelho).
                                  Isso depende das linhas de design. há linhas que compras tudo separado, há outras que só vendem o conjunto. O leroy tem disso

                                  Comentário


                                    #18
                                    ainda ontem estive no AKI na secção dos interruptores e tinha a colecção legrand suno, desde conjuntos completos a material de substituição como espelhos ou o interruptor ou tomada, mas reparei que muito material está esgotado e a precisar de ser reposto.

                                    a robert mauser tambem tem essas peças de substituição e pode ser pedido online.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Numa casa tradicional de material eléctrico deve arranjar isso bem!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tinha procurado no AKI em Aveiro e mais recentemente no Leroy e nunca encontrei nada.

                                        Vi coisas da linha Suno mas não serviam.

                                        Mas já encontrei na mauser.

                                        Muito obrigado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Resolvido! Obrigado.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X