Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A dupla face da ecologia - manipulação ou realidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A dupla face da ecologia - manipulação ou realidade?

    As suspeitas começam a cercar Greta Thunberg, que comoveu o mundo depois de se manifestar diante da Câmara Municipal de Estocolmo em protesto contra as alterações climáticas. Desde os lóbis das energias renováveis até ao livro que a sua mãe, vegana repentina, colocou à venda em apenas sete dias, esta jovem sueca está a ser vista com outro olhar.

    A dupla face de Greta, a menina que luta por um mundo mais 'verde'

    Depois de ter cruzado o Oceano Atlântico a bordo de um veleiro - de forma a não deixar rasto de carbono - que durou 14 dias, para participar na cimeira da ONU sobre as alterações climáticas, Greta Thunberg está agora a ser apontada por ocultar toda a verdade sobre o lucro que ela e a sua família auferem por parte de empresas com interesses económicos.

    De acordo com a imprensa internacional, estão a ser reveladas ligações entre a campanha ambiental de Greta com um complexo sistema de multinacionais ecológicas, liderado pelo magnata sueco Ingmar Rentzhog.

    Nos últimos dias, muitos se perguntam se a jovem ativista não estará a ser utilizada como marioneta pelos lóbis e empresas que financiam a sua rebelião contra as alterações climáticas.


    A luta da jovem sueca começou em agosto do ano passado, quando começou a faltar às aulas, às sextas-feiras, para se posicionar em frente ao Parlamento sueco com um cartaz e a frase "Greve escolar pelo clima".

    A sua audácia encheu manchetes de jornais e muitos apontaram-na como candidata ao Prémio Nobel da Paz. Porém, ninguém imaginaria que a façanha de Greta havia sido coordenada com bastante tempo de antecedência por Rentzhog e por Bo Thoren, outro ativista e líder de um movimento contra a utilização de combustíveis fósseis. Quem o diz é a jornalista Justin Rowlatt numa longa reportagem que publicou no The Times. Também de acordo com a correspondente sobre o meio-ambiente da BBC, Thoren procurava há algum tempo rostos novos para as suas campanhas ecológicas e foi dele que partiu a ideia da greve escolar a nível mundial, como aquela levada a cabo por Greta, intitulada Fridays For Future.

    Rentzhog encarregou-se de colocar em marcha um plano através da plataforma We Don’t Have Time. O magnata sueco conhecia bem o terreno, uma vez que esteve dedicado, durante anos, ao movimento Climate Reality Project, de Al Gore, e ‘mexia-se’ bem nos cenários mediáticos.

    Contudo, cometeu um erro ao confessar ao jornal Dagens ’Nyheter que conheceu Greta casualmente. Ele próprio reconheceu, mais tarde, ao The Times, uma semana antes da primeira greve, que recebeu um email de Thoren que o pôs a par de toda a situação. Inclusive, Rentzhog tinha conhecido Malena Ernman, mãe de Greta, “uns três ou quatro meses antes”, durante uma conferência contra as alterações climáticas, que decorreu em Estocolmo.


    Malena Ernman era cantora de ópera, tendo inclusive concorrido à Eurovisão, mas abdicou da sua carreira para seguir os passos de Greta, que foi diagnosticada com síndrome de Asperger. Da noite para o dia, Malena transformou-se em vegana — não come carne, peixe, nem derivados de animal — e escreveu o livro Scenes From the Heart [ainda não publicado em Portugal], tendo saído para venda logo uma semana depois de a filha ter empunhado os cartazes a favor de uma greve mundial.


    Depois de ter passado pela organização de Al Gore, Rentzhog trabalhou para empresas energéticas do lóbi ecologista com interesse nas renováveis e geriu importantes fundos de investimento — tal como a Laika Consulting e a gigante imobiliária Svenska Bostadsfonden — tudo empresas com lemas rigorosos contra os combustíveis fósseis.

    Atualmente, Rentzhog está à frente da Global Utmaning, fundada pela ex-ministra Kristina Persson e administrada pelos empresários mais influentes da Suécia.

    Svante Thunberg, pai de Greta, deixou de gerir a carreira da mulher, quando esta se dedicava à música, para gerir a agenda da filha. “Parte do trabalho de Greta é orientado por Daniel Donner, que é o assessor de imprensa da jovem”, revela o The Times. “Donner trabalha no gabinete de um lóbi com sede em Bruxelas, conhecido como European Climate Foundation”.

    Enquanto uma multidão a recebia entre aplausos numa pequena marina no sul de Manhattan, nas redes sociais havia protestos sobre a utilização do veleiro, que é propriedade de Pierre Casiraghi, filho da princesa de Mónaco, cuja Casa Real não se carateriza precisamente pela luta contra as alterações climáticas.

    https://lifestyle.sapo.pt/vida-e-car...ndo-mais-verde

    #2
    É um lobby como outro qualquer...

    Comentário


      #3
      Como te atreves?????

      Comentário


        #4
        O meu melhor amigo é dono de uma grande exportadora portuguesa de produtos têxteis e trabalha par a par com HM num projecto mundial com mais algumas marcas de renome que visa os valores de ecológico,reciclagem e sustentabilidade.. Segundo confissão do mesmo não passa tudo de uma grande tanga de marketing.. Os produtos que advêm de culturas orgânicas ou recicladas não representam mais que uns 5% da cota de mercado

        As marcas querem tudo verde e ecológico, mas quando percebem que isso implica um custo a triplicar e uma consequente baixa de lucro significativa, saltam mais rápido fora que um boy do ps fica na choldra..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Helinhu Ver Post
          O meu melhor amigo é dono de uma grande exportadora portuguesa de produtos têxteis e trabalha par a par com HM num projecto mundial com mais algumas marcas de renome que visa os valores de ecológico,reciclagem e sustentabilidade.. Segundo confissão do mesmo não passa tudo de uma grande tanga de marketing.. Os produtos que advêm de culturas orgânicas ou recicladas não representam mais que uns 5% da cota de mercado

          As marcas querem tudo verde e ecológico, mas quando percebem que isso implica um custo a triplicar e uma consequente baixa de lucro significativa, saltam mais rápido fora que um boy do ps fica na choldra..
          Tal e qual os biopolímeros incorporados nos copos/pratos/talheres de papel.

          as empresas pedem orçamento, mas quando vêem que é várias vezes mais caro, compram dos normais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            É um lobby como outro qualquer...
            E nao implica automaticamente que nao seja uma boa causa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Helinhu Ver Post
              O meu melhor amigo é dono de uma grande exportadora portuguesa de produtos têxteis e trabalha par a par com HM num projecto mundial com mais algumas marcas de renome que visa os valores de ecológico,reciclagem e sustentabilidade.. Segundo confissão do mesmo não passa tudo de uma grande tanga de marketing.. Os produtos que advêm de culturas orgânicas ou recicladas não representam mais que uns 5% da cota de mercado

              As marcas querem tudo verde e ecológico, mas quando percebem que isso implica um custo a triplicar e uma consequente baixa de lucro significativa, saltam mais rápido fora que um boy do ps fica na choldra..
              Fdx, até uma tartaruga é mais rápida que isso.

              Comentário


                #8
                Isso de haver lobbies, empresas e familiares de activistas a aproveitarem a boleia da notoriedade é business as usual! Há sempre alguém que lucra com a boa vontade (e às vezes inneguidade dos outros). Se, no fim do dia, a causa em si valer a pena, não vejo mal nenhum em haver quem ganhe com ela.

                A minha dúvida vai muito mais além disso. Se é certo que nós consumimos e esgotamos em demasia os recursos deste planeta, e quanto a isso não tenho dúvidas, já não tenho a certeza que algumas das alternativas que nos oferecem sejam de facto as mais adequadas, e se algumas delas não poderão até prejudicar as coisas. Quanto a isso não tenho opiniões taxativas formadas.
                Um exemplo: a Starbucks deixou de usar palhinhas de plástico e agora usa palhinhas de "papel". Aplausos! Só que huve alguém que foi ver isso em pormenor e afinal as palhinhas novas não são bem papel. São de polilactido, que é uma coisa que não é fácil de biodegradar (só por compostagem), e se fosse usada em larga escala iria acidificar tudo o que é curso de água!

                Comentário


                  #9
                  A mim, sempre me cheirou a aproveitamento de alguém. E desde que confirmei que a miúda sofre de autismo, ainda mais mal me soa toda a história.

                  Como é que é possível estarem a aproveitar-se de uma miúda assim? Por muito boa que seja a causa (e até é), acho deplorável.

                  Além de ser deplorável, quem a encenou já deveria saber bem que seria facilmente desmontada e colocaria a miúda ainda mais no centro de uma luta, sem que ela tenha capacidade plena de a entender. E mesmo assim, avançou.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                    Isso de haver lobbies, empresas e familiares de activistas a aproveitarem a boleia da notoriedade é business as usual! Há sempre alguém que lucra com a boa vontade (e às vezes inneguidade dos outros). Se, no fim do dia, a causa em si valer a pena, não vejo mal nenhum em haver quem ganhe com ela.

                    A minha dúvida vai muito mais além disso. Se é certo que nós consumimos e esgotamos em demasia os recursos deste planeta, e quanto a isso não tenho dúvidas, já não tenho a certeza que algumas das alternativas que nos oferecem sejam de facto as mais adequadas, e se algumas delas não poderão até prejudicar as coisas. Quanto a isso não tenho opiniões taxativas formadas.
                    Um exemplo: a Starbucks deixou de usar palhinhas de plástico e agora usa palhinhas de "papel". Aplausos! Só que huve alguém que foi ver isso em pormenor e afinal as palhinhas novas não são bem papel. São de polilactido, que é uma coisa que não é fácil de biodegradar (só por compostagem), e se fosse usada em larga escala iria acidificar tudo o que é curso de água!
                    A praticalidade do plástico ganha a todas as alternativas, mas ninguém disse que ser ecologicamente responsável é fácil.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                      A mim, sempre me cheirou a aproveitamento de alguém. E desde que confirmei que a miúda sofre de autismo, ainda mais mal me soa toda a história.

                      Como é que é possível estarem a aproveitar-se de uma miúda assim? Por muito boa que seja a causa (e até é), acho deplorável.

                      Além de ser deplorável, quem a encenou já deveria saber bem que seria facilmente desmontada e colocaria a miúda ainda mais no centro de uma luta, sem que ela tenha capacidade plena de a entender. E mesmo assim, avançou.
                      Há diferentes níveis de autismo, o que nao falta sao pessoas com bastante sucesso com formas leves de autismo.

                      Comentário


                        #12
                        Milhares de cientistas a alertar para os efeitos catastróficos para o planeta do que andamos a fazer, e o problema é uma miúda alertar para o mesmo

                        Empresas petroliferas pagam milhões a politicos para fazer lobby, e o problema é um empresário ter financiado uma viagem em tom ecologista.

                        Epá, este mundo está mesmo perdido.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          A praticalidade do plástico ganha a todas as alternativas, mas ninguém disse que ser ecologicamente responsável é fácil.
                          Eu apesar de ser contra os combustiveis fósseis, não sou assim tão contra o uso de plástico. Só que como o pessoal é irresponsável e atira tudo para o chão e para o mar, se calhar mais vale cortar o mal pela raiz. Não queremos transformar o oceâno numa sopa de plástico porque há uma quantidade enorme de anormais que não sabe o que é reciclagem ou caixote do lixo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Há diferentes níveis de autismo, o que nao falta sao pessoas com bastante sucesso com formas leves de autismo.
                            Eu sei bem. E conheço autismo (desde mild asperger até outros mais limitativos) bem de perto. E por isso sei que que quando a "castanha rebentar", porque mais tarde ou mais cedo rebenta, não vai ser um post no twitter a defender-se dizendo que asperger não é uma doença que vai resolver a questão da miúda.

                            Quando ela for largada, porque o vai ser, nem que seja por simples desgaste da imagem dela, é quase certo que a miúda passe um bocado muito mau, que é bem capaz de a destruir totalmente.

                            Eu tenho a certeza absoluta que não deixaria um filho meu ser lançado assim para a frente de batalha, quer seja ele "normal" ou tivesse ele algum desvio do "normal".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Eu apesar de ser contra os combustiveis fósseis, não sou assim tão contra o uso de plástico. Só que como o pessoal é irresponsável e atira tudo para o chão e para o mar, se calhar mais vale cortar o mal pela raiz. Não queremos transformar o oceâno numa sopa de plástico porque há uma quantidade enorme de anormais que não sabe o que é reciclagem ou caixote do lixo.
                              Não é só no oceano, já chovem microplasticos Visão | Está a chover plástico nos Estados Unidos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Eu apesar de ser contra os combustiveis fósseis, não sou assim tão contra o uso de plástico. Só que como o pessoal é irresponsável e atira tudo para o chão e para o mar, se calhar mais vale cortar o mal pela raiz. Não queremos transformar o oceâno numa sopa de plástico porque há uma quantidade enorme de anormais que não sabe o que é reciclagem ou caixote do lixo.
                                O problema do plástico é que pouco se recicla, se 10% for reciclado já é muito. Se fizeres separacao de lixo em casa vais ver que o plástico produzido é bastante ao fim de 1 mes, agora multiplica isso por milhoes de famílias.

                                Comentário


                                  #17
                                  a poluição só terá reduções drásticas se o 1º mundo começar a 'preocupar-se' a sério com o 3º.

                                  por alguma razão a greta navegou em direção a nova iorque e não em direção a áfrica, china ou sudoeste asiático

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por semnome Ver Post
                                    a poluição só terá reduções drásticas se o 1º mundo começar a 'preocupar-se' a sério com o 3º.

                                    por alguma razão a greta navegou em direção a nova iorque e não em direção a áfrica, china ou sudoeste asiático
                                    O 3o mundo praticamente nao polui, sobretudo emissoes poluentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso de haver lobbies, empresas e familiares de activistas a aproveitarem a boleia da notoriedade é business as usual! Há sempre alguém que lucra com a boa vontade (e às vezes inneguidade dos outros). Se, no fim do dia, a causa em si valer a pena, não vejo mal nenhum em haver quem ganhe com ela.

                                      A minha dúvida vai muito mais além disso. Se é certo que nós consumimos e esgotamos em demasia os recursos deste planeta, e quanto a isso não tenho dúvidas, já não tenho a certeza que algumas das alternativas que nos oferecem sejam de facto as mais adequadas, e se algumas delas não poderão até prejudicar as coisas. Quanto a isso não tenho opiniões taxativas formadas.
                                      Um exemplo: a Starbucks deixou de usar palhinhas de plástico e agora usa palhinhas de "papel". Aplausos! Só que huve alguém que foi ver isso em pormenor e afinal as palhinhas novas não são bem papel. São de polilactido, que é uma coisa que não é fácil de biodegradar (só por compostagem), e se fosse usada em larga escala iria acidificar tudo o que é curso de água!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Lol achar que essa gente(e o resto da população em geral) quer saber do ambiente. Uma coisa é separar os residuos, plantar umas árvores ao fim de semana, poupar água e mudar para iluminação mais eficiente, outra completamente diferente é perceber que o ser humano em si é o grande problema. 8 mil milhões e a contar, tudo gente que precisa de uma quantidade absurda de recursos para manter o seu estilo de vida, especialmente no Ocidente, isto num planeta com recursos finitos.
                                        Mas ya, vai ser a tecnologia que nos vai salvar a todos, a mesma que nos trouxe até aqui.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                          Lol achar que essa gente(e o resto da população em geral) quer saber do ambiente. Uma coisa é separar os residuos, plantar umas árvores ao fim de semana, poupar água e mudar para iluminação mais eficiente, outra completamente diferente é perceber que o ser humano em si é o grande problema. 8 mil milhões e a contar, tudo gente que precisa de uma quantidade absurda de recursos para manter o seu estilo de vida, especialmente no Ocidente, isto num planeta com recursos finitos.
                                          Mas ya, vai ser a tecnologia que nos vai salvar a todos, a mesma que nos trouxe até aqui.

                                          A tecnologia vai-nos salvar porque gradualmente iremos ser substituídos por robos, que necessitarão muito menos recursos que os humanos, e terão um pouco mais de bom senso (até porque serão muito menos emotivos e egoístas que o humano médio).

                                          Um dia os robos olharão para trás e verão os humanos da mesma forma que nós hoje vemos os primeiros macacos a habitar a terra...



                                          Comentário


                                            #22
                                            Melhor mesmo é o motivo do protesto: alterações climáticas!

                                            O clima não deveria mudar, é?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                              Eu sei bem. E conheço autismo (desde mild asperger até outros mais limitativos) bem de perto. E por isso sei que que quando a "castanha rebentar", porque mais tarde ou mais cedo rebenta, não vai ser um post no twitter a defender-se dizendo que asperger não é uma doença que vai resolver a questão da miúda.

                                              Quando ela for largada, porque o vai ser, nem que seja por simples desgaste da imagem dela, é quase certo que a miúda passe um bocado muito mau, que é bem capaz de a destruir totalmente.

                                              Eu tenho a certeza absoluta que não deixaria um filho meu ser lançado assim para a frente de batalha, quer seja ele "normal" ou tivesse ele algum desvio do "normal".

                                              em relação à Greta o problema é este, é uma crueldade aquilo que lhe estão a fazer
                                              os fins não justificam os meios

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por semnome Ver Post
                                                a poluição só terá reduções drásticas se o 1º mundo começar a 'preocupar-se' a sério com o 3º.

                                                por alguma razão a greta navegou em direção a nova iorque e não em direção a áfrica, china ou sudoeste asiático

                                                é isto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  O 3o mundo praticamente nao polui, sobretudo emissoes poluentes.
                                                  https://www.acamminare.com/paises-qu...tico-no-mundo/

                                                  20 países que mais descartam lixo plástico indevidamente

                                                  Valores em milhões de toneladas métricas por ano1. China (não me surpreende), 8,82
                                                  2. Indonésia (olha ela aqui) 3,22
                                                  3. Filipinas – 1,88
                                                  4. Vietnã (ele aqui também) – 1,83
                                                  5. Sri Lanka – 1,59
                                                  6. Tailândia – 1,03
                                                  7. Egito – 0,97
                                                  8. Malásia – 0,94
                                                  9. Nigéria – 0,85
                                                  10. Bangladesh – 0,79
                                                  11. África do Sul – 0,63
                                                  12. Índia – 0,60
                                                  13. Algéria 0,52
                                                  14. Turquia – 0,49
                                                  15. Paquistão – 0,48
                                                  16. Brasil (olha nós aí, gente) – 0,47
                                                  17. Mianmar – 0,46
                                                  18. Marrocos – 0,31
                                                  19. Coreia do Norte – 0,30
                                                  20. Estados Unidos – 0,28

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pois, já não basta o mundo desenvolvido travar a emissão de gases com efeito de estufa, ou se apoia a sério o 3º mundo ou nada terá verdadeiramente efeito

                                                      mas apoiar a sério o 3º mundo custará muito, mas mesmo muito dinheiro

                                                      estão dispostos a pagar isso, não vai custar uns trocos ao fim do mês, vai doer a sério no bolso de cada um

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Melhor mesmo é o motivo do protesto: alterações climáticas!

                                                        O clima não deveria mudar, é?
                                                        Por influência do ser humano, não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                          é isto
                                                          Quando são os países de primeiro mundo que emitem mais poluentes?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Felizmente ainda há lobbies bons e por boas causas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X