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Nova disciplina de História para ajudar alunos do 12.º ano a interpretar o presente

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    Nova disciplina de História para ajudar alunos do 12.º ano a interpretar o presente

    https://sicnoticias.pt/pais/2019-10-...tar-o-presente

    Chama-se "História, Culturas e Democracia" e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário.

    Os alunos do 12.º ano poderão ter uma nova disciplina no próximo ano letivo que aborda a história contemporânea e pretende que os estudantes consigam interpretar o presente e agir de forma critica e reflexiva.
    Chama-se "História, Culturas e Democracia" e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário, segundo informação disponibilizada no 'site' da Direção-Geral de Educação (DGE).
    A nova disciplina quer que o aluno compreenda o mundo atual e problematize temas da História recente, refere o documento que define as aprendizagens essenciais da cadeira anual.
    "Esta oferta, que partiu do diálogo que temos mantido com os professores de História, é uma resposta à necessidade de valorização do conhecimento histórico e do património enquanto alicerces da identidade e da democracia. Além disto, estrutura-se de uma forma coerente com as finalidades previstas no Perfil dos Alunos: o desenvolvimento de espírito crítico e capacidade de interpretação da realidade sustentado em conhecimento", sublinhou o secretário de Estado da Educação, João Costa, em declarações à agência Lusa.
    A disciplina pretende dar ferramentas aos alunos que lhes permita compreender o mundo em que vivem e ter uma consciência histórica para poderem assumir "uma posição informada, crítica e participativa na construção da sua identidade individual e coletiva, num quadro de referência humanista e democrática", refere o documento disponível na DGE.
    As aprendizagens essenciais estruturam-se em torno de quatro grandes temas: "A História faz-se com critério"; "Global e Local ("Glocal") e Consciência Patrimonial"; "Passados Dolorosos na História" e, finalmente, "História e tempo Presente".
    O tema "Passados Dolorosos na História", por exemplo, assenta no pressuposto de que o desconhecimento da realidade histórica pode conduzir à instrumentalização do passado.
    "As memórias individuais e coletivas devem ser valorizadas por constituírem contributos importantes para a compreensão de questões socialmente vivas. Assumir as heranças dolorosas pode e deve contribuir para o apaziguamento das relações sociais inerentes a uma cultura democrática", refere as aprendizagens essenciais.
    A importância da "História e do Tempo Presente" vem reforçar a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, criando-se na escola espaços e tempos onde possa intervir livre e responsavelmente.
    As aprendizagens essenciais desta nova disciplina foram desenvolvidas entre a Associação de Professores de História e a DGE.

    Lusa

    francamente quando vejo estas coisas fico sempre de pé atrás, desconfio que a verdadeira intenção seja usar a escola como instrumento de propaganda ideologica de alguns sectores politicos

    aliás há uns pormenores na noticia que indicam que a verdadeira intenção é essa

    Editado pela última vez por lll; 09 October 2019, 19:32.

    #2
    Como mais de 50% dos meus professores do secundário eram de esquerda, então isto só vem influenciar ideologias. O 12 é um ano onde o pessoal até tem pica para subir as notas, e alguns fazem melhorias a biologia ou fq para conseguirem média melhor pra universidade.
    Agora vão preocupar-se com isto...

    Eles deviam era ter uma cadeira de educação financeira a partir do 7o ano. Se entendendessem fianças e matemática, rapidamente o país poderia ter melhores prespectivas

    Comentário


      #3
      História e Culturas sim, democracia não.

      Faz um pressuposto que toda a gente tem de alinhar na mesma bitola. (esta democracia de treta só para politicos e suas familias)

      Comentário


        #4
        Cada vez percebo menos...

        Comentário


          #5
          isto é doutrinação da República Geringótico-Socialista e marxismo cultural às colheradas.

          vai servir para enxovalhar a História Portuguesa, o antigo Império, os descobrimentos e as colónias. Para fazer as crianças terem vergonha do passado português, filtrado pelo revisionismo histórico dos grandes educadores do Povo.

          vai servir também para diabolizar ainda mais o Estado Novo e mostrar que o socialismo é que salvou o país e o tornou neste colosso de prosperidade contemporânea.


          isto é estender o festival liberdade do BE ao ensino público. É uma pena é que façam isto com o dinheiro dos contribuintes e não deixem os cidadãos pegar no cheque-ensino e levar as suas crianças para bem longe das madrassas da esquerda radical.
          Editado pela última vez por jimbo; 09 October 2019, 19:55.

          Comentário


            #6
            Antes que fiquem em pânico, pela possiblidade de alunos do Secundário poderem alargar os seus conhecimentos históricos, fiquem a saber que é, simplesmente, uma disciplina opcional para os cursos de Artes Visuais, de Ciências Sócio-económicas e de Ciências e Tecnologias.

            Comentário


              #7
              Sumário da Aula nº1:
              "Temos muito orgulho em todo o nosso passado"

              Fim de aulas.

              Comentário


                #8
                Como sempre em Portugal, a ideia até é boa, irá depender da execução. Se for mais uma "propaganda" disfarçada para moldar mentes que estão a beira (ou até já são) de serem votantes... Esquerda no seu melhor.

                E é difícil não entender que seja uma forma de moldagem, quando se dá no 12° em alunos de 17 ou até 18, como já disse ou pré ou já votantes. As suspeitas, acho que são normais de existir, sabendo o que a casa gasta do tipo de ala política que ganhou recentemente as eleições.

                Mas, ver para quer. Dar história contemporânea para melhor compreender a mesma, em alunos, que não têm tal disciplina, é em si, uma ideia até boa e inofensiva.


                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post

                vai servir para enxovalhar a História Portuguesa, o antigo Império, os descobrimentos e as colónias. Para fazer as crianças terem vergonha do passado português, filtrado pelo revisionismo histórico dos grandes educadores do Povo.
                Tendo em conta que a disciplina, opcional atenção, serve para falar da história contemporânea, não sei onde os descobrimentos se encaixam nesse tipo de história.

                Comentário


                  #9
                  Treta ...

                  A minha filha quis história no 10º ano. "Não abrimos turma (em duas escolas) porque não há professores de história..."

                  Porreiro pá!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por To Ver Post
                    Antes que fiquem em pânico, pela possiblidade de alunos do Secundário poderem alargar os seus conhecimentos históricos, fiquem a saber que é, simplesmente, uma disciplina opcional para os cursos de Artes Visuais, de Ciências Sócio-económicas e de Ciências e Tecnologias.

                    Aahhhh... E agora o que é que a malta vai arranjar para se indignar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                      Como mais de 50% dos meus professores do secundário eram de esquerda, então isto só vem influenciar ideologias. O 12 é um ano onde o pessoal até tem pica para subir as notas, e alguns fazem melhorias a biologia ou fq para conseguirem média melhor pra universidade.
                      Agora vão preocupar-se com isto...

                      Eles deviam era ter uma cadeira de educação financeira a partir do 7o ano. Se entendendessem fianças e matemática, rapidamente o país poderia ter melhores prespectivas
                      Como eram mais de 50%, supondo até que eram 59%, quer dizer que 41% eram de direita, o que ainda sobra muita gente para influenciar ideologia contrária aos outros.

                      É o pensamento crítico? Os teus mais de 50% fizeram de ti uma pessoa de esquerda, hoje?

                      Comentário


                        #12
                        A sério... Até aqui falam da guerra esquerda vs direita?!

                        CHEGA! de parvóice...

                        Comentário


                          #13
                          Quem vê tudo com 3 pedras na mão, era porque já as tinha apanhado do chão

                          Comentário


                            #14
                            A interpretacao da história tem vários angulos que podem chegar a resultados completamente antagónicos. Como é que uma disciplina deste género pode ser dada no secundário?
                            Editado pela última vez por Karma; 10 October 2019, 11:02.

                            Comentário


                              #15
                              Ir à escola deveria passar a ser opcional

                              Comentário


                                #16
                                MAis trabalho para os pais
                                E complicado ter de explicar nos exames da escola tem que responder uam coisa, mas que a verdade é o oposto, agora ainda metem mais uma. Bom eu pelo menos so ja me falta um dos putos o outro ja esta despachado

                                Comentário


                                  #17
                                  O grande ladrão Pinocrates é um poço de matéria para essa disciplina

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                    Como mais de 50% dos meus professores do secundário eram de esquerda, então isto só vem influenciar ideologias. O 12 é um ano onde o pessoal até tem pica para subir as notas, e alguns fazem melhorias a biologia ou fq para conseguirem média melhor pra universidade.
                                    Agora vão preocupar-se com isto...

                                    Eles deviam era ter uma cadeira de educação financeira a partir do 7o ano. Se entendendessem fianças e matemática, rapidamente o país poderia ter melhores prespectivas
                                    Eu metia logo no 1º ano... os meus filhos começaram a ter noções de finanças e preços e poupanças antes de entrarem para a primária...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      A interpretacao da história tem vários angulos que podem chegar a resultados completamente antagónicos.
                                      Tal só é possível se:
                                      1) Os historiadores não tiverem nenhum documento, ou se tiverem documentos muito incompletos ou numa língua perdida;
                                      2) Se forem pseudo-historiadores, apoiando uma qualquer agenda política.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                        Treta ...

                                        A minha filha quis história no 10º ano. "Não abrimos turma (em duas escolas) porque não há professores de história..."

                                        Porreiro pá!
                                        Abençoada escola pública, que tem que ser pública, sempre do estado, esse excelente gestor.....

                                        EDIT mesmo que isso aconteça numa escola privada, é vergonhoso já que há critérios a serem seguidos....ou deveria !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NEOTIC Ver Post
                                          Ir à escola deveria passar a ser opcional
                                          Hein ?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                            Quem vê tudo com 3 pedras na mão, era porque já as tinha apanhado do chão
                                            Tambem é verdade.
                                            Mas infelizmente cá em PT há sempre boas intenções mas depois na prática , a aplicação das mesmas costuma ser um desastre.
                                            O ensino tinha de ser todo reformulado e o problema é que só se tem alterado para pior.

                                            Mais, por vezes são anunciadas alterações e toda a gente bate palmas, seja em cursos profissionais " equivalentes " ao 12º seja noutras tretas que só formam gente que é ensinada a não puxar pela cabeça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Eu metia logo no 1º ano... os meus filhos começaram a ter noções de finanças e preços e poupanças antes de entrarem para a primária...
                                              Eu acho isso atroz, os miúdos com essa idade querem dinheiro para comprar gomas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                Eu acho isso atroz, os miúdos com essa idade querem dinheiro para comprar gomas.
                                                Então ensinem-lhes com gomas

                                                Se tens 1€ e gastas todo em gomas, depois não podes comprar mais nada. Se tens 1€ e queres uma goma de 2€, não dá.

                                                Não digo para ensinar TANB, impostos, descontos, etc, mas que comecem a olhar para estas questões além de um simples exercício de matemática de dividir 12 gomas por 4 crianças...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver Post
                                                  Como eram mais de 50%, supondo até que eram 59%, quer dizer que 41% eram de direita, o que ainda sobra muita gente para influenciar ideologia contrária aos outros.

                                                  É o pensamento crítico? Os teus mais de 50% fizeram de ti uma pessoa de esquerda, hoje?
                                                  Caríssimo, dizer mais de 50% é equivalente a dizer mais de metade, que pode ser também encarado como a maioria.

                                                  Sim a doutrina passada nas aulas de história é muito de esquerda. Não, não fizeram isso comigo porque eu tinha um avó que viveu de perto o estado novo e me dava a segunda versão quando eu chegava a casa. No teste respondi com a versão dela, a professora chamou-me aquando a correção e pediu-me para argumentar o porquê de dizer que a revolução dos cravos não foi uma revolução sem sangue como o manual passava, etc etc etc.
                                                  No norte morreu gente, e isso não vem nos manuais. Nem o 25 de abril foi uma revolução para instaurar a democracia, mas sim o 25 de novembro.
                                                  No final tive 5 a história, mesma indo contra os factos dos livros. Apesar de esquerda, a prof era bastante receptiva.

                                                  Eu só acho que não é mais uma cadeira de história que faz falta. Acho que é mesmo educação financeira. É fazer ver aos portugueses que a palavra juro só é boa quando nos é pago a nós. A maioria dos portugueses, mesmo universitários, não difere um juro simples de um juro composto. É assustador.
                                                  Acho que a prioridade está trocada, só isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                    Eu acho isso atroz, os miúdos com essa idade querem dinheiro para comprar gomas.
                                                    Isso vem de casa. Ai de mim que fosse comprar gomas no primeiro ano...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                      Tal só é possível se:
                                                      1) Os historiadores não tiverem nenhum documento, ou se tiverem documentos muito incompletos ou numa língua perdida;
                                                      2) Se forem pseudo-historiadores, apoiando uma qualquer agenda política.
                                                      Não. Podes ter sempre várias interpretações da história. Por exemplo, porque é que Portugal foi obrigado a pedir ajuda externa durante o governo do Sócrates?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        para verem como os historiadores são isentos, veja-se por exemplo a "obra" vasta desta reputada "historiadora":




                                                        Livros publicados, entre outros :


                                                        Varela, Raquel, Marcel van der Linden, Hugh Murphy, Shipbuilding Labour Around the World: a Global Labour History, (Amsterdam, Chicago University Press, 2015);

                                                        Breve História da Europa (Bertrand, 2018), História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-1975 (Bertrand. 2014),

                                                        A Segurança Social é Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal (Bertrand, 2013),

                                                        Quem paga o Estado Social em Portugal? (Bertrand, 2012),

                                                        História da Política do PCP na Revolução dos Cravos (Bertrand, 2011),

                                                        Revolução ou Transição? História e Memória da Revolução dos Cravos (Bertrand, 2012),

                                                        Greves e Conflitos Sociais no Portugal Contemporâneo (Colibri, 2012),

                                                        O Fim das Ditaduras Ibéricas (1974-1978) (Centro de Estudios Andaluces/ Edições Pluma, 2010).


                                                        https://raquelcardeiravarela.wordpress.com/about/


                                                        e não se esqueçam que toda esta "investigação" de qualidade foi paga com o dinheiro de quem trabalha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A história de Portugal, e global, tem sofrido algumas reescrições nos últimos 100 anos. Esta pode ser só mais uma...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                            A sério... Até aqui falam da guerra esquerda vs direita?!
                                                            Há por aqui meia dúzia de users com uma obcessão doentia com a esquerda vs direita. Qualquer assunto desvia-se imediatamente para essa dicotomia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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