Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dados Pessoais - Endesa - Comissão de Protecção de Dados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dados Pessoais - Endesa - Comissão de Protecção de Dados

    Fui contactado pela Endesa com quem nunca tive qualquer contrato.

    Referi que não desejava ser contactado e que queria os meus dados apagados da base de dados
    E que nunca tinha dado à Endesa autorização para ter os meus dados.

    A pessoa do outro lado já parece estar habituada a esta "abordagem" dos clientes, e disparou logo que a Endesa não gere os dados, que é outra empresa externa e que essa empresa é que tem a minha autorização porque de certeza que eu deu autorização e que se não quiser ser contactado, tenho de ser eu a pedir satisfações a essa empresa.

    Sendo a Empresa a Eurodata.


    Desde que a lei saiu, tenho tido imenso cuidado na remoção dos dados de todo o lado e nas autorizações que dou.

    Parece-me que este já é um esquema que as empresas usam para poderem continuar a chatear as pessoas sem terem de se preocupar com a CNPD.

    Já aconteceu o mesmo a alguém?

    #2
    e disparou logo que a Endesa não gere os dados, que é outra empresa externa e que essa empresa é que tem a minha autorização
    Parece-me uma forma hábil de contornar a lei... em que somos exímios aliás!

    A pergunta a fazer de imediato é: "Ah é outra empresa? E que empresa é essa?". Devia ser interessante, a reacção.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Parece-me uma forma hábil de contornar a lei... em que somos exímios aliás!

      A pergunta a fazer de imediato é: "Ah é outra empresa? E que empresa é essa?". Devia ser interessante, a reacção.
      Ao Silver responderam-lhe que era a Eurodata, a mim desligam-me o telefone quando pergunto onde foram buscar os meus dados.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Parece-me uma forma hábil de contornar a lei... em que somos exímios aliás!

        A pergunta a fazer de imediato é: "Ah é outra empresa? E que empresa é essa?". Devia ser interessante, a reacção.
        Ou: Qual a razão para os dados serem tratados por empresas externas?

        Comentário


          #5
          E depois contactar a Eurodata e interpelá-los a eles!

          (Há pouco não tinha reparado que era a Eurodata )

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Parece-me uma forma hábil de contornar a lei... em que somos exímios aliás!

            A pergunta a fazer de imediato é: "Ah é outra empresa? E que empresa é essa?". Devia ser interessante, a reacção.
            Deram-me um mail e um telefone de contacto da eurodata e eu que reclame para lá.

            Foi tudo tão rápido e ensaiado que de certeza absoluta que não fui o primeiro a reclamar.

            Comentário


              #7
              Pouco importa, existe responsabilidade partilhada nesta questão dos dados.

              Não basta a endesa comprar bases de dados à eurodata, porque ela própria (endesa) fica responsabilizada por acesso indevido a esses dados.

              Em todo o caso gosto bastante desses telefonemas pois permite treinar a minha veia comercial e começo a tentar vender bíblias sagradas, já benzidas, em módicas prestações de 29,90 com entrada inicial de apenas 100€ e oferta das últimas duas mensalidades.

              Comentário


                #8
                Under the GDPR, individuals have:
                1. The right to access –this means that individuals have the right to request access to their personal data and to ask how their data is used by the company after it has been gathered. The company must provide a copy of the personal data, free of charge and in electronic format if requested.
                2. The right to be forgotten – if consumers are no longer customers, or if they withdraw their consent from a company to use their personal data, then they have the right to have their data deleted.
                3. The right to data portability – Individuals have a right to transfer their data from one service provider to another. And it must happen in a commonly used and machine readable format.
                4. The right to be informed – this covers any gathering of data by companies, and individuals must be informed before data is gathered. Consumers have to opt in for their data to be gathered, and consent must be freely given rather than implied.
                5. The right to have information corrected – this ensures that individuals can have their data updated if it is out of date or incomplete or incorrect.
                6. The right to restrict processing – Individuals can request that their data is not used for processing. Their record can remain in place, but not be used.
                7. The right to object – this includes the right of individuals to stop the processing of their data for direct marketing. There are no exemptions to this rule, and any processing must stop as soon as the request is received. In addition, this right must be made clear to individuals at the very start of any communication.
                8. The right to be notified – If there has been a data breach which compromises an individual’s personal data, the individual has a right to be informed within 72 hours of first having become aware of the breach.

                The GDPR is the EU’s way of giving individuals, prospects, customers, contractors and employees more power over their data and less power to the organizations that collect and use such data for monetary gain.
                Podes pedir a eliminação dos teus dados (ponto 7)

                Comentário


                  #9
                  Acho mais fácil bloquear esses números como spam. Resulta sempre!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Acho mais fácil bloquear esses números como spam. Resulta sempre!
                    de facto resulta, mas os que andam no markting para as empresas trabalham para outras empresas externas e andam sempre a mudar de números, o que se torna chato, eu pelo menos no telemóvel desde que entrou o GDPR em vigor nunca mais recebi telefonemas de markting algum, mas já o telefone fixo de casa, é constantemente, já deviam ter acabado com estas tretas, eu quando preciso de algum serviço vou à procura não preciso que me andem constantemente a chatear para impingir serviços ou vender seja o que for.

                    já estive mais longe de acabar com o telefone fixo.

                    Comentário


                      #11
                      Só a mim ninguem me liga

                      Comentário


                        #12
                        Deixa aí o teu número, que a gente dá-o a esses oportunistas!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Deram-me um mail e um telefone de contacto da eurodata e eu que reclame para lá.

                          Foi tudo tão rápido e ensaiado que de certeza absoluta que não fui o primeiro a reclamar.
                          Desde agosto que já recebi 2 chamadas desse género, e a resposta quando pergunto de onde arranjaram o numero têm automaticamente a resposta que veio de outra empresa, e dizem um nome rapidamente que mal se entende e não querem dar mais explicações.

                          Comentário


                            #14
                            Ao longo de alguns anos (<- "understatement" ) desenvolvi uma resposta para minimizar as perdas de tempo de ambos os lados - os fulanos das chamadas também entendem que deviam ir gastar o tempo em "soft targets" e se calhar agradecem:

                            - 0.3 segundos para perceber que é telemarketing
                            - "Não estou interessado"
                            - "obrigado"
                            - "bom dia/tarde/noite"
                            - "com licença"
                            - desligar (às vezes antes ouve-se um "mas ..." ou "obrigado" do outro lado)

                            É raro repetirem, excepto no caso da PT Empresas, que tive de bloquear antes de morrerem ou lá o que foi que lhes alticesseu.

                            Agora, se alguém souber bloquear chamadas anónimas em iPhones, que era trivial em WindowsPhone ...

                            Comentário


                              #15
                              Dados Pessoais - Endesa - Comissão de Protecção de Dados

                              Só com jailbreak.


                              Editado pela última vez por CO2; 16 October 2019, 21:34.

                              Comentário


                                #16
                                Os gajos da endesa são uns autênticos terroristas. Vão massacrar-te volta e meia. Por mais que lhes peças para retirar o teu número das listas deles. Por vezes são até mal educados.

                                Só uma dica: na semana passada pedia à minha mulher para verificar se a casa dos meus pais estava numa zona com fibra servida pela Nowo. A desgraçada lembrou-se de colocar o número de telemóvel naquelas caixas de texto "liguem-me", no site da Nowo.

                                Adivinhem lá quem a massacrou? A Endesa, claro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não quero falar de proteção de dados porque já estou farto disso no trabalho (…), mas ontem recebeu-se lá em casa uma chamada dessas, pela enésima vez, e fui eu atender.

                                  Comecei a "roncar" como se fosse um suíno! Mais a pessoa falava… mais alto eu roncava! Risota geral e do outro lado lá desligaram...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                    Podes pedir a eliminação dos teus dados (ponto 7)
                                    Sim eu sei que posso mandar apagar, e é o que tenho feito.

                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Acho mais fácil bloquear esses números como spam. Resulta sempre!
                                    O telemóvel deu logo a indicação que era a endesa, mas já era a 3ª vez que ligavam e resolvi atender para usar a CNPD para remover da lista.
                                    Tenho aproveitado e atendo sempre, digo sempre isso e até agora tem resultado.

                                    Desta vez parece-me já ser uma esquema que contorna isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pode-se sempre poisar o telefone ao pé de uma coluna a tocar richard clayderman e ver quanto tempo aguentam...

                                      Até poderia ser o próximo challenge no youtube, punha-se a filmar e via-se quem é que conseguia aguentar a chamada mais tempo activa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A táctica que usam comigo é ligar e perguntar pelo Fernando... Sabendo de antemão que não me chamo Fernando, depois de explicar que não é o Fernando, arrancam com o 'script' e perguntam logo com quem estão a falar, etc...

                                        Das primeiras vezes ainda tive a amabilidade de explicar que não estava interessado e desligar, mas quando começou a ser quase dia sim dia não comecei a passar o telefone a colegas de trabalho ou quando em casa, passo a algum familiar.

                                        Agora é raríssimo ligarem, mas quando apanho algum, digo logo para esperar que eu vou chamar o Fernando, pouso o telemóvel e vou à minha vida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                          A táctica que usam comigo é ligar e perguntar pelo Fernando... Sabendo de antemão que não me chamo Fernando, depois de explicar que não é o Fernando, arrancam com o 'script' e perguntam logo com quem estão a falar, etc...

                                          Das primeiras vezes ainda tive a amabilidade de explicar que não estava interessado e desligar, mas quando começou a ser quase dia sim dia não comecei a passar o telefone a colegas de trabalho ou quando em casa, passo a algum familiar.

                                          Agora é raríssimo ligarem, mas quando apanho algum, digo logo para esperar que eu vou chamar o Fernando, pouso o telemóvel e vou à minha vida.
                                          Respondes com voz trémula "O Fernando já não está entre nós" e depois fazes silêncio...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Respondes com voz trémula "O Fernando já não está entre nós" e depois fazes silêncio...
                                            Dessa não me tinha lembrado , para quem tenha mais tempo esta abordagem do 'Fernando' tem muito potencial.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                              Ao longo de alguns anos (<- "understatement" ) desenvolvi uma resposta para minimizar as perdas de tempo de ambos os lados - os fulanos das chamadas também entendem que deviam ir gastar o tempo em "soft targets" e se calhar agradecem:

                                              - 0.3 segundos para perceber que é telemarketing
                                              - "Não estou interessado"
                                              - "obrigado"
                                              - "bom dia/tarde/noite"
                                              - "com licença"
                                              - desligar (às vezes antes ouve-se um "mas ..." ou "obrigado" do outro lado)

                                              É raro repetirem, excepto no caso da PT Empresas, que tive de bloquear antes de morrerem ou lá o que foi que lhes alticesseu.

                                              Agora, se alguém souber bloquear chamadas anónimas em iPhones, que era trivial em WindowsPhone ...
                                              Crias um contacto na tua lista de Contactos.
                                              Nome próprio: Desconhecido
                                              Apelido: Desconhecido.
                                              Gravas o contacto.
                                              Entras na ficha do contacto, fazes swipe até ao fundo, e carregas em Bloquear este Contacto.
                                              Feito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                A táctica que usam comigo é ligar e perguntar pelo Fernando... Sabendo de antemão que não me chamo Fernando, depois de explicar que não é o Fernando, arrancam com o 'script' e perguntam logo com quem estão a falar, etc...

                                                Das primeiras vezes ainda tive a amabilidade de explicar que não estava interessado e desligar, mas quando começou a ser quase dia sim dia não comecei a passar o telefone a colegas de trabalho ou quando em casa, passo a algum familiar.

                                                Agora é raríssimo ligarem, mas quando apanho algum, digo logo para esperar que eu vou chamar o Fernando, pouso o telemóvel e vou à minha vida.
                                                Há uma música dos ABBA que se adequa bastante. Podias coloca-los em espera a tocar esse tema!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  Há uma música dos ABBA que se adequa bastante. Podias coloca-los em espera a tocar esse tema!
                                                  Mais uma bela ideia

                                                  Eu fico é admirado de isto não acontecer a mais ninguém, pensei que fosse o MO desta gente agora, visto que não podem perguntar directamente pelo nome da pessoa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                    Mais uma bela ideia

                                                    Eu fico é admirado de isto não acontecer a mais ninguém, pensei que fosse o MO desta gente agora, visto que não podem perguntar directamente pelo nome da pessoa.
                                                    Da MEO, quando foi da passagem para TDT, ligaram-me do Porto a dizer que tinha que lhes comprar a parabólica e chamadas grátis e mais net e não sei quê.
                                                    Ora, na aldeia tenho wifi grátis e como não preciso de 500 canais, disse-lhes que não me importava de ficar sem tv.
                                                    Ao desligarem, só ouço do Porto: "Gente estúpida"
                                                    Respondi que tinha ouvido e, a partir desse dia, ligam sempre não identificado.
                                                    A tática deles, que já nem sou cliente, é: Ligam-me com a desculpa de ligar para a minha vizinha. E eu já estou farto de dizer a essa gente que, o contacto da vizinha, é só em situação de avaria. Se querem vender chácharas, que lhe liguem directamente. É a mesma coisa que nada...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Repetido. Eliminar sff.
                                                      Editado pela última vez por LIC; 17 October 2019, 10:53. Razão: post repetido

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estar na pele dos tipos do call center também não deve ser fácil...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                                          Estar na pele dos tipos do call center também não deve ser fácil...
                                                          Acredito que não.
                                                          Mas no meu caso também não precisam de ser ordinários. Se eu não quero um contrato, não me podem obrigar. Por isso é que, quando ligam, pergunto se é para venderem algo. Se sim, digo-lhes para ligarem a outro que possa estar interessado, que eu não. A fim de não perderem muito tempo para terem ao menos uma esperança de fazer 1 contrato.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não tem a ver com a Endesa, mas com o RGPD.

                                                            Depois do impacto inicial, e dos pedidos de permissão, algumas empresas parece que se "esqueceram" e retomaram o envio.

                                                            Nestas ultimas semanas, e com o blackfriday, recebi emails de empresas que não dei permissão - pesquisando os ultimos emails são os de Maio que foram ignorados.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X