Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Herança e Artimanhas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Herança e Artimanhas

    Boa noite,

    Gostaria de saber se alguem passou por um caso semelhante e se pode partilhar experiencia

    Contexto :
    Casal com 3 filhas
    • [*=1]Mãe faleceu há 40 anos
      [*=1]Pai de seguida faz uma 2ª casa ao lado e vai morar para lá
      [*=1]Uma das filhas fica sozinha na 1ª casa até hoje...
    Pai faleceu há 6 anos , mas antes de morrer iniciou a construção de uma 3ª casa
    Ou seja : 3 irmãs = 3 casas e dinheiro no banco

    Eu sou filho de uma delas (mais velha), e a minha mãe não tem sido perdida nem achada em nada. As 2 irmãs gerem há 6 anos o que o pai deixou
    Nunca foram prestadas contas, a minha mão não faz ideia quanto dinheiro existia na data da morte do pai e muito menos faz ideia de quanto tem sido gasto (Obras, etc)

    Fait Divers :
    Desde a morte do pai:
    As duas irmãs são aliadas (a minha mae não tem capacidade de entender estas coisas)
    Uma continua a viver na 1ª casa como sempre ; A outra decidiu atribuir a si a 2ª casa (nao mora lá);
    A minha mãe limitou-se a ter que aceitar a 3ª casa que ainda não é sequer habitável
    Soube agora nas Finanças que as 3 casas estão em compropriedade das 3 irmãs. Elas estao a planear fazer escrituras individuais agora

    Duvidas :
    Que direitos tem a minha mãe por uma irmã ter uma casa com 40 anos de antecedência? Compensação por herança antecipada?
    Na ausência de direitos na alínea anterior, que direitos têm na 1ª casa desde a morte do pai até à data da compropriedade das 3 ? Podia ter exigido renda à irmã ?
    E que direitos tem agora após a compropriedade das 3? Pode exigir renda ?


    Para se ter uma ideia da honesta aliança das irmãs... e do que fazem com o dinheiro existente
    Atribuiram as casas como quiseram e não me permitem intrometer sem procuração
    Mandaram fazer uma piscina na 2ª casa há 4 anos (ainda a 3ª casa ia a meio)
    Renovaram com obras a 1ª casa (que foi recebida nova há 40 anos)
    Há dias.. a irmã que tem uma casa free durante 40 anos e que agora pertence às 3.... expulsou a minha mãe de casa
    A que acha que vai ficar com a 2ª casa…. Já alugou a casa (a um sobrinho… filho da outra), e fez-lhe um desconto. Mas como está a perder $$$ com o desconto… vai buscar ao monte das 3

    Conclusao : Há uma herança "indivisa" que é comida por 2 e a outra fica a ver


    Obrigado
    Editado pela última vez por Gambuzino; 21 October 2019, 00:40.

    #2
    Nisto nada como gastar algum dinheiro com um bom advogado habituado a tratar destes casos.

    E consequentemente prepararem-se para ir para tribunal.

    Comentário


      #3
      Sempre que ouço estas histórias de famílias completamente desiquilibradas, agradeço tanto a minha família pela forma como funciona... o dinheiro vai e vem, a família só dura X tempo. E sim, talvez fale assim porque venho de uma família abonada, mas a educação e trabalho é o pilar.

      Nessa situação não vais lá com bitaites, prepara-re para tribunal e para gastares tanto dinheiro que quase não vais ver herança, uma vez que há pouco leite para tanto porco

      ps: antes de ires para tribunal, a bem, diz à tua mãe para sugerir terminar a 3 casa, ficares com ela para ti ou para o teu lado da família e dividires o restante guito. Se isto não for suficiente para ti, duvido que elas aceitem outra coisa é só vos resta o tribunal. O dinheiro dificilmente o ves, uma vez que é fácil fazer isso desaparecer, quanto às casas, poderás ficar com uma /3 parte.

      Comentário


        #4
        Para haver vendas ou partilhas, obriga à assinatura das 3 herdeiras, se a tua mãe é a mais velha, não é ela a cabeça de casal da herança?
        De qualquer forma vai ser um caso complicado de resolver, mesmo em tribunal.

        Comentário


          #5
          Herança e Artimanhas

          Quando ouço estas histórias penso como é que é possível poder existir tanta ganância até mesmo entre irmãos...eu se fosse a tua mãe já me tinha imposto há 6 anos atrás e não ter deixado a situação chegar ao ponto que chegou.. agora mesmo que a tua mãe queira fazer alguma coisa secalhar já não consegue porque as outras já puseram tudo pro nome delas... é preciso grande lata,ter uma casa e querer dar se ao luxo de querer meter uma piscina quando a casa da outra irmã ainda está por construir... que pessoas mesmo horríveis

          Comentário


            #6
            6 anos sem fazer um inventário completo de todos os bens e dinheiro à data da morte? Isso não seria obrigatório?

            Comentário


              #7
              A herança continua indivisa. Os bens terão de ser avaliados e divididos em partes iguais. Nenhuma das irmãs tem casa especifica atribuída. Quem ficar com uma casa mais valiosa terá de compensar monetariamente as outras partes.

              Mete advogado nisso. Não me parece um caso assim tão complicado.

              Dividir o terreno e legalizar 3 moradias também vai ser um berbicacho.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                6 anos sem fazer um inventário completo de todos os bens e dinheiro à data da morte? Isso não seria obrigatório?
                Sim. Após a morte é preciso entregar relação de bens nas finanças. À herança indivisa é atribuído numero fiscal e identificado o cabeça de casal.

                Comentário


                  #9
                  Está aí uma carga dos trabalhos, mas desculpa a franqueza: vocês foram até agora néscios, indolentes e coniventes!!!

                  Se elas não conseguem conversar as 3... rapidamente para o advogado e preparar-se para ir até ao tribunal...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                    Sempre que ouço estas histórias de famílias completamente desiquilibradas, agradeço tanto a minha família pela forma como funciona... o dinheiro vai e vem, a família só dura X tempo. E sim, talvez fale assim porque venho de uma família abonada, mas a educação e trabalho é o pilar.ps: antes de ires para tribunal, a bem, diz à tua mãe para sugerir terminar a 3 casa, ficares com ela para ti ou para o teu lado da família e dividires o restante guito. Se isto não for suficiente para ti, duvido que elas aceitem outra coisa é só vos resta o tribunal. O dinheiro dificilmente o ves, uma vez que é fácil fazer isso desaparecer, quanto às casas, poderás ficar com uma /3 parte.
                    A familia sempre foi bem estruturada. O Pai construiu tudo e nunca houve guerras. Mas quando o pai morre.... a ganancia das que se acham mais espertas veio ao de cima. Uma é a esperta e a outra vai de arrastoNao é a minha mae que tem que terminar a 3ª casa. Sao elas. Isso nunca esteve em causa, a casa esta a ser terminada com o $$ do monte (sob a supervisao da esperta...é facil escolher material de construção para uma casa para outrem...)E sim isso nao me chega, vou ter a procuração hoje. Quero extractos bancários , tudo documentado, faturas, tudo ! Tudo o que nao me apresentarem documentado vou exigir que seja pago do bolso delas

                    Originalmente Colocado por Varejo Ver Post
                    Para haver vendas ou partilhas, obriga à assinatura das 3 herdeiras, se a tua mãe é a mais velha, não é ela a cabeça de casal da herança?De qualquer forma vai ser um caso complicado de resolver, mesmo em tribunal.
                    Sim, teoricamente a cabeça de casal seria a minha mãe. Assumo que a minha mãe nao tem o minimo de condições para o papel. Não sei se mo poderia ter delegado a mim. Julgo que sim Eu achava normal é que as outras na incapacidade da minha mãe, prestassem contas aos filhos

                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                    A herança continua indivisa. Os bens terão de ser avaliados e divididos em partes iguais. Nenhuma das irmãs tem casa especifica atribuída. Quem ficar com uma casa mais valiosa terá de compensar monetariamente as outras partes.Dividir o terreno e legalizar 3 moradias também vai ser um berbicacho.
                    Sim, eu sei a parte das tornas. E que a atribuição das casas se nao foi pacifica julgo que é por licitação. As casas estao todas legalizadas. Só nao estao escrituradas em nome das futuras donas A 2ª casa, tem o terreno delimitado, etc. A 1ª e a 3ª dividem o mesmo terreno pois a 3ª foi construida por cima da 1ª

                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Está aí uma carga dos trabalhos, mas desculpa a franqueza: vocês foram até agora néscios, indolentes e coniventes!!!Se elas não conseguem conversar as 3... rapidamente para o advogado e preparar-se para ir até ao tribunal...
                    Tens toda a razão. Eu quando mandei bitaites ha uns 3 anos mandaram-me calar e que nao era herdeiro e que nao tinha direito a falar
                    Eu avisei que nao se atrevessem a fazer escrituras com a minha mãe sem o meu conhecimento.
                    Elas andaram a meter medo à minha mãe que eu ia levantar problemas e isto ia-se arrastar em tribunal
                    Finalmente convenci a minha mãe agora a me passar a procuração

                    Vou deixar mais uns fait divers que... se nao fossem serios ..seriam para rir

                    -Questionei a distribuição das casas, pois a minha mae nao pode ficar com um 1º andar, pois tem cada vez mais dificuldade em andar (uma ja tem o R/C e a outra ia usar a 2ª casa como ferias pois mora em LX)
                    Soluções da esperta de LX : troca com a casa debaixo(40 anos)..... ou metemos uma cadeira electrica na escada exterior..... ou vendem a casa e compram um R/C noutro lado
                    -Uma vez chamaram uma "avaliadora" para avaliar as casas. Eu por acaso estava lá....e a avaliadora e a esperta... tratavam-se por tu!!! (a minha tia é 20 anos mais velha e mora a 100kms da outra)
                    A avaliadora nao era mais que uma empregada de uma imobiliaria sem licença para avaliar casas assim
                    -A esperta aproveitou a despesa enorme de ter tido o pai num lar varios meses para por no IRS.... dela...
                    -Existe uma modesta casa na "praia" que sempre foi para uso da familia(filhas).
                    Ha 15 anos que a minha mae nao la punha os pés O meu primo usa e abusa da casa (OK).
                    Este ano a minha mae foi 2 semanas e meia. Ele ligou a dizer que este ano nao tinha ferias e que o patrao lhe deu 4 dias. Queria que a minha mae saisse para ele ir para la Eu respondi q a minha mae so voltava data X. E reclama q a minha mae ia ficar 2 sem e meia e q ele este ano assim nem la punha os pés. Cortou relações cmg e diz q deus queira que a minha mae nao precise dele na vida
                    - Questionei porque emprestam a casa constantemente a 3ºs sem prestar cavaco.... Dizem que se 2 irmãs aprovam.. a minha mae nao tem opiniao (so serve para pagar as despesas da casa) Não me podem ver pintado agora. - - Dizem à minha mãe que sou um bruto e que tenho a mania que mando em tudo.
                    - Ameaçaram a minha mae para me proibir de ir a casa da praia.
                    - Agora sou visto como um demonio egoista (porque....... apenas quero que a minha mae tenha uma justa repartição dos bens )
                    - Desde que expulsaram a minha mae quando visitou a 1ª casa..... nao me atendem o telefone
                    Editado pela última vez por Gambuzino; 21 October 2019, 12:29. Razão: alinhamento

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gambuzino Ver Post



                      Tens toda a razão. Eu quando mandei bitaites ha uns 3 anos mandaram-me calar e que nao era herdeiro e que nao tinha direito a falar
                      Eu avisei que nao se atrevessem a fazer escrituras com a minha mãe sem o meu conhecimento. Elas andaram a meter medo à minha mãe que eu ia levantar problemas e isto ia-se arrastar em tribunal
                      Finalmente convenci a minha mãe agora a me passar a procuração
                      é obvio que és herdeiro por susceção e parte interessada em zelar pelos direitos legais ao património deixado pelo teu avô mesmo que a tua mãe não esteja capaz ou tenha interesse. aliás, até se a tua mãe e cônjuge repudiarem a sua parte da herança serás tu a ter direitos sobre ela.

                      tal como disse o Topolino, não parece ser nada do outro mundo, pode dar algumas dores de cabeça e trabalho mas nada que um advogado não faça com uma perna às costas.

                      Comentário


                        #12
                        Se não tinhas sarna para te coçar......vais ter ai muita......
                        Por mais que te custe são situações que foram criadas por outros e cuja solução vai custar muito dinheiro, tempo e sanidade mental.....eu largaria mão de tudo o que fosse material e escolhia uma compensação monetária justa......com esse dinheiro compraria uma casa em condições para a tua mãe.
                        Essa situação tem tudo para se arrastar indefinidamente nos tribunais, pode levar a situações de violência pessoal e existem coisas mais importantes na vida.....o nosso sossego.....e não te esqueças não foste tu que arranjas-te o problema....logo também não o vais resolver......

                        Comentário


                          #13
                          Não percas mais tempo no fórum e contacta imediatamente um bom advogado.

                          Comentário


                            #14
                            Com procuração de plenos poderes para representar a mãe já poderá meter as tias na "linha".

                            O que será importante é apurar os bens e dinheiro existente à data de morte, e onde estão agora. Se apenas foi gasto dinheiro em acabar a casa, ok, o dinheiro está lá na mesma. Se o dinheiro foi desviado, isso é outra conversa.

                            Se existe uma casa na praia é algo mais para dividir e não continuar a ser partilhado que isso raramente dá bom resultado.

                            Como já disseram, é melhor ter acompanhamento de advogado para dar os passos certos e chegar a bom porto. O máximo que pode acontecer é ficarem todos sem se falar, mas também parece que não se perderá muito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Não percas mais tempo no fórum e contacta imediatamente um bom advogado.
                              Pode fechar

                              Comentário


                                #16
                                Boa sorte.
                                Tens aí matéria para o resto da vida. São assuntos que nunca mais acabam.
                                Mais vale não ter nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Infelizmente sei bem o que é a família não se falar por causa de heranças e divisas e tretas sem jeito nenhum, pelo que diria que neste caso o user, vai ter uma grande carga de trabalhos.
                                  Neste caso é importante sensibilizar a mãe que caso leve a situação até as últimas consequências muito possivelmente irá deixar de "ter" irmãs.
                                  Tu como sobrinho vais ser sempre aquele que virou a família do avesso, e consequentemente também iras perder parte dessa família, mas também te digo que quando as coisas são assim, não se perde grande coisa!
                                  O bom senso deveria de existir mas infelizmente cada vez mais se olha para o umbigo de cada um, ficando os laços familiares para quinto plano!

                                  De resto é o que já foi dito, arranjar um advogado, perder umas notas, ganhar nervos de aço e bola para a frente para o tribunal! O resto é conversa!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto passa-se noutros países desenvolvidos ou só mesmo em Portugal?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só mais um conselho, nunca jamais fales com alguma das tias sozinho! Leva sempre gente contigo, e outro aspecto, grava todas as conversas que tenham! Mete o telemóvel a gravar o que quer que seja, a última vez tive que o fazer, e salvou o meu "bom" nome do resto da família, ficando todas as alegações contraditórias da outra parte gravadas como prova!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                        Se não tinhas sarna para te coçar......vais ter ai muita......
                                        Por mais que te custe são situações que foram criadas por outros e cuja solução vai custar muito dinheiro, tempo e sanidade mental.....eu largaria mão de tudo o que fosse material e escolhia uma compensação monetária justa......
                                        A parte material parece-me mais simples. 3 casas = 3 irmãs ( a 1ª casa está atribuida desde sempre e a casa da praia por mim fica para todos sem stress, desde que a ocupação seja planeada)
                                        O problema parece-me o $$$. A da 1ª casa gere o multibanco do pai muito antes de ele morrer. (eu consigo imaginar os abusos). Um dos filhos ate chegou a ameaçar usucapiao ha tempos....
                                        Agora, vou ter legitimo acesso à conta bancária e vou vasculhar tudo! Tudo o que seja gastos injustificados ou sem ser para beneficio das 3.... voltam a por no monte
                                        Nao consigo crer que se vao atrever a dizer "nao, porque não"

                                        Se isto der para o torto, vamos para tribunal e impugno tudo que foi decidido e alego (e bem) que se aproveitaram de uma pessoa que nao estava capaz ( a minha mae tem um longo historial psiquiatrico)
                                        A minha mãe anda numa "universidade senior"... pinturas, ingles, historia, etc... no final do ano recebe um diploma. A esperta foi a casa da minha mae e levou o diploma para tirar uma copia...
                                        A minha mãe tem assinado varias cartas (das obras apenas suponho) e so lhe dizem "é preciso"


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Com procuração de plenos poderes para representar a mãe já poderá meter as tias na "linha".
                                        O que será importante é apurar os bens e dinheiro existente à data de morte, e onde estão agora. Se apenas foi gasto dinheiro em acabar a casa, ok, o dinheiro está lá na mesma. Se o dinheiro foi desviado, isso é outra conversa.
                                        .
                                        É essa a ideia. A auto-proclamada cabeça de casal tem que apresentar contas anuais e ter tudo arquivado. Vou pedir extractos da conta desde os ultimos 6 anos (se possivel 10). Sei que tem elevados custos bancários. Se a minha tia nao tiver arquivadas todos os extractos mensais do banco. Vou exigir que os custos bancários sejam por conta dela
                                        Vou exigir faturas das obras (que duvido que existam), e denuncio às finanças se elas quiserem brincar

                                        Eu tenho uma ideia de tudo o que nos faz sentido, onde procurar e exigir. Expus aqui o caso, só para nao exigir coisas que eventualmente nao seja lei, como o exemplo da compensação da casa antecipada 40 anos. Sei que legalmente volta ao monte, mas nao sei se posso pedir compensação. (acho que toda a gente aqui sabe quanto custa pagar uma casa ao banco e os custos acrescidos)


                                        So mais uns fait divers para entreter :
                                        - Quando meu avô ainda era vivo e estava acamado entre o sofa e o quarto, disse que estava farto de ver futebol e queria tirar a SportTV. O meu primo ao meu lado diz para mim "tiro tiro...vai é ja para minha casa" (a 1ªcasa mesmo ao lado)
                                        - Um dia o meu primo estava a discutir com a minha mãe e diz que se quisesse a 1ª casa ja era deles por usucapiao ( aqui percebi porque ha tantas noticias más na CMTV )
                                        - Existe outro imovel mixuruca numa aldeia e está alugado ha mais de 40 anos. Uma andou 2 decadas a receber a renda , e agora recebe a esperta. A minha mae contou-me que ela diz que vai receber mais 1 ou 2 anos e depois larga....



                                        ACHO que ja descobri uma solução para as casas A minha mae fica com uma, e a esperta com outra. A da 1ª fica sem nenhuma.
                                        A minha mae fica tambem com a 1ª casa durante 40 anos, depois passa para a esperta mais 40 anos e finalmente vai para a outra e ficam ambas com 3 casa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                          Isto passa-se noutros países desenvolvidos ou só mesmo em Portugal?
                                          Passa-se em todo o mundo é quando menos esperas poderá estar a acontecer com o teu primo...

                                          Eu tenho uns primos meus numa situação em que há uma empresa que factura uns 800k ano, e umas gaiolecas arrendadas no centro de uma vila. O pai já andou a dar dinheiro a um, depois deu mais a outro passado x anos. E diz que o dinheiro no tempo não interessa, que se deu 30k em 208 e 35k a outro em 2016 que ainda tem de dar 5k ao primeiro. Estás partilhas é que vão ser lindas, ainda por cima um trabalha na empresa, outro não, e no fim, são todos uns burros.

                                          Eu já lhe disse se não me quer emprestar 40k em 2019 e que de dou 45k em 2030... mas ele diz que eu só sou sobrinho ://

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gambuzino Ver Post
                                            A parte material parece-me mais simples. 3 casas = 3 irmãs ( a 1ª casa está atribuida desde sempre e a casa da praia por mim fica para todos sem stress, desde que a ocupação seja planeada)
                                            O problema parece-me o $$$. A da 1ª casa gere o multibanco do pai muito antes de ele morrer. (eu consigo imaginar os abusos). Um dos filhos ate chegou a ameaçar usucapiao ha tempos....
                                            Agora, vou ter legitimo acesso à conta bancária e vou vasculhar tudo! Tudo o que seja gastos injustificados ou sem ser para beneficio das 3.... voltam a por no monte
                                            Nao consigo crer que se vao atrever a dizer "nao, porque não"

                                            Se isto der para o torto, vamos para tribunal e impugno tudo que foi decidido e alego (e bem) que se aproveitaram de uma pessoa que nao estava capaz ( a minha mae tem um longo historial psiquiatrico)
                                            A minha mãe anda numa "universidade senior"... pinturas, ingles, historia, etc... no final do ano recebe um diploma. A esperta foi a casa da minha mae e levou o diploma para tirar uma copia...
                                            A minha mãe tem assinado varias cartas (das obras apenas suponho) e so lhe dizem "é preciso"




                                            É essa a ideia. A auto-proclamada cabeça de casal tem que apresentar contas anuais e ter tudo arquivado. Vou pedir extractos da conta desde os ultimos 6 anos (se possivel 10). Sei que tem elevados custos bancários. Se a minha tia nao tiver arquivadas todos os extractos mensais do banco. Vou exigir que os custos bancários sejam por conta dela
                                            Vou exigir faturas das obras (que duvido que existam), e denuncio às finanças se elas quiserem brincar

                                            Eu tenho uma ideia de tudo o que nos faz sentido, onde procurar e exigir. Expus aqui o caso, só para nao exigir coisas que eventualmente nao seja lei, como o exemplo da compensação da casa antecipada 40 anos. Sei que legalmente volta ao monte, mas nao sei se posso pedir compensação. (acho que toda a gente aqui sabe quanto custa pagar uma casa ao banco e os custos acrescidos)


                                            So mais uns fait divers para entreter :
                                            - Quando meu avô ainda era vivo e estava acamado entre o sofa e o quarto, disse que estava farto de ver futebol e queria tirar a SportTV. O meu primo ao meu lado diz para mim "tiro tiro...vai é ja para minha casa" (a 1ªcasa mesmo ao lado)
                                            - Um dia o meu primo estava a discutir com a minha mãe e diz que se quisesse a 1ª casa ja era deles por usucapiao ( aqui percebi porque ha tantas noticias más na CMTV )
                                            - Existe outro imovel mixuruca numa aldeia e está alugado ha mais de 40 anos. Uma andou 2 decadas a receber a renda , e agora recebe a esperta. A minha mae contou-me que ela diz que vai receber mais 1 ou 2 anos e depois larga....



                                            ACHO que ja descobri uma solução para as casas A minha mae fica com uma, e a esperta com outra. A da 1ª fica sem nenhuma.
                                            A minha mae fica tambem com a 1ª casa durante 40 anos, depois passa para a esperta mais 40 anos e finalmente vai para a outra e ficam ambas com 3 casa
                                            Sem que me leves a mal, falas de ganância e tu és o mais ganancioso aqui. Porque não ajustaste as contas no momento de falecimento? A tua mãe tem alguma incapacidade mental ou é só "desleixada"?
                                            a bem, isso não vai lá? Vocês não se davam todos bem antes da morte do teu avô?

                                            Eu acho que te podes estar a esquecer duma coisa, a tua tia da primeira casa foi provavelmente quem cuidou do teu avô nos últimos anos de vida. Isto para mim vale mais de quaisquer 100k, só sabe o trabalho que é quem passa por isso.
                                            Tu parece-me que estiveste sempre de fora, e quem está de fora racha lenha!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gambuzino Ver Post
                                              (...)A esperta foi a casa da minha mae e levou o diploma para tirar uma copia...
                                              A minha mãe tem assinado varias cartas (das obras apenas suponho) e so lhe dizem "é preciso"
                                              (...)
                                              Medo. Muito medo!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                Sem que me leves a mal, falas de ganância e tu és o mais ganancioso aqui. Porque não ajustaste as contas no momento de falecimento? A tua mãe tem alguma incapacidade mental ou é só "desleixada"?
                                                a bem, isso não vai lá? Vocês não se davam todos bem antes da morte do teu avô?

                                                Eu acho que te podes estar a esquecer duma coisa, a tua tia da primeira casa foi provavelmente quem cuidou do teu avô nos últimos anos de vida. Isto para mim vale mais de quaisquer 100k, só sabe o trabalho que é quem passa por isso.
                                                Tu parece-me que estiveste sempre de fora, e quem está de fora racha lenha!
                                                É um trabalho que poderá ser pago, apenas. Não é por ser familiar que tem de ser pago a preço especial.

                                                Exigir transparência e resolução de uma herança dentro do espírito da lei é ser ganancioso? É apenas isso que me parece estar a faltar. Familiares que usam e abusam sem passar cavaco a ninguém e um dia ficam sem tapete e ainda pensam que têm razão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estas estórias de uma versão só....por alguma razão deixaram de haver julgamentos populares e apareceram os tribunais

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    É um trabalho que poderá ser pago, apenas. Não é por ser familiar que tem de ser pago a preço especial.

                                                    Exigir transparência e resolução de uma herança dentro do espírito da lei é ser ganancioso? É apenas isso que me parece estar a faltar. Familiares que usam e abusam sem passar cavaco a ninguém e um dia ficam sem tapete e ainda pensam que têm razão.
                                                    E pago a quanto? Define-me lá um valor para 24h de supervisão, enquanto manténs a pessoa em casa? A minha família nunca conseguiu arranjar nada a menos de 3k mês, e no mínimo eram 3 empregadas em turnos. Sempre a cheirar na casa onde viviam os outros. Eu estive de fora, mas sempre ao lado da minha tia que cuidou da minha avó, só havia um tio mais conflituoso e mesmo assim sempre foi aceitando...

                                                    Viver com alguém nessa situação é um transtorno do caneco...

                                                    Eu não estou a dizer que ele está errado, ele tem a sua razão, mas não tomo lados nestas cenas. Não percebo como é que alguém só trata disto após 6 meses. Aliás, nem percebo como é que alguém não prefere fazer partilhas em vida. Partilhas depois da morte ou por testamento são a maior mrd que acontece às famílias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                      E pago a quanto? Define-me lá um valor para 24h de supervisão, enquanto manténs a pessoa em casa? A minha família nunca conseguiu arranjar nada a menos de 3k mês, e no mínimo eram 3 empregadas em turnos. Sempre a cheirar na casa onde viviam os outros. Eu estive de fora, mas sempre ao lado da minha tia que cuidou da minha avó, só havia um tio mais conflituoso e mesmo assim sempre foi aceitando...

                                                      Viver com alguém nessa situação é um transtorno do caneco...

                                                      Eu não estou a dizer que ele está errado, ele tem a sua razão, mas não tomo lados nestas cenas. Não percebo como é que alguém só trata disto após 6 meses. Aliás, nem percebo como é que alguém não prefere fazer partilhas em vida. Partilhas depois da morte ou por testamento são a maior mrd que acontece às famílias.
                                                      Não mais do que 1.000 euros que é um valor acima do que cobra uma Unidade de Cuidados Continuados, ou mesmo cerca de 800 euros que será o que cobra em média uma estrutura residencial para idosos.

                                                      Se a tua família não arranjou nada a menos do que 3k por mês é porque não procurou muito longe. Eu diria mesmo que nem quiseram sair de casa e daí a três empregadas que referes...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Não mais do que 1.000 euros que é um valor acima do que cobra uma Unidade de Cuidados Continuados, ou mesmo cerca de 800 euros que será o que cobra em média uma estrutura residencial para idosos.

                                                        Se a tua família não arranjou nada a menos do que 3k por mês é porque não procurou muito longe. Eu diria mesmo que nem quiseram sair de casa e daí a três empregadas que referes...
                                                        Quem não queria sair de casa era a avó, que nasceu lá e queria morrer lá, e tinha capital para poder fazer o que queria. Esse valor que falas é completamente irreal, dado que por 800€ ninguém cuida 24h de um idoso e perde a sua vida para passar a viver noutra casa e fazer tudo....
                                                        A questão aqui é mesmo cuidar em casa, o enfiar o velho no lar é simples e barato... Provavelmente, não estás a a ver isto. Mesmo concordando bastante contigo noutros temas, nestes temas mais humanos, sei que és obtuso e não vale a pena

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                          Quem não queria sair de casa era a avó, que nasceu lá e queria morrer lá, e tinha capital para poder fazer o que queria. Esse valor que falas é completamente irreal, dado que por 800€ ninguém cuida 24h de um idoso e perde a sua vida para passar a viver noutra casa e fazer tudo....
                                                          A questão aqui é mesmo cuidar em casa, o enfiar o velho no lar é simples e barato... Provavelmente, não estás a a ver isto. Mesmo concordando bastante contigo noutros temas, nestes temas mais humanos, sei que és obtuso e não vale a pena
                                                          É caro, é. Com os meus avós que morreram de velhos, portanto sem doenças a complicar, já há mais de 20 anos não se gastava menos de 2000€ com os dois em casa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Quem não queria sair de casa era a avó, que nasceu lá e queria morrer lá, e tinha capital para poder fazer o que queria. Esse valor que falas é completamente irreal, dado que por 800€ ninguém cuida 24h de um idoso e perde a sua vida para passar a viver noutra casa e fazer tudo....
                                                            A questão aqui é mesmo cuidar em casa, o enfiar o velho no lar é simples e barato... Provavelmente, não estás a a ver isto. Mesmo concordando bastante contigo noutros temas, nestes temas mais humanos, sei que és obtuso e não vale a pena
                                                            Conheço ambas as situações: cuidar em casa e num lar.

                                                            Se tens capital para cuidar em casa, siga. Se não tens capital para cuidar em casa, siga para um lar.

                                                            O que não faz sentido é um familiar querer cobrar 3k para tomar conta de um idoso. Se o idoso faz questão disso, das duas uma, ou existe muito boa vontade do familiar que acolhe, ou o idoso tem de bancar a despesa de eventualmente contratar empregadas.

                                                            Até porque isso inquina logo qualquer processo de decisão de acolhimento entre vários filhos. Se alguém está a receber 3k para ter o familiar em casa não está a fazer favor nenhum.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X