Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casa para alugar - como se deve fazer *

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Casa para alugar - como se deve fazer *

    Boa tarde amigos,


    tenho uma casa vazia e queria aluga-la se houver maneira de não me chatear e andar a pedir as mensalidades?


    Isto faz-se bem através de uma imobiliária? Ou o lucro vai todo para eles?


    Como se faz para não partirem nem estragarem nada na casa? Seguro de aluguer?


    Obrigado


    #2
    Originalmente Colocado por frugal Ver Post
    Boa tarde amigos,


    tenho uma casa vazia e queria aluga-la se houver maneira de não me chatear e andar a pedir as mensalidades?


    Isto faz-se bem através de uma imobiliária? Ou o lucro vai todo para eles?


    Como se faz para não partirem nem estragarem nada na casa? Seguro de aluguer?


    Obrigado

    - super caução 6meses ou mais
    - entrevista rigorosa aos inquilinos, e pedir recomendações de senhorios anteriores.
    - garantia bancária
    - contratos pequenos...

    Comentário


      #3
      Bom dia frugal, a casa está localizada aonde senão for indescrição ?

      Comentário


        #4
        Uma casa fechada estraga-se mas uma casa alugada pode ser ainda pior. Não sei o que fazer.

        Opiniões?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por frugal Ver Post
          Uma casa fechada estraga-se mas uma casa alugada pode ser ainda pior. Não sei o que fazer.

          Opiniões?

          Se não te queres chatear vai na onda da especulação e dos preços atuais inflacionados e vende.

          Comentário


            #6
            Por acaso isso dos seguros pode ser interessante. Alguém com experiência?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
              - super caução 6meses ou mais
              - entrevista rigorosa aos inquilinos, e pedir recomendações de senhorios anteriores.
              - garantia bancária
              - contratos pequenos...
              Recibos vencimento + declaração irs + fiador

              Tive ha pouco um T2 disponivel e a procura é muita, há que filtrar muito bem


              Antes de arrendar:

              1º caso: Casal de brasileiros apesar de se identificarem como pessoas de outra cidadania, logo para por de lado (acham que somos mesmo burros), mas continuou. Era um casal, mas depois passou a mais 2 filhos e com a conversa a correr já ia em 6 pessoas.

              2º caso: Outro casal de brasileiros de ferias (?) por um ano. Ricos, com empresas no Brasil e com contas rechedas, até me davam os extratos para confirmar. Pagavam mais 100 eur. do que eu pedia. Sem referencias, sem contrato de trabalho e sem conhecidos por cá. Pedi caução de 1 ano. Não aceitaram

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                Recibos vencimento + declaração irs + fiador

                Tive ha pouco um T2 disponivel e a procura é muita, há que filtrar muito bem


                Antes de arrendar:

                1º caso: Casal de brasileiros apesar de se identificarem como pessoas de outra cidadania, logo para por de lado (acham que somos mesmo burros), mas continuou. Era um casal, mas depois passou a mais 2 filhos e com a conversa a correr já ia em 6 pessoas.

                2º caso: Outro casal de brasileiros de ferias (?) por um ano. Ricos, com empresas no Brasil e com contas rechedas, até me davam os extratos para confirmar. Pagavam mais 100 eur. do que eu pedia. Sem referencias, sem contrato de trabalho e sem conhecidos por cá. Pedi caução de 1 ano. Não aceitaram
                Eu tenho uma casa arrendada e selecciono os inquilinos pela capacidade financeira, calculando a taxa de esforço de cerca de 30%, se a renda for de 300€ devem ganhar perto de 1000€ ou mais, e daí para cima. Pede sempre os documentos acima referidos, não facilites!

                Caso não tenham rendimentos e património em Portugal, podes negociar 6/9/12 rendas logo de antecedência, tudo é negociável! Conheço um caso que arrendou a um casal de francês e como não tinham rendimentos em Portugal, pagaram-lhe logo as rendas adiantadas, 6 rendas com a entrega das chaves mais o valor da caução!

                Tens que ter segurança à pessoa que vais arrendar, senão é preferível estar fechada ou colocar à venda!

                Comentário


                  #9
                  Atenção ao tipo de contratos; faz um contrato de 1 Ano NÂO Renovável. NUNCA faças " automaticamente renovável "!

                  As leis mudaram e muito! Se fizeres um NÃO RENOVÁVEL e se os quiseres tirar de lá para fora, é sempre mais fácil, mas mesmo assim tens de alegar algo do tipo que queres a casa para um familiar ou para ires tu lá morar, por um conjunto de razões, mas nunca digas que é para venderes a casa! Perdes logo!

                  Informa te muito bem porque as leis mudaram e nem todos os advogados têm conhecimento total!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CRXsport Ver Post
                    Atenção ao tipo de contratos; faz um contrato de 1 Ano NÂO Renovável. NUNCA faças " automaticamente renovável "!

                    As leis mudaram e muito! Se fizeres um NÃO RENOVÁVEL e se os quiseres tirar de lá para fora, é sempre mais fácil, mas mesmo assim tens de alegar algo do tipo que queres a casa para um familiar ou para ires tu lá morar, por um conjunto de razões, mas nunca digas que é para venderes a casa! Perdes logo!

                    Informa te muito bem porque as leis mudaram e nem todos os advogados têm conhecimento total!
                    Julgo que o contrato por 1 ano não renovável é ilegal, salvo melhor opinião. De acordo com a lei tem que ser contrato de 1 ano, renovável automaticamente, isto se não existir oposição das partes que tem que ser bem fundamentada! Sendo o período normal de arrendamento de um imóvel em condições normais de 3 ou 5 anos.

                    Enviado do meu VFD 900 através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                      Julgo que o contrato por 1 ano não renovável é ilegal, salvo melhor opinião. De acordo com a lei tem que ser contrato de 1 ano, renovável automaticamente, isto se não existir oposição das partes que tem que ser bem fundamentada! Sendo o período normal de arrendamento de um imóvel em condições normais de 3 ou 5 anos.

                      Enviado do meu VFD 900 através do Tapatalk
                      Não é ilegal. Tem é que se fazer menção expressa que é de 1 ano não renovável. O princípio da liberdade contratual assim o permite.
                      A alteração à lei do arrendamento veio introduzir um prazo mínimo de arrendamento de 3 anos, mesmo que o contrato estipule que é de 1 ano, mas isso no caso de prever que é renovável ou de ser omisso quando ao facto de não ser renovável.

                      Comentário


                        #12
                        Como já disseram... contrato de 3 anos a termo certo (depois logo vês se te interessa renovar ou não) e pagas menos 2% de IRS ou que é...

                        Filtrar muito bem, 3 meses de caução como mínimo, logo vês se é gente que precise de fiador ou não... tens os IRS dos 3 anos anteriores, tens os recibos de salários de 4-6 meses, tens os contratos de trabalho como efectivos, vês a "pinta" das pessoas... por vezes até é malta boa e que até paga bem... não vou dizer que é sem contrato nas Finanças porque parece mal aqui... mas tipo 60/40 ou assim... mas essa não é a minha onda! Eu gosto de pagar os 30% ao Estado! Ou 28 ou o que é...

                        Enfim! Faz como te fazem os bancos quando lá vais pedir dinheiro! O banco quer garantias! E tu, neste caso, também!

                        Quanto ao pagarem ao fim de 6-8 meses e partirem as loiças todas da casa de banho e até destruírem paredes... Estás por tua conta!

                        Olha... evita pessoal diplomático que não seja europeu, americano (Norte e Sul) ou asiático!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                          2º caso: Outro casal de brasileiros de ferias (?) por um ano. Ricos, com empresas no Brasil e com contas rechedas, até me davam os extratos para confirmar. Pagavam mais 100 eur. do que eu pedia. Sem referencias, sem contrato de trabalho e sem conhecidos por cá. Pedi caução de 1 ano. Não aceitaram
                          Pediste caução de 1 ano ou pagamento adiantado de um ano? É que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

                          Caução de 1 ano não me parece que ninguém vá aceitar.

                          Onde estou atualmente tive de dar 4 meses de caução, e ainda assim achei um bocado abusivo, mas vá lá.

                          O lado bom da coisa (e mau para o proprietário) é que quando sair daqui fico 4 meses sem pagar renda, ou em alternativa saio e recebo 4 rendas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                            Pediste caução de 1 ano ou pagamento adiantado de um ano? É que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

                            Caução de 1 ano não me parece que ninguém vá aceitar.

                            Onde estou atualmente tive de dar 4 meses de caução, e ainda assim achei um bocado abusivo, mas vá lá.

                            O lado bom da coisa (e mau para o proprietário) é que quando sair daqui fico 4 meses sem pagar renda, ou em alternativa saio e recebo 4 rendas.
                            Se deste 4 meses de caução tens que pagar o contrato até ao fim, e no final do contrato, caso a casa esteja nas condições que te foi entregue, recebes novamente o valor das 4 rendas que apelidaste de caução.

                            A caução é mesmo isso, uma caução, não são rendas de adiantamento.

                            Pessoalmente, só trabalho com cauções, e preferencialmente altas. Não percebo qual é o ponto de pedir rendas adiantadas se podemos simplificar e colocar o peso do risco todo na caução. Acho mais simples.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              Se deste 4 meses de caução tens que pagar o contrato até ao fim, e no final do contrato, caso a casa esteja nas condições que te foi entregue, recebes novamente o valor das 4 rendas que apelidaste de caução.

                              A caução é mesmo isso, uma caução, não são rendas de adiantamento.

                              Pessoalmente, só trabalho com cauções, e preferencialmente altas. Não percebo qual é o ponto de pedir rendas adiantadas se podemos simplificar e colocar o peso do risco todo na caução. Acho mais simples.

                              Entendo, mas 12 meses de caução? Por exemplo, eu pago cerca de 700 euros de renda, seriam 8400 euros em caução! O grande problema é que se por um lado o proprietário não confia no inquilino, eu também não confio nele para ser depositário dos meus 8400 euros!

                              Acho muito mais provável que no fim do contrato ele não tenha os 8400 euros para reembolsar o que eu lá deixei, do que eu não pagar rendas ou causar prejuízo desse valor. Por norma, o proprietário ou a empresa que gere o arrendamento deveriam ter esses 8400 de parte, separados de qualquer outras contas pessoais ou da empresa. Na prática, duvido que assim seja na maior parte dos casos, e não me apetece financiar pessoas desconhecidas a troco de nada.

                              No meu caso particular, paguei 6 meses de renda adiantado, deixei 4 meses de caução, e acho isso mais do que razoável para qualquer contrato.
                              É óbvio que o proprietário está sempre na posição de não aceitar, assim como o inquilino. Mas para que haja uma relação saudável entre as partes, tem de haver um certo grau de confiança. Se não confias em uma pessoa a ponto de exigir o pagamento normal das rendas + 12 rendas de caução, em teoria não devias alugar o espaço.

                              Comentário


                                #16
                                Dado o mercado atual podes dar-te ao luxo de ter um filtro apertado (ainda que não tenhas dito em que zona se situa o imóvel).

                                Ser inflexivel na documentação. É preferível estar 1 mês à espera de um bom candidato que dar as chaves na prespectiva que começar a receber dinheiro.


                                CC - do inquilino e Fiador. Pedir os documentos e só depois aceitar cópias;
                                Última declaração de IRS e nota de liquidação;
                                3 últimos recibos de vencimento;
                                Declaração de entidade patronal
                                Mapa de responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal - super fácil de obter.
                                Extracto Bancário - opcional/muito pessoal. O candidato até pode ter bons rendimentos, mas se tiver um crédito pessoal e outro autómovel...


                                Renda do mês corrente e do mês seguinte e 2 meses de caução (mínimo, isto se tiver fiador).

                                Qualquer pessoa que diga que acha muito e que infelizmente não pode pagar e que peça para fazer o "jeito", pensa que se trata de alguém com pouca reserva financeira que ao mínimo imprevisto na sua vida estará sobre grande stress e não poderá fazer face ao pagamento da renda.
                                Deixar claro que a caução se devolve após receber as chaves, infelizmente em Portugal ainda se acha que a caução serve para pagar os últimos meses de renda.

                                Pedir aconselhamento jurídico para fazer um contrato claro e que te proteja a ti e ao inquilino - é o melhor investimento que podes fazer.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X