Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Festa dos Caretos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Festa dos Caretos

    coisas que muito de vocês nem sabem existir em Portugal

    ocorre um pouco por todo o lado em trás-os-montes, na minha aldeia Varge-Bragança é muito tradicional

    é uma festa dedicada apenas aos solteiros, quando fui careto na minha juventude cheguei a apanhar cada bebedeira....
    é que visitávamos cada casa do povo e ofereciam sempre um copo

    dos melhores momentos da minha vida, e então havia e há um dia que o gaiteiro sai à rua a tocar a alvorada, quem não se levantar da cama e tornar-se presente vão buscá-lo, a mim uma vez atiraram-me para um tanque....isto em pleno inverno...Dezembro de natal que é quando ocorrem estas festas

    o pessoal reúne-se à saída da missa de natal e apanha com os caretos, e estes o que fazem é recitar num modo humorístico as coisas que aconteceram no povo durante o ano...ninguém é poupado...

    deixo-vos um pequeno vídeo desses costumes transmontanos

    Editado pela última vez por Altar; 15 November 2019, 18:14.

    #2
    https://youtu.be/Nz0hJG5z2xY acho bem mais engraçada esta tradição. A dos catetos dá todos os anos na TV, toda gente conhece.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
      https://youtu.be/Nz0hJG5z2xY acho bem mais engraçada esta tradição. A dos catetos dá todos os anos na TV, toda gente conhece.
      o fumar nas crianças acho um bocado ....

      agora os caretos....que saudades....aí no vídeo que dei mostra o tanque da minha aldeia onde fui enfiado tipo às 6 da manhã em pleno inverno

      Comentário


        #4
        Os Caretos nunca apanhei. Uma tradição de Trás-os-Montes que já vi foi os Pauliteiros de Miranda. Curtia ver os Caretos, confesso. Deve ser engraçado!

        Comentário


          #5



          Comentário


            #6
            Os caretos acaba por ser o mais conhecido, sobretudo os de Podence, Macedo de Cavaleiros, mas acabavam por existir um pouco por todo o lado.
            As raparigas solteiras é que sofriam com eles

            Tinha ideia que eram costumes mais relacionados com o entrudo/carnaval.
            Há mais costumes e tradições transmontanas, como por exemplo o Diabo, em Vinhais ou noutras zonas também, o enterro do entrudo, a fugueira no dia de natal...alguns teatros de cariz tradicional, entre outras coisas.

            A minha família tem origens mais a Sul, Mogadouro, por por aqui à volta também vão havendo algumas tradições e eventos que se vão mantendo/fazendo. Os gaiteiros (sobretudo na festa do corpo de Deus), fogueira de natal, teatros, aqui mais ao lado: festival interceltico em Sendim, ronda das adegas em Atenor...recomendo particularmente este último, muito porreiro.

            Comentário


              #7
              A Festa dos Caretos

              Por acaso é festa que conheço bem e que detesto, apesar de obviamente respeitar. Acho uma festa sinistra, irritante e de certa forma abusadora.

              Fujo dela a sete pés sempre que calha ter a infelicidade de passar por uma. Não sei se não poderá estar relacionado com uma certa fobia que sempre tive a mascarados [emoji23]

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                Os Caretos nunca apanhei. Uma tradição de Trás-os-Montes que já vi foi os Pauliteiros de Miranda. Curtia ver os Caretos, confesso. Deve ser engraçado!
                muito engraçado, mesmo

                vale bem mais a pena ver isso do que ir passar férias na serra da estrela

                quem quiser mesmo ver, este ano ou noutro qualquer, a minha aldeia é aquela que mantém mais essa tradição em Bragança

                o pico máximo da festa é mesmo no dia de Natal à saída da missa na Igreja

                a aldeia chama-se VARGE, e para lá chegar é muito fácil porque fica na estrada onde é o Aeródromo de Bragança, o Aeródromo fica na nacional perto de uma aldeia chamada SACOIAS, a seguir vem VARGE, é só seguir em frente na nacional

                VARGE até tem um restaurante chamado CARETO que pelos vistos está bem cotado em comida transmontana

                https://www.tripadvisor.com/Restaura..._Portugal.html
                Editado pela última vez por Altar; 16 November 2019, 10:15.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                  ...a fugueira no dia de natal...

                  A minha família tem origens mais a Sul, Mogadouro, por por aqui à volta também vão havendo algumas tradições e eventos que se vão mantendo/fazendo. Os gaiteiros (sobretudo na festa do corpo de Deus), fogueira de natal, teatros, aqui mais ao lado: festival interceltico em Sendim, ronda das adegas em Atenor...recomendo particularmente este último, muito porreiro.
                  a minha mulher é de Urrós - Mogadouro

                  lá têm a tradição da fogueira no natal
                  uma vez eram os meus filhos pequenos e acendi aquilo tudo um bocado cedo com um isqueiro, quem apanhou a lenha não deve ter gostado muito
                  eu pensava que qualquer um podia acender

                  mas acho que não é um natal tão alegre como a dos caretos

                  Comentário


                    #10
                    Acho que a fogueira é comum na maioria das aldeias transmontanas...

                    Comentário


                      #11
                      e beira alta e beira baixa

                      é bom conservar tradições que mantenham a identidade local, para conservar a diversidade no meio da crescente massificação e que sirvam para unir a população
                      Editado pela última vez por lll; 16 November 2019, 12:08.

                      Comentário


                        #12
                        Tradições que estão a acabar ou já acabadas mesmo. Recordo -me do entrudo, dos magustos, do dia das comadres e do dia dos compadres, entre outros. Não eram apenas pessoas mascaradas a andar de porta em porta, havia todo um protocolo complexo a respeitar é que exigia bastante organização e planeamento. Era o exemplo do dia dos compadres e dia das comadres que era uma semana inteira de preparação

                        Outros tempos em que a gratificação instantânea era algo desconhecido

                        Comentário


                          #13
                          não devia ser só de Podence

                          https://www.noticiasaominuto.com/cul...-da-humanidade

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                            e beira alta e beira baixa

                            é bom conservar tradições que mantenham a identidade local, para conservar a diversidade no meio da crescente massificação e que sirvam para unir a população
                            Não deves estar a pensar nesta tradição

                            https://stream.publico.pt/Videos/201...r_1280x720.mp4

                            Comentário


                              #15
                              Não gosto dessa tradição, trás os montes só conheço Chaves, Vila Real, Mirandela e Bragança, para mim o resto é paisagem nada me diz e festas no inverno pior, ainda por cima no video parece que apalpam uma rapariga que ia passar

                              Cumps

                              Comentário


                                #16

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Acho que a fogueira é comum na maioria das aldeias transmontanas...
                                  Penso que não seja exclusivo das aldeias transmontanas, também me lembro de ver em algumas aldeias do Médio Tejo.

                                  Aliás, a ideia de fazer fogueiras por esta altura não é só de cá.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X