Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Erupção vulcão da Nova Zelândia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Erupção vulcão da Nova Zelândia

    Já viram isto e estavam cerca de 50 pessoas no local na altura. Até um helicóptero ficou lá.

    "...

    O vulcão mais popular e mais ativo na Nova Zelândia, localizado na White Island, entrou em erupção quando cerca de 50 pessoas estavam no local, muitas delas turistas. As informações oficiais dão conta de pelo menos cinco vítimas mortais, dezenas de feridos e pelo menos oito pessoas desaparecidas.

    EPA/MICHAEL SCHADE


    As autoridades na Nova Zelândia confirmaram cinco vítimas mortais na sequência da erupção do vulcão Whakaari / White Island.
    Pelo menos oito pessoas continuam desaparecidas, 31 pessoas encontram-se a receber tratamento em sete diferentes hospitais e três feridos já tiveram alta, avança a polícia, num comunicado emitido ao início da manhã de terça-feira na Nova Zelândia (final da tarde de segunda-feira, em Portugal).
    As autoridades adiantam ainda que os operadores turísticos reportaram a presença de 47 pessoas na ilha no momento da erupção. Os primeiros números apontavam para cerca de 50 pessoas no local - a maioria, 30 a 38 pessoas, eram passageiros do cruzeiro "Ovation of the Seas".
    Apesar de vários voos de reconhecimento para tentar encontrar as pessoas retidas, "nenhum sinal de vida foi observado no local", explicou a polícia num comunicado emitido às 00h06 de terça-feira (hora local; início da tarde em Portugal),
    “Os helicópteros da polícia e das equipas de socorro bem como um avião militar neozelandês realizaram uma série de voos de reconhecimento sobre a ilha desde a erupção”, pode ler-se no comunicado.
    "Com base nas informações disponíveis, não acreditamos que existam sobreviventes na ilha", disseram as autoridades, acrescentando que todas as pessoas que podiam ter sido salvas foram resgatadas no momento da evacuação. As forças de segurança "estão a trabalhar ativamente para estabelecer o número exato de pessoas que morreram".
    As operações de socorro prosseguirão ao início da manhã, estando prevista a aproximação à ilha por um navio do ministério da Defesa neozelandês para avaliar a situação através de drones e de outros equipamentos de observação, explicam as autoridades.
    O subcomissário da polícia John Tims explicou que a atividade vulcânica torna as operações de resgate muito perigosas.
    A erupção, ocorrida às 14:11 locais (01:11 em Lisboa) libertou uma espessa nuvem de fumaça branca até uma altura de 3,6 quilómetros.
    A primeira confirmação da vítima mortal foi feita por John Tims, que mais tarde confirmou que o número se elevou para cinco vítimas mortais e que a polícia continua sem saber quantas pessoas permanecem no local.
    “Um conjunto de pessoas foi levado para o hospital. Há pessoas com queimaduras em resultado da erupção. Ainda é muito cedo para a polícia poder confirmar quantas pessoas estão envolvidas, incluindo quantas estão ainda na ilha".
    Filmagens partilhadas nas redes sociais - e aqui editadas pelo jornal The Guardian - mostravam pessoas ainda na ilha e também um helicóptero que caiu no local, sem feridos a registar segundo informações disponíveis.

    Passava das 14h [hora local; menos 12 horas em Lisboa] quando um vulcão situado na Nova Zelândia entrou em erupção. Inicialmente estimava-se que estivessem cerca de 100 pessoas na área envolvente, mas o número acabou por ser corrigido pelas autoridades para cerca de 50, tendo sido lançada uma ação de resgate com o objetivo de as retirar de lá.
    Às primeiras horas da manhã, o Guardian Australia avançava que 20 poderiam estar feridas, citando a St John Ambulance, uma das entidades envolvidas no resgate.Uma informação confirmada pela primeira-ministra, Jacinta Arden, poucos minutos depois: “Nesta altura, e por favor mantenhamos presente que é uma situação em evolução, acreditamos que cerca de 100 pessoas estão no local ou perto e neste ponto algumas estão desaparecidas".
    O vulcão White Island localiza-se a 48 quilómetros de Bay of Plenty, na costa este do norte da Nova Zelândia. É um local popular nos circuitos turísticos e também na pesquisa científica.
    A erupção foi visível nas imagens de satélite:
    Na sequência da erupção foi emitido um alerta nacional avisando as pessoas dos riscos que as cinzas do vulcão poderiam ter na saúde. Na cidade de Whakatāne, a que se situa mais perto da White Island, as estradas foram fechadas e o hospital local foi transformado no centro das operações de emergência.
    "Os efeitos de uma erupção vulcânica podem fazer-se sentir a muitos quilómetros de distância do vulcão", disse a polícia neozelandesa que deixou várias recomendações à população, desde que se mantivessem dentro de casa ao uso de proteção, como máscaras ou óculos, se fossem apanhados no exterior em zona com cinzas vulcânicas no ar. Já durante a madrugada confirmou-se que os efeitos das cinzas estariam confinados à ilha, não sendo esperados efeitos noutros locais mais afastados.
    O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, ofereceu ajuda à Nova Zelândia e confirmou que há australianos no local e que estão a tentar determinar como se encontram.
    A última erupção deste vulcão teve lugar em 2016, segundo a agência neozelandesa GeoNet, mas não provocou qualquer vítima nessa ocasião.
    (Última atualização às 19h14)


    ..."

    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/vulcao-entra-em-erupcao-na-nova-zelandia-ha-20-feridos-e-pessoas-por-localizar

    "...



    Imagens nas redes sociais mostram violência da erupção do vulcão na Nova Zelândia

    Aumentou para cinco o número de mortes provocadas pela erupção do vulcão de White Island, Nova Zelândia, uma das atrações turísticas mais visitadas do país


    Além dos cinco mortos, “18 pessoas ficaram feridas, sendo que algumas apresentam queimaduras graves”, disse o subcomissário da polícia, John Tims.
    De acordo com as autoridades, um grupo de pelo menos dez turistas continua desaparecido.
    A agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país, indicou ter ocorrido uma erupção vulcânica moderada que ocorreu às 14:11 (01:11 em Lisboa) e alertou para possíveis novas erupções ou sismos.
    Os turistas efetuavam uma viagem pela ilha desabitada de Whakaari, onde se situa o vulcão White Island, quando ocorreu a erupção, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas.
    As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.
    As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos ao redor da ilha que é visitada anualmente por cerca de 10 mil pessoas.
    No Twitter, multiplicam-se as imagens da erupção.
    My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ride home tending to people our boat rescued was indescribable. #whiteisland pic.twitter.com/QJwWi12Tvt
    — Michael Schade (@sch) December 9, 2019
    Two amazing videos from moments after the #eruption of #Whakaari #WhiteIsland. The response is ongoing, follow @NZcivildefence for latest updates and any official instructions.
    Source: Instagram @ AllessandroKauffmann pic.twitter.com/bxUBPJ5WLq
    — Dr. Angela Doherty (@lavagirlnz) December 9, 2019
    ..."

    https://visao.sapo.pt/mundo/2019-12-09-imagens-nas-redes-sociais-mostram-violencia-da-erupcao-do-vulcao-na-nova-zelandia/







    #2
    Neste momento a Greta está em lagrimas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
      Neste momento a Greta está em lagrimas.
      What????

      Comentário


        #4
        Ainda não se pode fazer trocadilhos com a Greta.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
          Ainda não se pode fazer trocadilhos com a Greta.
          Ainda não ?


          Nem 9 da noite são. É capaz de ser muito cedo.

          Comentário


            #6
            estas coisas sao tipicas dos governos de esquerda, do que vejo é mais um país governado por activistas que em vez de se preocuparem com os seus andam preocupados com tretas...

            Cá em PT governo tb andava mais preocupado com os cães nos restaurantes na altura dos incendios de outubro de 2017... um dia antes estavam a aprovar a lei... mesmo tendo em conta o que tinha acontecido em Junho eram essas a prioridades...
            Editado pela última vez por mok; 09 December 2019, 20:03.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              estas coisas sao tipicas dos governos de esquerda, do que vejo é mais um país governado por activistas que em vez de se preocuparem com os seus andam preocupados com tretas...

              Cá em PT governo tb andava mais preocupado com os cães nos restaurantes na altura dos incendios de outubro de 2017... um dia antes estavam a aprovar a lei... mesmo tendo em conta o que tinha acontecido em Junho eram essas a prioridades...
              Espectacular, a erupção de um vulcão é uma questão ideológica de um governo. Bravo, FMGO!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                What????

                Tentativa falhada de fazer uma piada. Todos aqueles gases libertados a poluírem a atmosfera e a pobre da Sueca sem conseguir fazer nada. É triste.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Espectacular, a erupção de um vulcão é uma questão ideológica de um governo. Bravo, FMGO!
                  Only two things are infinite, the universe and human stupidity, and I'm not sure about the former.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gust Ver Post
                    Ainda não ?


                    Nem 9 da noite são. É capaz de ser muito cedo.
                    Faltam para aí uns 2 anos....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Espectacular, a erupção de um vulcão é uma questão ideológica de um governo. Bravo, FMGO!
                      os vulcões explodem, não podes fazer nada...

                      agora estarem lá turistas não é nada normal... não haver equipas a monitorizar o estado do vulcão não é nada normal... falta de fundos? o futuro dirá?

                      Comentário


                        #12
                        Há cada cena mais marada

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          os vulcões explodem, não podes fazer nada...

                          agora estarem lá turistas não é nada normal... não haver equipas a monitorizar o estado do vulcão não é nada normal... falta de fundos? o futuro dirá?
                          Ilha privada, caldeiras para visitar, vulcão explosivo, etc...

                          Pode acontecer o mesmo em Portugal, basta estar alguém nas Furnas ou noutro local equiparável e haver uma explosão. Tens vários casos em Itália, no Japão e noutros sitíos. No Japão até aconteceu as pessoas nem sequer estarem próximas do vulcão e uma erupção provocar uma avalanche com mortos.
                          Editado pela última vez por PSerra; 10 December 2019, 00:04.

                          Comentário


                            #14
                            Este fórum nunca desilude!

                            Comentário


                              #15
                              uma das câmaras mostrou um grupo de pessoas à baiera da cratera quando se deu a explosão, acho que são mais do que 5 mortos

                              as autoridades uma semana atrás já tinham dito que a ilha estava algo instável, não se entende porque é que não interditaram aquilo

                              um terramoto não se consegue prever, mas uma erupção já é mais previsível, julgo eu

                              Comentário


                                #16
                                Eu não gostava de estar na pele deste vulcão. Com as toneladas de emissões de gases que mandou em tão pouco tempo, vai levar com um aumento de imposto que o mais provável é ter de encerrar actividade!

                                Comentário


                                  #17
                                  Pessoal, eu sei que é giro a malta fazer piadas e trocadilhos.

                                  Mas este tema é serio e vamos manter um registo sobre o Tema e não entrar em off-topic.

                                  Comentário


                                    #18
                                    https://www.news.com.au/travel/trave...654cd77e16a902

                                    O grau de alerta estava em 2 numa escala de 0 a 5.

                                    Pelos vistos são fenómenos que não se conseguem prever.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Pessoal, eu sei que é giro a malta fazer piadas e trocadilhos.

                                      Mas este tema é serio e vamos manter um registo sobre o Tema e não entrar em off-topic.
                                      Sem é sério, para quem tem de lidar com ele.
                                      Para nós não passa de mais uma noticia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vulcão em erupção...numa ilha? Está circunscrito!
                                        Siga!

                                        Comentário


                                          #21
                                          É preciso ter azar para estar a olhar para a cratera de um vulcão quando ele explode.
                                          Mas se tivessem interditado as visitas com grau de nível 2 se calhar choviam criticas, que estavam a atrofiar o turismo da zona, etc.
                                          Deve ser muito complicado nestes casos estabelecer a segurança da zona. Mas se calhar agora vão interditar com nível 2. Depois vão passar milhares de anos até passar o nível 2 e nada de erupções, nunca se sabe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            É preciso ter azar para estar a olhar para a cratera de um vulcão quando ele explode.
                                            Mas se tivessem interditado as visitas com grau de nível 2 se calhar choviam criticas, que estavam a atrofiar o turismo da zona, etc.
                                            Deve ser muito complicado nestes casos estabelecer a segurança da zona. Mas se calhar agora vão interditar com nível 2. Depois vão passar milhares de anos até passar o nível 2 e nada de erupções, nunca se sabe.
                                            São os mistérios da natureza. Quem sabe se yellowstone não explode para o mês que vem (quero passar um natal e passagem de ano descansado) e depois as emissões de co2, e aquecimento global passem a ser um problema insignificante

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                              Sem é sério, para quem tem de lidar com ele.
                                              Para nós não passa de mais uma noticia.
                                              Morreram 5 pessoas e há 17 desaparecidos e tirando 1 ou 2 casos de má identificação de feridos, todos os outros devem estar mortos.

                                              E tu achas que não é um assunto sério e podemos todos gozar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Morreram 5 pessoas e há 17 desaparecidos e tirando 1 ou 2 casos de má identificação de feridos, todos os outros devem estar mortos.

                                                E tu achas que não é um assunto sério e podemos todos gozar?
                                                Não deve ser gozado, mas sério?
                                                É sério, mas não para mim, nem para ti, nem para ninguém aqui deste fórum. Para a próxima semana já nem falamos disto, e os implicados no acontecimento continuam em maus lençóis.
                                                Se isto fosse um assunto sério para mim ou para ti, o que seria de certos assuntos muito mais sérios de longa datae que mais importante, poderiam ser resolvidos e evitados.

                                                Para nós isto não passa de mais uma noticia com vitimas, um tema de conversa passageiro. No momento que nos toque, ai sim, passa a ser bem sério.

                                                A hipocrisia foi coisa que nunca me disse nada, mas compreendo que a falta dela perturbe certas pessoas.
                                                Editado pela última vez por DMEM; 10 December 2019, 13:29.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Morreram 5 pessoas e há 17 desaparecidos e tirando 1 ou 2 casos de má identificação de feridos, todos os outros devem estar mortos.

                                                  E tu achas que não é um assunto sério e podemos todos gozar?
                                                  Cada cabeça sua sentença.
                                                  Tens pessoal que independentemente da situação dá sempre um ar jocoso aos comentários que faz.
                                                  É sempre de lamentar a morte de pessoas inocentes/incautas...porém existem situações com uma gravidade diferente que são em si mais gravosas...em termos de Portugal...como a miuda que teve um acidente grave e que não pode ser evacuada de heli porque o heli avariou (não se sabe se seria decisivo para o salvamento...mas falhou).
                                                  https://www.cmjornal.pt/portugal/det...yFbCekhbjjj4dQ

                                                  O pessoal relativiza a gravidade...esses faleceram devido a um fenómeno natural emergente e agora tiveste o tiroteio com 6 mortos nos EUA...

                                                  É tudo lamentável mas daqui a umas semanas já sucedeu concerteza algo pior que nos fará deixar este evento na gaveta..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DMEM Ver Post
                                                    São os mistérios da natureza. Quem sabe se yellowstone não explode para o mês que vem (quero passar um natal e passagem de ano descansado) e depois as emissões de co2, e aquecimento global passem a ser um problema insignificante
                                                    Se yellowstone rebentar a sério aí é que se poderão queixar das alterações climáticas. Seriam muitas e tão rápidas como nunca visto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Se yellowstone rebentar a sério aí é que se poderão queixar das alterações climáticas. Seriam muitas e tão rápidas como nunca visto.
                                                      Não acredito que faça tanta alteração. É um mero vulcão adormecido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                        Não acredito que faça tanta alteração. É um mero vulcão adormecido.
                                                        Pois claro...para nós...daqui uns milhares de anos...alguém (se ainda existir planeta) terá com que se entreter...

                                                        https://zap.aeiou.pt/supervulcao-yel...a-terra-170797

                                                        futurologia...alarmista para alguns...

                                                        https://www.sabado.pt/ciencia---saud...am-preocupacao

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Se yellowstone rebentar a sério aí é que se poderão queixar das alterações climáticas. Seriam muitas e tão rápidas como nunca visto.
                                                          Temos um mais próximo e com maior poder explosivo em Nápoles, os Campi Flegrei!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Só quem já esteve no cimo de um vulcão sabe a imponência...

                                                            O momento em que nos sentimos muito pequenos e a prova de que a natureza é do caraças!

                                                            É por isso que amo os Açores!



                                                            PS: O planeta terra estava muito bem se apenas os gases com efeito de estufa viessem dos vulcões.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X