Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Produtos biológicos (ou talvez não)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Produtos biológicos (ou talvez não)

    Definitivamente os produtos BIO estão na moda. Não há quase supermercado nenhum que não tenha hoje em dia um espaço dedicado apenas a estes artigos, ou mesmo uma gama completa de artigos BIO.

    A minha grande questão, e talvez de muita gente como eu, é:

    Como é possível produzir produtos biológicos em grande escala, para abastecer estas grandes superfícies que têm uma demanda extremamente grande, quando se sabe que a produção deste tipo de artigo nem sempre é previsível ou abundante como se deseja?

    Dou um exemplo: os Ovos BIO do Continente. Sempre que lá vou, eles têm estes ovos em quantidades industriais, e pelo que percebo, vendem e muito.

    Vocês acham que há "gato" nesta história, ou acreditam cegamente que estes produtos preencham todos os requisitos necessários para serem considerados biológicos?

    #2
    Acho que sim!
    Eu vejo morangos bio com aspeto imaculado e grandes, e sei que morangos realmente biológicos tem marcas de estarem pousados no plástico ou na terra e são mais pequenos.
    Tenho quase a certeza que 100% são de hidroponia.

    Comentário


      #3
      Adoro a malta dos produtos bio. Os produtores "normais" são todos uns porcos gananciosos que aldrabam os produtos pelo lucro, mas com certeza ainda nenhum se lembrou de ser um porco ganancioso que aldraba produtos pelo lucro e espeta-lhes com um autocolante a dizer "bio" em cima
      É isso e ver os velhotes da aldeia "onde se vai buscar as frutas mesmo boas e naturais", mas que espetam com as "caldas" (insecticida) nas árvores sem fazer a mínima ideia do que estão a fazer.
      Editado pela última vez por drifit; 16 December 2019, 20:20.

      Comentário


        #4
        Nem de propósito, tirei estas fotos no Lidl, no sábado.
        Bio...por mim bem podem ficar com esse monte de plástico e papel "reciclável" na loja

        Comentário


          #5
          Eu já perdi essa guerra com a minha "patroa".

          Eu concordo plenamente que essa gama Bio é uma fantochada e é uma forma de ganhar mais dinheiro, mas pronto, fazer o quê?

          Comentário


            #6
            bio, para mim, é se a terra for virgem e nunca tiver tido plantado nada que tenha levado químicos

            ora isto que vendem nos super é tudo menos bio a 100%

            Comentário


              #7
              Em termos nutricionais não existem diferenças a assinalar.

              Comentário


                #8
                Disse-me uma pessoa que trabalha no ramo que alguns produtos BIO a nível europeu são controlados contabilisticamente.

                Ou seja, a auditoria para levarem o autocolante passa por mostrar as facturas e verificar que não compraram nada de proibido numa determinada lista.

                Não sei se será assim tão preto no branco, mas pode andar lá perto.

                Para mim o mais curioso disto é que quando começou o mundo do grande retalho só eram admitidos produtos perfeitinhos, calibre certo, etc. Os que na altura estavam vedados à venda (lixo ou transformação) são hoje.... os mais caros!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                  Eu vejo morangos bio com aspeto imaculado e grandes, e sei que morangos realmente biológicos tem marcas de estarem pousados no plástico ou na terra e são mais pequenos.
                  Morangos são muito fáceis de produzir sem químicos, ficando grandes (o tamanho depende essencialmente da "cultivar"), bonitos e sem marcas. Eu sei disso porque os produzo assim na minha horta, para consumo próprio.

                  Já outros produtos, por exemplo pêssegos ou uvas, são praticamente impossíveis de produzir sem químicos. Se virem pêssegos BIO à venda com bom aspeto, esqueçam...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Grenadier Ver Post
                    Eu já perdi essa guerra com a minha "patroa".

                    Eu concordo plenamente que essa gama Bio é uma fantochada e é uma forma de ganhar mais dinheiro, mas pronto, fazer o quê?
                    nem sei como as maças nao morrem sem levar nada

                    Comentário


                      #11
                      Aquilo que um amigo meu me disse, Engenheiro Agrónomo e com grande projeto para produção nacional, é que a maior parte dos produtos biológicos são realmente biológicos e de boa qualidade.

                      A parte má é que os ambientalistas vêm com a ideia (falsa) que é melhor para o ambiente mas o grande problema é que é quase tudo alimentos provenientes de países estrangeiros (Latinos/americanos na maioria), acabando por ter uma maior pegada carbono igual ou superior...

                      Comentário


                        #12
                        Será que uma marca como o Continente, que tem por trás a SONAE, se sujeita a vender gato por lebre?

                        É que por exemplo no caso desses ovos que eu falei, se fizerem um teste e provarem por A+B que aquilo de biológico não tem nada, é uma machadada e tanto para a imagem da marca.

                        Será que eles se sujeitam a isso, para vender um bocado mais? Não me parece.

                        Por outro lado, pegando novamente no caso dos ovos, onde é que há galinhas para produzir dezenas de milhares de ovos biológicos por mês? Ou eu ando muito mal informado, ou não estou a ver como nem onde o processo se desenrola...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Nem de propósito, tirei estas fotos no Lidl, no sábado.
                          Bio...por mim bem podem ficar com esse monte de plástico e papel "reciclável" na loja


                          Aí está uma coisa que não percebo como ainda não proibiram. A quantidade de treta que colocam a quem compra 2 ou 4 maçãs.....
                          Recuso-me a comprar fruta ou legumes embalados assim. Já ganhei o hábito de levar sacos de plástico de casa, para embalar e pesar a fruta. Assim, reutilizo.os várias vezes. A loja onde compro a fruta e legumes não se importa.

                          Comentário


                            #14
                            Consumir BIO é uma moda que foi imposta, imposta por quem se quer distinguir dos demais pelo status que a etiqueta do produto pode dar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Morangos são muito fáceis de produzir sem químicos, ficando grandes (o tamanho depende essencialmente da "cultivar"), bonitos e sem marcas. Eu sei disso porque os produzo assim na minha horta, para consumo próprio.

                              Já outros produtos, por exemplo pêssegos ou uvas, são praticamente impossíveis de produzir sem químicos. Se virem pêssegos BIO à venda com bom aspeto, esqueçam...
                              Não percebo o que referes dos pêssegos. Não estou dentro da produção em grande escala deste fruto, mas se há fruta que retiro do pomar que dá 10 a 0 à de Supermercado é precisamente os pêssegos (sem qualquer químico ou adubo).
                              O maior problema dos pêssegos é que pode ser uma produção irregular devido à altura da floração, ou ainda o ataque da mosca, além de que secam com alguma facilidade. No entanto, a nível de sabor não têm mesmo nada a ver com o que há à venda. Os de supermercado sabem a "nabo", e somente alguns da feira são razoáveis. Isto tanto para pêssegos como nectarinas.
                              Também cultivo morangos, mas devido um pouco à falta de "atenção" acabam por não ficar com tanta qualidade, mas já tenho tido boas produções.
                              Uvas de mesa também tenho alguns pés na vinha, depende muito da zona onde se cultivam, e da qualidade.

                              Comentário


                                #16
                                Quem diz pêssegos diz laranjas, Maçãs, Pêras...

                                Tenho pomares de onde saem, provavelmente, as melhores maçãs do país, e comparar essas com as do continente... nem é bom falar, dá 50-0 em tudo, não têm é cera para pareceram tão bonitas...

                                Comentário


                                  #17
                                  A questão aqui é o que é que vocês entendem por Bio!

                                  Se por bio entendem da terra pra mesa, sem química alguma, então isso não existe nos supermercados. Se por bio entendem uma produção com química controlada, com tratamentos diferentes da produção integrada, então o bio até existe.

                                  Pessoalmente, acho que a produção integrada é o melhor método de produção agricola. Está doente, trata-se. Sabe-se que se vai ficar com uma gripe, ben u Ron.

                                  Eu tenho alguma produção bio mas grande parte está em produção integrada (vinha). A parte da horta, está tudo a biodinâmico, com estrumes de animais e composto organizo. 30% é sempre para voltar a dar ao porco e voltar a colocar no ciclo. Não dá para alimentar a população com BIO!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                    Nem de propósito, tirei estas fotos no Lidl, no sábado.
                                    Bio...por mim bem podem ficar com esse monte de plástico e papel "reciclável" na loja

                                    ~~
                                    Esse Bio deve ler-se biodegradavel..de biológico não é de certeza!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também cultivo (a família) muito mais coisas além dessas: citrinos, melões e melancias, dióspiros, damascos, maçãs, peras, ameixas, cerejas, figos, amêndoa, avelãs, nozes, castanhas, azeitona e azeite...e a lista continua nos legumes.
                                      Nota-se bastante a diferença e por exemplo, citrinos não há meio de gostar dos que se compram (sabem sempre a químicos), mas principalmente nota-se na conservação dos alimentos. Muita da fruta ou se como no espaço de 2 ou 3 dias depois de se apanhar, ou então apodrece logo, com exceção dos que dão para conservar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                        Quem diz pêssegos diz laranjas, Maçãs, Pêras...

                                        Tenho pomares de onde saem, provavelmente, as melhores maçãs do país, e comparar essas com as do continente... nem é bom falar, dá 50-0 em tudo, não têm é cera para pareceram tão bonitas...
                                        a malta curte é essas com cera
                                        que sabem a nada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                          A questão aqui é o que é que vocês entendem por Bio!

                                          Se por bio entendem da terra pra mesa, sem química alguma, então isso não existe nos supermercados. Se por bio entendem uma produção com química controlada, com tratamentos diferentes da produção integrada, então o bio até existe.

                                          Pessoalmente, acho que a produção integrada é o melhor método de produção agricola. Está doente, trata-se. Sabe-se que se vai ficar com uma gripe, ben u Ron.

                                          Eu tenho alguma produção bio mas grande parte está em produção integrada (vinha). A parte da horta, está tudo a biodinâmico, com estrumes de animais e composto organizo. 30% é sempre para voltar a dar ao porco e voltar a colocar no ciclo. Não dá para alimentar a população com BIO!!!
                                          Concordo com o que dizes.
                                          Para mim BIO é também o que eu faço, que é ter terrenos plantados com culturas diversas (tenho a sorte de ter terrenos em 2 zonas do país que produzem coisas diferentes), e que tirando uma ou outra rega no verão, e respetivas poda das árvores, lavra, etc, cresce quase tudo espontaneamente.
                                          Além disso o "bio" não acaba aqui. Na apanha o que vem para casa não passa por embalagens que vão para o lixo (passa por baldes ou caixas que vão voltar a servir), e em casa faço aproveitamento de toda a água de saneamento durante o ano para regar no verão (lá se foi o bio, leva com detergente da louça, máquina de lavar e wc's ).

                                          Também tenho vinha, Olival e brevemente também amêndoas a produzir a maior escala, no entanto tirando matéria orgânica não tem levado mais nada.
                                          Porco já não temos, só aves, que é o que utilizamos. Mas o estrume de porco exige alguns cuidados, ao fim de algum tempo altera o pH da terra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vivo numa zona de grande produção agrícola,a maioria para exportação. Os produtores geralmente têm terrenos onde cultivam para as distribuidoras/exportadoras e depois há sempre uma "fazenda" onde amanham a terra para as coisas deles...pêssegos rosa e pêssegos maracotão, pêra de lamber os dedos, ameixas rainha cláudia...diz-vos alguma coisa..?

                                            Comentário


                                              #23
                                              ao fim de algum tempo altera o pH da terra.

                                              Se tiveres um amigo com um restaurante, pede-lhe as cascas dos ovos e aplicas como se fosse adubo de fundo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                sim , mas ha certas coisas que tem que levar quimicos se nao nao da
                                                e acho que a maça é uma delas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Concordo com o que dizes.
                                                  Para mim BIO é também o que eu faço, que é ter terrenos plantados com culturas diversas (tenho a sorte de ter terrenos em 2 zonas do país que produzem coisas diferentes), e que tirando uma ou outra rega no verão, e respetivas poda das árvores, lavra, etc, cresce quase tudo espontaneamente.
                                                  Além disso o "bio" não acaba aqui. Na apanha o que vem para casa não passa por embalagens que vão para o lixo (passa por baldes ou caixas que vão voltar a servir), e em casa faço aproveitamento de toda a água de saneamento durante o ano para regar no verão (lá se foi o bio, leva com detergente da louça, máquina de lavar e wc's ).

                                                  Também tenho vinha, Olival e brevemente também amêndoas a produzir a maior escala, no entanto tirando matéria orgânica não tem levado mais nada.
                                                  Porco já não temos, só aves, que é o que utilizamos. Mas o estrume de porco exige alguns cuidados, ao fim de algum tempo altera o pH da terra.
                                                  Também tenho perto de uma centena de galinhas, a produzir ovos BIO, mas como esses vem com cagadelas, não se vendem tão bem

                                                  o que falas da diversidade de culturas está certo, aliás, podes tentar ver o filme, biggest little farm e é esse o conceito aplicado, e funciona. Mas a verdade é que para quem vive da agricultura, está questão da diversidade de culturas não é assim tão possível porque precisam sempre de alguma escala, que é o que Portugal não tem. Por exemplo, eu estou na vinha, vinho verde, e um vinha com menos de 5ha da mais trabalho que propriamente retorno. Já com 15ha, já daria para fazer vida e equacionar uma marca, etc etc. Eu já adopto algumas soluções biodinamicas, como usar ovelhas/gansos e galinhas na época de repouso vegetativo da videira, mas no resto do ano, é sempre necessário usar algum tratamento à base de sulfato de cobre. Glifosatos, recuso-me a usar nos produtos que como. É só mm para controlar algumas espécies invasivas, tipo o bamboo.

                                                  A fruta, por exemplo, requer muito mais tratamento que a vinha. Diria que é impossível ser 100% BIO

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                    Será que uma marca como o Continente, que tem por trás a SONAE, se sujeita a vender gato por lebre?

                                                    É que por exemplo no caso desses ovos que eu falei, se fizerem um teste e provarem por A+B que aquilo de biológico não tem nada, é uma machadada e tanto para a imagem da marca.

                                                    Será que eles se sujeitam a isso, para vender um bocado mais? Não me parece.

                                                    Por outro lado, pegando novamente no caso dos ovos, onde é que há galinhas para produzir dezenas de milhares de ovos biológicos por mês? Ou eu ando muito mal informado, ou não estou a ver como nem onde o processo se desenrola...
                                                    https://sicnoticias.pt/pais/2019-07-...-vez-mais-ovos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É preciso perceber o que significa "biológico".

                                                      Um alimento biológico têm tratamentos por produtos mais certificados, mais caros e em menor número de escolha porque são muito menos que os usuais, loogo um indicador dos produtos ficarem mais caros.


                                                      Depois têm uma série de legislações e inspeções continuas...


                                                      Regras de preservação de solo, etc.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kursk Ver Post
                                                        ao fim de algum tempo altera o pH da terra.

                                                        Se tiveres um amigo com um restaurante, pede-lhe as cascas dos ovos e aplicas como se fosse adubo de fundo.

                                                        Precisavas de toneladas de ovos, mas sim... é calcário que se usa para corrigir o pH do solo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                          É preciso perceber o que significa "biológico".

                                                          Um alimento biológico têm tratamentos por produtos mais certificados, mais caros e em menor número de escolha porque são muito menos que os usuais, loogo um indicador dos produtos ficarem mais caros.


                                                          Depois têm uma série de legislações e inspeções continuas...


                                                          Regras de preservação de solo, etc.
                                                          Uma treta é o que é. Verificações e inspeções que passam a não ser feitas com cumprimentos com notas de 50€ no meio dos dedos.
                                                          O sitio onde se pode comprar mais biológico ainda é no OLX, há imensos pequenos anuncios de pequenos produtores que te deixam ir ver as propriedades deles e comprares lá. Não tens é fatura, lógico!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Uma treta é o que é. Verificações e inspeções que passam a não ser feitas com cumprimentos com notas de 50€ no meio dos dedos.
                                                            O sitio onde se pode comprar mais biológico ainda é no OLX, há imensos pequenos anuncios de pequenos produtores que te deixam ir ver as propriedades deles e comprares lá. Não tens é fatura, lógico!
                                                            Isso é a mesma coisa que dizeres que todos os carros que vão fazer a inspeção periódica só passam com 50e extra deixados em cima do banco...

                                                            Não acho justo generalizar!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X