Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tremores de Terra no Norte

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tremores de Terra no Norte

    População não se assustou com os tremores de terra
    insólito Município registou 34 sismos nos últimos três dias, o maior com uma magnitude de 2,7 na escala de Richter Instituto de Meteorologia refere-se ao fenómeno como "atípico"

    Luís Henrique Oliveira


    Um fenómeno "atípico". Isto é, que não é normal. É assim que a Divisão de Sismologia do Instituto de Meteorologia (IM) se referiu ao conjunto de sismos verificados nos últimos dias no concelho de Ponte de Lima, o maior deles com uma magnitude de 2,7 na escala de Richter, registado ao final da tarde de sábado, a cerca de seis quilómetros a Noroeste da sede de concelho.

    Entre a madrugada da passada sexta-feira e as primeiras horas de ontem, a terra naquela região havia já tremido por 34 vezes, instabilidade essa que, segundo fonte daquele organismo, poderá dever-se a factores naturais ou ter mesmo "sido induzida". Todavia, além do sono roubado a algumas famílias, não há conhecimento de danos pessoais ou materiais. Em comum, muitos dos residentes na região partilharam a primeira experiência do género que, segundo asseguram, "não foi suficiente para meter medo".

    "Acordei com o barulho"

    "Na madrugada de domingo, acordei devido a um barulho enorme, que se assemelhava ao de uma locomotiva. Mas não tive medo, nem saí com a família para a rua. Também, não sabia do que se tratava. Até cheguei a pensar nas obras do IP9 (que decorrem nas imediações), mas fiquei na dúvida. Soube, depois, na rua, que um tremor de terra havia abalado a freguesia", contou João Portela, taxista de profissão, residente em Estorãos, Ponte de Lima, localidade junto à qual ter-se-á verificado o sismo de maior magnitude.

    Diferente leitura teve Adélio Lima, de 72 anos, domiciliado na mesma freguesia, para quem o fenómeno não se apresentou como novidade "Quando era miúdo, a terra também tremeu muito durante uns segundos. Depois, passou tudo, mas as pessoas comentaram o acontecimento durante muito tempo. Desde então que não me recordo de nada do género". Na região, foram registados durante o dia de sábado dois abalos, de 2,1 e 2,7 na Escala de Richter, tendo outros dois sismos de semelhante magnitude (2,5 e 2,6), tido lugar a uma dezena de quilómetros a Oeste de Ponte de Lima, no limite do concelho com o de Viana do Castelo. Morador em Subportela, Viana do Castelo, Rui Ferreira disse que o abalo registado na madrugada de domingo (por volta das 4,10 horas) "acordou toda a gente" mas, segundo disse, "não foi suficiente para causar o pânico".

    Aos bombeiros e serviços da Protecção Civil chegaram chamadas de residentes nas imediações dos epicentros dos sismos mas também de habitantes domiciliados tanto na vila de Ponte de Lima, que afirmaram que as suas residências "tremeram", como na localidade de S. Lourenço da Montaria, situada em plena serra de Arga, em Viana do Castelo, que se queixaram dos mesmos motivos. Instada sobre a questão, fonte do serviço de Protecção Civil indicou que não chegou a ser difundido qualquer tipo de apelo uma vez que os abalos sentidos foram de baixa magnitude. "Outro tipo de actuação poderia alarmar as pessoas e causar o pânico, sem motivos que o justificassem", sustentou. O mesmo disse o responsável pelo serviço municipal de Protecção Civil de Ponte de Lima e vereador do Ambiente, Vítor Mendes "Concluiu-se que a tomada de medidas era prematura em face das magnitudes registadas pelos sismos. Muitas das pessoas nem sequer chegaram a aperceber-se dos abalos". Ao salientar que a estrutura que tutela permanece em contacto com o Instituto de Meteorologia e serviço nacional da Protecção Civil, considerou "não ter sido necessária" a tomada de medidas (como eventuais alertas). "A actividade sísmica também diminuiu de intensidade na região desde domingo, o que motivou a nossa decisão. Estamos atentos mas, felizmente, não foi necessário alarmar a população", considerou.

    De acordo com fonte do IM, os sismos tiveram o seu foco, em média, a uma profundidade de dezena e meia de quilómetros, tendo sete a oito do total sido sentidos pelas populações. Na origem dos tremores de terra, de baixa magnitude, estará um jogo de falhas, de origem tectónica, que não colocou em perigo os habitantes. Após o sismo inicial, na madrugada de sexta-feira, quatro tremores de terra, verificados entre sete a dez quilómetros da sede de concelho, foram registados durante o sábado passado, todos de magnitude superior a 2 na Escala de Richter.

    Segundo a mesma fonte, a actividade sísmica na região "diminuiu substancialmente" desde a tarde de domingo, tendo vindo a registar-se, desde então, "abalos de reduzida magnitude e mais espaçados no tempo, o que poderá indicar que a actividade está a diminuir".

    De referir que, após um tremor de terra verificado há mais de uma década no concelho limiano (ver caixa), que atingiu uma magnitude de 4,4 na Escala de Richter, o município de Melgaço foi o único do distrito de Viana do Castelo a registar abalos nos últimos tempos, com destaque para o ano de 1998, durante o qual o fronteiriço concelho chegou a ser abalado por alguns sismos.

    http://jn.sapo.pt

    A minha prima também os sentiu. Haverá razões para alarme um vez que se trata de uma situação atípica? Mais ninguém sentiu?

    #2
    Nós só queremos ver o Porto e Braga arder!












    [}]

    Comentário


      #3
      Nao ha problema que isto aqui nao ha terramoto que nos deite abaixo!! é so granito, pedra durinha! Ja la para baixo qualquer tremorzinho poe-os logo a rezar que aquilo basicamente é so terra [:P]

      Comentário


        #4
        JRodrigues ainda bem que existem esses pequenos tremores...Sempre vai libertando alguma da pressão existente nas placas tectonicas (acho que não estou em erro)

        Mas duvido que cá no norte aconteça algum terromoto de grande intensidade...Tinha mais medo era na zona de lisboa, qualquer dia ainda acontece outra tragédia...

        Comentário


          #5
          Pequenos tremores.

          A zona norte nao e uma zona de sismicidade activa. Logo o mais que se pode prever sao sismos pequenos. Mas como e impossivel prever os terramotos,o Norte fica apenas como zona de improvavel ocorrencia de sismos.

          :D

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Bolide

            Nós só queremos ver o Porto e Braga arder!












            [}]
            O pior é se acontece em lisboa aquilo ta tudo podre[}][}][}][}]

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X