Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico Internet por satélite (Starlink - Portugal 2020 ? ) - Viatel - Amazon

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico Internet por satélite (Starlink - Portugal 2020 ? ) - Viatel - Amazon

    Numa altura em que a fibra teima em não chegar a todo o lado, uma alternativa fiável vai chegar do ceu.

    Da Amazon, SpaceX, ViaTel, Milhares de satélites a em orbita baixa, para criar uma internet de 600MB/s, latênciade 25ms e um custo para o utilizador talvez na ordem dos 50€ por mês.

    Starlink (SpaceX) já tem satelites em orbita Elon Musk já fez um tweet usando a rede.

    Amazon não tem satelites mas já tem a "AWS Ground Station" para comunicar com satelites a funcionar.

    Para toda a gente fora dos centros urbanos longe da internet de fibra isto pode ser a única maneira de ter internet rápida, talvez já em 2020!

    #2
    Enquanto anda tudo distraído com a inutilidade prática do 5G em que se atender o telemóvel do lado errado da cara pode ficar sem rede porque a antena está do outro lado, a starlink continua a lançar satélites e já este verão pode lançar o serviço nos USA

    - Cobertura total dos USA continental
    - 600MB (pode ser mais) de internet
    - Pings de 10-20ms (muito discutível se vai ser melhor ou pior), quando mais longe os pontos em terra, melhor a Starlink se comporta quando comparado com o cabo.





    2021 lançamento internacional- Qualquer zona de Portugal com net de 600MB por talvez 80€ mes. Take my money.

    Comentário


      #3
      Tu nao estás/estavas na alemanha?

      Comentário


        #4
        80€ por mês?

        para os EUA é barato, eles pagam baludrios de comunicações tipo 100€ de telemovel com dados,

        para cá e resto do mundo é muito caro por isso a esses preços não vejo muito sucesso.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mok Ver Post
          80€ por mês?

          para os EUA é barato, eles pagam baludrios de comunicações tipo 100€ de telemovel com dados,

          para cá e resto do mundo é muito caro por isso a esses preços não vejo muito sucesso.
          Para consumidor sim, e em Portugal querem ter mais que apenas internet ( falta o telefone e TV ).

          Mas olha para o mapa de Portugal ( ou da Europa), todas as zonas sem fibra, que são muitas, são pontenciais candidatos para o mercado empresarial e para quem precisa de boas ligações. Porque hoje em dia com as necessidades de conexão não é preciso ser uma empresa tecnológica para necessitar de mais do que 5MB..

          Aviões, barcos, todo um mundo.

          Apesar das comparações com o 5G, são para mercados diferentes, a comparação é só no sentido que isto é algo que vai funcionar já este ano ( se tudo correr bem..) e o 5G está muito longe de alguma vez funcionar como se está a tentar ser vendido.

          Comentário


            #6
            Comprar satélite com 5G faz mesmo muito sentido...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
              Tu nao estás/estavas na alemanha?
              Estou, e aqui também dá jeito para dar um abanão na Telekom que insiste em não investir em fibra.

              Mas em Portugal também vou aí bastante, às vezes até trabalho daí remoto e a MEO apesar de ter fibra a 200 recusa a extender a fibra até casa, tendo 5MB. Por mim não era problema nenhum cancelar os contratos e mudar para starlink logo no dia 1.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                Estou, e aqui também dá jeito para dar um abanão na Telekom que insiste em não investir em fibra.

                Mas em Portugal também vou aí bastante, às vezes até trabalho daí remoto e a MEO apesar de ter fibra a 200 recusa a extender a fibra até casa, tendo 5MB. Por mim não era problema nenhum cancelar os contratos e mudar para starlink logo no dia 1.
                eu acho que tenho uma ideia de qd foste para a alemanha e os stresses que tinhas com net...ou então estou a confundir com outro user

                Comentário


                  #9
                  vou buscar as pipocas, volto já...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                    eu acho que tenho uma ideia de qd foste para a alemanha e os stresses que tinhas com net...ou então estou a confundir com outro user

                    Podia ser eu, ou qualquer um dos emigrantes aqui na Alemanha, a net aqui é má porque poucos têm fibra, é tudo DSL e afins, mas eu até poderia ir viver para o Japão que haveria de ir parar à única rua de todo o pais que a net não funciona, vou sempre para o sitio onde a internet não funciona .

                    Starlink aqui até tem mais potencial, devido a muitas empresas sem acesso a boas ligações.

                    Só para referencia, actualmente existem 2218 satélites em orbita, Starlink já tem 300 em orbita, são precisos 1700 para cobertura minima mundial, e no limite o projecto pode chegar a 20.000 satélites . Surreal.

                    AWS não tem satélites mas ainda recentemente lançou a AWS Ground Station, que pode servir de base à sua internet por satélite.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                      Comprar satélite com 5G faz mesmo muito sentido...
                      As comparações existem mais no sentido, do hype da tecnologia, que algumas pessoas, incluído eu, vê muito mais potencial nesta nova geração de internet por satélite que no 5G.

                      São mercados diferentes, são latências diferentes, são casos de uso diferentes. Mas sem conhecimento geral do publico uma verdadeira corrida à internet por satélite (alguém de lembra do inicio, os balões de internet do Facebook e google?) e pode ter já em 2020 resultados vem visíveis para o publico em geral. Ao contrário do 5G que em 2020 com sorte o melhor que tem para mostrar é que tiveres na zona X podes fazer um download em Y microsegundos..

                      Se a SpaceX (Startlink) conseguir este verão lançar o serviço nos USA com sucesso, Elon Musk à semelhante do que fez com a Tesla volta a dar uma chapada de luva branca à competição.

                      Pode não competir diretamente com o 5G, mas pode roubar muito cliente das operadores, clientes esses que iam ajudar a financiar a instalações 5G. Nos estados unidos onde a internet está cheia de monopólios de internet, se correr bem, e é um grande se, pode forçar os operadores a ter que investir em fibra ou desisir por completo de certas areas.
                      Editado pela última vez por Hecho; 23 February 2020, 17:55.

                      Comentário


                        #12


                        peço desculpa, mas vcs tem que saber a verdade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                          Estou, e aqui também dá jeito para dar um abanão na Telekom que insiste em não investir em fibra.

                          Mas em Portugal também vou aí bastante, às vezes até trabalho daí remoto e a MEO apesar de ter fibra a 200 recusa a extender a fibra até casa, tendo 5MB. Por mim não era problema nenhum cancelar os contratos e mudar para starlink logo no dia 1.
                          Na minha casa estou como tu, apesar da MEO ter Fibra a menos de 1 km, está-se lixando para a passar para as casas cá da aldeia, eu quando tenho 5Mb de velocidade já é uma festa.
                          No entanto um preço a rondar os 80€/mês para ter a net rápida seria demasiado elevado, para empresas acredito que seja um sucesso.

                          Comentário


                            #14
                            Satélite e móvel endereçam casos diferentes, ooprimeiro cobertura, o segundo capacidade.
                            Mesmo em satélites de baixa órbita (500~600km), a potência necessária para o uplink é muito alta para handsets, o que causa e problemas: segurança e consumo.

                            Já para acesso fixo, onde podes ter uma antena de alto ganho e acesso à energia constante, o satélite serve bem.

                            A capacidade do satélite é dividida pelos utilizadores da zona iluminada pelo mesmo, se houverem muitos users, ficas nos poucos kbps, mas para os serviços de broadcast e multicast que vão inundar os veículos, autônomos ou não, também pode ser uma boa solução.

                            Já os 10-20ms de latência em satélites é muito difícil de acreditar... mesmo considerando o caminho mínimo, o RTT leva com pelo menos 2200km em transmissão, o que implica ~7.5ms só em tempo de percurso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                              Comprar satélite com 5G faz mesmo muito sentido...

                              Satelite é um excelente backhaul para a rede de acesso 5G nas aldeias remotas e um excelente complemento:

                              https://ieeexplore.ieee.org/stamp/st...number=8885759

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                Satelite é um excelente backhaul para a rede de acesso 5G nas aldeias remotas e um excelente complemento:

                                https://ieeexplore.ieee.org/stamp/st...number=8885759
                                Excelente é uma palavra demasiado forte...
                                É bom para ilhas ou sítios demasiado isolados, mas é muito caro e tem uma eficiência espectral muito baixa.
                                São raras as situações em que um link de micro-ondas não é melhor solução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já sobrevoa Lisboa !



                                  https://www.cmjornal.pt/portugal/det...eirosDestaques


                                  É o CM mas pronto, vão voltar a passar dia 21.

                                  Também já pediu licença bancaria na Irlanda ( https://www.businessinsider.com/star...20-3?r=DE&IR=T ) o mês passado como suporte às operações no mercado europeu. É expectavel que seja lançado na europa no final deste ano ou inicio de 2021, se não houver problemas técnicos.
                                  Editado pela última vez por Hecho; 19 April 2020, 21:41.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X