Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como funciona o pagamento de condomínio e imposto do imóvel em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como funciona o pagamento de condomínio e imposto do imóvel em Portugal?

    Olá, tenho assistido alguns vídeos no YT a respeito de custo de vida em Portugal e na maioria deles quando falam no custo de moradia (na faixa dos 400 euros para um apartamento de 2 quuartos) só mencionam o ALUGUEL. No entanto em nenhum desses vídeos vi alguém menciona o valor do condomínio ou do imposto.

    Aqui no Brasil quando alugamos um apartamento, temos quue pagar além do aluguel ao proprietário também a taxa de condomínio (taxa mensal de manutenção do prédio, como conta de luz das áreas comuns, salários dos empregados, etc) e também o que chamamos aqui de IPTU (imposto municipal).

    Como isso funciona em Portugal? Já está incluído no valor do aluguel ou é como aqui e temos que pagar a parte? Nesse caso, quanto seria mais ou menos o valor médio de condomínio e imposto de um apartamento de dois quartos com aluguel de 400 euros?

    Obrigado!

    #2
    Ja esta tudo incluido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
      Ja esta tudo incluido.
      Depende.

      O imposto que se paga nos imóveis é o chamado IMI, cujo valor depende de vários factores, podendo também ficar-se isento de o pagar durante vários anos. Regra geral, cada propriedade tem um valor de IMI próprio que se pode verificar junto do proprietário ou nas Finanças/câmaras municipais/juntas de freguesia, desde que se tenha os elementos principais da propriedade, como a sua localização/morada exacta.
      Editado pela última vez por LinoMarques; 06 January 2020, 12:50.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Depende.

        O imposto que se paga nos imóveis é o chamado IMI, cujo valor depende de vários factores, podendo também ficar-se isento de o pagar durante vários anos. Regra geral, cada propriedade tem um valor de IMI próprio que se pode verificar junto do proprietário ou do site das Finanças, desde que se tenha os elementos principais da propriedade, como a sua localização/morada exacta.
        Mas é o proprietario que paga, nao o arrendatario. O proprietario pode é por esse valor na renda, mas nao é o arrendatario que paga o imi.
        A questao é essa.
        Eu sei o que é o imi.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
          Eu sei o que é o imi.
          é sinónimo de merd*

          Comentário


            #6
            pagar pelo que temos para mercedes dos autarcas \ advogados das zonas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
              Olá, tenho assistido alguns vídeos no YT a respeito de custo de vida em Portugal e na maioria deles quando falam no custo de moradia (na faixa dos 400 euros para um apartamento de 2 quuartos) só mencionam o ALUGUEL. No entanto em nenhum desses vídeos vi alguém menciona o valor do condomínio ou do imposto.

              Aqui no Brasil quando alugamos um apartamento, temos quue pagar além do aluguel ao proprietário também a taxa de condomínio (taxa mensal de manutenção do prédio, como conta de luz das áreas comuns, salários dos empregados, etc) e também o que chamamos aqui de IPTU (imposto municipal).

              Como isso funciona em Portugal? Já está incluído no valor do aluguel ou é como aqui e temos que pagar a parte? Nesse caso, quanto seria mais ou menos o valor médio de condomínio e imposto de um apartamento de dois quartos com aluguel de 400 euros?

              Obrigado!
              Em Portugal, no aluguer de casas, o mais comum é o dono da casa pagar todos os impostos e despesas e, quem aluga a casa, pagar "apenas" a renda e as contas (eletricidade, água, gás, net, telefone). Podem-se combinar coisas diferentes, mas o que vigora por defeito é isto. Por isso, quando vez um anúncio a dizer que uma casa custa X por mês, podes contar gastar isso mais as contas.

              EDIT: 400€ por um apartamento de dois quartos depende muito do sítio. Há sítios onde por 400€ nem a casota do cão te alugam. E há sítios onde pelos mesmos 400€ consegues melhor que isso.

              Comentário


                #8
                Sim €400 mesmo já aqui no interior fica complicado o que é até absurdo como o mercado está a ficar.Loucura total.

                Comentário


                  #9
                  Como já disseram, por norma, o condomínio e imposto municipal estão incluídos na renda.

                  A grande variável vai ser mesmo o valor de renda, pois depende muito da localização e depois do tipo e tamanho de casa.

                  Qual a cidade que tens interesse? Se for Lisboa ou Porto é mais complicado, mas se for uma cidade média já será mais fácil.

                  Comentário


                    #10
                    Todos os locais onde estive esta incluido.

                    O condomínio é da responsabilidade do proprietário ate porque pode haver extras par obras.

                    Era o que faltava o arrendatário pagar!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      Todos os locais onde estive esta incluido.

                      O condomínio é da responsabilidade do proprietário ate porque pode haver extras par obras.

                      Era o que faltava o arrendatário pagar!
                      Já vi muitos contratos onde o condomínio é pago pelo inquilino. Não é comum mas é possível.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Já vi muitos contratos onde o condomínio é pago pelo inquilino. Não é comum mas é possível.
                        Tudo é possível. Até já soube de quem alugasse uma casa e negociou uma renda mais baixa a troco de fazer obras na casa e um contrato ter uma duração de alguns anos. E pelo que percebi, é algo mais comum do que eu pensava.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                          Tudo é possível. Até já soube de quem alugasse uma casa e negociou uma renda mais baixa a troco de fazer obras na casa e um contrato ter uma duração de alguns anos. E pelo que percebi, é algo mais comum do que eu pensava.
                          Isso é bastante comum também. Um imóvel estar manhoso, o proprietário não ter capacidade de investir e negociar um contrato de arrendamento de valor baixo durante x tempo com contrapartida de realização de obras, que ficarão a beneficiar o imóvel.

                          Mas isto que falamos são excepções à regra e não são o usual para o típico inquilino.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado amigos, era o que eu gostaria de saber mesmo!

                            @Obtuso, pretendemos nos fixar em uma pequena vila ou cidade, por isso "chutei" esse valor de 400 euros.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de vires para Portugal como todos os teus amigos vieram, deixo só o aviso que o Brasil é muito melhor para ganhar dinheiro! A não ser que sejas craque nas IT ou domines alguma área específica, deverás querer regressar uns meses após a chegada

                              Comentário


                                #16
                                Pelo que eu percebo, é para gozar da reforma/aposentadoria cá em Portugal. Não é bem o exemplo típico do imigrante que vem tentar encontrar melhores condições de vida...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                                  Obrigado amigos, era o que eu gostaria de saber mesmo!

                                  @Obtuso, pretendemos nos fixar em uma pequena vila ou cidade, por isso "chutei" esse valor de 400 euros.
                                  Nesse caso é relativamente tranquilo, mas facilmente 400 euros podem ficar em 500 euros + despesas. Mas prepara sempre pelo menos o valor de umas três rendas para entrada, pelo menos, mais despesas iniciais. E cuidado que muita casa para arrendar não está mobilada.

                                  Depende também muito do objectivo da vinda para Portugal, pois se for só para viver/gozar e não para trabalhar, existe muita habitação barata nas aldeias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                    Antes de vires para Portugal como todos os teus amigos vieram, deixo só o aviso que o Brasil é muito melhor para ganhar dinheiro! A não ser que sejas craque nas IT ou domines alguma área específica, deverás querer regressar uns meses após a chegada
                                    Na realidade não tenho nenhum amigo ou parente em Portugal. Em relação a profissão sou Analista de Sistemas graduado (TI) mas não estou pretendendo ir para Portugal para trabalhar até porque sei que as oportunidades de emprego aí são escassas e também já estou velho demais para recomeçar do zero. Mas seja como for já possuo fonte de renda, proveniente de um emprego remoto em uma empresa americana já há 15 anos e que me rende um salário razoável. Assim, poderia continuar a trabalhar normalmente aí a partir de casa como sempre fiz já que para eles não faz diferença onde estou. A única coisa imprescindível é que eu tenha uma conexão com Internet confiável (não precisa ser muito rápida, mas tem que ser confiável). Finalmente em breve terei também algumas rendas de aluguéis aqui provenientes de uma herança, embora não possa precisar quanto tempo isso ainda irá levar. Pretendemos ir apenas quando sair essa herança.

                                    Originalmente Colocado por LinoMarques
                                    Pelo que eu percebo, é para gozar da reforma/aposentadoria cá em Portugal. Não é bem o exemplo típico do imigrante que vem tentar encontrar melhores condições de vida...
                                    Exato Lino, essa é mesmo a intenção. Buscar condições melhores de vida em termos de tranquilidade e assistência médica, e não melhores condições financeiras. Essa de certa forma já a tenho.

                                    Originalmente Colocado por Obtuso
                                    Nesse caso é relativamente tranquilo, mas facilmente 400 euros podem ficar em 500 euros + despesas. Mas prepara sempre pelo menos o valor de umas três rendas para entrada, pelo menos, mais despesas iniciais. E cuidado que muita casa para arrendar não está mobilada.

                                    Depende também muito do objectivo da vinda para Portugal, pois se for só para viver/gozar e não para trabalhar, existe muita habitação barata nas aldeias.
                                    Entendi! É essa mesmo a ideia. Também estamos considerando o Uruguai (país vizinho) mas Portugal seria muito mais interessante por causa do idioma e também por estar localizada na Europa o que nos possibilitaria um excelente turismo! Para nós a questão do aluguel seria algo temporário, pois poderíamos vender nossa casa no Brasil e comprar um apartamento em Portugal e dessa forma não ter que lidar com aluguel. Isso, é claro, se depois de um tempo de experiência nos sentirmos adaptados ao ponto de desejarmos ficar de vez.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Yank, imensas pessoas têm vindo trabalhar para Portugal em BackOffice e aproveitam para ir para zonas rurais muito baratas. Mas depende muito da pessoa, porque se queres um pouco de cultura é melhor ficar próximo de uma capital de distrito pelo menos.

                                      A internet fixa aqui é bastante confiável em qualquer local e mesmo algumas aldeias que conheço já têm fibra. Nas cidades é mesmo tranquilo.

                                      Por 50k euros já se compram casas porreiras e evitas as rendas. 60 ou 70k poderá ser a diferença de tipos de habitação, localização ou acabamentos.

                                      Tens ainda a excelência de gastronomia portuguesa e vinhos de alta qualidade a um preço baixo. E para viagens ocasionais não importa onde fiques em Portugal porque vais ficar sempre a menos de 3h de um aeroporto com ligações a todo o lado.

                                      A escolher um local eu iria para o Algarve, mas atendendo a preços de casas algo elevados, eu olharia para o norte ou mesmo o Centro de Portugal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        no interior nao ha cultura
                                        so na cidade
                                        ta certo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          no interior nao ha cultura
                                          so na cidade
                                          ta certo
                                          Quem falou em interior?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por YanKleber Ver Post
                                            Na realidade não tenho nenhum amigo ou parente em Portugal. Em relação a profissão sou Analista de Sistemas graduado (TI) mas não estou pretendendo ir para Portugal para trabalhar até porque sei que as oportunidades de emprego aí são escassas e também já estou velho demais para recomeçar do zero. Mas seja como for já possuo fonte de renda, proveniente de um emprego remoto em uma empresa americana já há 15 anos e que me rende um salário razoável. Assim, poderia continuar a trabalhar normalmente aí a partir de casa como sempre fiz já que para eles não faz diferença onde estou. A única coisa imprescindível é que eu tenha uma conexão com Internet confiável (não precisa ser muito rápida, mas tem que ser confiável). Finalmente em breve terei também algumas rendas de aluguéis aqui provenientes de uma herança, embora não possa precisar quanto tempo isso ainda irá levar. Pretendemos ir apenas quando sair essa herança.


                                            Exato Lino, essa é mesmo a intenção. Buscar condições melhores de vida em termos de tranquilidade e assistência médica, e não melhores condições financeiras. Essa de certa forma já a tenho.

                                            Entendi! É essa mesmo a ideia. Também estamos considerando o Uruguai (país vizinho) mas Portugal seria muito mais interessante por causa do idioma e também por estar localizada na Europa o que nos possibilitaria um excelente turismo! Para nós a questão do aluguel seria algo temporário, pois poderíamos vender nossa casa no Brasil e comprar um apartamento em Portugal e dessa forma não ter que lidar com aluguel. Isso, é claro, se depois de um tempo de experiência nos sentirmos adaptados ao ponto de desejarmos ficar de vez.
                                            Se descreveres que tipo de ambiente preferes, o pessoal pode ajudar. No meu caso, caso estivesse na tua situação, era capaz de ir para Caminha, ou Gerês.

                                            Consideraria sempre

                                            1h do aeroporto de carro
                                            acesso à civilização (cidade grande) em menos de 30 minutos
                                            Uma casa com jardimzito...

                                            Também poderei sugerir o Algarve, mas é caro qb. Eu gosto muito dos extremos, ou extremo norte de Portugal, ou Sul! Ou seja, minho ou algarve ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Já vi muitos contratos onde o condomínio é pago pelo inquilino. Não é comum mas é possível.
                                              A minha advogada quando criou os contratos meteu lá uma cláusula de que o inquilino teria de pagar todas as taxas e despesas da casa. Por acaso tenho-o deixado em todos os contratos, mas nunca pedi esse dinheiro, o IMI e condomínio é sempre pago por mim. A meu ver faz sentido ser pago pelo dono da casa, afinal são despesas decorrentes de ser proprietário.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                                                A minha advogada quando criou os contratos meteu lá uma cláusula de que o inquilino teria de pagar todas as taxas e despesas da casa. Por acaso tenho-o deixado em todos os contratos, mas nunca pedi esse dinheiro, o IMI e condomínio é sempre pago por mim. A meu ver faz sentido ser pago pelo dono da casa, afinal são despesas decorrentes de ser proprietário.
                                                Nos automóveis também tens situações que não és proprietário e tu é que tens de pagar o seguro.

                                                É mais na lógica de usufruto, mas por uma questão de simplificação faz mais sentido essas despesas estarem já incluídas no valor mensal de renda a pagar.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X