Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca contador eletricidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca contador eletricidade

    Boas,

    Tenho neste momento um contador trifásico com potência contratada 3,45 kVA.
    Basta ter ligado 3 eletrodomésticos que ele vai abaixo.
    Em conversa recente com um amigo meu eletricista, ele sugeriu-me mudar para um monofásico de 6,9kVA que até iria pagar menos e o contador aguentava mais.

    O que acham?

    #2
    Tens de pedir ao comercializador que te reduza a potência com alteração para instalação monofásica.
    Editado pela última vez por JFernandes; 10 January 2020, 08:54.

    Comentário


      #3
      é assunto que não domino muito, mas nada te impede de aumentar a potencia contratada independentemente de usares um contador mono ou tri, pelos vistos não tens é potencia contratada para alimentar em simultâneo 3 aparelhos que o mais certo é serem daqueles que até puxam mais pelo sistema.

      que eu saiba o preço da eletricidade é exactamente o mesmo independentemente do tipo de contador.

      Comentário


        #4
        aqui tens um simulador para veres qual a potência que mais se adequa às tuas necessidades familiares.

        https://www.fatura-amiga.pt/a-potencia-contratada/

        https://poupaenergia.pt/potencia-contratada/

        em relação a valores variam consoante a escolha do plano de de energia (se associas gás ou não), a zona do pais e o tipo de tarifa...pesquisa os simuladores dos operadores...

        https://www.edp.pt/particulares/energia/tarifarios/

        https://casa.galp.pt/ajuda/precos-fa...-servicos-galp

        Comentário


          #5
          Pelo que percebi, tens 10.35 no total (3.45*3) e pretendes reduzir para 6.90 mono.

          Em algumas situações, o facto de a potência ser fornecida apenas numa fase pode resolver o problema e ficarás a pagar menos porque o comercializador cobra o total da potência cobrada, independentemente de ser instalação monofásica ou trifásica.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Autox Ver Post
            Boas,

            Tenho neste momento um contador trifásico com potência contratada 3,45 kVA.
            Basta ter ligado 3 eletrodomésticos que ele vai abaixo.
            Em conversa recente com um amigo meu eletricista, ele sugeriu-me mudar para um monofásico de 6,9kVA que até iria pagar menos e o contador aguentava mais.

            O que acham?

            6.9 vais pagar mais na fatura na rubrica da potência contratada

            eu tenho 4.6 e são 4 adultos em casa, tenho todos os electrodomésticos normais e raramente vai abaixo

            vais pagar mais aos chulos da EDP porquê ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
              6.9 vais pagar mais na fatura na rubrica da potência contratada

              eu tenho 4.6 e são 4 adultos em casa, tenho todos os electrodomésticos normais e raramente vai abaixo

              vais pagar mais aos chulos da EDP porquê ?
              Depende do que seja electrico em casa.

              Tenho 3.45 para 2 adultos. O unico cuidado que tenho que ter é se o forno estiver ligado, náo posso ligar mais nada que consuma muito.

              Mas esquentandor e forno são a gás.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                Depende do que seja electrico em casa.
                tenho fogão, placa de indução, micro-ondas, frigorífico, uma tv fullhd de 55", mais 3 TVs mais pequenas, playstation, às vezes ligo aquecedores

                ou seja, tenho o comum

                claro que às vezes vai abaixo, mas é raro, controla-se muito bem

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                  Depende do que seja electrico em casa.

                  Tenho 3.45 para 2 adultos. O unico cuidado que tenho que ter é se o forno estiver ligado, náo posso ligar mais nada que consuma muito.

                  Mas esquentandor e forno são a gás.
                  As gralhas (acho eu) são lixadas.

                  Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

                  Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

                  A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.
                  Editado pela última vez por AdolfoSDias; 10 January 2020, 09:41.

                  Comentário


                    #10
                    O inconveniente do trifásico é que a potencia contratada é dividida pelas três fases. E basta que uma fase esgote para que o quadro "dispare", ainda que as outras duas fases estejam sem qualquer consumo.

                    Por isso é preciso ser muito cuidadoso na distribuição dos electrodomésticos/tomadas/iluminação pelas três fases.

                    Pela minha experiência para potencias contratadas até aos 6,9KVA o trifásico não compensa, dá menos problemas ter 30 amperes numa única do que o mesmo distribuído por três fases (10 amperes por fase).

                    Para potencias mais elevadas, aí sim, o trifásico faz sentido. 17,25KVA (3*30A) por exemplo só são possíveis em trifásico.

                    Monofásico quer dizer que um cabo da companhia é ligado ao contador, trifásico quer dizer que três cabos da companhia são ligados ao contador.

                    Em trifásico pode até avariar uma fase enquanto as outras duas continuam a funcionar. Tudo o que estiver ligado à fase avariada fica sem funcionar, o que estiver nas outras duas fases continua a funcionar. São três circuitos absolutamente independentes.
                    Editado pela última vez por Jbranco; 10 January 2020, 09:49.

                    Comentário


                      #11
                      Bem amigos,

                      Obrigado desde já pelos vossos pareceres.

                      Não quero reduzir a potência! Ela já está no mínimo (3,45)!
                      O que me disseram é que ao mudar para um contador monofásico de 6,9 ficaria a pagar igual ou até menos e não iria abaixo com tanta frequência.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                        As gralhas (acho eu) são lixadas.

                        Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

                        Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

                        A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.
                        É sempre o distribuidor que vai ao local. No caso de existir alteração de potência, o cliente tem de solicitar isso ao comercializador (que manda lá o distribuidor), se não existir alteração de potência e for somente alteração de fases, o cliente pode pedir na mesma ao comercializador ou ir directamente ao distribuidor que lhe agenda uma intervenção para alterar as fases.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                          Bem amigos,

                          Obrigado desde já pelos vossos pareceres.

                          Não quero reduzir a potência! Ela já está no mínimo (3,45)!
                          O que me disseram é que ao mudar para um contador monofásico de 6,9 ficaria a pagar igual ou até menos e não iria abaixo com tanta frequência.
                          O que se paga é a potência contratada, é indiferente ser mono ou trifásico. 5 amperes por fase num trifásico custa o mesmo que 15 amperes em monofásico. Ambas correspondem a uma potência contratada de 3,45KVA.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            O que se paga é a potência contratada, é indiferente ser mono ou trifásico. 5 amperes por fase num trifásico custa o mesmo que 15 amperes em monofásico. Ambas correspondem a uma potência contratada de 3,45KVA.
                            Então qual é a melhor solução para evitar o quadro ir abaixo, sem ter de pagar mais?
                            Ter só uma fase?
                            O meu comercializados é a Endesa e estiva a ver, se mudar para 4,6kVA pago cerca de 2€/mês a mais. Também não é por aí. A questão é se essa potência fará diferença suficiente em relação a 3,45 [emoji849]

                            Comentário


                              #15
                              Com essa potência já tens monofásico. Só subindo na potência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                Então qual é a melhor solução para evitar o quadro ir abaixo, sem ter de pagar mais?
                                Ter só uma fase?
                                O meu comercializados é a Endesa e estiva a ver, se mudar para 4,6kVA pago cerca de 2€/mês a mais. Também não é por aí. A questão é se essa potência fará diferença suficiente em relação a 3,45 [emoji849]
                                Se tens trifásico, a melhor solução será passar para monofásico, mantendo a potencia contratada.

                                Mesmo com 4,6 KVA o que faz sentido é monofásico. Trifásico só para potencias muito mais altas, da ordem dos 13,8 kva pelo menos.

                                edit: Por exemplo na minha casa a instalação está homologada para ir até aos 10,35 em monófásico. Em trifásico penso que o limite para aquele local em concreto sejam os 20,7KVA.
                                Editado pela última vez por Jbranco; 10 January 2020, 10:42.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ok vou ver se o que lá está é trifásico (deve ser).
                                  Editado pela última vez por Autox; 10 January 2020, 11:35.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                    Então qual é a melhor solução para evitar o quadro ir abaixo, sem ter de pagar mais?
                                    Ter só uma fase?
                                    O meu comercializados é a Endesa e estiva a ver, se mudar para 4,6kVA pago cerca de 2€/mês a mais. Também não é por aí. A questão é se essa potência fará diferença suficiente em relação a 3,45 [emoji849]
                                    Eu tenho os 4,6kVa, com tudo eléctrico (placa, apoio aos painéis solares no inverno) e é raro o quadro ir abaixo, acontece 2/3 vezes por ano por distração no inverno.

                                    Chega bem, e é bem mais pratico que o trifásico, o balanceamento das fases é muito complicado.

                                    se mudares para monofasico, provalvemente tens de chamar o electrecista para "adaptar" o quadro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                      Ok vou ver se o que lá está é mono (deve ser).
                                      Só pode ser monofásico. Trifásico só a partir de 6.9.

                                      Acho que podes estar a confundir o facto de teres 3 leituras no contador(tri-horário) com o trifásico.
                                      O contador pode ser tri-horário e sendo uma tarifa simples pagas sempre o mesmo valor, mas com essa potência, em termos de fase, só pode ser monofásico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já estou a ficar confuso [emoji849]
                                        O que eu quis dizer mais acima (entretanto editei o post) é que o atual contador deve ser trifásico, por ir tantas vezes abaixo pode não estar a gerir bem as fases.
                                        Portanto, o meu primeiro passo seria mudar para monofásico, uma vez que parece ser supostamente mais estável.
                                        Se não resolver, se calhar subo a potência para 4,6kVA.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas a questão é que sendo 3.45 não pode ser trifásico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por overule Ver Post
                                            Mas a questão é que sendo 3.45 não pode ser trifásico.
                                            Correto! Confirmei agora mesmo.
                                            Portanto será mesmo um problema de potência.
                                            Segundo o comercializador, o pedido de subida de potência não tem custos de intervenção. Tenho que ver se realmente valerá a pena pois no fundo, a altura pior é no inverno com os aquecedores e tal.
                                            Outra ideia era pedir para subir a potência durante uns meses e baixar noutros meses.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Podes pedir para baixar ou aumentar a potência quando quiseres.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                                Correto! Confirmei agora mesmo.
                                                Portanto será mesmo um problema de potência.
                                                Segundo o comercializador, o pedido de subida de potência não tem custos de intervenção. Tenho que ver se realmente valerá a pena pois no fundo, a altura pior é no inverno com os aquecedores e tal.
                                                Outra ideia era pedir para subir a potência durante uns meses e baixar noutros meses.
                                                Obvio que com 3.45 não aguenta nada.

                                                4.6 dão para duas máquinas, uma de lavar louça e roupa, porque cada uma no maximo gastam 2300W, mas mais nada.

                                                5.75 é o ideal se não queres andar a fazer ginastica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Obvio que com 3.45 não aguenta nada.

                                                  4.6 dão para duas máquinas, uma de lavar louça e roupa, porque cada uma no maximo gastam 2300W, mas mais nada.

                                                  5.75 é o ideal se não queres andar a fazer ginastica.
                                                  Ok, é uma hipótese a ver.
                                                  Mas como disse, o período mais chato é nesta altura do frio, quando há sempre um termoventilador ou aquecedor ligado a mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tenho td eléctrico em casa, 2 adultos e 1 criança, é raro a luz desligar, mas se por exemplo ligar 2 AC, placa, forno e MLL a luz não aguenta, mas controla-se bem isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por overule Ver Post
                                                      Podes pedir para baixar ou aumentar a potência quando quiseres.
                                                      Se a instalação estiver certificada para a potência que vais requerer.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                        Se a instalação estiver certificada para a potência que vais requerer.
                                                        Sim, claro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                          As gralhas (acho eu) são lixadas.

                                                          Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

                                                          Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

                                                          A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.
                                                          Obviamente que em baixo seria fogão!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Confesso que algo que nunca tive paciência é ter o "quadro a disparar"...
                                                            Por isso tenho 6.9 e tá feito.
                                                            Ligo tudo o que quero e nunca tive problemas.

                                                            Se baixasse para 5.75 poupava 1.4€ euro... Não vale a pena.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X