Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O cinema tem tendência a acabar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O cinema tem tendência a acabar?

    A questão aqui não é imediata, mas sim num futuro relativamente próximo.

    Eu sou fã de cinema desde sempre e considero uma experiência diferente de assisir um filme em casa, mas nos últimos anos, com a popularização dos serviços de streaming e a sua qualidade de imagem, som e produção sempre a evoluir, acho difícil que o cinema tenha força para se aguentar nos mesmos moldes em que sempre existiu.

    Hoje em dia com um bom ecrã e um sistema de som de alta fidelidade, é possível ter uma experiência excelente a partir de casa, ainda que diferente. E a juntar a isso há o comodismo e sedentarismo cada vez maior da população.

    Prova dessa "morte lenta", ainda que um pouco tímida, é a presença cada vez maior de plataformas como o Netflix e HBO nos prémios de "cinema".

    Acham que isto é um processo imparável, ou há algo que se possa fazer para tornar o cinema diferente e mais atrativo?

    #2
    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
    A questão aqui não é imediata, mas sim num futuro relativamente próximo.

    Eu sou fã de cinema desde sempre e considero uma experiência diferente de assisir um filme em casa, mas nos últimos anos, com a popularização dos serviços de streaming e a sua qualidade de imagem, som e produção sempre a evoluir, acho difícil que o cinema tenha força para se aguentar nos mesmos moldes em que sempre existiu.

    Hoje em dia com um bom ecrã e um sistema de som de alta fidelidade, é possível ter uma experiência excelente a partir de casa, ainda que diferente. E a juntar a isso há o comodismo e sedentarismo cada vez maior da população.

    Prova dessa "morte lenta", ainda que um pouco tímida, é a presença cada vez maior de plataformas como o Netflix e HBO nos prémios de "cinema".

    Acham que isto é um processo imparável, ou há algo que se possa fazer para tornar o cinema diferente e mais atrativo?
    Acho que vai ser como os clubes de vídeo! Não digo que desapareçam por completo, mas que irão mais ser usados para ante estreias e exposição de filmes por baixos períodos de tempo.

    A mais de dois anos que não vou ao cinema, e uma das ultimas vezes que fui, foi em 2014 ver o Godzilla em que tive a sala de cinema só para mim! Até tinha medo de me rir não fosse eu incomodar uma mosca por ali andava!

    Comentário


      #3
      Disseram a mesma coisa quando surgiram os clubes de video, quando surgiram os DVD's, quando surgiram os Rips/Divx pirataria, e agora dizem o mesmo.

      Mesmo assumindo empiricamente alguma perda de volume de negócios, não significa que acabem.
      Mas considerando que no top 10 de filmes mais rentáveis de sempre tens 2 filmes de 2019... acho que é uma análise errada.

      Comentário


        #4
        A isso acresce o baixo custo de ter cinema em casa...

        Tenho cinema em casa de 82" na sala, com sistema de som, e cumpre perfeitamente o pretendido. Tendo em conta a descida de preço das TV de grande tamanho, o próximo passo será a aquisição de uma TV maior e até o cinema (projector) deixará de fazer sentido. Até porque um écran consegue naturalmente melhor contraste e cor.

        Ainda assim de vez em quando vou ao cinema, pela "experiência", mas o gap entre experiência em casa e no cinema já não é tão grande como era nos anos 90, por exemplo. Acho que irá reduzir bastante, mas não acredito que desapareça totalmente.

        Comentário


          #5
          o cinema não acaba porque a maioria das pessoas não vai lá apenas para ver o filme.

          é acima de tudo um evento social, vai-se com amigos ou família, compra-se pipocas, convive-se e como efeito secundário, vê-se um filme.

          Comentário


            #6
            Hmm francamente não sei.. aquele ritual de se ir ao Centro Comercial para ir ao cinema, comprar pipocas e um refrigerante (ou imperial), pelo próprio ambiente em si que a sala oferece.. arriscaria dizer que não, penso que não vai entrar em desuso! Por muito boa qualidade que se possa ter a ver cinema em casa. Acho que uma coisa não invalida a outra... são experiências diferente (ver em casa ou nas salas de cinema típicas).


            EDIT: É um pouco como os livros. Se se pensar que, hoje em dia, pode-se ler livros online (Kindles e afins), injustamente se dirá que a Bertrand e outras livrarias terão os dias contados, o que acho de todo que não seja o caso, nem de perto. Pelo menos no que depender de mim não será concerteza, pois nunca prescindirei de ler livros em formato físico
            Editado pela última vez por Juventino; 15 January 2020, 11:43.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
              Disseram a mesma coisa quando surgiram os clubes de video, quando surgiram os DVD's, quando surgiram os Rips/Divx pirataria, e agora dizem o mesmo.

              Mesmo assumindo empiricamente alguma perda de volume de negócios, não significa que acabem.
              Mas considerando que no top 10 de filmes mais rentáveis de sempre tens 2 filmes de 2019... acho que é uma análise errada.
              Não acho que as coisas que mencionas tenham comparação possível, já que para todos os efeitos eram nichos, eram simples atalhos a que a maior parte da população não tinha acesso, por desconhecimento ou por opção, já que alguns eram ilegais.

              O streaming é uma ameaça real, já que é legalizado, barato e acessível por qualquer pessoa com um laptop ou mesmo com um comando de TV nas mãos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                o cinema não acaba porque a maioria das pessoas não vai lá apenas para ver o filme.

                é acima de tudo um evento social, vai-se com amigos ou família, compra-se pipocas, convive-se e como efeito secundário, vê-se um filme.
                Ir à blockbuster também era todo um evento social.

                Não diria que vão acabar, mas simplesmente vai continuar o que está a acontecer, o numero de sala por habitantes é cada vez um racio maior, levando ao fecho de salas onde existe demasiada oferta.

                Em geral a mentalidade tem se alterado um pouco, já não é o "vamos ao cinema, que está lá para ver?" mas sim "quero ver filme X no cinema", e dai também os lucros muito altos de certos filmes, porque as pessoas querem ver certos filmes com a qualidade de imagem e som de um cinema, mas já não querem ver um filme qualquer, para um filme qualquer temos o Netflix em casa.

                Comentário


                  #9
                  Cinema vai haver sempre porque é uma experiência diferente daquela que temos em casa (e eu tenho TV 75'', atenção).

                  É bom para os teenagers porque é das poucas coisas que podem fazer juntos, fora de casa.

                  É bom para os namoros, pois é uma coisa para se fazer enquanto se está a namorar com alguém e ainda não se tem casa para convidar alguém. (no escurinho do cinema, chupando drops de anis)

                  É bom para os casais de todas as idades, que já estão fartos de ver filmes pela TV e sempre podem comer grandes pipocas com coca-cola.

                  É bom para os casais com filhos crianças/adolescentes, sempre é um programa de família interessante.

                  É bom para ver com amigos, um bom filme de terror ou comédia.

                  Enquanto houver fenómenos tipo Avengers, há sempre cinema.
                  Editado pela última vez por NaoInteressa; 15 January 2020, 11:45.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                    o cinema não acaba porque a maioria das pessoas não vai lá apenas para ver o filme.

                    é acima de tudo um evento social, vai-se com amigos ou família, compra-se pipocas, convive-se e como efeito secundário, vê-se um filme.
                    Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
                    Hmm francamente não sei.. aquele ritual de se ir ao Centro Comercial para ir ao cinema, comprar pipocas e um refrigerante (ou imperial), pelo próprio ambiente em si que a sala oferece.. arriscaria dizer que não, penso que não vai entrar em desuso! Por muito boa qualidade que se possa ter a ver cinema em casa. Acho que uma coisa não invalida a outra... são experiências diferente (ver em casa ou nas salas de cinema típicas).


                    EDIT: É um pouco como os livros. Se se pensar que, hoje em dia, pode-se ler livros online (Kindles e afins), injustamente se dirá que a Bertrand e outras livrarias terão os dias contados, o que acho de todo que não seja o caso, nem de perto. Pelo menos no que depender de mim não será concerteza, pois nunca prescindirei de ler livros em formato físico

                    Não acho que toda a gente pense da mesma maneira.
                    Eu vou ao cinema essencialmente pelo tamanho do ecrã, pela qualidade do som, pelo ambiente da sala em si, mas não por causa desse 'ritual'

                    Aliás cada vez gosto menos de centros comerciais e pessoas a comer pipocas como se não houvesse amanhã.

                    Comentário


                      #11
                      O cinema city daqui da minha zona, não sei se tem mais espectadores que as moscas que lá andam.

                      Num Shopping, ok já poderá ser diferente. Vai se as compras comprar roupa, ou jantar, ou só passear e talvez se acabe por ir ver um filme.

                      Mas até os cinemas municipais estão a desaparecer, como o daqui da terreóla já fechou.

                      Comentário


                        #12
                        Há muitos anps que não vou ao cinema, aliás poucos fimes vejo e dos que vejo devo terminar uns 3 em 10!
                        De qualquer das maneiras não me vejo a ver um filme rodeado de pessoas e num local onde não posso colocar na pausa quando vou c*gar ou buscar qualquer coisa para roer e beber.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                          O cinema city daqui da minha zona, não sei se tem mais espectadores que as moscas que lá andam.

                          Num Shopping, ok já poderá ser diferente. Vai se as compras comprar roupa, ou jantar, ou só passear e talvez se acabe por ir ver um filme.

                          Mas até os cinemas municipais estão a desaparecer, como o daqui da terreóla já fechou.
                          Falais do Beloura?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Falais do Beloura?
                            Leiria

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              (no escurinho do cinema, chupando drops de anis)
                              Só os "cotas" do fórum é que perceberam a referência à Rita Lee.

                              Comentário


                                #16
                                tendo em conta esta noticia acabadinha de sair do forno diria que o cinema está bem e de saúde.
                                https://www.jn.pt/artes/rei-leao-foi...-11705967.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                  Não acho que toda a gente pense da mesma maneira.
                                  Eu vou ao cinema essencialmente pelo tamanho do ecrã, pela qualidade do som, pelo ambiente da sala em si, mas não por causa desse 'ritual'

                                  Aliás cada vez gosto menos de centros comerciais e pessoas a comer pipocas como se não houvesse amanhã.
                                  Obviamente que nem toda a gente pensa da mesma maneira. Mas isso é como alguém não gostar do restaurante X e preferir o restaurante Y, entenda-se, preferir ir ao cinema do que ver cinema em casa e vice-versa. Ninguém agrada a gregos e troianos.

                                  Eu acho é que haverá sempre Mercado para que o cinema continue a existir nos moldes como o conhecemos (com as devidas adaptações).
                                  Editado pela última vez por Juventino; 15 January 2020, 12:01.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E muito redutor analisar o futuro do cinema com base nas nossas experiências nos cinemas portugueses.

                                    Por acaso tenho a ideia de ter lido que a afluência aumentou em 2019. Mas somos insignificantes.

                                    Quando muito podemos discutir se o cinema vai acabar em Portugal. Agora a nível mundial, não. E algo que as pessoas gostam de fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Voltei a ir ao cinema há poucos meses, com o meu filho de 4 anos, depois de vários anos sem lá pôr os pés.

                                      A impressão com que fico é que ganham mais dinheiro na venda de pipocas e refrigerantes, que propriamente no principal. Sobrevivem do facto de serem uma "loja âncora" nos espaços comerciais, logo com poder de negociação, ocupando áreas especificas arquitectonicamente e de dificil adaptação.

                                      É inegável que o sector sofreu um declínio, pelo menos em Portugal. Se já bateu no fundo, ou se se torna um nicho, é que não faço ideia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                        Não acho que as coisas que mencionas tenham comparação possível, já que para todos os efeitos eram nichos, eram simples atalhos a que a maior parte da população não tinha acesso, por desconhecimento ou por opção, já que alguns eram ilegais.

                                        O streaming é uma ameaça real, já que é legalizado, barato e acessível por qualquer pessoa com um laptop ou mesmo com um comando de TV nas mãos.
                                        Isso pega num pormenor irrelevante...
                                        Clubes de Video eram nichos ou ilegais? Vendas e Alugueres de DVD's eram nicho ou ilegais?
                                        Not the point...

                                        E eu não acho que a suspeita que referes é empírica/pessoal mas na realidade não tem substância, e que na práctica não haja ameaça:


                                        1. https://www.dnoticias.pt/pais/mais-e...2019-KG5668936

                                        2. Recordes de vendas de bilheteiras em 2019

                                        3. Tendências internacionais não são de diminuiçao
                                        https://www.cinemauk.org.uk/the-indu...nual-spending/
                                        Editado pela última vez por PePa; 15 January 2020, 12:01.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo menos em números de bilhetes vendidos, falando de USA, 2017 e 2019 foram os piores anos dos últimos 25 em que há registo. Mas o declínio não é assim tão acentuado, é uma queda não muito vertiginosa.



                                          Editado pela última vez por Charger144; 15 January 2020, 12:07.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                            Leiria
                                            Cinema City?


                                            Esse para a zona onde está até tem um público jeitoso

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                              o cinema não acaba porque a maioria das pessoas não vai lá apenas para ver o filme.

                                              é acima de tudo um evento social, vai-se com amigos ou família, compra-se pipocas, convive-se e como efeito secundário, vê-se um filme.
                                              A resposta está aqui. Obviamente pelo menos a médio prazo não vai acabar, nem nada lá perto.
                                              Comparar com clubes de video não faz qualquer sentido, porque no clube de video não se via o filme, o clube de video era um obstáculo e não um serviço só por si. O Serviço era o filme que é o que se passa no cinema.
                                              Por muito que o pessoal veja em casa em ecrãs cada vez maiores nunca será a mesma coisa.
                                              E digo isto não indo ao cinema há séculos. Mas conheço muita gente que vai, então pais com os filhos são mesmo muitos. Os filmes de animação devem ter receitas bem interessantes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post

                                                (...)

                                                Eu vou ao cinema essencialmente pelo tamanho do ecrã, pela qualidade do som, pelo ambiente da sala em si

                                                (...)
                                                Nem mais!
                                                Por muito boa e grande que seja a televisão/projector em casa, ainda não consegue ter o mesmo efeito de imersão da enoooorme tela de uma sala de cinema.
                                                O som em casa também pode ser muito bom, mas simular a imersão de um sistema de sala de cinema é mesmo estar a pedir problemas com os vizinhos.

                                                Quanto aos assentos e às pipocas, consigo melhor em casa. Há mais de 10 anos que não como pipocas no cinema, e em casa é quase sempre

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                  Nem mais!
                                                  Por muito boa e grande que seja a televisão/projector em casa, ainda não consegue ter o mesmo efeito de imersão da enoooorme tela de uma sala de cinema.
                                                  O som em casa também pode ser muito bom, mas simular a imersão de um sistema de sala de cinema é mesmo estar a pedir problemas com os vizinhos.

                                                  Quanto aos assentos e às pipocas, consigo melhor em casa. Há mais de 10 anos que não como pipocas no cinema, e em casa é quase sempre
                                                  Podes sempre fazer as pipocas em casa e levar escondido na mala da Maria. Se ela não for contigo, levas no meio das pernas, e dizes que és avantajado!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    evolução do nº de bilhetes vendidos em portugal, na europa, nos usa, no mundo?

                                                    já agora a grande quebra das vends de bilhetes foi com o aparecimento da tv, a partir daí o cinema foi tendo cada vez mais concorrencia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                      Nem mais!
                                                      Por muito boa e grande que seja a televisão/projector em casa, ainda não consegue ter o mesmo efeito de imersão da enoooorme tela de uma sala de cinema.
                                                      O som em casa também pode ser muito bom, mas simular a imersão de um sistema de sala de cinema é mesmo estar a pedir problemas com os vizinhos.

                                                      Quanto aos assentos e às pipocas, consigo melhor em casa. Há mais de 10 anos que não como pipocas no cinema, e em casa é quase sempre
                                                      Discordo em absoluto.

                                                      Estás mais perto da tela, logo não precisa de ser tão grande.



                                                      -Maximum and Recommended THX viewing distances: THX also publishes standards for movie theaters to adhere to for THX certification. THX requires that the back row of seats in a theater have at least a 26 degree viewing angle and recommends a 36 degree viewing angle.
                                                      Se tiveres uma TV de 65 polegadas e te sentares a 2.3m, tens exactamente o mesmo tamanho que uma sala de cinema bem desenhada.

                                                      O som então nem se compara, por "pouco" dinheiro, tens muito mais qualidade do que qualquer sala do mundo.

                                                      E depois não tens asneiras como estas do NOVISSIMO cinema do norte shopping. Fotos minhas.


                                                      Keystone errado




                                                      Luz de emergencia que inutiliza o ecra

                                                      Editado pela última vez por Illusion; 15 January 2020, 12:38.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                                        Nem mais!
                                                        Por muito boa e grande que seja a televisão/projector em casa, ainda não consegue ter o mesmo efeito de imersão da enoooorme tela de uma sala de cinema.
                                                        O som em casa também pode ser muito bom, mas simular a imersão de um sistema de sala de cinema é mesmo estar a pedir problemas com os vizinhos.

                                                        Quanto aos assentos e às pipocas, consigo melhor em casa. Há mais de 10 anos que não como pipocas no cinema, e em casa é quase sempre
                                                        São coisas ainda assim bastante diferentes, um ecran de cinema tem fácilmente 13 m de diagonal, ou seja 520 polegadas, um bocadinho distante das maiores televisões que se vendem .... O mesmo com o som.

                                                        Mas o facto de termos o compromisso de desligar em relação ao exterior e ver o filme a 100% é outra coisa que dificilmente se tem em casa.

                                                        Gosto muito de cinema, vejo muitos filmes em casa, mas nada como ir mesmo ao cinema.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Deixei de ir ao cinema pelo preço !

                                                          Além de serem caros, ainda temos de gramar com 30m de anuncios! Não obrigado!

                                                          Pelo preço prefiro ver em casa e ir a um bom restaurante

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                            Pelo menos em números de bilhetes vendidos, falando de USA, 2017 e 2019 foram os piores anos dos últimos 25 em que há registo. Mas o declínio não é assim tão acentuado, é uma queda não muito vertiginosa.




                                                            os usa e a china são os maiores mercados do mundo

                                                            interessante, as vendas baixam, mas a receita aumenta

                                                            há que tirar o efeito da inflação à receita, mas mesmo assim

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X