Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lobo Ibérico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lobo Ibérico

    Já algum de vós teve a felicidade de ver uma lobo na natureza em Portugal? Em que região?
    Nos últimos anos tenho acumulado centenas de km a pé por entre montes e vales e não vi sequer sinais da sua existencia.

    #2
    Espero não ver, já me chegam as alcateias de cães selvagens....

    Comentário


      #3
      Já vi vários na minha terra no interior norte de Portugal. Normalmente andam pelo monte e serranias e só descem às aldeias de inverno para atacar o gado quando há menos presas. Isto era há uns anos. Agora já tem havido alguns relatos de haverem cada vez mais ataques a rebanhos mesmo no verão por haverem mais lobos e as presas naturais não chegarem para todos. Ataques a pessoas nunca ouvi falar, eles fogem se virem, cheirarem ou sentirem humanos

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Sim, já vi, mas investi centenas de horas nisso. Foi um sonho que cumpri o ano passado.

          Desde a minha adolescência que faço montanhismo e durante anos vi pegadas, fezes e outros vestígios, cheguei a ouvir os uivos ao dormir na montanha, mas nunca tinha conseguido ver. Em 2019, farto de os tentar encontrar no Gerês, rumei a montesinho e fiz lá uma caminhada em autonomia, durante 3 dias, vi 2 lobos. Em dezembro do ano passado fui fazer uma caminhada na Serra Amarela, no PNPG e calhou de encontrar um a menos de 150 metros.

          Há um tipo de Ponte da Barca que dedica a vida a isto - Carlos Pontes, segue o perfil dele nas redes sociais, mas não tentes sequer perguntar-lhe, nunca te irá dizer onde consegue observá-los e fazer as fotos.

          Se quiseres tentar, não percas tempo no geres, vai logo a montesinho, a taxa de sucesso é muito superior

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
            Sim, já vi, mas investi centenas de horas nisso. Foi um sonho que cumpri o ano passado.

            Desde a minha adolescência que faço montanhismo e durante anos vi pegadas, fezes e outros vestígios, cheguei a ouvir os uivos ao dormir na montanha, mas nunca tinha conseguido ver. Em 2019, farto de os tentar encontrar no Gerês, rumei a montesinho e fiz lá uma caminhada em autonomia, durante 3 dias, vi 2 lobos. Em dezembro do ano passado fui fazer uma caminhada na Serra Amarela, no PNPG e calhou de encontrar um a menos de 150 metros.

            Há um tipo de Ponte da Barca que dedica a vida a isto - Carlos Pontes, segue o perfil dele nas redes sociais, mas não tentes sequer perguntar-lhe, nunca te irá dizer onde consegue observá-los e fazer as fotos.

            Se quiseres tentar, não percas tempo no geres, vai logo a montesinho, a taxa de sucesso é muito superior
            Fizeste o trilho completo da serra amarela? No Montesinho já lá andei à procura durante uns dias e nada, o mesmo se aplica ao Gerês. Nem quando fiz a travessia da Peneda e Soajo tive sorte.

            Vou ver essa página, obrigado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
              Fizeste o trilho completo da serra amarela? No Montesinho já lá andei à procura durante uns dias e nada, o mesmo se aplica ao Gerês. Nem quando fiz a travessia da Peneda e Soajo tive sorte.

              Vou ver essa página, obrigado.
              Vai sozinho e vestido à caçador, não leves os tópicos GTX de montanhismo vermelhos e amarelos...

              Fiz a travessia da serra amarela sim, mas vou lá com frequência aprender apicultura e no verão para uns mergulhos nas melhores lagoas que conheço em PT!

              Comentário


                #8
                Nunca vi, e sinceramente não tenho interesse em cruzar-me com um. Os meus familiares mais velhos é que chegaram a ver na aldeia, inclusive com um ou outro episódio de borrar a cueca e que podia ter corrido muito mal.

                Nada como falar com pastores sobretudo da zona de Vinhais e Bragança (Montesinho). Há bastantes nesta zona norte de Trás-os-Montes e também em Espanha: Sanabria, Astúrias, Orense...inclusive ataques ou tentativas de ataques a rebanho chega a ser dia sim dia não.

                Se tiveres interesse nos cães de rebanho, também pode ser interessante ver como os mesmos defendem o rebanho dos lobos, inclusive tens alguns que são autênticos "exércitos" de máquinas a trabalhar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                  Nunca vi, e sinceramente não tenho interesse em cruzar-me com um. Os meus familiares mais velhos é que chegaram a ver na aldeia, inclusive com um ou outro episódio de borrar a cueca e que podia ter corrido muito mal.

                  Nada como falar com pastores sobretudo da zona de Vinhais e Bragança (Montesinho). Há bastantes nesta zona norte de Trás-os-Montes e também em Espanha: Sanabria, Astúrias, Orense...inclusive ataques ou tentativas de ataques a rebanho chega a ser dia sim dia não.

                  Se tiveres interesse nos cães de rebanho, também pode ser interessante ver como os mesmos defendem o rebanho dos lobos, inclusive tens alguns que são autênticos "exércitos" de máquinas a trabalhar.
                  Confirmo relativamente ao cão de gado transmontano. Tive um e é um animal fantástico.

                  Os ataques aos rebanhos tem reduzido, mas ainda existem. Os lobos não tem alimentação suficiente e viram-se para onde ela é mais fácil. Estranho até eles não se deslocarem para o vale do homem, onde a cabra perynaica começa a ser muito predominante.

                  Quanto aos episódios de borrar a cueca com lobos... Sou céptico. Nas aldeias transmontanas passa-se a mensagem que o lobo é mau e come as crianças. Já ouvi isto de velhotes de 70 anos. Há muita desinformação. Compreendo perfeitamente que eles não gostem do lobo porque lhes come as ovelhas. Eu também não gosto de cães vadios porque me entram na propriedade e não posso enchumba-los que é crime. Também não gosto da raposa no galinheiro, mas livre, no meio do campo, adoro vê-las.

                  Quanto às guerra com animais, ultimamente tem sido com as águas de asa redonda. Têm levado parte das galinhas. Isto também traz vantagens porque para as colocar no capoeiro basta levantar o drone
                  Editado pela última vez por Tictac; 19 January 2020, 21:58.

                  Comentário


                    #10
                    No centro de recuperação do lobo ibérico em Mafra.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                      Confirmo relativamente ao cão de gado transmontano. Tive um e é um animal fantástico.

                      Os ataques aos rebanhos tem reduzido, mas ainda existem. Os lobos não tem alimentação suficiente e viram-se para onde ela é mais fácil. Estranho até eles não se deslocarem para o vale do homem, onde a cabra perynaica começa a ser muito predominante.

                      Quanto aos episódios de borrar a cueca com lobos... Sou céptico. Nas aldeias transmontanas passa-se a mensagem que o lobo é mau e come as crianças. Já ouvi isto de velhotes de 70 anos. Há muita desinformação. Compreendo perfeitamente que eles não gostem do lobo porque lhes come as ovelhas. Eu também não gosto de cães vadios porque me entram na propriedade e não posso enchumba-los que é crime. Também não gosto da raposa no galinheiro, mas livre, no meio do campo, adoro vê-las.

                      Quanto às guerra com animais, ultimamente tem sido com as águas de asa redonda. Têm levado parte das galinhas. Isto também traz vantagens porque para as colocar no capoeiro basta levantar o drone
                      Também já tive um cão de gado transmontano, adoro a raça e ando com ideias de voltar a ter outro. Mas infelizmente já sobre do mesmo mal de outras raças de cães de rebanho.
                      De momento só tenho um Serra de pêlo curto, a caminhar para velho.

                      Por acaso a minha aldeia deve ser das poucas de Trás-os-montes onde não há grandes registos de presença de lobos nos últimos anos, e também há poucos rebanhos.
                      O lobo é um animal extremamente inteligente que não se vai colocar em perigo por estupidez, por isso não deve ser muito fácil avistá-los.

                      A parte das histórias é verdade, mas isso acontece um pouco por todo o lado, basta ver a verdadeira história do capuchinho vermelho e dos 3 porquinhos .

                      A minha avó há muitas décadas atrás chegou a ser perseguida por 2 lobo quando ia a cavalo na burra entre aldeias, mas não atacaram. Por lá até é comum dizer que, caso ela passasse para aldeia seguinte que aí sim iam atacar.
                      Mais recentemente há relatos de ataques a burras, mas não posso confirmar se são totalmente verdade ou não.
                      Também têm aumentado as matilhas de cães vadios, grande parte perdidos ou abandonados pelos caçadores.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        Também já tive um cão de gado transmontano, adoro a raça e ando com ideias de voltar a ter outro. Mas infelizmente já sobre do mesmo mal de outras raças de cães de rebanho.
                        De momento só tenho um Serra de pêlo curto, a caminhar para velho.

                        Por acaso a minha aldeia deve ser das poucas de Trás-os-montes onde não há grandes registos de presença de lobos nos últimos anos, e também há poucos rebanhos.
                        O lobo é um animal extremamente inteligente que não se vai colocar em perigo por estupidez, por isso não deve ser muito fácil avistá-los.

                        A parte das histórias é verdade, mas isso acontece um pouco por todo o lado, basta ver a verdadeira história do capuchinho vermelho e dos 3 porquinhos .

                        A minha avó há muitas décadas atrás chegou a ser perseguida por 2 lobo quando ia a cavalo na burra entre aldeias, mas não atacaram. Por lá até é comum dizer que, caso ela passasse para aldeia seguinte que aí sim iam atacar.
                        Mais recentemente há relatos de ataques a burras, mas não posso confirmar se são totalmente verdade ou não.
                        Também têm aumentado as matilhas de cães vadios, grande parte perdidos ou abandonados pelos caçadores.
                        A propriedade que eu falo é a menos de 10km do centro da da capital de distrito, portanto não se coloca o caso dos caçadores mas da estupidez dos urbanitas

                        Comentário


                          #13
                          É muito dificil ver lobos, eles só vão para perto das pessoas por acidente. Eles conseguem cheirar um humano ao longe

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                            Também já tive um cão de gado transmontano, adoro a raça e ando com ideias de voltar a ter outro. Mas infelizmente já sobre do mesmo mal de outras raças de cães de rebanho.
                            De momento só tenho um Serra de pêlo curto, a caminhar para velho.

                            Por acaso a minha aldeia deve ser das poucas de Trás-os-montes onde não há grandes registos de presença de lobos nos últimos anos, e também há poucos rebanhos.
                            O lobo é um animal extremamente inteligente que não se vai colocar em perigo por estupidez, por isso não deve ser muito fácil avistá-los.

                            A parte das histórias é verdade, mas isso acontece um pouco por todo o lado, basta ver a verdadeira história do capuchinho vermelho e dos 3 porquinhos .

                            A minha avó há muitas décadas atrás chegou a ser perseguida por 2 lobo quando ia a cavalo na burra entre aldeias, mas não atacaram. Por lá até é comum dizer que, caso ela passasse para aldeia seguinte que aí sim iam atacar.
                            Mais recentemente há relatos de ataques a burras, mas não posso confirmar se são totalmente verdade ou não.
                            Também têm aumentado as matilhas de cães vadios, grande parte perdidos ou abandonados pelos caçadores.
                            Isto sim tem sido complicado, mas pessoalmente dispenso ser apanhado "desprevenido" no meio de uma lua nova, por qualquer outro animal selvagem maior que uma lebre

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              A propriedade que eu falo é a menos de 10km do centro da da capital de distrito, portanto não se coloca o caso dos caçadores mas da estupidez dos urbanitas
                              Está a tornar-se uma das "pragas" dos tempos modernos, e sobre este tema vamos ver o que o futuro nos vais reservar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Isto sim tem sido complicado, mas pessoalmente dispenso ser apanhado "desprevenido" no meio de uma lua nova, por qualquer outro animal selvagem maior que uma lebre
                                Raposas já vi muitas, inclusive tenho tido ao longo dos anos algumas a habitar aqui à volta da minha casa. Javalis também, se bem que esses são mais raros e ainda estou para perceber como cá vieram parar

                                Estou a falar duma casa mesmo em frente ao Porto, na margem do Douro, entre as Pontes da Arrábida e no Freixo.
                                Ainda na última cheia avisei uma lontra a uns 5 metros de mim, num local que corresponde ao passeio da marginal

                                Comentário


                                  #17
                                  A solução para cães vadios era educar, mas parece que tem dado resultado contrário. Educamos as pessoas a tratar tão bem os animais que nem sequer toleram que estes sejam colocados no canil, mas ao mesmo tempo, ainda os abandonam. É meio que complicado resolver isto. Ainda por cima agora que acabaram com os canis de abate.

                                  Já tive problemas com criação de cães dentro da própria propriedade. Já chamei o canil e nada fizeram. Já vedei a propriedade e arranjo a rede todos os anos, mas há sempre um burro que deve cortar aquilo para os cães poderem vir cá para dentro, que sempre tem uns coelhos bravos que podem caçar. Ou até mesmo um caçador para vir treinar os dele. O último gajo que vi a treinar na quinta, disse-lhe que se o voltasse a ver, ficaria na quinta . Deve-me ter achado avariado e o que é certo é que há dois anos que não aparece.

                                  Também há raposas, mas desde que se eletrificou a rede que veda as galinhas, nunca mais houve problema. Agora até ajudam a controlar a população dos coelhos bravos que comem as vinhas novas.
                                  Editado pela última vez por Tictac; 20 January 2020, 01:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também já tive a minha dose de coelhos do monte, davam cabo de tudo na horta. Por acaso na altura tinha um gato que caçou uns quantos para comer

                                    Depois a população de raposas aumentou, e entretanto houve uma doença qualquer que dizimou tudo, tanto os de monte como os de criação. Agora alguns anos depois já começo a ver alguns coelhos bravos, e é isto o ecossistema

                                    Isso que referes dos cães vadios está de acordo com o que eu referi de começar a tornar-se praga, mas enquanto quem tiver a mão no (des) controlo forem aqueles que os chamam de patudos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vejo muitas raposas aqui a sul de Munique e como não tenho criação nem terrenos acho o animal muito bonito e agrada-me sempre que os vejo, javalis também não faltam e agora até parece que a coisa de 60-70kms foi visto um Urso que felizmente tem receio das pessoas e foge, está a ser vigiado noite e dia claro.

                                      Já leva uns bons anos que havia um outro Urso mas tiveram que o abater pois entrava nas povoações e não se assustava nem evitava o contacto com humanos.

                                      Também costumo ver veados com fartura e agora fala-se muito do lobo que já há muitos registos deles a passear nas povoações e inclusive onde eu resido onde algumas pessoas afirmam ser um lobo mas não foi confirmado ainda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ouvia tantas histórias de lobos na minha infância

                                        eles não atacam os humanos ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                          ouvia tantas histórias de lobos na minha infância

                                          eles não atacam os humanos ?
                                          essas histórias são um mito, li há uns tempos que a sua origem vem de cães selvagens vários séculos atrás.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ou os cães é que vêm dos lobos?

                                            Pelo que li um cão selvagem retorna rapidamente a lobo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AltoBelo Ver Post
                                              Ou os cães é que vêm dos lobos?

                                              Pelo que li um cão selvagem retorna rapidamente a lobo
                                              LOL

                                              Cães vadios nas serranias é que são o meu problema....de qualquer das maneira dispenso encontro com lobos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É fácil! É só chamar com sotaque americano, "ou lou-bou", que o bicho pensa que vem aí um gringo cheio de pasta e aparece logo a rastejar aos pés como um rafeiro.
                                                Como bom português que se preza não podia fazer outra coisa...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                                  Vejo muitas raposas aqui a sul de Munique e como não tenho criação nem terrenos acho o animal muito bonito e agrada-me sempre que os vejo, javalis também não faltam e agora até parece que a coisa de 60-70kms foi visto um Urso que felizmente tem receio das pessoas e foge, está a ser vigiado noite e dia claro.

                                                  Já leva uns bons anos que havia um outro Urso mas tiveram que o abater pois entrava nas povoações e não se assustava nem evitava o contacto com humanos.

                                                  Também costumo ver veados com fartura e agora fala-se muito do lobo que já há muitos registos deles a passear nas povoações e inclusive onde eu resido onde algumas pessoas afirmam ser um lobo mas não foi confirmado ainda.
                                                  Também se vêem ursos em barda em PT. Ursos urpadores.
                                                  E javalis também. Javardos. Então as estradas estão cheinhas deles.
                                                  E veados também há. Viados com i. Mas esses estão mais concentrados em Lisboa.
                                                  A única coisa que não se avista é corvos. De longe a longe lá aparece um em V.N. de Cerveira que atravessou o rio, embora muito dificilmente em dias de feira. Em compensação, pêgas não faltam. Com asas ou com saias, é só escolher.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Incrível que com tanta informação em 2020 e ainda há quem pense que o lobo ataca o humano!

                                                    BTW, tenho alguma "inveja" do TicTac e dos que já viram esta incrível animal em estado selvagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                      Incrível que com tanta informação em 2020 e ainda há quem pense que o lobo ataca o humano!

                                                      BTW, tenho alguma "inveja" do TicTac e dos que já viram esta incrível animal em estado selvagem.
                                                      Realmente é incrível.
                                                      https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wolf_attacks

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O único lobo selvagem que vi na natureza, por sinal muito feroz (capaz de me matar se tivesse oportunidade), foi a minha sogra.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Em Portugal encontro um caso em 1945, 11 crianças. Hoje em dia os animais querem é distancia da gente e não podemos esquecer dos casos de raiva ou fome extrema. Com fome extrema qualquer carnívoro tenta a sua sorte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Há dois anos fui a um centro que se dedica ao estudo e protecção do lobo ibérico e tem alguns animais em cativeiro (crias abandonadas ou animais feridos que depois não conseguem voltar à natureza). Apesar de não ser propriamente em estado selvagem, dá para ver de perto os animais num recinto fechado.
                                                            Fica mesmo pegado ao Parque de Montesinho mas do lado de Espanha. Se não me engano, passei a fronteira por Rio de Onor. É um passeio engraçado porque dá para ver aquela zona de Bragança, ir a Sanabria e ficar convenientemente hospedado n'O Abel que tem uma posta muito boa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X