Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Agências de Recrutamento Temporárias, o que é realmente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Agências de Recrutamento Temporárias, o que é realmente?

    Boas pessoal, é um OFF - Topic, infelizmente, o desemprego, escolheu-me, após uns anitos estar a trabalhar em operador CNC, a linha onde estava em questão se extinguiu e eu vim para a rua.
    A minha admiração agora, é que o nosso IEFP, deve estar em parceria com agências temporárias, e pelo vistos não são poucas. Vou Citar Aqui alguns Nomes:

    Randstad, Kelly , Nortempo , GiGroup, Talenter, Adecco, ManPowerGroup, Egor ...

    Lembro na altura que entrei no ativo, volta de 2005 acabei os meus estudos, e existia nessa altura em portugal, ou era mais falada a "RandStad", agora em cada canto ( pelo menos em S. João da Madeira ), um beco existe uma agência destas.

    Com curiosidade li em algures que estas agências cobram por colaborador em média de 10 Euros a 20 Euros por hora ( com suante a popularidade da mesma ) e pagam o salário minimo ou seja cerca de 3 euros por hora aos seus colaboradores. Estamos a falar nos salários base, porque se for trabalhos com cursos superiores, engenheiros e assim, poderá ser uns 100, 200 euros por hora.

    Agora, pergunto, que beneficio trás estas agências ás empresas e ao país?

    - Contratos com termo incerto? - Qualquer empresa, tendo um contabilista empresarial, ou dois, se o contrato for vinculado, pode-se fazer o mesmo sem qualquer agência.

    - Responsabilidades de ida ao médico e afins? - Mais uma vez, um gestor de empresa, contabilista empresarial ou similar, possivelmente ficava com essa responsabilidade.

    Se uma empresa recruta-se uma pessoa por si mesma, possivelmente pagava muito menos, que estas agências estarem no ativo, só se o IEFP/S.S as ajudar nas despesas se a pessoa estiver inscrita e desempregada a mais de 12 meses. Já ouvi falar disso.

    Geralmente este tipo de agências são usadas nas grandes empresas e médias fabris. ( Yazaki Saltano , Toyota , Bosch ... )

    A vossa opinião, onde está o favoritismo deste tipo de empresas?


    O mais engraçado, é que recrutam e despedem em poucos meses, ou semanas. Parece uma bola de neve!




    A vossa opinião?

    #2
    a turba socialista cria leis dementes que impedem o mercado de trabalho de ser flexível e livre.

    o mercado ajusta-se e arranja subterfúgios para contornar a situação, o que resulta no aparecimento de intermediários que retiram valor da cadeia e acabam por roubar rendimento ao trabalhador final.

    o valor que estas empresas intermédias trazem é só um: tentar minorar os efeitos de uma legislação laboral rígida e lunática.

    mudando a legislação, estas empresas acabavam num instante, e esse valor acrescentado passava a ir para o funcionário.


    como sempre, o socialismo empobrece.

    Comentário


      #3
      As vantagens são as de se poder despachar um trabalhador incompetente de um dia para o outro

      Há quem prefira pagar mais para ter pessoal que trabalhe

      Comentário


        #4
        minorar os efeitos de uma legislação laboral rígida e lunática
        Não é só a legislação laboral, até acho que é o menor dos males. O que pesa mais no nosso país é a cultura de trabalho que se criou nestes ultimos anos

        Tenho vários exemplos práticos em que funcionários pura e simplesmente se recusam a desempenhar tarefas com desculpas sem sentido. Não se trata de trabalhar para alem da hora, ou de ir para alem da sua categoria profissional, são casos como um marteleiro não querer pegar em mais nada do que um martelo ou um ajudante não querer ir a locais que acha serem demasiados altos, mesmo com todos os procedimentos de hst cumpridos. Há muitos casos como estes e é nestes casos que o trabalho temporário é útil. Não quer vai embora e vem outro

        Comentário


          #5
          Dependendo da área, e se fores um bom operador, recebes mais que o salário mínimo.
          Da mesma forma que as empresas pagam menos que os 10 ou 20€/h pelos temporários.

          A vantagem destas agências, é que para uma empresa que precise de alguém durante 1 mês ou 2, imagina, para cobrir uma baixa, um aumento repentino de trabalho, é bastante célere para ter soluções. Depois, se o funcionário for bom, e for previsível continuar a precisar dele, a própria empresa acaba por lhe propor passar a trabalhar directamente com eles. Alguns aceitam, outros não.

          Convém fazerem bem as contas, por mês trazem mais dinheiro pelas agências de trabalho temporário, mas recebem sempre os proporcionais de férias e natal e mais outras coisas. Sendo um contrato de trabalho direto, normalmente trazem menos dinheiro por mês, mas praticamente a mesma coisa por ano.

          Por aqui, normalmente contrata-se temporários em duas situações:

          Cobrir baixas prolongadas.
          Quando há um aumento anormal da carga de trabalho.
          Editado pela última vez por darkwings; 21 January 2020, 10:13.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
            a turba socialista cria leis dementes que impedem o mercado de trabalho de ser flexível e livre.

            o mercado ajusta-se e arranja subterfúgios para contornar a situação, o que resulta no aparecimento de intermediários que retiram valor da cadeia e acabam por roubar rendimento ao trabalhador final.

            o valor que estas empresas intermédias trazem é só um: tentar minorar os efeitos de uma legislação laboral rígida e lunática.

            mudando a legislação, estas empresas acabavam num instante, e esse valor acrescentado passava a ir para o funcionário.


            como sempre, o socialismo empobrece.
            As empresas em Portugal nao estao para se chatear.
            Na Irlanda tens dezenas de ofertas de emprego como contractor, em Portugal essas ofertas vao todas para as empresas de outsourcing. Eu diria que nao existe grande diferenca entre ter alguém a trabalhar a recibos verdes e outra em regime de time & materials através de uma empresa de outsourcing.

            Comentário


              #7
              Em CNC ainda se arranja trabalho, pelo menos na zona centro. De qualquer forma, volta e meia tens ofertas para auxiliar, manutenção, armazém...

              Estive 2 anos pela EGOR em termo incerto, e acabando o tempo passei para contrato interno na anterior empresa onde trabalhei. Durante esses 2 anos recebia em duodécimos. Mas por melhor que fosse, o meu salário base dentro do quadro da empresq, era mais uns trocos que o salario minimo nacional.

              O que me assusta nestas empresas é o asco que têm a pessoal que queiram mudar de empresa, nem que seja por razões de distância em relação à residência. Tudo a querer disponibilidade imediata, seja para ganhar trampa ou para ganhar mais algumas centenas de euros de base.

              Comentário


                #8
                Quando comecei a trabalhar e não arranjava nada da minha área recorri a uma dessas empresas. Recebia razoavelmente bem e tinha cartão de refeição mas acho que não fazia descontos (não me recordo bem) nem tinha subsídios.
                A margem de progressão (passar para a empresa que está a contratar os serviços temporários) pode ser complicado depende do ramo da empresa.
                Estava a contrato diário pelo que podiam dispensar os serviços de um dia para o outro. Bastou isso acontecer uma vez e nunca mais voltei sempre que me tentaram chamar, ver quem dá o litro a ir embora para ficar quem não trabalha não é comigo, é o pais que temos

                Estas empresas vieram dificultar de certo modo os contratos efetivos ou a tempo incerto, mas por outro lado dão a possibilidade da empresa escolher quem quer a trabalhar por eles.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X