Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Isabel dos Santos constituída arguida em Angola

    Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal angolana Sonangol, anunciou a Procuradoria-Geral da República de Angola, esta quarta-feira.

    Heldér Pitta Grós, PGR angolano, anunciou que a empresária, filha de José Eduardo dos Santos, foi constituída arguida numa conferência de imprensa em Luanda.

    Recorde-se que a empresária angolana tem sido notícia nos últimos dias depois de ser conhecido o caso Luanda Leaks, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, onde foram analisados 715 mil documentos que mostram esquemas financeiros feitos, alegadamente, por parte de Isabel dos Santos.

    A investigação detalha esquemas financeiros que terão permitido retirar dinheiro dos cofres do Estado angolano, por meio de paraísos fiscais. No final do ano passado, Isabel dos Santos já tinha sido acusada pela justiça angolana de celebrar negócios com o Estado através de empresas públicas.

    Esta quarta-feira, a SIC Notícias, que cita fonte oficial angolana, avançou que Hélder Pitta Grós está a caminho de Lisboa para se encontrar com a sua homóloga portuguesa, Lucília Gago, esta quinta-feira.

    já que vem para durar o tema, aqui fica uma thread só para a Isabelinha

    Quando, ainda em 2019, me deparei com um arresto, decretado em Angola, a todas as contas dela. Pensei logo, o pai já não protege como antes.
    Fiquei muito surpreso, com a decisão. Dado que algo assim em Angola, é porque algo mudou ou outros interesses existem.


    O Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais da empresária angolana Isabel dos Santos, de Sindika Dokolo e Mário da Silva, além de nove empresas nas quais detêm participações sociais

    m comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola refere que o Serviço Nacional de Recuperação de Ativos intentou uma providência cautelar de arresto no Tribunal Provincial de Luanda contra Isabel dos Santos, Sindika Dokolo e Mário Filipe Moreira Leite da Silva.

    De acordo com a PGR, Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, e Filipe da Silva celebraram negócios com o Estado angolano através das empresas Sodiam, empresa pública de venda de diamantes, e com a Sonangol, petrolífera estatal.

    A nota adianta que com a Sonangol foi constituída a sociedade Esperaza Holding BV, detendo a petrolífera 60% do capital social e a Exem Energy BV, empresa que Isabel dos Santos, Sindika Dokolo e Mário da Silva são beneficiários efetivos, com 40%.

    Para a concretização do negócio, acrescenta o comunicado, o Estado angolano, através da Sonangol entrou com 100% do capital, correspondente a 193.465.406 euros, tendo emprestado à sociedade Exem Energy BV 75.075.880 euros, valores que até à presente data não foram devolvidos.

    Segundo a nota, houve uma tentativa de pagamento da dívida por parte desses beneficiários em kwanzas, o que foi rejeitado porque a dívida foi contraída em euros e por constar do contrato uma cláusula que obriga o pagamento na moeda em foi feito o empréstimo.

    "Por outro lado, para investir na empresa suíça De Grisogono - Joalharia de Luxo, os requeridos constituíram, igualmente, a sociedade Victória Holding Limited, cujos sócios são as empresas Exem Mining BV (de que os requeridos são beneficiários efetivos) e a Sodiam - EP, com participações sociais de 50% cada uma", lê-se no documento.

    Nesse negócio, explica a nota, a Sodiam investiu 146.264.434 milhões de dólares, por intermédio de um crédito concedido ao banco BIC, mediante garantia soberana do Estado angolano, que continua a pagar a dívida "sem nunca ter recebido qualquer lucro até à presente data".

    Com a realização destes negócios, o Estado angolano teve um prejuízo de 1.136.996.825,56 dólares, salienta a PGR angolana.

    Da lista de empresas arrestadas constam o banco BIC, na qual Isabel dos Santos detém 25% das participações sociais, através da empresa SAR - Sociedade de Participações Financeiras e 17,5%, por intermédio da empresa Finisantoro Holding Limited de direito maltês, e a Unitel, com 25% participações sociais de Isabel dos Santos, através da empresa Vidatel, Limited.

    O banco BFA, com 51% das participações sociais por intermédio da Unitel, na qual Isabel dos Santos detém 25% através da empresa Vidatel, e a ZAP Media, com 99,9% de participações de Isabel dos Santos, através da empresa Finstar - Sociedade de Investimentos e Participações foram igualmente arrestadas.

    Na Finstar os requeridos são beneficiários últimos de 100% das participações sociais, na Cimangola II SA, Ciminvest - Sociedade de Investimentos e Participações, Isabel dos Santos e Sindika Dokolo são beneficiários últimos, na Condis - Sociedade de Distribuição Angola SA, Isabel dos Santos detém 90% das participações sociais e Sindika Dokolo 7%.

    Também foram arrestadas as empresas Continente Angola, Lda, onde Isabel dos Santos é beneficiária última e a Sodiba - Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola, e Sodiba Participações, em que a empresária angolana é igualmente beneficiária última.

    Relativamente às contas bancárias pessoais dos requeridos, o tribunal decretou o bloqueio nos bancos BFA, BIC, BAI e Banco Económico.

    A PGR sublinha que para garantir o normal funcionamento das empresas, cujas participações sociais foram arrestadas a seu pedido, o tribunal indicou como fiel depositário os próprios conselhos de administração e o Banco Nacional de Angola.

    "Importa realçar que a presente providência cautelar não afeta os postos de trabalhos das empresas supra referidas nem os compromissos por ela assumidos, pois visa apenas acautelar o cumprimento de uma obrigação", realça a nota.
    Em janeiro, temos a bomba do luanda leaks

    #2
    Sem querer colocar-me ao lado de ninguém, nem por em causa a culpa nem a inocência dela.

    Na minha opinião o que se passa não é querer saber a verdade, não é fazer justiça e muito menos corrigir o mal que foi feito. O que eu acho que se passa é apenas uma tentativa de areia para os olhos dos investidores internacionais dizendo "vêm como nós agora somos honestos, venham cá investir". Mas no fundo não acredito que nada mude, apenas mudam algumas caras, mas vai continuar tudo igual

    Comentário


      #3
      angola é uma cleptocracia.

      ela já não manda, por isso vai perder tudo para quem manda agora.

      quem chega ao poder, come tudo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        angola é uma cleptocracia.

        ela já não manda, por isso vai perder tudo para quem manda agora.

        quem chega ao poder, come tudo.
        aqui é igual
        o teu partido ganha
        é mandar os outros todos embora e começar a queimar quem nao interessa
        desde a junta de freg. ao governo\justiça

        Comentário


          #5
          Sendo um jogo político ou não, o que interessa são as provas demonstradas.

          O povo Angolano não é burro, todos sabiam dos tráfico de influências, adjudicações diretas, etc.

          Não tinham era uma verdadeira da pilhagem que foi feita, e até agora apenas uma gota no oceano foi revelado.


          E como sempre, tudo orquestrado em Portugal.


          Quem observar certas entrevistas, como ao Observador, nota-se bem o quão cringe toda a situação é.

          https://www.youtube.com/watch?v=HJS5vPJGLvY


          Ela sabia bem que a bomba estava prestar a arrebentar, provavelmente já o sabia desde o início, e mesmo assim tentou salvar a pele, mas a sua pouca preparação era notória!


          https://www.youtube.com/watch?v=HJS5vPJGLvY

          Comentário


            #6
            Por alguma razão ela ultimamente andava mais em Londres (foi lá a entrevista) pediu cidadania russa.
            Ainda há uns anos estavam todos à espera dela numa AG, penso que da NOS e ela não aparece [emoji854]

            Comentário


              #7
              Acho que sempre teve as duas nacionalidades. Nasceu no Azerbaijão e é filha de mãe russa. Foi quando o pai estava a ser doutrinado na ex-URSS.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                Acho que sempre teve as duas nacionalidades. Nasceu no Azerbaijão e é filha de mãe russa. Foi quando o pai estava a ser doutrinado na ex-URSS.
                Ok.
                Fiquei com ideia de ter pedido. Mas sim, o facto da mãe ser russa, mesmo que não tivesse, faz com que dê para pedir.
                Na RTP a dizer que a pátria dela é Angola [emoji854]

                Comentário


                  #9
                  comparo esta situação à do harvey weinstein: toda a gente sabia o que ali estava mas enquanto os favores iam chegando ninguém se queixou

                  Comentário


                    #10
                    Então mas agora discute-se matérias cuja origem não se sabe qual é?

                    Há bem pouco tempo provas obtidas ilegalmente não podiam ser usadas, mas parece q agora já são suficientes para meter banco de Portugal, governo e conselhos de administração a tomar medidas e a pronunciarem-se sobre este caso.

                    Agora de uma coisa não tenho dúvidas a Isabel até ser julgada, tem 6 milhões de defensores cá em Portugal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                      Acho que sempre teve as duas nacionalidades. Nasceu no Azerbaijão e é filha de mãe russa. Foi quando o pai estava a ser doutrinado na ex-URSS.
                      sim tem nacionalidade Russa e fala Russo
                      essa é uma das fake news, o pedido de nacionalidade

                      Comentário


                        #12


                        https://streamable.com/8osop

                        Comentário


                          #13
                          cheira me que ainda vamos ouvir falar dessa situação

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                            Ok.
                            Fiquei com ideia de ter pedido. Mas sim, o facto da mãe ser russa, mesmo que não tivesse, faz com que dê para pedir.
                            Na RTP a dizer que a pátria dela é Angola [emoji854]
                            Óbvio que Angola é a pátria dela.
                            Angola deu-lhe tudo!

                            Comentário


                              #15
                              Entretanto parece que tentaram matar o banqueiro do BIC.
                              Já parece a máfia siciliana...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                Entretanto parece que tentaram matar o banqueiro do BIC.
                                Já parece a máfia siciliana...
                                Não se safou, surgiu há minutos a notícia de que morreu.

                                Provavelmente foi suicidado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  Entretanto parece que tentaram matar o banqueiro do BIC.
                                  Já parece a máfia siciliana...
                                  Actualização, o homem foi encontrado morto no Restelo hoje.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                    Não se safou, surgiu há minutos a notícia de que morreu.

                                    Provavelmente foi suicidado.
                                    Isto é que foi cá uma coincidência, saem as noticias ontem sobre a sua suposta tentativa de suicidio, e hoje aparece morto? Se calhar alguém descobriu pela CS que não tinha acabado o trabalho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A situação tá critica...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                        Não se safou, surgiu há minutos a notícia de que morreu.

                                        Provavelmente foi suicidado.
                                        Cá para mim, foi a dona do dinheiro quem mandou.
                                        E Angola quer tirar a cara do ti Zé Eduardo das notas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                          Entretanto parece que tentaram matar o banqueiro do BIC.
                                          Já parece a máfia siciliana...
                                          É a máfia angolana.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nem todos conseguem viver bem com este tipo de situações. Uma coisa é enquanto não se sabe, outra é depois de se tornar público.

                                            Até porque enquanto um assunto é do conhecimento de poucos a sociedade é acrítica. Mas quando se torna público o efeito "maria vai com as outras" faz com que todos atirem pedras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Nem todos conseguem viver bem com este tipo de situações. Uma coisa é enquanto não se sabe, outra é depois de se tornar público.

                                              Até porque enquanto um assunto é do conhecimento de poucos a sociedade é acrítica. Mas quando se torna público o efeito "maria vai com as outras" faz com que todos atirem pedras.
                                              Mas quando se "tentou suicidar" a primeira vez em inícios de Janeiro, acho que não tinha aparecido nas noticias. Que eu tenha visto só ontem é que apareceu nas noticias. Pode de facto ser suicidio, mas dada a coincidência, lá que é no minimo estranho, lá isso é.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Teixeira dos Santos não se "suicida" também?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nuno Ribeiro da Silva debatia-se há já cerca de dois anos com uma profunda depressão. Os ultimos acontecimentos podem ter sido o detonador

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                    Actualização, o homem foi encontrado morto no Restelo hoje.
                                                    Queima de arquivo, os russos não brincam em serviço!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Coincidência estranha...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mifisarte Ver Post
                                                        Queima de arquivo, os russos não brincam em serviço!
                                                        Russos? O que é que os russos têm a ver com este assunto? Quem tem andado metido em negociatas em Angola são mesmo os portugueses, e os angolanos, claro, e acho que também chineses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E ninguém quer aproveitar para comprar a participação no eurobic a preço de saldo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pode-se dizer que a coisa está preta?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X