Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento Central a Pellets

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento Central a Pellets

    Boas!
    Na minha casa tenho aquecimento central e os respectivos radiadores instalados. Quando comprei a casa, esse aquecimento era feito por uma caldeira a gás que o anterior proprietário me disse logo que ficava bastante caro. Despachei a caldeira e faço o aquecimento das águas sanitárias com um esquentador que gasta menos gás que a caldeira para fazer a mesma função.
    Tenho lareira com recuperador de calor mas não gosto do trabalho e sujidade que ela acarreta.
    Tenho duas ideias, uma é remover a lareira e colocar uma salamandra a pellets hidro ligada ao aquecimento central no seu lugar. Nesta solução vejo a vantagem da própria salamandra aquecer a sala, não precisando de ligar esse radiador.
    A outra é deixar a lareira e colocar uma caldeira a pellets também ligada ao aquecimento central, mas num telheiro existente a 10 metros da casa. Faria um rasgo no muro para passar as tubagens da água. Nesta solução prevejo um maior desperdício de energia e terei de ir ao exterior para encher a máquina.

    Vi na NET a salamandra Metlor Aqua 21 a menos de 1500€. Valor bastante mais baixo que as restantes máquinas que encontrei.
    Alguém tem opinião sobre esta máquina?

    Acrescento que a casa tem 170m2, tanto a cozinha como a arrecadação não têm radiadores. Por isso deve considerar-se uns 120m2 para aquecer.

    Para os entendidos e os que nem por isso, estarei a pensar corretamente?

    Obrigado desde já!

    #2
    Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
    Boas!
    Na minha casa tenho aquecimento central e os respectivos radiadores instalados. Quando comprei a casa, esse aquecimento era feito por uma caldeira a gás que o anterior proprietário me disse logo que ficava bastante caro. Despachei a caldeira e faço o aquecimento das águas sanitárias com um esquentador que gasta menos gás que a caldeira para fazer a mesma função.
    Tenho lareira com recuperador de calor mas não gosto do trabalho e sujidade que ela acarreta.
    Tenho duas ideias, uma é remover a lareira e colocar uma salamandra a pellets hidro ligada ao aquecimento central no seu lugar. Nesta solução vejo a vantagem da própria salamandra aquecer a sala, não precisando de ligar esse radiador.
    A outra é deixar a lareira e colocar uma caldeira a pellets também ligada ao aquecimento central, mas num telheiro existente a 10 metros da casa. Faria um rasgo no muro para passar as tubagens da água. Nesta solução prevejo um maior desperdício de energia e terei de ir ao exterior para encher a máquina.

    Vi na NET a salamandra Metlor Aqua 21 a menos de 1500€. Valor bastante mais baixo que as restantes máquinas que encontrei.
    Alguém tem opinião sobre esta máquina?

    Acrescento que a casa tem 170m2, tanto a cozinha como a arrecadação não têm radiadores. Por isso deve considerar-se uns 120m2 para aquecer.

    Para os entendidos e os que nem por isso, estarei a pensar corretamente?

    Obrigado desde já!
    Não percebi lá muito bem este teu raciocínio... Primeiro, quando falas de gás, estamos a falar de GN ou propano?

    Depois, como é que isso de teres tirado a caldeira e metido um esquentador e gastas menos!?

    Por fim, como é que tiras o recuperador e ligas a salamandra ao circuito de AC!? Achas que por ser pellets não vais ter trabalho de limpeza na mesma, além de teres que andar a carregar as pellets!?

    Eu também gostava de ter algo a pellets numa moradia que viesse a adquirir mas duvido muito que colocasse. Além de não ser uma solução perfeita, pois temos que ter este espírito de andar a limpar e tu próprio dizes que não gostas de o fazer no recuperador, existe o problema da manutenção. Já com as caldeiras só se vê sapateiros e queres te meter numa solução que quase não se vê em PT!? Deve ser bonito arranjar alguém capaz e competente para instalar isso e fazer a manutenção adequada...

    Vou-te ser sincero, a melhor solução era a que tinhas inicialmente, partindo do pressuposto que estamos a falar de GN. O preço do gás nunca teve tão barato, pouca manutenção é necessário e limpeza zero. É a melhor solução. Nem percebi o que fizeste para meter um esquentador mas ok...

    Comentário


      #3
      Não existe nada mais barato em Portugal para aquecer uma casa do que o gás natural.

      Se o antigo proprietário dizia que o aquecimento ficava caro, então das duas uma:

      - Tens gás canalizado propano (ao invés de natural) que é efectivamente caro;
      - A instalação da tubagem (seja de cobre ou multicamada) é igual a 90% das instalações de aquecimento central em Portugal: ou seja, tem zero isolamento. Se for este o caso, seja qual for o sistema (gás, pellets, etc.) vai ser sempre caro, pois o calor foge todo dos tubos antes de chegar aos radiadores.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
        Eu também gostava de ter algo a pellets numa moradia que viesse a adquirir mas duvido muito que colocasse. Além de não ser uma solução perfeita, pois temos que ter este espírito de andar a limpar e tu próprio dizes que não gostas de o fazer no recuperador, existe o problema da manutenção. Já com as caldeiras só se vê sapateiros e queres te meter numa solução que quase não se vê em PT!? Deve ser bonito arranjar alguém capaz e competente para instalar isso e fazer a manutenção adequada...
        Eu tenho um recuperador de calor a pellets ligado aos radiadores no meu apartamento.
        A limpeza é pouquissima (aspirar o depósito de cinzas 2 vezes por semana) e a sujidade é nula. Não tem absolutamente nada a ver com a porcaria e trabalheira que um recuperador a lenha dá e faz.
        A manutenção é para ser feita uma vez por ano e sempre por um agente autorizado da marca (nunca por um sapateiro), preferencialmente por quem instalou o sistema.

        Quanto ao user LiveFlesh, se já tens recuperador, não faz sentido meteres uma salamandra. Substituis o recuperador a lenha por um a pellets.
        Eu tenho este no meu apartamento (aprox. 2500 euros):

        ALPES HYDRO

        E estou extremamente satisfeito. Se precisares de contacto de instaladores oficiais da marca para orçamento (região norte ou area metropolitana de Lisboa), posso dar-te.

        Comentário


          #5
          Já eu, esqueceria tudo isso a pellets e salamandras e recuperadores e meteria um AC MultiSplit pela casa!

          Comentário


            #6
            Prefiro passar frio do que ter ar condicionado. Odeio isso.
            Já tenho de gramar com AC no escritório e nos transportes públicos e detesto aquilo. O nível de conforto que o calor produzido por radiação (radiadores, piso radiante, etc.) é incomparavelmente superior ao aquecimento do ar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
              Prefiro passar frio do que ter ar condicionado. Odeio isso.
              Já tenho de gramar com AC no escritório e nos transportes públicos e detesto aquilo. O nível de conforto que o calor produzido por radiação (radiadores, piso radiante, etc.) é incomparavelmente superior ao aquecimento do ar.
              Pois, são opções. Eu pessoalmente prefiro o AC, é limpo, gasta pouco, e dá para todas as estações do ano, inclusive para desumificar divisões e tudo.
              Mas há quem não grame o AC por nada, eu por exemplo o AC do carro anda sempre desligado, faz me impressão a garganta, já em casa não me faz nada

              Comentário


                #8
                Tenho aquecimento central a gás natural e a pellets, AC e um recuperador a lenha, o que tenho utilizado mais são as pellets por ser mais barato (poupo 120 euros/mês mais ou menos em relação ao gás) mas dá mais trabalho, é preciso limpar todos os dias e cuidado onde vai ser colocada porque vai existir bastante sujidade, era para ter colocada na cozinha no lugar do recuperador a lenha e ainda bem que não o fiz, optei por colocar numa marquise, assim tenho esse espaço aquecido e não tenho problemas com a sujidade ao limpar a caldeira e é preciso ter espaço para colocar as pellets, costumo comprar uma palete. AC só utilizo no verão e o recuperador era mais naqueles dias mais frios e ao fim de semana que havia mais tempo (vontade) para ligar, e na altura que coloquei a caldeira a pellets o saco custava 2.7 euros a 3 euros, neste momento estou a pagar 3.5 euros o saco

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Eu apostava numa maquina a pelets no anexo, com um deposito que não tenhas de carregar todos os dias, é do lá ires a cada 2/3 dias limpar a cinza e abastecer o alimentador e estas safo, convem teres muito cuidado a quem compras a maquina, tive um cliente que trocou um recuperador de calor a lenha por um a pellets e a maquina nunca trabalhou em condições teve de a devolver.

                  Comentário


                    #10
                    Se for gás natural, é de facto uma das fontes de energia mais baratas. Eu mantinha a caldeira a gás.

                    O ar condicionado é de facto barato, mas o aquecimento com AC não é muito agradável.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                      Boas!
                      Na minha casa tenho aquecimento central e os respectivos radiadores instalados. Quando comprei a casa, esse aquecimento era feito por uma caldeira a gás que o anterior proprietário me disse logo que ficava bastante caro. Despachei a caldeira e faço o aquecimento das águas sanitárias com um esquentador que gasta menos gás que a caldeira para fazer a mesma função.
                      Tenho lareira com recuperador de calor mas não gosto do trabalho e sujidade que ela acarreta.
                      Tenho duas ideias, uma é remover a lareira e colocar uma salamandra a pellets hidro ligada ao aquecimento central no seu lugar. Nesta solução vejo a vantagem da própria salamandra aquecer a sala, não precisando de ligar esse radiador.
                      A outra é deixar a lareira e colocar uma caldeira a pellets também ligada ao aquecimento central, mas num telheiro existente a 10 metros da casa. Faria um rasgo no muro para passar as tubagens da água. Nesta solução prevejo um maior desperdício de energia e terei de ir ao exterior para encher a máquina.

                      Vi na NET a salamandra Metlor Aqua 21 a menos de 1500€. Valor bastante mais baixo que as restantes máquinas que encontrei.
                      Alguém tem opinião sobre esta máquina?

                      Acrescento que a casa tem 170m2, tanto a cozinha como a arrecadação não têm radiadores. Por isso deve considerar-se uns 120m2 para aquecer.

                      Para os entendidos e os que nem por isso, estarei a pensar corretamente?

                      Obrigado desde já!
                      Não não estás, a começar pelo erro basico inicial.

                      Eu não sei que contas fizeste mas aquecimento a gás natural (0.055€ kW) vs pellets (0.05€ kW) (já tendo em conta as eficiencias de ambos) teres despachado a caldeira foi um erro de todo o tamanho.

                      E de nada te adianta teres apenas 120m2 para aquecer se tens 170m2, se a casa estiver bem isolada, o calor espalha-se para todas as divisoes.

                      Comentário


                        #12
                        Tinha a caldeira a gás na despensa. Só utilizava a caldeira para aquecer a água para o banho de 2 pessoas cá em casa. O fogão é elétrico e a loiça, geralmente, é lavada na máquina. Optei por meter um esquentador que já tinha e uma botija que dura 2 meses. O gás natural ficava mais caro.
                        A vantagem que vejo ao colocar a salamandra na sala é a de não precisar de ligar o radiador da mesma para aquecer essa divisão.
                        Encontrei um fornecedor de pellets da Hungria que diz que os mete à porta de casa por 100€ ton.
                        A instalação da caldeira será feita por mim e um familiar.

                        O ar condicionado está fora de questão para a minha esposa
                        Editado pela última vez por LiveFlesh; 23 January 2020, 19:13.

                        Comentário


                          #13
                          Tens contas erradas de certeza quando comparas gás natural (?) com gás de botija.

                          Eu tenho gás natural e é extremamente económico.

                          Uma caldeira a gás natural de condensação é bastante eficiente e económica. Evitas todas as chatices, manutenções e sujidade dentro de casa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                            Tinha a caldeira a gás na despensa. Só utilizava a caldeira para aquecer a água para o banho de 2 pessoas cá em casa. O fogão é elétrico e a loiça, geralmente, é lavada na máquina. Optei por meter um esquentador que já tinha e uma botija que dura 2 meses. O gás natural ficava mais caro.
                            A vantagem que vejo ao colocar a salamandra na sala é a de não precisar de ligar o radiador da mesma para aquecer essa divisão.
                            Encontrei um fornecedor de pellets da Hungria que diz que os mete à porta de casa por 100€ ton.
                            A instalação da caldeira será feita por mim e um familiar.

                            O ar condicionado está fora de questão para a minha esposa
                            É asneira atrás de asneira, que sirva pelo menos de exemplo para o que não deve ser feito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                              É asneira atrás de asneira, que sirva pelo menos de exemplo para o que não deve ser feito.
                              Obrigado pela útil resposta

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                Obrigado pela útil resposta
                                De nada! É sempre refrescante ver alguém a fazer asneira, insistir na asneira e achar que ainda tem razão.

                                Fica uma piada cara, mas como és tu que a pagas...

                                Se quiseres tirar as palas do olhos tenho todo o prazer em ajudar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                  De nada! É sempre refrescante ver alguém a fazer asneira, insistir na asneira e achar que ainda tem razão.

                                  Fica uma piada cara, mas como és tu que a pagas...

                                  Se quiseres tirar as palas do olhos tenho todo o prazer em ajudar.
                                  Nunca disse que tenho razão.
                                  Apenas pedi opiniões de quem queira ajudar. Não sendo ofendido.

                                  E, até à data, a "piada" não ficou cara porque ainda não paguei nada. Apenas vendi a caldeira com uma avaria de centenas de euros. Sem enganar o comprador

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                    Nunca disse que tenho razão.
                                    Apenas pedi opiniões de quem queira ajudar. Não sendo ofendido.

                                    E, até à data, a "piada" não ficou cara porque ainda não paguei nada. Apenas vendi a caldeira com uma avaria de centenas de euros. Sem enganar o comprador
                                    Vendeste a caldeira.

                                    Compraste um esquentador e ainda o puseste a trabalhar a gás de botija (não está tudo perdido pode ser convertido)

                                    Agora para reparar tudo, vais ter de vender o esquentador e comprar um caldeira decente a gás natural.

                                    Como

                                    https://www.vulcano.pt/consumidor/pr...producto_33984

                                    https://www.kuantokusta.pt/electrodo...ral-p-4-464439

                                    Por 1340€

                                    Isto é o que deves fazer para teres o menor custo inicial de investimento, a menor manutenção, o menor trabalho, e o menor custo de utilização.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                      Tinha a caldeira a gás na despensa. Só utilizava a caldeira para aquecer a água para o banho de 2 pessoas cá em casa. O fogão é elétrico e a loiça, geralmente, é lavada na máquina. Optei por meter um esquentador que já tinha e uma botija que dura 2 meses. O gás natural ficava mais caro.
                                      A vantagem que vejo ao colocar a salamandra na sala é a de não precisar de ligar o radiador da mesma para aquecer essa divisão.
                                      Encontrei um fornecedor de pellets da Hungria que diz que os mete à porta de casa por 100€ ton.
                                      A instalação da caldeira será feita por mim e um familiar.

                                      O ar condicionado está fora de questão para a minha esposa
                                      Não acredito nesse valor, devem ser uma grande porcaria, os preços que vi foram sempre a rondar os 200€, a esse preço deixava de utlizar o bagaço e passava a pellets.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                        Vendeste a caldeira.

                                        Compraste um esquentador e ainda o puseste a trabalhar a gás de botija (não está tudo perdido pode ser convertido)

                                        Agora para reparar tudo, vais ter de vender o esquentador e comprar um caldeira decente a gás natural.

                                        Como

                                        https://www.vulcano.pt/consumidor/pr...producto_33984

                                        https://www.kuantokusta.pt/electrodo...ral-p-4-464439

                                        Por 1340€

                                        Isto é o que deves fazer para teres o menor custo inicial de investimento, a menor manutenção, o menor trabalho, e o menor custo de utilização.
                                        Fica mais barato mesmo no caso de comprar os pellets a 1.50€ / 15kg? (Este valor ainda não está confirmado)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não, não fica, mas com a caldeira que indicaste, que apenas tem 10kW úteis não aqueces a tua casa, num dia frio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                            Fica mais barato mesmo no caso de comprar os pellets a 1.50€ / 15kg? (Este valor ainda não está confirmado)
                                            Estou super curioso com esse preço, depois dá feedback sff.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                              Estou super curioso com esse preço, depois dá feedback sff.
                                              Não dou não. Depois vendo a 3€

                                              Agora a sério, não deverei avançar para já. Tenho cerca de 1 ton de lenha para gastar que deverá chegar para este ano e o próximo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                                Fica mais barato mesmo no caso de comprar os pellets a 1.50€ / 15kg? (Este valor ainda não está confirmado)

                                                Pellets a 100€/ton.? Era bom era. Só se tiverem 50% de terra. Nem a granel para caldeiras industriais se consegue esse preço.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Uma caldeira a gás natural de condensação não gasta tanto como as antigas caldeiras da gás natural.

                                                  Eu metia uma boa caldeira a gás natural e já está.

                                                  Se quiseres meter pellets e ligar aos radiadores, também não é mal pensado. Mas ai o esquentador a gás natural era ter uns paineis solares para efetuar o AQS.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TCC Ver Post
                                                    Pellets a 100€/ton.? Era bom era. Só se tiverem 50% de terra. Nem a granel para caldeiras industriais se consegue esse preço.
                                                    Os húngaros que me disseram esse valor dizem que fica em 85€ + 15€ de transporte.
                                                    E que pago 60€ antes e o resto depois de receber.
                                                    Quer-me parecer que, simplesmente, vou perder 60€

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Uma caldeira a gás natural de condensação não gasta tanto como as antigas caldeiras da gás natural.

                                                      Eu metia uma boa caldeira a gás natural e já está.

                                                      Se quiseres meter pellets e ligar aos radiadores, também não é mal pensado. Mas ai o esquentador a gás natural era ter uns paineis solares para efetuar o AQS.
                                                      Por falar em painéis solares, alguém tem algum tipo de experiência com o sistema de tubos de vácuo? Acho estranho o preço ser metade os menos que o convencional

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                                        Os húngaros que me disseram esse valor dizem que fica em 85€ + 15€ de transporte.
                                                        E que pago 60€ antes e o resto depois de receber.
                                                        Quer-me parecer que, simplesmente, vou perder 60€

                                                        Pois não sei, mas acho muito barato, e para virem da Hungria só se for quantidade para um camião.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TCC Ver Post
                                                          Pois não sei, mas acho muito barato, e para virem da Hungria só se for quantidade para um camião.
                                                          Disseram-me vender o mínimo de 1 ton

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X