Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659 - Página 2386

Ver Resultados da Sondagem: Está(s) preocupado com o Coronavírus e sua evolução?

Votantes
388. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

287 73.97%
  • Não

72 18.56%
  • Indiferente

29 7.47%
Página 2386 de 2403 PrimeiraPrimeira ... 23762385238623872396 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 71,551 para 71,580 de 72063
Like Tree55741Likes

Título: Coronavirus (COVID-19) - AVISO PÁG. 1659

Piloto de Troféu Z00L's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
    Curiosidade: onde estão a ser produzidas as agulhas e as seringas?

É que devem estar-se a produzir em números astronómicos.
    Na China?
    Varycela gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
    Na China?
    Não me admiro nada!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por lll Ver Post
    há razões para prudência, devemos sempre ser responsáveis, mas não motivos para grande alarme

nos próximos tempos teremos 2 fatores a ter uma grande influência na evolução dos números de contágios

1 - a subido dos casos da variante indiana, que tende a provocar uma subida do Rt. Se agora o Rt é provocado principalmente pela variante britânica, com quase 90% dos casos, a variante indiana que é cerca de 50% mais contagiosa, provocaria uma subida do Rt na mesma proporção

2 - as escolas estão quase a fechar e isso tenderá a provocar uma descida do Rt, segundo alguns estudos na ordem dos 25%

Além disso está aí o verão e as pessoas procuram mais espaços ao ar livre, o que tende a fazer baixar o Rt
    Falta aí, no meu ponto de vista, talvez o fator principal, a taxa de vacinação.

Quanto maior for a taxa de imunizados, menor o Rt.
    Karma gosta disto.

Piloto Lendário
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Já tiveste isolado quantas vezes?
    Fui logo dos primeiros a 12 ou 13 Março 2020
    Depois acho umas 3x
    Pachorra para isto
    bg2 gosta disto.

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
    Neste quadro da Cominarty (Pfizer/BioNtech) já tens os valores da semana 22. Tenho que verificar as semanas para trás e ver onde difere dos meus valores

Edit: Já descobri a diferença. O teu quadro da Cominarty está correto! O meu é que tinha um erro de digitação na semana 53 de 2020 (tinha digitado 72000 em vez de 70200, daí a diferença de 1800 que eu tinha para os valores do Relatório de Vacinação da DGS).
    Eu não preciso dos valores correctos.
    Só preciso de ordens de grandeza para estabelecer a dimensão da quota de cada vacina, e assim perceber qual a taxa de imunidade "efectiva".
    Ou seja, bastam-me as percentagens mais ou menos perto da realidade.

Mas obrigado, de qualquer modo.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

há razões para prudência, devemos sempre ser responsáveis, mas não motivos para grande alarme

nos próximos tempos teremos 2 fatores a ter uma grande influência na evolução dos números de contágios

1 - a subido dos casos da variante indiana, que tende a provocar uma subida do Rt. Se agora o Rt é provocado principalmente pela variante britânica, com quase 90% dos casos, a variante indiana que é cerca de 50% mais contagiosa, provocaria uma subida do Rt na mesma proporção

2 - as escolas estão quase a fechar e isso tenderá a provocar uma descida do Rt, segundo alguns estudos na ordem dos 25%

Além disso está aí o verão e as pessoas procuram mais espaços ao ar livre, o que tende a fazer baixar o Rt
    E falta esta:

Citação Originalmente Colocado por rslo Ver Post
    Falta aí, no meu ponto de vista, talvez o fator principal, a taxa de vacinação.

Quanto maior for a taxa de imunizados, menor o Rt.
    Embora a taxa de vacinação não tenha assim tanto impacto quanto parece.
    Isto porque a vacinação já tem um valor elevado que já está a entrar nas contas actuais do Rt.

Já temos cerca de 40% de pessoas com alguma forma de vacinação.
    Para chegar aos tais 70% (e admitindo que é da população total e não apenas da população adulta), não chegas a duplicar o efeito da vacinação.

E o impacto das vacinas no Rt depende da sua eficácia.
    Admitindo que as vacinas são todas da Comirnaty, tens 88% de eficácia para as pessoas com vacinação total, e 33% para vacinação parcial.
    54% tem vacinação total, e 46% tem vacinação parcial.

0,88 x 0,54 + 0,33 x 0,46 ≈ 0,48 + 0,15 ≈ 0,63
    Em média, cada pessoa tem 63% de imunidade contra a DELTA.

70% da população vacinada com este mesmo perfil de vacinação (% de completude) terá menos (porque a Vaxzevria tem menor eficácia) de 0,7 x 0,63 = 0,44.

Ou seja, os 70% de população vacinada aplica um factor de 1 – 0,44 = 0,56 ao R0.
    No entanto, a variante DELTA aplica um factor de 2,25 face à variante original, ou de 1,5 face à variante ALPHA.

Ora, no Verão de 2020 tínhamos a variante original.
    Portanto, temos uma protecção de 0,56 e um agravamento de 2,25.
    2,25 x 0,56 ≈ 1,26

Isto significa que, MESMO COM VACINAÇÃO, se a variante DELTA ficar dominante, e o factor de 2,25 se verificar, poderemos estar PIORES este Verão que no Verão de 2020.
    Ou seja, a vacinação prevista até Agosto, não anula o efeito da variante DELTA.

Face à variante ALPHA:
    1,5 x 0,56 ≈ 0,84

Neste caso, poderemos estar melhor que no início de 2021...

Ou seja a vacinação poderá ser suficiente para anular o efeito do aumento de contágio da DELTA face à ALPHA, ainda que não o seja para anular o efeito do aumento de contágio face à original.

Mas teremos também de fazer as contas com a Vaxzevria, que faz baixar a eficácia geral da imunidade na população, pelo que os valores anteriores serão um pouco piores.
    Mas teremos também de contar com o facto de que em Setembro/Outubro poderemos ter mais que os 70% de vacinados.

Isto está longe de ser um passeio no parque como o governo nos quer vender.
    Principalmente porque enquanto houver contágios pode sempre aparecer uma variante ainda pior.
    PauloRaposo gosta disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Dec 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    E falta esta:

Embora a taxa de vacinação não tenha assim tanto impacto quanto parece.
    Isto porque a vacinação já tem um valor elevado que já está a entrar nas contas actuais do Rt.

Já temos cerca de 40% de pessoas com alguma forma de vacinação.
    Para chegar aos tais 70% (e admitindo que é da população total e não apenas da população adulta), não chegas a duplicar o efeito da vacinação.

E o impacto das vacinas no Rt depende da sua eficácia.
    Admitindo que as vacinas são todas da Comirnaty, tens 88% de eficácia para as pessoas com vacinação total, e 33% para vacinação parcial.
    54% tem vacinação total, e 46% tem vacinação parcial.

0,88 x 0,54 + 0,33 x 0,46 ≈ 0,48 + 0,15 ≈ 0,63
    Em média, cada pessoa tem 63% de imunidade contra a DELTA.

70% da população vacinada com este mesmo perfil de vacinação (% de completude) terá menos (porque a Vaxzevria tem menor eficácia) de 0,7 x 0,63 = 0,44.

Ou seja, os 70% de população vacinada aplica um factor de 1 – 0,44 = 0,56 ao R0.
    No entanto, a variante DELTA aplica um factor de 2,25 face à variante original, ou de 1,5 face à variante ALPHA.

Ora, no Verão de 2020 tínhamos a variante original.
    Portanto, temos uma protecção de 0,56 e um agravamento de 2,25.
    2,25 x 0,56 ≈ 1,26

Isto significa que, MESMO COM VACINAÇÃO, se a variante DELTA ficar dominante, e o factor de 2,25 se verificar, poderemos estar PIORES este Verão que no Verão de 2020.
    Ou seja, a vacinação prevista até Agosto, não anula o efeito da variante DELTA.

Face à variante ALPHA:
    1,5 x 0,56 ≈ 0,84

Neste caso, poderemos estar melhor que no início de 2021...

Ou seja a vacinação poderá ser suficiente para anular o efeito do aumento de contágio da DELTA face à ALPHA, ainda que não o seja para anular o efeito do aumento de contágio face à original.

Mas teremos também de fazer as contas com a Vaxzevria, que faz baixar a eficácia geral da imunidade na população, pelo que os valores anteriores serão um pouco piores.
    Mas teremos também de contar com o facto de que em Setembro/Outubro poderemos ter mais que os 70% de vacinados.

Isto está longe de ser um passeio no parque como o governo nos quer vender.
    Principalmente porque enquanto houver contágios pode sempre aparecer uma variante ainda pior.
    Bolas, não me digas uma coisa dessas.

Então eu que já estive infetado em Novembro passado, fui agora chamado para ser vacinado no próximo domingo (presumo que só com uma dose de uma rejumenga qualquer), depois disto tudo…….sobrevivi á “Peste Negra” do século XXI…se ainda assim sobreviver á vacina no domingo, ainda vou ficar pior que no verão de 2020???

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rslo Ver Post
    Bolas, não me digas uma coisa dessas.

Então eu que já estive infetado em Novembro passado, fui agora chamado para ser vacinado no próximo domingo (presumo que só com uma dose de uma rejumenga qualquer), depois disto tudo…….sobrevivi á “Peste Negra” do século XXI…se ainda assim sobreviver á vacina no domingo, ainda vou ficar pior que no verão de 2020???

Se os valores de taxas de contágio da ALPHA e da DELTA estiverem correctos, se a DELTA ficar a variante a 100% até Agosto, se a vacinação mantiver o perfil que tem neste momento (completude e quota das vacinas), e se até Agosto apenas vacinarem 70%, é bem possível que nessa altura o Rt esteja mais elevado para as mesmas medidas de confinamento que tivemos em 2020 nessa mesma altura.

Ou seja, é possível sermos obrigados a ter mais medidas de contenção no Verão de 2021 que as que tivemos em 2020 para ter o Rt<1.

Ficaremos a saber quando houver o regresso às aulas em Setembro.
    Até lá, é uma questão de garantir que pelo menos teremos os ingleses em Agosto, como no ano passado.
    Porque até ver não está a ser muito diferente do que foi o ano passado, tirando o facto de termos umas restrições a mais que não tínhamos por esta altura, como o teletrabalho obrigatório em Lisboa.

Até ver não está muito diferente do que estava o ano passado. O Rt está semelhante, e os casos estão piores (o que em termos de crescimento exponencial não é bom sinal).
    O único ponto onde se nota o efeito das vacinas é nas hospitalizações e óbitos. No Rt o efeito é anulado pela maior taxa de contágio da DELTA.

Piloto de Troféu PauloRaposo's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Eu não preciso dos valores correctos.
    Só preciso de ordens de grandeza para estabelecer a dimensão da quota de cada vacina, e assim perceber qual a taxa de imunidade "efectiva".
    Ou seja, bastam-me as percentagens mais ou menos perto da realidade.

Mas obrigado, de qualquer modo.

Sim, eu sei disso, mas no primeiro quadro que colocaste havia uma discrepância brutal (uma vez que já continha os valores da semana 22 para a vacina Comirnaty, mas o mesmo não sucedia face às outras vacinas. Isso iria enviezar muito a tua análise, ainda para mais sendo a vacina da Comirnaty aquela que, por longa margem, teve o maior incremento de entregas na semana 22 (quer em termos absolutos, quer em termos relativos.

Se a diferença fosse mínima nem me tinha dado ao trabalho de referir este facto, porque em nada iria afetar a tua análise. Mas convenhamos, quase 600 mil doses a mais num total de pouco mais de 4 milhões, é um desvio brutal no valor total da Comirnaty. E tem significado mesmo no total de todas as vacinas recebidas que rondava as 6,25 milhões de doses, na semana 21.
    Última edição por PauloRaposo : 10-06-21 às 23:07:06
    Nuno156 gosta disto.

Piloto de Testes ptsyndicate's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Se os valores de taxas de contágio da ALPHA e da DELTA estiverem correctos, se a DELTA ficar a variante a 100% até Agosto, se a vacinação mantiver o perfil que tem neste momento (completude e quota das vacinas), e se até Agosto apenas vacinarem 70%, é bem possível que nessa altura o Rt esteja mais elevado para as mesmas medidas de confinamento que tivemos em 2020 nessa mesma altura.

Ou seja, é possível sermos obrigados a ter mais medidas de contenção no Verão de 2021 que as que tivemos em 2020 para ter o Rt<1.

Até lá, é uma questão de garantir que pelo menos teremos os ingleses em Agosto, como no ano passado.
    Porque até ver não está a ser muito diferente do que foi o ano passado, tirando o facto de termos umas restrições a mais que não tínhamos por esta altura, como o teletrabalho obrigatório em Lisboa.

Até ver não está muito diferente do que estava o ano passado. O Rt está semelhante, e os casos estão piores (o que em termos de crescimento exponencial não é bom sinal).
    O único ponto onde se nota o efeito das vacinas é nas hospitalizações e óbitos. No Rt o efeito é anulado pela maior taxa de contágio da DELTA.

Posso estar enganado, mas o ano passado a diferença é que os miúdos não voltaram mais à escola, pois não?

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Sim, eu sei disso, mas no primeiro quadro que colocaste havia uma discrepância brutai (ua vez que já continha os valores da semana 22 para a vacina Cominarty, mas o mesmo não sucedia face às outras vacinas. Isso iria enviezar muito a tua análise, ainda para mais sendo a vacina da Cominarty aquela que, por longa margem, teve o maior incremento de entregas na semana 22 (quer em termos absolutos, quer em termos relativos.

Se a diferença fosse mínima nem me tinha dado ao trabalho de referir este facto, porque em nada iria afetar a tua análise. Mas convenhamos, quase 600 mil doses a mais num total de pouco mais de 4 milhões, é um desvio brutal no valor total da Cominarty. E tem significado mesmo no total de todas as vacinas recebidas que rondava as 6,25 milhões de doses., na semana 21.
    De qualquer modo, eu não estou a considerar as entregas, apenas as inoculações.
    Mas obrigado. É sempre preferível ter os valores o mais correctos possível, já bastam os desvios que não conseguimos controlar.
    Vou ver se no site tem valores actualizados.
    PauloRaposo gosta disto.

bg2
    bg2 está online
    Piloto Veterano bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    Fui logo dos primeiros a 12 ou 13 Março 2020
    Depois acho umas 3x
    Pachorra para isto

Piloto de Troféu Hecho's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Na minha opinião isso é o maior erro de Portugal neste momento. Já devia ser um objectivo abrir as escolas em Setembro com todas as crianças acima dos 12 aos 24 (universidades) vacinados. E isso já é um objectivo de vários países europeus. E já estão, aos poucos, a vacinar para isso.

Esta vacinação por idades com precisão militar já foi abandonado pela maioria dos países, que depois de vacinar os mais prioritários (idosos, pessoal medicos, profissões de risco etc) simplesmente abriu a vacinação a todos e vão vacinando o que conseguirem até estarem todos. Tem a desvantagem que ao contrário de portugal não vão chegar a setembro com toda a gente acima de 40anos com 2 doses, mas mas tem a vantagem que em qualquer situação existe uma maior mistura de vacinados entre os não vacinados e não têm os grandes grupos de jovens todos desprotegidos, e com isto conter os números covid.
    Qual será a melhor estratégia? No final certamente haverá estudos sobre isto.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Esquece isso, o governo não tem "tomates" para isso... o caminho é para a frente, acho que não há volta a dar. Tirando as máscaras, pouco ou nada vai restar em termos de medidas e muito do pessoal está-se completamente a marimbar já para as medidas. O exemplo que veio de cima foi nesse sentido e a subida não é surpresa, face às festas que têm existido até acho que os números estão baixos. Pelo norte a semana passada houve milhares de comunhões, casamentos e batizados são aos pontapés.
    Os mortos ajudam, internados mesmo subindo a coisa em principio estará controlada e se assim se mantiver os infetados só por si (diria estranhamente) não parecem preocupar políticos nem pessoal.

Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
    Esquece isso, o governo não tem "tomates" para isso... o caminho é para a frente, acho que não há volta a dar. Tirando as máscaras, pouco ou nada vai restar em termos de medidas e muito do pessoal está-se completamente a marimbar já para as medidas. O exemplo que veio de cima foi nesse sentido e a subida não é surpresa, face às festas que têm existido até acho que os números estão baixos. Pelo norte a semana passada houve milhares de comunhões, casamentos e batizados são aos pontapés.
    Os mortos ajudam, internados mesmo subindo a coisa em principio estará controlada e se assim se mantiver os infetados só por si (diria estranhamente) não parecem preocupar políticos nem pessoal.
    Portugal é um pais de velhos, a partir do momento em que estão vacinados e seguros, é para regressar ao normal, e ir mandando umas fartas na tv para ver se são responsáveis e tal.

Só volta atrás com restrições se formos penalizados pelos mercados emissores de turistas. Se não, desde que a % de jovens a ter problemas de saude seja baixa bem que se podem infectar todos que ninguém quer saber.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
    Posso estar enganado, mas o ano passado a diferença é que os miúdos não voltaram mais à escola, pois não?
    https://www.publico.pt/2020/04/26/po...ho-1913960/amp

https://www.dn.pt/poder/amp/aulas-no...-12119741.html

De qualquer modo, as condições eram bem diferentes.

https://www.google.pt/amp/s/www.publ...no-1925810/amp

https://www.dn.pt/pais/amp/dgs-estud...-12561738.html

As medidas hoje estão muito mais eficazes que nesta altura em 2020.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
    “Mais medidas” não implica maior restrições à economia.
    Como eu disse no meu post anterior, as medidas de hoje são muito mais eficazes que as de 2020.

Podes complementar quantidade com eficácia.
    Ou seja, podes obter o mesmo resultado com menos medidas desde que mais eficazes.
    NepYas e Olives gostam disto.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Sim, eu sei disso, mas no primeiro quadro que colocaste havia uma discrepância brutal (uma vez que já continha os valores da semana 22 para a vacina Comirnaty, mas o mesmo não sucedia face às outras vacinas. Isso iria enviezar muito a tua análise, ainda para mais sendo a vacina da Comirnaty aquela que, por longa margem, teve o maior incremento de entregas na semana 22 (quer em termos absolutos, quer em termos relativos.

Se a diferença fosse mínima nem me tinha dado ao trabalho de referir este facto, porque em nada iria afetar a tua análise. Mas convenhamos, quase 600 mil doses a mais num total de pouco mais de 4 milhões, é um desvio brutal no valor total da Comirnaty. E tem significado mesmo no total de todas as vacinas recebidas que rondava as 6,25 milhões de doses, na semana 21.

PauloRaposo gosta disto.

Piloto Veterano LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Neste momento há ~1milhão de doses por inocular? Lá se foi o JIT. Creio que estamos no limite logístico do que é possível inocular por dia.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Neste momento há ~1milhão de doses por inocular? Lá se foi o JIT. Creio que estamos no limite logístico do que é possível inocular por dia.
    Pode haver atraso a reportar os valores.
    Não sei qual a origem dos valores nos dados do ECDC.
    Podem estar a obter da UE os valores de doses recebidas, e de Portugal as doses inoculadas.

Outra coisa que detectei é que há correcções aos dados antigos.
    Eu fiz duas recolhas em menos de 1 semana, e os valores das semanas 2, 3, e 4 de 2021 foram alterados (para mais).

Ou seja, existe um grande atraso nos dados (pode chegar pelo menos a 20 semanas).

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Entretanto o patamar de desconfinamento anunciado para dia 14 foi antecipado para hoje:

https://24.sapo.pt/atualidade/artigo...ta-sexta-feira

Sou só eu a não gostar destas incongruências de hoje se dizer uma coisa e amanhã outra? Estarei a ficar velho e rezingão?
    SilverArrow e bg2 gostam disto.

Piloto Veterano XlPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Num carro trihibrido, gasolina, eléctrico e GPL.

Por Defeito

Não, não és só tu, vinha cá dizer o mesmo, não se percebe.

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
    Portugal é um pais de velhos, a partir do momento em que estão vacinados e seguros, é para regressar ao normal, e ir mandando umas fartas na tv para ver se são responsáveis e tal.

Só volta atrás com restrições se formos penalizados pelos mercados emissores de turistas. Se não, desde que a % de jovens a ter problemas de saude seja baixa bem que se podem infectar todos que ninguém quer saber.
    Um pouco isto. O número de infectados vai passar a ser secundário (se não passou já).

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Afinal queixam-se de quê? Se estamos confinados e com restrições é porque estamos confinados e com restrições, se desconfinamos mais cedo é porque desconfinamos mais cedo...! Decidam-se, porra! Parecem os velhos marretas!
    lemor, Karma, darkwings and 1 others like this.

Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Afinal queixam-se de quê? Se estamos confinados e com restrições é porque estamos confinados e com restrições, se desconfinamos mais cedo é porque desconfinamos mais cedo...! Decidam-se, porra! Parecem os velhos marretas!
    Já disse, parecem as velhinhas a comentar acerca da eficácia das vacinas

Piloto de Troféu PauloRaposo's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Tens sempre que ter uma quantidade substancial em stock por causa das 2ªs doses. Não podes correr o risco de passar o prazo de administração da 2ª dose e não teres stock para fazer essa inoculação. Neste momento temos cerca de 1,8 milhões de pessoas parcialmente vacinadas e existirão cerca de 1 milhão de doses em stock. Parece-me uma gestão prudente (não esquecer que a administração da 2ª dose é feita 4 semanas depois da primeira - para as vacinas mRNA - ou 12 semanas depois (AZ).
    Última edição por PauloRaposo : 11-06-21 às 10:21:42
    LuisMiguel gosta disto.

Piloto de Rallye Vocsa's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Sim admito. Lembrei-me mesmo desses bonecos!

Oh Lino mas olha lá, na quarta feira esteve uma ministra a falar e a explicar e isto e aquilo e a data era 14.

Dois dias depois a data muda para 11.

Tudo bem que estamos numa pandemia e temos de ser flexíveis mas ... É um abuso.

Depois há uma coisa que é o planeamento.

Um exemplo: os hipers já não fecham às 19h amanhã. Na quarta fechavam mas hoje não. Há horários de trabalhadores a escalar, etc, etc...

Mudança de véspera? Quando há dois dias houve comunicado?

Isto no sofá é uma coisa mas para quem está envolvido é diferente
    LinoMarques, XlPower, JDEM and 1 others like this.

Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Estou vacinado, as pessoas à minha volta também, até porque a maioria estão fora de Portugal, e podemos todos ir a Portugal meio descansados.

Isto é só uma novela que vejo de fora, sem gosto. Mas pronto, é o costume, é como as crianças, é preciso bater na parede para aprender.

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Tens sempre que ter uma quantidade substancial em stock por causa das 2ªs doses. Não podes correr o risco que passar o prazo de administração da 2ª dose e não teres stock para fazer essa inoculação. Neste momento temos serca de 1,8 milhões de pessoas parcialmente vacinadas e existirão cerca de 1 milhão de doses em stock. Parece-me uma gestão prudente (não esquecer que a administração da 2ª dose é feita 4 semanas depois da primeira - para as vacinas mRNA - ou 12 semanas depois (AZ).
    Concordo que tenha de haver stock.

Mas mais de 50% em stock já me parece excessivo.
    Ainda para mais agora que cada vez há mais fornecimentos.

O que eu dizia dos 100.000 por dia com os "No Show" e com erros, dá sempre uma margem grande.

Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

Marcação para as 9h09, cheguei 8h45, vacinado às 9h05
    É cumprir a meia horita e até ao próximo mês
    LinoMarques e darkwings gostam disto.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts