Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RGPD - Encaminhar email de colaborador ausente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    RGPD - Encaminhar email de colaborador ausente

    Boa tarde,

    Surgiu uma dúvida deveras importante: Quando um colaborador está ausente, é permitido ao abrigo do RGPD o seu e-mail profissional com o nome do colaborador para outro?
    Nunca houve a necessidade, mesmo em período de férias bastava a mensagem de "Out of Office" a avisar.
    Neste momento um colaborador está de baixa prolongada e é necessário substituir a pessoa, encaminhando o email para a pessoa que o vai substituir.
    Tenho respostas contraditórias, tais como poder receber e-mails "privados", como extratos bancários pessoais ou mensagens particulares no e-mail, sendo que o e-mail é na verdade correspondência, que embora para uso profissional, está sujeita à privacidade. A mesma situação quando um colaborador sai. A caixa de e-mail é apagada, mas o e-mail pode ser encaminhado para outro?

    Alguém tem uma resposta baseada na lei?

    #2
    Eu diria apenas que ninguém tem nada que dar o seu mail profissional para fins particulares. Se o fez, procedeu mal e tem de se sujeitar a que sejam lidos por terceiros no interior da empresa...

    Comentário


      #3
      Já falaram com a pessoa para ver se ela se importa que os emails dele sejam reencaminhados para outra pessoa?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Eu diria apenas que ninguém tem nada que dar o seu mail profissional para fins particulares. Se o fez, procedeu mal e tem de se sujeitar a que sejam lidos por terceiros no interior da empresa...
        Também acho que é por aí.

        Se eu saísse amanhã da empresa, podia dar acesso à minha conta de e-mail profissional sem problema nenhum...

        Comentário


          #5
          Perdoa a linguagem do texto, mas é mesmo "advoguês". Imagino que dê para ficar com umas noções.

          https://www.maisdireito.pt/os-emails...do-empregador/

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Eu diria apenas que ninguém tem nada que dar o seu mail profissional para fins particulares. Se o fez, procedeu mal e tem de se sujeitar a que sejam lidos por terceiros no interior da empresa...
            Concordo absolutamente com este aspecto, quanto ao resto das coisas, desconheço as leis sobre o tema, pelo que não posso opinar nesse sentido.

            Em todo o caso, na empresa onde trabalho temos acesso aos users dos colegas, se necessário, e a mesma coisa com os e-mails, mas não é prática sistemática.
            Qualquer comunicação que saia vai sempre com CC do superior hierárquico ou de outros colegas que estejam inteirados do processo e que poderão substituir na ausência.

            Emails de antigos colaboradores, das duas uma: ou estão registados nas fichas de projeto (como deve ser), ou teremos de pedir a informação à empresa informática que presta o serviço.

            De qualquer modo, isto só me parece funcionar bem se a malta fizer tudo direitinho e houver bom ambiente no grupo de trabalho, porque basta haver uma ovelha ranhosa para às vezes começar a armar problemas.

            Comentário


              #7
              Eu diria que no out of office coloca-se que na ausência devem contactar a pessoa X ou y.

              Na teoria seria o mesmo que reencaminhar.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X