Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condomínios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condomínios

    Para quem habita em prédios, sabe o que são, a dor de cabeça, o incómodo, as horas perdidas em reuniões.

    Ora, no meu prédio, durante 10 anos foi um dos moradores a administrar o condomínio. Após os últimos 2 anos a achar que algo de estranho se passava naquela gestão, descobrimos que o excmo. usou o dinheiro em caixa para pagamento de dívidas próprias.

    Após várias reuniões para resolver essa questão, infelizmente não me foi possível estar presente na última reunião.
    Após uma das moradoras ter realizado a administração durante este ano, passou para outra senhora que parece ter um pinheiro espetado no cu, fala com os agudos colocados no máximo e voz bem projectada. Recolhidas as queixas dos moradores para a realização de algumas das manutenções, percebeu-se que o prédio tem imensas fissuras que estão a criar infiltrações em vários dos apartamentos.
    Dado que o prédio tem menos de 20 anos, penso eu, no entanto, tem uma cobertura tipo areada que hoje em dia parece já não ser usada. Ora a sugestão dada foi capoto. Tudo muito giro, orçamento, 75.000€. Com o dinheiro que há em caixa, toca 5000€ a cada morador. Ora, eu não disponho de 5000€ de mão beijada para investir de uma vez só. Após estar a falar com a senhora manda-me com uma que me apeteceu responder-lhe logo ali no meio da rua, mas engoli em seco: "não tem faz mal, tem de se precaver para estes problemas que surgem. Enquanto somos novos sabemos que vamos ter problemas de saúde quando chegarmos a velhos..." Concordei educadamente com a senhora, explicando que os acontecimentos e imprevistos acontecem além destes e por vezes não permitem a poupança de algum valor, por muito que se queira.

    Bom, no meu caso, vou tentar amealhar o que me for possível, penso que vão pedir mais alguns orçamentos e há uma sugestão de uma cobertura idêntica ao capoto, mas sem os esferovites e isolamentos, dado que o prédio é relativamente confortável em termos térmicos. Além disso, penso que também foi sugerido fazer uma fachada de cada vez, de ano a ano, por forma a amenizar o pagamento a cada um.

    Ainda assim, o que acontece caso um ou mais moradores não aceitarem ou não puderem disponibilizar verbas para o pagamento deste serviço? As paredes caem ao chão?

    #2
    Não consigo ajudar na parte das obras, mas aconteceu o mesmo num prédio onde tenho uma casa arrendada. Foram 30 mil € sacados da conta durante 3 anos por 2 condóminos que estavam a administrar. Colocou-se o caso em tribunal, um deles está quase a acabar de pagar a dívida, e o outro declarou insolvência, não se tendo conseguido recuperar nada...

    Portanto, foram todas algumas providências em relação ao saque?

    Comentário


      #3
      Sei de um caso onde teve um plano de pagamento e eram apenas cerca de 1000€ e pagou os mesmos em 10*
      Mas mais informações não sei, não sei se paga ao condomínio ao construtor ou a outro

      Comentário


        #4
        Eu faço gestão de alguns condomínios. Normalmente cobro 1200€/ano até 25 frações e 1500 até 35. Mais do que isso já não aceito porque deixo de conhecer as pessoas e não dá jeito.

        Quem tem um prédio deve realmente estar preparada para que dê x em x anos hajam obras. O que a senhora de disse eu também te diria. 5k em obras de condomínio é normal de x/x anos em prédios não novos.

        Tive um amigo a adiantar 14k para capoto também, ainda por cima isso é uma solução de m... A tua casa deixa de respirar e depois tens de fazer obras dentro de casa.

        Comentário


          #5
          Dirias mas dirias mal.
          Posso ter gasto em vinho, em *****, em jogo,em droga... Ou posso ter tido os imprevistos sendo imprevistos que nada tiveram a ver com obras. Tive dois anos de baixa, sem poder trabalhar,tive um filho recentemente, tive de cuidar do meu falecido pai... A minha esposa foi operada há 3 anos e também ficou em casa sem trabalhar.
          Alguém sabe alguma coisa da minha vida pra me julgar? E não devo nada a ninguém nem nunca pedi nada a ninguém, a não ser o meu apartamento. E trabalho no meu trabalho,tenho um segundo trabalho,dou aulas em casa, dou concertos sempre que tenho a oportunidade.
          Não deu para juntar dinheiro? Se calhar muita gente já estava endividada. Que imprevistos surgem? Já se sabe.... Virem julgar o minha história de vida sem a conhecerem? Pensem, não duas, mas várias vezes antes disso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
            Eu faço gestão de alguns condomínios. Normalmente cobro 1200€/ano até 25 frações e 1500 até 35. Mais do que isso já não aceito porque deixo de conhecer as pessoas e não dá jeito.

            Quem tem um prédio deve realmente estar preparada para que dê x em x anos hajam obras. O que a senhora de disse eu também te diria. 5k em obras de condomínio é normal de x/x anos em prédios não novos.

            Tive um amigo a adiantar 14k para capoto também, ainda por cima isso é uma solução de m... A tua casa deixa de respirar e depois tens de fazer obras dentro de casa.
            Mesmo, ainda não acabei de colocar o capoto na minha e a pouco húmidade que tinha alastrou, conclusão, pro verão tenho de arranjar por dentro...

            Comentário


              #7
              Bom, está aí um assunto mais importante.
              Estão a dizer que com capoto vai piorar a nível de humidades dentro do apartamento/prédio?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                Bom, está aí um assunto mais importante.
                Estão a dizer que com capoto vai piorar a nível de humidades dentro do apartamento/prédio?
                Com capoto na fachada melhora o isolamento térmico e as humidades interiores diminuem. Caso isso não aconteça, alguma coisa está mal na empena! Mas existem outras soluções para pinturas de fachadas com bom isolamento e com preço mais baixos.

                Relativamente à questão das obras têm que ser aprovadas em assembleia Geral de condóminos, não são os administradores que decidem as obras e pedem 5.000€ de quota extraordinária! A administração não tem poderes para decidir uma obra dessa envergadura, têm que ir a reunião da assembleia.
                Editado pela última vez por Fenicio31; 09 February 2020, 00:32.

                Comentário


                  #9
                  O capoto está na moda....é capoto a torto e a direito, mesmo com fachadas impecáveis

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                    Dirias mas dirias mal.
                    Posso ter gasto em vinho, em *****, em jogo,em droga... Ou posso ter tido os imprevistos sendo imprevistos que nada tiveram a ver com obras. Tive dois anos de baixa, sem poder trabalhar,tive um filho recentemente, tive de cuidar do meu falecido pai... A minha esposa foi operada há 3 anos e também ficou em casa sem trabalhar.
                    Alguém sabe alguma coisa da minha vida pra me julgar? E não devo nada a ninguém nem nunca pedi nada a ninguém, a não ser o meu apartamento. E trabalho no meu trabalho,tenho um segundo trabalho,dou aulas em casa, dou concertos sempre que tenho a oportunidade.
                    Não deu para juntar dinheiro? Se calhar muita gente já estava endividada. Que imprevistos surgem? Já se sabe.... Virem julgar o minha história de vida sem a conhecerem? Pensem, não duas, mas várias vezes antes disso.
                    Amigo, eu não te julguei, só te disse que quem tem um apartamento num prédio relativamente antigo deve contar com este tipo de imprevistos. Não te disse que tens que ter 5k, disse-te que deves ter em contra este tipo de imprevistos, tal como outro qualquer. É um custo que mais tarde ou mais cedo virá, é previsível, bem mais previsível que todos os outros que descreveste aí, que desde já eu lamento ;)

                    PS: quando disse que te diria o que a senhora do condominio te disse, não seria da mesma forma, mas apenas com o intuito de te fazer ver que esses imprevistos são relativamente previsíveis, ou seja, não quero saber em que é que gastaste o dinheiro, mas, é um custo que mais tarde ou mais cedo deves esperar.
                    Editado pela última vez por Tictac; 09 February 2020, 00:45.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fenicio31 Ver Post
                      Com capoto na fachada melhora o isolamento térmico e as humidades interiores diminuem. Caso isso não aconteça, alguma coisa está mal na empena! Mas existem outras soluções para pinturas de fachadas com bom isolamento e com preço mais baixos.

                      Relativamente à questão das obras têm que ser aprovadas em assembleia Geral de condóminos, não são os administradores que decidem as obras e pedem 5.000€ de quota extraordinária! A administração não tem poderes para decidir uma obra dessa envergadura, têm que ir a reunião da assembleia.
                      Verdade quanto ao segundo parágrafo e utópico quanto ao primeiro. De facto, o objectivo pode ser esse, mas uma gaiola onde ja haja uma certa humidade, que lhe seja colocado capoto na fachada/parte de fora, o mais certo é que a humidade interior aumente. Tenho conhecimento de N casos destes.

                      Comentário


                        #12
                        Vai ser giro, capoto em edifícios... primeiro é necessário saber que é proibido sem barreiras corta fogo, além que não é eterno muito mais quando é colado por pontos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                          Amigo, eu não te julguei, só te disse que quem tem um apartamento num prédio relativamente antigo deve contar com este tipo de imprevistos. Não te disse que tens que ter 5k, disse-te que deves ter em contra este tipo de imprevistos, tal como outro qualquer. É um custo que mais tarde ou mais cedo virá, é previsível, bem mais previsível que todos os outros que descreveste aí, que desde já eu lamento ;)

                          PS: quando disse que te diria o que a senhora do condominio te disse, não seria da mesma forma, mas apenas com o intuito de te fazer ver que esses imprevistos são relativamente previsíveis, ou seja, não quero saber em que é que gastaste o dinheiro, mas, é um custo que mais tarde ou mais cedo deves esperar.
                          Certíssimo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                            Verdade quanto ao segundo parágrafo e utópico quanto ao primeiro. De facto, o objectivo pode ser esse, mas uma gaiola onde ja haja uma certa humidade, que lhe seja colocado capoto na fachada/parte de fora, o mais certo é que a humidade interior aumente. Tenho conhecimento de N casos destes.

                            É importante saber desses aspectos. Também já ouvi falar muito do capoto, sem saber bem porque razão é tão popular. O que se passa cá no prédio é que há apartamentos com zonas mesmo partidas, por onde pinga água quando chove. E humidades "anexadas" a isso. No caso do meu apartamento, para já, desde que cá estou, noto que rachou um pouco uma das paredes da sala e o chão, com algumas tijoleiras que partiram. Em termos de humidades, parece-me bem mais o "ressoamento" nos quartos de respirar lá dentro, pois limpa-se relativamente bem com um pouco de água e lixívia.

                            Posso depois tentar tirar uma foto da fachada para perceberem de que tipo de acabamento se trata neste momento. É um "areado" preso, certas zonas vê-se a "rede" por trás, por ter começado a sair. Em outros locais estalou e partiu em bocados de cerca de 5 a 10 cm's.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                              Vai ser giro, capoto em edifícios... primeiro é necessário saber que é proibido sem barreiras corta fogo, além que não é eterno muito mais quando é colado por pontos.
                              A que te referes como barreiras corta-fogo?
                              Colado por pontos? Referes-te ao facto de fazer fachada a fachada?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                Bom, está aí um assunto mais importante.
                                Estão a dizer que com capoto vai piorar a nível de humidades dentro do apartamento/prédio?
                                O pessoal esquece sempre a ventilação e torna a casa estanque.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                                  Vai ser giro, capoto em edifícios... primeiro é necessário saber que é proibido sem barreiras corta fogo, além que não é eterno muito mais quando é colado por pontos.
                                  Há alguns condicionalismos na aplicação de capoto em edifícios mas não é preciso exagerar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O capoto em edifícios altos deve ser em la de rocha, mas é caro. Até fachadas ventiladas com xps precisa de barreiras corta fogo e sprinkles. Em Portugal ainda não houve grandes incêndios urbanos mas vejam lá fora, na Europa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                                      O capoto em edifícios altos deve ser em la de rocha, mas é caro. Até fachadas ventiladas com xps precisa de barreiras corta fogo e sprinkles. Em Portugal ainda não houve grandes incêndios urbanos mas vejam lá fora, na Europa.
                                      Estamos a falar de um prédio de 2 entradas, com Cave, R/C, 1º e 2º Andar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                                        O capoto em edifícios altos deve ser em la de rocha, mas é caro. Até fachadas ventiladas com xps precisa de barreiras corta fogo e sprinkles. Em Portugal ainda não houve grandes incêndios urbanos mas vejam lá fora, na Europa.
                                        Sim, edifícios de grande altura têm requisitos de reação ao fogo mais exigentes mas estes edifícios são uma pequena minoria do edificado em Portugal. Em capoto não existe necessidade de barreiras corta fogo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em edifícios até 3 pisos não existe problema, pois o estrago não é grande. Mas reconsider fazer em la de rocha

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                                            Em edifícios até 3 pisos não existe problema, pois o estrago não é grande. Mas reconsider fazer em la de rocha
                                            Vários sistemas de ETICS com isolamento térmico em EPS existentes no mercado são adequados para edifícios até 28 m de altura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Guy75 Ver Post
                                              Vai ser giro, capoto em edifícios... primeiro é necessário saber que é proibido sem barreiras corta fogo, além que não é eterno muito mais quando é colado por pontos.
                                              E à beira mar fica com um aspecto lindíssimo ao fim de 2/3 anos

                                              Capoto, capoto everywhere

                                              Comentário


                                                #24
                                                A moda é simples, edifício velho ou em contrução, capoto para cima.....quase parece uma questão de custos ou mau isolamento por resolver

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                                  É importante saber desses aspectos. Também já ouvi falar muito do capoto, sem saber bem porque razão é tão popular. O que se passa cá no prédio é que há apartamentos com zonas mesmo partidas, por onde pinga água quando chove. E humidades "anexadas" a isso. No caso do meu apartamento, para já, desde que cá estou, noto que rachou um pouco uma das paredes da sala e o chão, com algumas tijoleiras que partiram. Em termos de humidades, parece-me bem mais o "ressoamento" nos quartos de respirar lá dentro, pois limpa-se relativamente bem com um pouco de água e lixívia.

                                                  Posso depois tentar tirar uma foto da fachada para perceberem de que tipo de acabamento se trata neste momento. É um "areado" preso, certas zonas vê-se a "rede" por trás, por ter começado a sair. Em outros locais estalou e partiu em bocados de cerca de 5 a 10 cm's.
                                                  Eu aqui no meu prédio também tinhamos problemas na empena, fissuras e infiltrações nos pisos superiores, optamos por reparar todas as fissuras com o material adequado para o efeito, depois leva uma de mão em toda a fachada de um produto de isolamento e por fim 2 de mãos de uma tinta com bom desempenho no exterior. Fico resolvido o problema de infiltração e de humidades, por metade do preço do orçamento que tínhamos para opção do trabalho com eps/ capoto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    75k? quem e que vai ficar a ganhar?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      O capoto está na moda....é capoto a torto e a direito, mesmo com fachadas impecáveis
                                                      Por acaso ando dúvidas sobre isso. Tenho uma fachada impecável que precisa de renovação (pintura) e estou na dúvida se valerá a pena aproveitar para meter capoto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                        75k? quem e que vai ficar a ganhar?
                                                        Não faço ideia mas, pelo menos, quem está como gestor do condomínio tem tido o cuidado de pedir sempre 2 ou 3 orçamentos diferentes. Numa dessas solicitações é que um dos empreiteiros disse que poderia tentar-se a solução alternativa de colocar só a cobertura do capoto.
                                                        pessoalmente, tendo em conta o que já têm dito aqui, estou reticente quanto à possibilidade de usar o capoto. Não sei até que ponto seria mais positivo tirar o areado que existe actualmente, reparar todas as fendas que possam existir, e pintar o prédio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu prédio (tem 35 anos e 36 apartamentos, num total de 6 fachadas dividas em duas torres) foram pedidos vários orçamentos para:

                                                          - substituir cobertura (telhado)
                                                          - colocar capoto

                                                          Orçamento de 300 mil euros. Dá cerca de 8 mil euros a cada apartamento.
                                                          Ficou decidido em acta que cada condómino paga sensivelmente 90 a 130 euros mensais de quota-extra ao longo de 6 anos (consoante a permilagem que o apartamento possua).

                                                          Somente ao fim dos tais 6 anos é que se iniciarão as obras.
                                                          No entanto eu votei contra esta abordagem. No meu entender quem não tem dinheiro amealhado deve recorrer a um crédito para o efeito para que as obras se possam iniciar imediatamente.
                                                          Ao esperar 6 anos, vão persistindo (e agravando-se) as infiltrações nos diversos apartamentos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                                            pessoalmente, tendo em conta o que já têm dito aqui, estou reticente quanto à possibilidade de usar o capoto. Não sei até que ponto seria mais positivo tirar o areado que existe actualmente, reparar todas as fendas que possam existir, e pintar o prédio.
                                                            Fica quase ao mesmo preço que o capoto e não te dá o conforto térmico (e durabilidade) que o capoto te dá.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X