Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eutanásia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eutanásia

    não sei se há um tópico sobre isto, mas como isto é assunto político...

    eu sou a favor de um referendo

    eu nem sou contra nem a favor, ainda não sei bem, acho que ninguém deve viver em sofrimento muito grande, depois sou contra o prolongamento da vida por via artificial, quero dizer ligado a máquinas. Antigamente as pessoas morriam e prontos, acabava-se o sofrimento

    o que é que vocês acham ?!

    aqui algumas histórias de pessoas que escolheram morrer

    https://observador.pt/especiais/euta...dias-contados/

    #2
    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    não sei se há um tópico sobre isto, mas como isto é assunto político...

    eu sou a favor de um referendo

    eu nem sou contra nem a favor, ainda não sei bem, acho que ninguém deve viver em sofrimento muito grande, depois sou contra o prolongamento da vida por via artificial, quero dizer ligado a máquinas. Antigamente as pessoas morriam e prontos, acabava-se o sofrimento

    o que é que vocês acham ?!

    aqui algumas histórias de pessoas que escolheram morrer

    https://observador.pt/especiais/euta...dias-contados/
    Para isso tens a ortotanásia.

    Comentário


      #3
      Um país com investimento em paliativos próximo de zero, com um SNS a definhar, e a discutir (atabalhoadamente e politicamente) a eutanásia. Pagas impostos para o estado te proporcionar um serviço que não o faz, em alternativa sugere matar. E acho que há alguma dificuldade em perceber isso, eutanásia não é deixar morrer, é matar, activamente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por drifit Ver Post
        Um país com investimento em paliativos próximo de zero, com um SNS a definhar, e a discutir (atabalhoadamente e politicamente) a eutanásia. Pagas impostos para o estado te proporcionar um serviço que não o faz, em alternativa sugere matar. E acho que há alguma dificuldade em perceber isso, eutanásia não é deixar morrer, é matar, activamente.
        a eutanasia é muito mais economica que manter um doente sem esperança e o dinheiro é pouco, andamos sempre de crise em crise

        e para as famílias um alivio

        ainda veremos chegar o dia em que a eutanásia não será apenas um direito, mas sim um dever moral perante a sociedade e a família

        e não faltará muito

        Comentário


          #5
          Sou mais a favor do que contra.

          Mas é um tema tão sensível... Um referendo? Bom, é das poucas coisas que eu não gostava de ver num referendo.

          Deviam sim referendar as touradas.

          Comentário


            #6
            Claro, as touradas, esse drama social

            Preocupações como estas, cristinas ferreiras e cpªa lda, Por isso é que este país não sai da cepa torta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lll Ver Post
              a eutanasia é muito mais economica que manter um doente sem esperança e o dinheiro é pouco, andamos sempre de crise em crise

              e para as famílias um alivio

              ainda veremos chegar o dia em que a eutanásia não será apenas um direito, mas sim um dever moral perante a sociedade e a família

              e não faltará muito
              Essa é que é a grande questão: queremos uma cultura de morte?

              Queremos que alguém quando tenha um problema mais ou menos grave, com mais ou menos esperança de vida, uma das primeiras opções em cima da mesa seja a morte?

              Isto em pessoas em estado frágil?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Progressive Ver Post
                Claro, as touradas, esse drama social

                Preocupações como estas, cristinas ferreiras e cpªa lda, Por isso é que este país não sai da cepa torta
                E não deviam ser as preocupações de 1º mundo que deviam ser referendadas?

                Espero que não façam um referendo à legalização da pena de morte, despenalização da violência doméstica, despenalização da violação e permissão da pedofilia. Há por aí muito maluco insano...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                  Sou mais a favor do que contra.

                  Mas é um tema tão sensível... Um referendo? Bom, é das poucas coisas que eu não gostava de ver num referendo.

                  Deviam sim referendar as touradas.
                  A esmagadora maioria das pessoas não tem capacidade de discussão sobre o assunto e toma posição com base em elementos/informação básica, como mero uso de liberdade individual.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                    Um país com investimento em paliativos próximo de zero, com um SNS a definhar, e a discutir (atabalhoadamente e politicamente) a eutanásia. Pagas impostos para o estado te proporcionar um serviço que não o faz, em alternativa sugere matar. E acho que há alguma dificuldade em perceber isso, eutanásia não é deixar morrer, é matar, activamente.
                    nessa perspectiva não sei o que é pior, se abortar impedindo a vida se a eutanásia ajudando a partir

                    nem são os médicos que matam mas sim o próprio paciente

                    Comentário


                      #11
                      O problema do referendo é a desinformação.
                      Eu acho que em casos extremos uma grande (mas mesmo grande) maioria dos portugueses é a favor, prolongar o sofrimento ao extremo não faz sentido. Na maior parte dos casos estamos a falar de semanas ou meses de vida, em que a pessoa não vive apenas agonia.
                      Agora morrer só porque sim, ou porque se está em depressão ou coisa do género e o Estado patrocinar isso para mim não faz sentido nenhum, ou melhor até pode fazer, mas não tem que ser o Estado a financiar e a patrocinar isso, obviamente. (mesmo que a longo prazo até possa ficar mais barato ao Estado).
                      O problema é a banalização da morte.
                      O caso da Holanda é um dos mais falados, nos últimos anos a eutanásia ronda os 4 ou 5% das mortes totais, a mim parece-me demasiado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        A esmagadora maioria das pessoas não tem capacidade de discussão sobre o assunto e toma posição com base em elementos/informação básica, como mero uso de liberdade individual.
                        Tal e qual.
                        Isto não devia ser discutido ou decidido pelo povo.

                        O governo devia fazer um levantamento junto dos profissionais de saúde credenciados : Médicos, terapeutas, enfermeiros e casos específicos: familiares de doentes paliativos e próprios doentes. Uma coisa à séria que, bem feito, iria gastar-se menos ou o mesmo dinheiro que um referendo.

                        Mas o referendo parecendo que não é "mais fácil", sempre se pode vetar alegando ter sido feito junto de uma população que pouco ou nada percebe do assunto.
                        Editado pela última vez por NaoInteressa; 13 February 2020, 10:59.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                          nessa perspectiva não sei o que é pior, se abortar impedindo a vida se a eutanásia ajudando a partir

                          nem são os médicos que matam mas sim o próprio paciente
                          Isso é uma afirmação muito errada porque o processo passaria obrigatoriamente por vários médicos, que seriam responsáveis por considerar o pedido elegível. Ou seja, terias médicos "matadores".

                          Comentário


                            #14
                            Parafraseando Ramón Sampedro:

                            A vida é um direito e não uma obrigação

                            Comentário


                              #15
                              Simples, a partir do momento em que aborto é permitido, a eutanasia também o deveria ser.

                              Ainda por cima sou eu, a decidir pela minha própria vida.

                              Comentário


                                #16
                                Nota-se logo por aqui.

                                Na Holanda, em 2015, 3,7% das mortes envolveram eutanásia.
                                E já agora convém perceber que os critérios para eutanásia são relativamente apertados.

                                Também existe uma grande confusão entre eutanásia, morte assistida e suicídio assistido. São termos diferentes e que geram muita confusão em quem comenta o assunto.

                                Em relação à eutanásia, e partindo do princípio de que os critérios são, mais uma vez, extensivamente definidos e apertados, totalmente a favor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MMdC Ver Post
                                  Nota-se logo por aqui.

                                  Na Holanda, em 2015, 3,7% das mortes envolveram eutanásia.
                                  E já agora convém perceber que os critérios para eutanásia são relativamente apertados.

                                  Também existe uma grande confusão entre eutanásia, morte assistida e suicídio assistido. São termos diferentes e que geram muita confusão em quem comenta o assunto.

                                  Em relação à eutanásia, e partindo do princípio de que os critérios são, mais uma vez, extensivamente definidos e apertados, totalmente a favor.
                                  https://observador.pt/2019/06/04/eut...s-na-infancia/

                                  Dá que pensar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                    Dá, mas a Noa não morreu por eutanásia. Aliás, a eutanásia foi-lhe recusada. Foi submetida a cuidados paliativos após ter decidido parar de cuidar de si própria.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Devidamente parametrizada, a eutanásia pode fazer todo o sentido, para todos os envolvidos (doente, familiares, estado).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sou a favor.

                                        E até me parece um discussão um bocado desnecessária e algo hipócrita porque, ainda que de forma dissimulada, ela é praticada nos hospitais. Gradualmente aumenta-se a dose de morfina e a pessoa fica-se como um passarinho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                          Tal e qual.
                                          Isto não devia ser discutido ou decidido pelo povo.

                                          O governo devia fazer um levantamento junto dos profissionais de saúde credenciados : Médicos, terapeutas, enfermeiros e casos específicos: familiares de doentes paliativos e próprios doentes. Uma coisa à séria que, bem feito, iria gastar-se menos ou o mesmo dinheiro que um referendo.

                                          Mas o referendo parecendo que não é "mais fácil", sempre se pode vetar alegando ter sido feito junto de uma população que pouco ou nada percebe do assunto.
                                          Pra um lado ou pra o outro, não faltam opiniões de "profissionais credenciados", filósofos e pavões da intelectualidade.
                                          O parlamento, é feito por partidos, que é suposto representarem as classes sociais e os seus interesses económicos: proletariado, classe média assalariada e burguesia exploradora. Nenhum deputado se pode arvorar em "representante das consciências dos eleitores que o elegeram", que nem sequer sabe quem são.
                                          Em última análise, a solução que resta é mesmo o referendo. "Ah, e tal, mas isso é ficar na mão de analfabetos e ignorantes, sem preparação nenhuma pra pensar e escolher nestas coisas". Pois será, mas em democracia não existe nenhuma "reflexão iluminada" que valha mais que a expressão da vontade popular.
                                          Senão era fácil: era só seleccionar os maiores QIs em cada especialidade, e eles é que decidiam tudo, sem eleições, parlamentos nem outros "luxos".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            Sou a favor.

                                            E até me parece um discussão um bocado desnecessária e algo hipócrita porque, ainda que de forma dissimulada, ela é praticada nos hospitais. Gradualmente aumenta-se a dose de morfina e a pessoa fica-se como um passarinho.
                                            Podem fechar o topico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                              pobre rapariga, muito triste

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Podem fechar o topico.
                                                E a piada é?...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                  Simples, a partir do momento em que aborto é permitido, a eutanasia também o deveria ser.

                                                  Ainda por cima sou eu, a decidir pela minha própria vida.
                                                  O problema é que isso não é a realidade. Se fosse assim tão simples poderias cometer suicídio.

                                                  O problema é que também envolve terceiros na decisão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Sou a favor.

                                                    E até me parece um discussão um bocado desnecessária e algo hipócrita porque, ainda que de forma dissimulada, ela é praticada nos hospitais. Gradualmente aumenta-se a dose de morfina e a pessoa fica-se como um passarinho.
                                                    Percebo o que dizes porque também conheço o meio. Mas aí entendo mais como ortotanásia/paliativos. Na verdade a pessoa não morre com a morfina, a morfina só potencia o que já existe de forma "natural".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sou a favor... de um referendo! Temo que se venha a abrir uma "caixa de pandora"!

                                                      Vou fazer um paralelismo "disparatado" para se perceber o meu receio... agora que vou a caminhar rapidamente para velho!

                                                      A homossexualidade foi proibida;
                                                      A dada altura tolerada;
                                                      Depois perfeitamente aceite;
                                                      No momento presente já é "bem" e até incentivada;
                                                      A continuar assim... ainda se torna obrigatória!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                        Pra um lado ou pra o outro, não faltam opiniões de "profissionais credenciados", filósofos e pavões da intelectualidade.
                                                        O parlamento, é feito por partidos, que é suposto representarem as classes sociais e os seus interesses económicos: proletariado, classe média assalariada e burguesia exploradora. Nenhum deputado se pode arvorar em "representante das consciências dos eleitores que o elegeram", que nem sequer sabe quem são.
                                                        Em última análise, a solução que resta é mesmo o referendo. "Ah, e tal, mas isso é ficar na mão de analfabetos e ignorantes, sem preparação nenhuma pra pensar e escolher nestas coisas". Pois será, mas em democracia não existe nenhuma "reflexão iluminada" que valha mais que a expressão da vontade popular.
                                                        Senão era fácil: era só seleccionar os maiores QIs em cada especialidade, e eles é que decidiam tudo, sem eleições, parlamentos nem outros "luxos".
                                                        Nesse caso, porque não se submetem à apreciação popular diversas versões da constituição e por referendo ser eleita a que tiver mais votos?

                                                        Quantos portugueses efectivamente tiveram voz ou opinião no mais elevado documento legal da nação?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                          Sou a favor... de um referendo! Temo que se venha a abrir uma "caixa de pandora"!

                                                          Vou fazer um paralelismo "disparatado" para se perceber o meu receio... agora que vou a caminhar rapidamente para velho!

                                                          A homossexualidade foi proibida;
                                                          A dada altura tolerada;
                                                          Depois perfeitamente aceite;
                                                          No momento presente já é "bem" e até incentivada;
                                                          A continuar assim... ainda se torna obrigatória!!!
                                                          Tens receio que te obriguem a ser gay? Ou de não viver tempo suficiente para chegar a esse dia?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            parece-me inevitável que vá ser aprovada e se torne legal

                                                            parece-me inevitável que depois ser legal a mentalidade da sociedade evolua de forma a que se torne socialmente obrigatória

                                                            ou seja o doente estando incapacitado e dependente de terceiros ache que a sua obrigação moral, para não ser um peso para a sociedade e para quem cuida dele, é pedir para morrer

                                                            hoje aprova-se o direito à eutanásia, amanhã a eutanásia será uma obrigação moral desses doentes, aqueles que a não pedirem serão vistos como cobardes que não se importam de ser um peso para a sociedade e para a sua família

                                                            e repetindo o que já foi dito em tempos, os cuidados paliativos em portugal são muito fracos, apenas uma pequena minoria da população tem acesso a eles.

                                                            o minimo do bom sendo indicaria que primeiro deviamos implementar uma rede de cuidados paliativos minimamente aceitável, só depois deviamos pensar se legalizariamos a eutanasia

                                                            não tendo criado essa rede de cuidados paliativos antes de aprovar a eutanásia será muito mais dificil depois criar essa rede depois, a opção politica será pela escolha mais economica, propor ao doente para pedir para morrer
                                                            até porque para quem tem dinheiro, terá acesso aos cuidados paliativos, os ricos viverão o seu final de vida com cuidados paliativos que lhes aliviarão muito os sofrimentos, os pobres terão a opção de escolher entre pedir para morrer ou sofrerem

                                                            mas por cá gostamos de por o carro à frente dos bois




                                                            gostamos de ver o mesmo empenho em debater sobre como criar uma rede de cuidados paliativos
                                                            Editado pela última vez por lll; 13 February 2020, 14:55. Razão: gralhas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X