Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dijuntor Diferencial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dijuntor Diferencial

    Tenho uma dúvida a ver se alguém daqui me consegue ajudar.

    Em minha casa antigamente eu tinha o contador da EDP e depois um dijuntor branco grande com um botão ao lado com a letra T. A pouco tempo vieram mudar o contador para um mais moderno e também me mudaram esse dijuntor branco lacrado da EDP mas esse não tem o tal botão T. Curioso fiquei a olhar melhor para aquilo um dia destes que precisei de desligar o quadro para mudar uma tomada e diz lá "Atenção: Dijuntor não Diferencial! 30A" Fiquei a pensar e fui pesquisar na NET e encontrei informação diversa mas no fundo a mesma ideia que não estou protegido...
    Agora a minha duvida é para colocar um diferencial tem de ser de quanto? Vi uns de 300mh e uns 30mh e uns de 40A e outros de 30A qual devo comprar?

    #2
    Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
    Tenho uma dúvida a ver se alguém daqui me consegue ajudar.

    Em minha casa antigamente eu tinha o contador da EDP e depois um dijuntor branco grande com um botão ao lado com a letra T. A pouco tempo vieram mudar o contador para um mais moderno e também me mudaram esse dijuntor branco lacrado da EDP mas esse não tem o tal botão T. Curioso fiquei a olhar melhor para aquilo um dia destes que precisei de desligar o quadro para mudar uma tomada e diz lá "Atenção: Dijuntor não Diferencial! 30A" Fiquei a pensar e fui pesquisar na NET e encontrei informação diversa mas no fundo a mesma ideia que não estou protegido...
    Agora a minha duvida é para colocar um diferencial tem de ser de quanto? Vi uns de 300mh e uns 30mh e uns de 40A e outros de 30A qual devo comprar?
    Não tens nenhum diferencial no quadro? Que perigo!

    Os 30A ou 40A dependem da tua potência contratada, mesmo que seja uma potência baixa, eu recomendo que escolhas um de 40A.

    Relativamente à sensibilidade, o diferencial geral costuma ser de 300 mA. Mas as coisas para serem bem feitas, deverias medir a tua resistência de terra e calcular a sensibilidade.

    Se tiveres aparelhos elétricos nos WC, aí deverias colocar um diferencial de 30 mA dedicado só aos WCs.

    Leva aí um bom eletricista que ele faz-te as contas e o trabalho.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Não tens nenhum diferencial no quadro? Que perigo!

      Os 30A ou 40A dependem da tua potência contratada, mesmo que seja uma potência baixa, eu recomendo que escolhas um de 40A.

      Relativamente à sensibilidade, o diferencial geral costuma ser de 300 mA. Mas as coisas para serem bem feitas, deverias medir a tua resistência de terra e calcular a sensibilidade.

      Se tiveres aparelhos elétricos nos WC, aí deverias colocar um diferencial de 30 mA dedicado só aos WCs.

      Leva aí um bom eletricista que ele faz-te as contas e o trabalho.
      Pois não tenho e sim sei que está perigoso por isso quero tratar disto mas os culpados foram os da EDP eles poderiam ter ordem para mudar o dijuntor geral mas deveriam-me ter alertado que estava desprotegido e ninguém me disse nada enfim...

      Não tenho aparelhos no Wc apenas uma tomada que nem é usada.
      Só mais uma duvida andei a pesquisar e os disjuntores que vejo a venda só teem 1 polo e os que tenho cá em casa são de dois ou seja entra de um lado o neutro e fase e sai do outro neutro e fase... Isto pode implicar com a ligação do dijuntor Diferencial ou não tem uma coisa a ver com a outra?

      Comentário


        #4
        Acho que estas a explicar um pouco mal, o que tinhas antes éra isto, com nomes mais curiqueiros:

        Contador > disjuntor da companhia > disjuntor geral (este o tal de 30mh ou 300mh)

        O que fazia o disjuntor da companhia era regular a potencia, os contadores actuais já fazem a regulação da potencia dai poderem retirar o "disjuntor da companhia", ficando tu com isto:

        Contador > disjuntor geral.

        Acho muito estranho terem tirado o disjuntor, quando começaram a mudar os primeiros contadores não mexiam em nada na estalação dentro da casa do cliente.

        Como o @eu disse tem atenção que deves ter um diferencial de 30ma para wc por segurança.

        Comentário


          #5
          Numa casa tiraram esse que limitava a potencia, noutra deixaram-no lá mas com a potencia no máximo. Em todos os casos quando se pede mais do que o que está contratado é o próprio contador que corta.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
            Acho que estas a explicar um pouco mal, o que tinhas antes éra isto, com nomes mais curiqueiros:

            Contador > disjuntor da companhia > disjuntor geral (este o tal de 30mh ou 300mh)

            O que fazia o disjuntor da companhia era regular a potencia, os contadores actuais já fazem a regulação da potencia dai poderem retirar o "disjuntor da companhia", ficando tu com isto:

            Contador > disjuntor geral.

            Acho muito estranho terem tirado o disjuntor, quando começaram a mudar os primeiros contadores não mexiam em nada na estalação dentro da casa do cliente.

            Como o @eu disse tem atenção que deves ter um diferencial de 30ma para wc por segurança.
            Não estou a explicar mal. Tinha o contador preto de roda antigo e a seguir um dijuntir grande branco onde tinha um botão com um T depois desse tenho os pequenos da casa.
            Esse grande sai um fio que começa logo no dijuntor da maquina de lavar roupa e depois passa para os outros que também são normais. Eles tiraram esse que tinha um T que também era deles e estava c lacre para por este que não tem diferencial.

            O meu contador é dentro de casa e está mesmo ao lado do dijuntor da EDP.

            Comentário


              #7
              Radar100 a casa tem que idade? é que tenho ideia de existirem instalações mais antigas que não tinham o diferencial.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
                Não estou a explicar mal. Tinha o contador preto de roda antigo e a seguir um dijuntir grande branco onde tinha um botão com um T depois desse tenho os pequenos da casa.
                Esse grande sai um fio que começa logo no dijuntor da maquina de lavar roupa e depois passa para os outros que também são normais. Eles tiraram esse que tinha um T que também era deles e estava c lacre para por este que não tem diferencial.

                O meu contador é dentro de casa e está mesmo ao lado do dijuntor da EDP.
                Bem me parecia tens um quadro antigo, arranja alguem que te instale um diferencial, o custo não deve ser assim tão grande, custa uns 30€ + mão de obra, e dormes mais descansado.

                Comentário


                  #9
                  Isto:

                  https://www.kuantokusta.pt/electrodo...2DC-p-4-319210

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Radar100 Ver Post
                    Só mais uma duvida andei a pesquisar e os disjuntores que vejo a venda só teem 1 polo e os que tenho cá em casa são de dois ou seja entra de um lado o neutro e fase e sai do outro neutro e fase... Isto pode implicar com a ligação do dijuntor Diferencial ou não tem uma coisa a ver com a outra?
                    Tens disjuntores que cortam também o neutro? Que luxo... são raras as instalações elétricas com disjuntores bipolares.

                    Não, isso não tem qualquer implicação com o diferencial, até são uma enorme ajuda em caso de fuga pelo neutro.

                    Comentário


                      #11
                      Podias por aí uma foto do sistema, assim era mais fácil de ver.
                      No meu caso tenho um diferencial de 300ma para geral mais um de 30ma dedicado ao termoacumulador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                        Podias por aí uma foto do sistema, assim era mais fácil de ver.
                        No meu caso tenho um diferencial de 300ma para geral mais um de 30ma dedicado ao termoacumulador.
                        Não era melhor ter tudo a 30ma? Ou isso não era viável? (quais os motivos para não ser tudo a 30?)

                        Comentário


                          #13
                          Podes ter tudo a 30mA mas depois aquilo vai estar sempre a disparar. 300mA é o habitual mas é suficientemente alto para um gajo ficar electrocutado antes daquilo disparar, se disparar. É uma faca de 2 gumes que tem de ser bem manobrada. Não sou perito no assunto.

                          Fui ver o meu e é de 500mA!
                          Editado pela última vez por kasparovitch; 13 February 2020, 21:52.

                          Comentário


                            #14
                            O novo contador inteligente já faz limitação de potência e diferencial.

                            Comentário


                              #15
                              Radar 100, Atenção! Esse disjuntor está ligado a satélites e o teu consumo é vigiado ao milimetro! Porque antigamente os antigos , permitiam que aquela rodinha fosse parada. Actualmente a EDP anda a substituir os antigos pelos modernos e alega uma treta qualquer só para eles terem o total controlo da electricidade em vez de seres tu a fazé lo! E fazem isto sem te avisar, o que aí entra no campo da ilegalidade! Imagina eles controlarem o teu consumo a seu belo prazer e em alguns meses pagares mais 1 euro, 1,5, 2 € a mais e se reclamares eles dizem que foste tu que gastaste mais, quando duma forma forma fraudulenta foram eles que o fizeram para seu beneficio próprio! É este o perigo destes contadores modernos!

                              Comentário


                                #16
                                Eu fui avisado que o contador passava a dar as leituras em tempo real.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Não era melhor ter tudo a 30ma? Ou isso não era viável? (quais os motivos para não ser tudo a 30?)
                                  Podes, mas se tiveres uma instalação com fugas o diferencial vai disparar com mais frequência. Daí eu ter colocado o de 30ma só no aparelho que tem água e eletricidade juntos. No resto como está tudo diretamente ligado à terra, não há tanto risco.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tens este primeiro que está lacrado e depois não tens o segundo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                      Não era melhor ter tudo a 30ma? Ou isso não era viável? (quais os motivos para não ser tudo a 30?)
                                      Se a tua instalação elétrica e os teus equipamentos estiverem perfeitos, podes colocar o diferencial geral a 30 mA.

                                      Contudo, basta uma pequena fuga esporádica numa máquina de lavar para o diferencial estar sempre a disparar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                        Actualmente a EDP anda a substituir os antigos pelos modernos e alega uma treta qualquer só para eles terem o total controlo da electricidade em vez de seres tu a fazé lo! E fazem isto sem te avisar, o que aí entra no campo da ilegalidade! Imagina eles controlarem o teu consumo a seu belo prazer e em alguns meses pagares mais 1 euro, 1,5, 2 € a mais e se reclamares eles dizem que foste tu que gastaste mais, quando duma forma forma fraudulenta foram eles que o fizeram para seu beneficio próprio! É este o perigo destes contadores modernos!
                                        Em teoria isto até seria possível de fazer muito facilmente, através da manipulação de software.

                                        Mas não acredito que o façam. Seria uma questão de tempo até serem apanhados e as consequências seriam terríveis.

                                        Acreditar numa manipulação deste tipo seria como acreditar que uma grande marca de automóveis pudesse ser capaz de manipular as emissões por software, de forma a passar nos testes de forma fraudulenta.

                                        Wait a minute...
                                        Editado pela última vez por eu; 14 February 2020, 16:59.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ..........
                                          Editado pela última vez por Illusion; 14 February 2020, 09:42.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                            Radar 100, Atenção! Esse disjuntor está ligado a satélites e o teu consumo é vigiado ao milimetro! Porque antigamente os antigos , permitiam que aquela rodinha fosse parada. Actualmente a EDP anda a substituir os antigos pelos modernos e alega uma treta qualquer só para eles terem o total controlo da electricidade em vez de seres tu a fazé lo! E fazem isto sem te avisar, o que aí entra no campo da ilegalidade! Imagina eles controlarem o teu consumo a seu belo prazer e em alguns meses pagares mais 1 euro, 1,5, 2 € a mais e se reclamares eles dizem que foste tu que gastaste mais, quando duma forma forma fraudulenta foram eles que o fizeram para seu beneficio próprio! É este o perigo destes contadores modernos!

                                            Essa ***** das drogas faz mal.
                                            Editado pela última vez por Illusion; 14 February 2020, 09:42.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              O novo contador inteligente já faz limitação de potência e diferencial.
                                              São tão inteligentes que nalguns casos, quando "cai" por excesso de solicitação, já não é assim tão simples de voltar a ligar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                                Radar 100, Atenção! Esse disjuntor está ligado a satélites e o teu consumo é vigiado ao milimetro! Porque antigamente os antigos , permitiam que aquela rodinha fosse parada. Actualmente a EDP anda a substituir os antigos pelos modernos e alega uma treta qualquer só para eles terem o total controlo da electricidade em vez de seres tu a fazé lo! E fazem isto sem te avisar, o que aí entra no campo da ilegalidade! Imagina eles controlarem o teu consumo a seu belo prazer e em alguns meses pagares mais 1 euro, 1,5, 2 € a mais e se reclamares eles dizem que foste tu que gastaste mais, quando duma forma forma fraudulenta foram eles que o fizeram para seu beneficio próprio! É este o perigo destes contadores modernos!
                                                Quando cá vieram colocar o contador novo os senhores responsaveis da EDP pela colocação do contador também me disse que eram wireless e que eles controlavam a contagem diretamente lá que era transmitida p lá automáticamente e desta forma incorruptíveis que ninguem lhes precisa mexer nem para dar a contagem...
                                                Não sei se será algo que dizem assim para passarem a ideia de que são seguros e ninguém lhes deve mexer ou se realmente controlam a contagem automaticamente o certo é que nunca mais cá vieram contar a luz nem a mim nem a ninguem da rua....
                                                Não sei.
                                                Editado pela última vez por Radar100; 14 February 2020, 22:09.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                                  Tens este primeiro que está lacrado e depois não tens o segundo?
                                                  Não tenho o segundo. Só tenho o primeiro igual ao da tua foto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                                    Radar 100, Atenção! Esse disjuntor está ligado a satélites e o teu consumo é vigiado ao milimetro! Porque antigamente os antigos , permitiam que aquela rodinha fosse parada. Actualmente a EDP anda a substituir os antigos pelos modernos e alega uma treta qualquer só para eles terem o total controlo da electricidade em vez de seres tu a fazé lo! E fazem isto sem te avisar, o que aí entra no campo da ilegalidade! Imagina eles controlarem o teu consumo a seu belo prazer e em alguns meses pagares mais 1 euro, 1,5, 2 € a mais e se reclamares eles dizem que foste tu que gastaste mais, quando duma forma forma fraudulenta foram eles que o fizeram para seu beneficio próprio! É este o perigo destes contadores modernos!
                                                    a unica questao que se coloca é que:

                                                    - podem tirar a contagem todos os meses e nao o fazem ( so tiram contagens remotas todos os meses a quem da a contagem , para confirmaçao; se nao se der eles tb nao vao ver, querem receber dinheiro a frente de estimativas )
                                                    - a luz do visor lcd e essas tretas é paga por nos, deve ser sempre uns 5 ou 6kwh ano

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que agora já há uns contadores que enviam a contagem de forma automatica

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só um aparte. Este tópico é sobre disjuntores diferenciais e quem vem aqui é por ser esse o tema. No entanto o que se discute aqui são contadores.

                                                        É a mesma coisa que ir ao tópico do coronavirus e o que se discute lá é sarampo.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X