Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calçado de segurança no trabalho - Obrigatoriedade.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Calçado de segurança no trabalho - Obrigatoriedade.

    Trabalho numa empresa há mais de 2 décadas e este ano a mesma "lembrou-se" de exigir que os funcionários usem calçado de segurança ("biqueira de aço").

    Ora, além de sequelas duma fractura na cervical (efectuada no local de trabalho), tenho 3 hérnias na zona lombar muito provavelmente derivadas do meu trabalho.

    Mesmo assim experimentei utilizar o calçado fornecido pela empresa mas o peso exagerado das mesmas faz-me dores nos joelhos, tornozelos e zona lombar.

    Exigiram-me um relatório médico o qual já entreguei.

    Agora deram-me um ultimato para comprar eu um calçado "biqueira de aço" que seja adequado e em troca dão-me um valor anual de 50 euros. Isto com ameaças de processos disciplinares.

    Já procurei e mesmo calçado com protecção em carbono torna-se muito pesado. Além que passa bastante esse valor e obviamente não me duram 1 ano... Acrescento que o meu trabalho exige andar cerca de 8/10 kms na rua.

    O que é que posso fazer para que não me lixem?

    Que decretos de lei obrigam a utilizar esse calçado?

    Obrigado.

    #2
    Recomendo esta empresa de Guimarães: SAFETY SHOES | TOWORKFOR

    Têm imensas opções e bons preços.

    Quanto à tua situação, encosta-os à parede. Com o atestado médico, que presumo deve indicar que características têm de ter o calçado, entregas com o modelo adequado e eles que comprem. Se é uma exigência da empresa não faz qualquer sentido seres tu a comprar.

    Comentário


      #3
      Esses Safety Runners são os que a empresa fornece. Vê-se que é um calçado com alguma qualidade mas "só" têm um peso de 1400 gramas...

      Isto ao fim de 8 kms diários, imagina as dores que me provoca especialmente na coluna.

      Comentário


        #4
        Eu quando trabalhava no aço, comprava as minhas botas no AKI... não sei se custavam 40 ou 60€... mas eram boas, confortáveis e leves (com protecção de aço na biqueira e no calcanhar, para além da sola para não se espetarem os pregos!).

        Já não há disso? Sei que a CAT tem umas boas... não dá para vocês acertarem as contas? Tipo "eu pago 1/3 da diferença para os 50€ e vocês pagam os outros 2/3"?

        É que a questão principal não é a obrigatoriedade e as leis! A questão principal é se queres continuar a manter 2 pés e duas pernas...
        Editado pela última vez por CL; 19 February 2020, 18:46.

        Comentário


          #5
          A empresa externa de Saúde e Segurança no Trabalho deveria ter realizado uma avaliação de risco e consoante o resultado da avaliação proposto o calçado que melhor se adequava a cada trabalhador.

          Comentário


            #6
            The world's lightest safety shoes

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
              Esses Safety Runners são os que a empresa fornece. Vê-se que é um calçado com alguma qualidade mas "só" têm um peso de 1400 gramas...

              Isto ao fim de 8 kms diários, imagina as dores que me provoca especialmente na coluna.
              Estes em carbono não deverão ser tão pesados mas custam 75€: https://www.toworkfor.pt/pt/loja-onl...mis-s3-src-esd

              Envia email a questionar pelos modelos com peso optimizado e depois logo vês.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Eu quando trabalhava no aço, comprava as minhas botas no AKI... não sei se custavam 40 ou 60€... mas eram boas, confortáveis e leves (com protecção de aço na biqueira e no calcanhar, para além da sola para não se espetarem os pregos!).

                Já não há disso? Sei que a CAT tem umas boas... não dá para vocês acertarem as contas? Tipo "eu pago 1/3 da diferença para os 50€ e vocês pagam os outros 2/3"?

                É que a questão principal não é a obrigatoriedade e as leis! A questão principal é se queres continuar a manter 2 pés e duas pernas...
                O problema é que eu não trabalho em obras, estaleiros ou outros locais onde há o perigo de cair um peso nos pés.

                Aqui a questão principal é o bom senso. Além da distância que percorro diariamente, sofro duma patologia degenerativa da coluna lombar que irá certamente agravar-se mais rapidamente com a utilização dum calçado pesado.

                O calçado que utilizo diariamente pesa apenas 1 quilo a menos... É pago por mim, é caro mas não me importo de zelar pela minha saúde. Agora não me venham com picuinhices porque o perigo de necessitar dum calçado de protecção é quase o mesmo de ser atingido por um raio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Estes em carbono não deverão ser tão pesados mas custam 75€: https://www.toworkfor.pt/pt/loja-onl...mis-s3-src-esd

                  Envia email a questionar pelos modelos com peso optimizado e depois logo vês.
                  Sim, enviar um email foi logo a primeira coisa que fiz quando postaste a primeira vez.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                    O problema é que eu não trabalho em obras, estaleiros ou outros locais onde há o perigo de cair um peso nos pés.

                    Aqui a questão principal é o bom senso. Além da distância que percorro diariamente, sofro duma patologia degenerativa da coluna lombar que irá certamente agravar-se mais rapidamente com a utilização dum calçado pesado.

                    O calçado que utilizo diariamente pesa apenas 1 quilo a menos... É pago por mim, é caro mas não me importo de zelar pela minha saúde. Agora não me venham com picuinhices porque o perigo de necessitar dum calçado de protecção é quase o mesmo de ser atingido por um raio.
                    Eu já vi uns que parecem ténis. Não serão mais leves?
                    Se não queres usar, não podes assinar um termo de responsabilidade? Assim, se algo te acontecesse por falta de calçado de segurança. a empresa não poderia ser responsabilizada. Não sei se será possível...

                    Comentário


                      #11
                      Viva,
                      Trabalho na área dos moldes e uso UVEX, leves e conforaveis... parecem ténis....

                      719TfSCzM1L._AC_SX500._SX._UX._SY._UY_.jpg

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                        Eu já vi uns que parecem ténis. Não serão mais leves?
                        Se não queres usar, não podes assinar um termo de responsabilidade? Assim, se algo te acontecesse por falta de calçado de segurança. a empresa não poderia ser responsabilizada. Não sei se será possível...
                        Não teria qualquer problema em assinar um termo de responsabilidade pois como referi atrás, tenho tanta probabilidade de levar com um peso nos pés como uma pessoa que sirva ao balcão numa pastelaria ou uma administrativa, por exemplo.

                        Mas a empresa nem meteu essa opção em cima da mesa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                          Viva,
                          Trabalho na área dos moldes e uso UVEX, leves e conforaveis... parecem ténis....

                          [ATTACH]150036[/ATTACH]
                          Consegues-me dizer o peso desse calçado?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                            Viva,
                            Trabalho na área dos moldes e uso UVEX, leves e conforaveis... parecem ténis....

                            [ATTACH]150036[/ATTACH]
                            Confirmo! São muito leves!
                            Vamos a ver e ainda somos colegas de trabalho!

                            Comentário


                              #15
                              Pá... mas eu também nunca trabalhei em obras! Mas imagina montares um laser de 4 toneladas e cair-te uma longarina no pé?

                              E achas que numa empresa nova não haverá pregos espetados no chão? Estamos em ambiente fabril! Até na AutoEuropa tens várias situações de eventual perigo... o calçado, tal como o resto da roupa, é "só" para a tua 1ª protecção... mas não te protege de tudo!

                              Podes ter de andar de máscara com filtro de carvão activado... há vários fluidos tóxicos, para além de corrosivos... vais andar a pensar se as luvas que compraste por 50€ o par vão ser pagas a 100% pelo patrão? As mãos são tuas ou dele?

                              Ou depois vais andar 30 anos a tratar da TUA dermatose?


                              Já percebi que o teu maior perigo será cair-te uma esferográfica ou uma placa de 350 g de esferovite no pé...

                              Assim concordo contigo! Muda de emprego!
                              Editado pela última vez por CL; 19 February 2020, 19:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                Consegues-me dizer o peso desse calçado?
                                Quando comprei o ano passado, pus na balança de cozinha e se não estou em erro ou era 1000gr ou 1100 gr o par...
                                Como as deixo no trabalho, não consigo pesa las novamente.

                                Trabalho 9h em pé e até à data não tenho queixa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                  Confirmo! São muito leves!
                                  Vamos a ver e ainda somos colegas de trabalho!
                                  Nunca se sabe eheheh, trabalho na Marinha Grande!

                                  Em relação à marca TOWORKFOR também já me falaram maravilhas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    P Mas imagina montares um laser de 4 toneladas e cair-te uma longarina no pé?
                                    Para que serve? Tenho 1 de 100mw q é um ponteiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                                      Nunca se sabe eheheh, trabalho na Marinha Grande!

                                      Em relação à marca TOWORKFOR também já me falaram maravilhas.
                                      Então não!

                                      O pessoal aqui na fábrica, foi tudo patrocinado com a TOWORKFOR e todos dizem bem daquilo. E aguentam bem um ano

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também uso toworkfor. As minhas são mais trambolho, mas não me incomodam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu comprei uns Dunlop na Sports Direct. Têm bons e leves sapatos. Passa por lá.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os mais leves não têm por norma os certificados exigidos. Primeiro precisa de saber quais as características para poder comprar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Passa na sports direct, comprei lá da marca dunlop e recomendo, são leves e confortáveis

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                Trabalho numa empresa há mais de 2 décadas e este ano a mesma "lembrou-se" de exigir que os funcionários usem calçado de segurança ("biqueira de aço").

                                                Ora, além de sequelas duma fractura na cervical (efectuada no local de trabalho), tenho 3 hérnias na zona lombar muito provavelmente derivadas do meu trabalho.

                                                Mesmo assim experimentei utilizar o calçado fornecido pela empresa mas o peso exagerado das mesmas faz-me dores nos joelhos, tornozelos e zona lombar.

                                                Exigiram-me um relatório médico o qual já entreguei.

                                                Agora deram-me um ultimato para comprar eu um calçado "biqueira de aço" que seja adequado e em troca dão-me um valor anual de 50 euros. Isto com ameaças de processos disciplinares.

                                                Já procurei e mesmo calçado com protecção em carbono torna-se muito pesado. Além que passa bastante esse valor e obviamente não me duram 1 ano... Acrescento que o meu trabalho exige andar cerca de 8/10 kms na rua.

                                                O que é que posso fazer para que não me lixem?

                                                Que decretos de lei obrigam a utilizar esse calçado?

                                                Obrigado.
                                                Boas, utilizas esse tipo de calçado há pouco tempo, certo?

                                                E parece que a empresa é a mesma onde trabalho. Uma questão já falas-te com o teu chefe? Se não fores sindicalizado, expuseste o caso á comissão de trabalhadores?

                                                Segundo, o meu chefe e o superior dele, apresento um papel de um ortopedista, e como tens esses problemas. Vais a uma junta médica, e podes utilizar calçado "normal".

                                                Eu também, tive/tenho esse problema do dito calçado.

                                                Mas, devido ao Linfoma que tive na perna, fiquei com a "mazela". A perna, onde tive o dito, que ao longo do dia incha e fica muito vermelha.

                                                Resumindo, também não posso utilizar esse tipo de calçado, correndo o risco de despoletar mais umas visitas ao IPO.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não entrando pelo debate se realmente é necessário ou não o calçado, quais os requisitos de segurança que te foram exigidos?

                                                  Não utilizo diariamente, apenas quando viu a clientes. Como sou muito esquisito, escolhi eu dentro das normas exigidas. Comprei umas botas da Goodyear S3 SRC.

                                                  A minha mulher tem umas Toworkfor, pretas, semelhantes a umas All Star.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                    Trabalho numa empresa há mais de 2 décadas e este ano a mesma "lembrou-se" de exigir que os funcionários usem calçado de segurança ("biqueira de aço").

                                                    Ora, além de sequelas duma fractura na cervical (efectuada no local de trabalho), tenho 3 hérnias na zona lombar muito provavelmente derivadas do meu trabalho.

                                                    Mesmo assim experimentei utilizar o calçado fornecido pela empresa mas o peso exagerado das mesmas faz-me dores nos joelhos, tornozelos e zona lombar.

                                                    Exigiram-me um relatório médico o qual já entreguei.

                                                    Agora deram-me um ultimato para comprar eu um calçado "biqueira de aço" que seja adequado e em troca dão-me um valor anual de 50 euros. Isto com ameaças de processos disciplinares.

                                                    Já procurei e mesmo calçado com protecção em carbono torna-se muito pesado. Além que passa bastante esse valor e obviamente não me duram 1 ano... Acrescento que o meu trabalho exige andar cerca de 8/10 kms na rua.

                                                    O que é que posso fazer para que não me lixem?

                                                    Que decretos de lei obrigam a utilizar esse calçado?

                                                    Obrigado.
                                                    Para tentar perceber qual a atividade da empresa e o que fazes no teu posto de trabalho?

                                                    Está situado no interior do espaço fabril/área de produção?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                      Para que serve? Tenho 1 de 100mw q é um ponteiro.
                                                      E corta aço de 8 mm? Faz carroçarias?

                                                      100mW é para apontar aos aviões!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por slblxs Ver Post
                                                        Boas, utilizas esse tipo de calçado há pouco tempo, certo?

                                                        E parece que a empresa é a mesma onde trabalho. Uma questão já falas-te com o teu chefe? Se não fores sindicalizado, expuseste o caso á comissão de trabalhadores?

                                                        Segundo, o meu chefe e o superior dele, apresento um papel de um ortopedista, e como tens esses problemas. Vais a uma junta médica, e podes utilizar calçado "normal".

                                                        Eu também, tive/tenho esse problema do dito calçado.

                                                        Mas, devido ao Linfoma que tive na perna, fiquei com a "mazela". A perna, onde tive o dito, que ao longo do dia incha e fica muito vermelha.

                                                        Resumindo, também não posso utilizar esse tipo de calçado, correndo o risco de despoletar mais umas visitas ao IPO.
                                                        Esta situação foi uma informação geral da empresa. Irás certamente ter o mesmo problema...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Não entrando pelo debate se realmente é necessário ou não o calçado, quais os requisitos de segurança que te foram exigidos?

                                                          Não utilizo diariamente, apenas quando viu a clientes. Como sou muito esquisito, escolhi eu dentro das normas exigidas. Comprei umas botas da Goodyear S3 SRC.

                                                          A minha mulher tem umas Toworkfor, pretas, semelhantes a umas All Star.
                                                          Não me foram apresentadas quaisquer exigências. Informaram que, em vez dum subsidio anual de calçado que era atribuído para a compra de calçado à nossa escolha (côr preta), iriam fornecer o mesmo e este seria de segurança.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Icas Ver Post
                                                            Para tentar perceber qual a atividade da empresa e o que fazes no teu posto de trabalho?

                                                            Está situado no interior do espaço fabril/área de produção?
                                                            Sou carteiro apeado (andei de mota durante 20 anos até sofrer um acidente). A única coisa que me poderia cair nos pés seria uma encomenda pesada, situação que nem se coloca visto não o poder fazer devido ao condicionamento com que fiquei devido a esse acidente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X