Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Crise Económica da Década de 20

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Crise Económica da Década de 20

    No momento em que escrevo, temos 13 casos confirmados de Covid 19 cá em Portugal, havendo já vários casos e fatalidades mesmo nos USA estando a situação totalmente descontrolada em Itália, com o colapso dos serviços de saúde na zona Norte.

    Optei por abrir este tópico porque o outro está centrado nas questões de saúde e porque acredito que as consequências deste surto podem ser semelhantes às Grandes Depressões de 1929 e 2008.

    Para já vamos com 2 semanas de intensas quedas das bolsas internacionais que prenuncia o que aí vem. O Petroleo desabou fruto da forte interrupção de consumo na China e da situação periclitante em que todas as economias vão ficar se o controlo da doença não for conseguido a breve trecho. A situação pela China parece +- controlada e o governo deu ordem para que as empresas retomem a actividade o que muitas deles contornam limitando-se a ligar as luzes e o a/c mesmo que ninguém esteja a trabalhar.

    Creio que o problema principal é a total interrupção da correia de produção. Na economia conectada os efeitos são em cascata. O Turismo também sofre um monumental revés. Mesmo nesta fase relativamente inicial já há companhias aéreas a falir e a nossa tap propõe licenças sem vencimento ao staff (???!!) o que é absolutamente singular!

    Por cá então os efeitos poderão não ser menores. Continuamos com uma economia altamente endividada ao nível dos privados. O crédito ao consumo e à habitação está em níveis recorde.

    O sector chave da nossa economia que é o turismo será fortemente afectado.

    A divida publica está nos níveis absolutos mais altos de sempre. 4/5 anos de bonança e pouco ou nada se fez a esse nível.

    O BCE tem pouca margem de manobra dado que os juros já estão a 0 ou menos. Um novo QE é praticamente certo.

    Ou seja, temos todos os condimentos para uma nova crise mundial.
    Editado pela última vez por Celsius; 23 December 2022, 11:40.

    #2
    Não acredito que na China haja muitas empresas a não cumprir ordens do regime.
    Estão a ver as consequências das autoridades descobrirem que alguém as engana? ui...
    Depois, é verdade que isto pode afectar, e afecta a economia, mas há países que conseguiram controlar o surto , talvez seja uma questão de tempo até se recuperar o controlo.
    Ora bem, isto é só um talvez.
    Mas depois penso que a economia rapidamente volta ao normal.
    Mas para já ainda sabemos pouco.

    Comentário


      #3
      Que companhia aerea faliu com causa directa a este COVID 19?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
        Que companhia aerea faliu com causa directa a este COVID 19?
        Mas disseram que não foi propriamente por causa disso, no outro topico.
        Claro que há empresas que andam no fio da navalha e ao mínimo soluço cai por terra.
        Na verdade até há países assim, como Portugal, que ao mínimo solavanco da economia europeia/mundial, levam logo uma autêntica carga de ombro por parte de alguém com 120KG.

        Comentário


          #5
          Os problemas da FlyBE são anteriores. Dizer que faliu por causa desta "crise" é errado a meu ver.

          Quanto ao resto,vamos a ver como tu se encaminha.

          Comentário


            #6
            Tudo indica que vêm aí tempos muito complicados.

            Comentário


              #7
              Só hoje o petróleo despenha-se 8%.

              Comentário


                #8
                Uma crise idêntica à de 2008 vinha mesmo a calhar para eu poder comprar alguns imóveis a preço de saldo.
                Do ponto de vista ambiental também era excelente se ocorresse uma grande crise.

                Mas duvido sinceramente que isto afecte muito economicamente Portugal que tem pouquissimos casos.
                Talvez em vez de crescermos 2% este ano, vamos só crescer 1.8%
                Agora países como Itália, esses sim estão lixados do ponto de vista económico.

                Comentário


                  #9
                  Uma coisa muito importante: este virus não se dá muito bem com o calor, portanto a partir de Abril/Maio já ninguém fala nisto.
                  Tivemos muita sorte de isto só ter ocorrido em Fevereiro (portanto o virus não dura mais de 3 meses)
                  Imaginem que isto tinha ocorrido em Outubro. Tinhamos 6 meses de virus e praí 4 ou 5 vezes mais casos infectados. Aí sim, acredito que iria despoletar uma grande crise.
                  Assim como está é tranquilo.

                  Mas pessoalmente eu tinha muito a ganhar se houvesse uma grande crise, pois tenho dinheiro para investir em imobiliário.

                  Comentário


                    #10
                    A economia Poruguesa resistirá a tudo, não há mal que lhe chegue. Sosseguem sff!



                    Portugal preparado para reagir ao vírus “sem afetar as contas públicas”, garante Centeno

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      Uma crise idêntica à de 2008 vinha mesmo a calhar para eu poder comprar alguns imóveis a preço de saldo.
                      Do ponto de vista ambiental também era excelente se ocorresse uma grande crise.

                      Mas duvido sinceramente que isto afecte muito economicamente Portugal que tem pouquissimos casos.
                      Talvez em vez de crescermos 2% este ano, vamos só crescer 1.8%
                      Agora países como Itália, esses sim estão lixados do ponto de vista económico.
                      Tu que até tens tendências sociais democratas a desejar assim uma crise económica, nem parece teu.


                      O ****virus tem os dias contados, deixa isto aquecer e tá tudo resolvido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                        Uma coisa muito importante: este virus não se dá muito bem com o calor, portanto a partir de Abril/Maio já ninguém fala nisto.
                        Tivemos muita sorte de isto só ter ocorrido em Fevereiro (portanto o virus não dura mais de 3 meses)
                        Imaginem que isto tinha ocorrido em Outubro. Tinhamos 6 meses de virus e praí 4 ou 5 vezes mais casos infectados. Aí sim, acredito que iria despoletar uma grande crise.
                        Assim como está é tranquilo.

                        Mas pessoalmente eu tinha muito a ganhar se houvesse uma grande crise, pois tenho dinheiro para investir em imobiliário.
                        Robles, rules!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                          Uma coisa muito importante: este virus não se dá muito bem com o calor, portanto a partir de Abril/Maio já ninguém fala nisto.
                          Tivemos muita sorte de isto só ter ocorrido em Fevereiro (portanto o virus não dura mais de 3 meses)
                          Imaginem que isto tinha ocorrido em Outubro. Tinhamos 6 meses de virus e praí 4 ou 5 vezes mais casos infectados. Aí sim, acredito que iria despoletar uma grande crise.
                          Assim como está é tranquilo.

                          Mas pessoalmente eu tinha muito a ganhar se houvesse uma grande crise, pois tenho dinheiro para investir em imobiliário.
                          Acho que nem com uma crise os valores do imobiliário na zona Litoral vão cair a pique. Duvido até que voltem aos valores de 2018, mas não sei o futuro. Just feelings.

                          Depois do vírus o turismo entra em boom outra vez, a Apple a Amazon e todas as outras tech continuam a vender e não vem aí crise nenhuma

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                            Só hoje o petróleo despenha-se 8%.
                            Á conta do Coronovirus o Euro em poucos dias valorizou de 1.08 para 1.13 face ao USD (mau para mim lol).

                            Quanto à economia: apertem os cintos. Pode não ser desta, mas a crise de 2008 nunca foi 'resolvida', foi apenas empurrada 'mais para a frente' com a barriga. A unica maneira de a resolver era deixar falir as instituições financeiras que tinham que falir devido às manobras financeiras irresponsáveis que realizaram, etc... A coisa teria ficado muito mal durante uns tempos mas depois ia ao lugar.

                            Em vez disso continuou-se a injectar cada vez mais 'ar' (leia-se dinheiro) para dentro da bolha até esta atingir proporções nunca antes vistas. Quando rebentar novamente - e é quando, não 'se' - o estrago vai ser absoluto. Desta vez não vamos sequer ter uma China para nos safar.

                            Pode muito bem ser que o que está a acontecer agora com o Coronavirus seja o gatilho para esta crise económica sem precedentes. A crise de 2008 vai parecer uma brincadeira de crianças em comparação.

                            Comentário


                              #15
                              JA estava na hora da crise chegar .
                              esta na hora de ir as compras
                              deus queira que nao te enganes

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                Acho que nem com uma crise os valores do imobiliário na zona Litoral vão cair a pique. Duvido até que voltem aos valores de 2018, mas não sei o futuro. Just feelings.

                                Depois do vírus o turismo entra em boom outra vez, a Apple a Amazon e todas as outras tech continuam a vender e não vem aí crise nenhuma

                                Os altos preços do imobiliário têm as suas raízes no turismo, nos expats, nos estudantes estrangeiros, etc.
                                Uma pandemia mundial faz grandes mossas na entrada de cidadãos estrangeiros no país e consequentemente nos preços do imobiliário.

                                Mas como eu disse aí para trás, o virus não se dá bem com o calor, portanto daqui a 2 meses já ninguém fala disto.
                                Se o virus tivesse surgido em Outubro, aí sim, esta porra colopsava toda.

                                Comentário


                                  #17
                                  Onde resido somos 16.000 pessoas e há 2 casos confirmados.

                                  Os dois casos confirmados foram numa escola onde alguns colegas da minha filha (Jardim infantil) têm os irmãos mais velhos, como a minha mulher está em casa decidimos deixar a nossa filha em casa (esteve ja a semana passada pois tivemos mais um filho e acompanhou o irmao) pelo menos mais uma semana. Não remos necessidade de enviar a nossa filha para o jardim escola e assim além de nos protegermos um pouco penso que ajudamos ao não provocar mais contactos (desnecessários no nosso caso).

                                  Fora isso, aqui a Sul de Munique ja há prateleiras vazias de certos produtos e falasse muito do assunto mas tudo sem grandes alarmismos apesar de estarmos próximo da zona mais crítica na Europa (norte de Italia) e precisamente passar por aqui a principal via terrestre entre a Itália e a Alemanha

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu queria comprar uma moradia em Matosinhos, perto da praia e do metro e do comércio todo, não encontro nada de jeito abaixo de 1 milhão de euros.
                                    Se o virus baixasse os preços em 30% já ficava bem contente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      No Brasil é verão e têm casos confirmados de corona vírus.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                        Eu queria comprar uma moradia em Matosinhos, perto da praia e do metro e do comércio todo, não encontro nada de jeito abaixo de 1 milhão de euros.
                                        Se o virus baixasse os preços em 30% já ficava bem contente.
                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                        JA estava na hora da crise chegar .
                                        esta na hora de ir as compras
                                        deus queira que nao te enganes

                                        Esperem mais uns meses. Quando recomeçar o incumprimento no crédito á habitação vai haver muita oferta interessante na banca

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                          Esperem mais uns meses. Quando recomeçar o incumprimento no crédito á habitação vai haver muita oferta interessante na banca
                                          Resta saber se nessa altura ainda têm emprego para poderem tirar vantagem disso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                            Esperem mais uns meses. Quando recomeçar o incumprimento no crédito á habitação vai haver muita oferta interessante na banca
                                            a ideia é essa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              Esperem mais uns meses. Quando recomeçar o incumprimento no crédito á habitação vai haver muita oferta interessante na banca
                                              nunca tive disso não faço ideia como funciona isso de ter emprego
                                              Trabalho isso tenho em excesso se alivar um bocadinho nao faz é da forma que nao fico num sexta a noite a esta hora a bater teclas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                Esperem mais uns meses. Quando recomeçar o incumprimento no crédito á habitação vai haver muita oferta interessante na banca
                                                E achas que isso está para breve?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                  E achas que isso está para breve?!
                                                  quanto mais a bolha enhcer maior vai ser o estoiro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É com cada pérola ...o que interessa é lucrar. Espelho da sociedade sem duvida. Depois interrogam se porque é que vivemos num país/mundo corrupto... ora se o interesse é lucrar certo ?

                                                    Felizmente a bolha e os créditos não me afectam pessoalmente mas podem afectar a vida muito boa gente que bem tenta viver dignamente, e não me refiro a quem compra carros a 96 meses, esses são alguns são idiotas outros coitados falta lhes literacia financeira.
                                                    Editado pela última vez por Taurus; 06 March 2020, 20:52.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                      É com cada pérola ...o que interessa é lucrar. Espelho da sociedade sem duvida. Depois interrogam se porque é que vivemos num país/mundo corrupto... ora se o interesse é lucrar certo ?

                                                      Felizmente a bolha e os créditos não me afectam pessoalmente mas podem afectar a vida muito boa gente que bem tenta viver dignamente, e não me refiro a quem compra carros a 96 meses, esses são alguns são idiotas outros coitados falta lhes literacia financeira.
                                                      Ó Taurus, calmex lá. Porque até tens razão mas não é à toa que se diz a brincadeira/caricatura de " epah, estou sem dinheiro, porque tive de comprar um telemovel......foram 600 euros mas o meu estava velho, não tive hipotese "
                                                      Enfim, cada um faz a cama onde se deita.
                                                      O mal é alguns desgraçados que fazem a cama boa mas há quem a destrua . Aliás deve ser esses casos a que te referes.
                                                      Coronavirus económicos há muitos, o nosso país é frágil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                        quanto mais a bolha enhcer maior vai ser o estoiro
                                                        Não acho que estejamos em bolha nas cidades litorais...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tinha no outro tópico que um dos maiores perigos deste vírus é o potencial de poder causar a total paralisação de um país ou vários países em simultâneo. O vírus só agora começou em força na maioria dos países e ainda vai ficar bem pior antes que melhore.
                                                          É só começar a espalhar por pessoas que trabalham em setores chave como já parece que começou, i.instituições financeiras, companhias aéreas, serviços públicos, etc. e pára tudo!

                                                          Portugal mesmo tendo poucos casos, está economicamente muito exposto, com uma economia frágil e com o arrefecimento das exportações aliado á quebra do turismo, os próximos tempos vão ser difíceis e seguramente algumas empresas vão cair.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                            É com cada pérola ...o que interessa é lucrar. Espelho da sociedade sem duvida. Depois interrogam se porque é que vivemos num país/mundo corrupto... ora se o interesse é lucrar certo ?

                                                            Felizmente a bolha e os créditos não me afectam pessoalmente mas podem afectar a vida muito boa gente que bem tenta viver dignamente, e não me refiro a quem compra carros a 96 meses, esses são alguns são idiotas outros coitados falta lhes literacia financeira.

                                                            É para o lado onde durmo melhor!

                                                            Durante os anos de crise (desde 2008/2009), fui ao chão: Levantei-me, trabalhei, preparei-me, aforrei, fiz sacrificios e esperei a altura certa!

                                                            Ano passado entrei a matar, este ano estou a começar a faturar e agora "just sitting on cash", para entrar a matar de novo, quando estoirar!

                                                            Não quero saber: Não comprassem o BMW da mota, o Iphone, as Férias TI nas Caraíbas,as roupas D&G e jantares no Ramiro!

                                                            Eu não fiz isso! Tive cuidado, vivi sempre dentro das minhas possibilidades (ou menos, uma boa parte das vezes), sem créditos e sempre a investir dentro dos meus pouco conhecimentos da altura.

                                                            Agora que percebo (um pouco apenas) mais, vou correr atrás e não vou olhar para trás!
                                                            Editado pela última vez por REDLINER; 06 March 2020, 22:10.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X