Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

    Boas malta,

    Quantos de vocês já estão nessa situação? Partilha de melhores práticas, recomendações, etc?

    - Check ins com a equipa duas vezes ao dia
    - Virtual huddle boards
    - Documentos cooperativos


    Tenho a sorte de ter escritório em casa com secretária onde me posso fechar e afastar dos miúdos caso as escolas fechem e eles tenham de ficar em casa, mas a cadeira que tenho é uma bosta, serve para um dia aqui e ali, mas trabalhar a tempo inteiro vai exigir uma cadeira nova, não sei onde ir comprar uma decente neste momento. Acho que também preciso de uma adaptador para standing desk, algo deste género, senão vou dar cabo das costas:


    #2
    acho que este vírus vai revolucionar esta ideia de trabalhar a partir de casa, eu tenho essa possibilidade

    Comentário


      #3
      eu já há largos anos que tenho equipas em outros países (US, UK, India, China, Singapura, Austrália), por isso teleconferências e chamadas por skype é mato. Além disso, normalmente já trabalhava a partir de casa 1 dia por semana, às vezes 2.

      desde que haja bom suporte da empresa a nível de ferramentas e telecomunicações, a única recomendação que dou é ter um bom setup no escritório em casa: secretária, cadeira, monitores, teclados, ratos, etc.

      outra coisa que aconselho é fazerem o mesmo que fazem quando vão trabalhar: banho de manhã, fazer a barba, vestir roupa limpa etc, isso ajuda a entrar numa mentalidade profissional e ajuda bastante a separar o local da actividade.

      Comentário


        #4
        M365, Teams e OneDrive. É o suficiente para trabalhar a partir de casa.

        Comentário


          #5
          faço isso desde 1996 com o meu modem 36kbps e acesso ssh
          nunca tive um local de trabalho

          Comentário


            #6
            Nem de propósito: https://twitter.com/svblxyz/status/1...252511232?s=08

            Nunca fiquei em casa mais que 3 dias, mas não vejo problemas em ficar mais, além de ter de "ensinar" as crianças que estou a trabalhar e não é para ser incomodado...

            @Rasec, o IKEA tem cadeiras porreiras.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
              M365, Teams e OneDrive. É o suficiente para trabalhar a partir de casa.
              O365?!!! Ou isso é outra coisa qualquer que eu não conheço?

              Por aqui sou utilizador recente de teams e tenho de reconhecer que é uma ferramenta bem interessante. Parece uma boa jogada da Microsoft.

              Comentário


                #8
                A questão é que existem "n" profissões em que é impossível de trabalhar a partir de casa (construção, por ex). Para além até poder ser depressivo, para muita gente, estar sempre confinada ao mesmo espaço (pessoal/profissional), neste caso em casa.

                Mas é uma tendência que está a aumentar, derivado do progresso tecnológico. Mas terá sempre que funcionar como alternativa e não como imposição (esta situação do COVID-19 mais tarde ou mais cedo terá que ter um fim)

                Comentário


                  #9
                  Apesar de ter havido uma evolução nos últimos tempos, acho que Portugal ainda é um país muito fechado no que toca ao tema de trabalhar a partir de casa. Ainda há a cultura de que a produtividade resulta de uma combinação de horário fixo com posto de trabalho fixo. Claro que há fique a trabalhar em casa em frente à TV, mas isso também acontece com quem está no edíficio da empresa. Portanto, acho que é um argumento da treta.

                  Hoje em dia, seja em casa ou nas instalações da empresa, é bastante fácil perceber quem trabalha e quem coça os tomates.

                  Pode ser que, no meio dos problemas, está situação do Covid-19 traga alguns benefícios, nomedamente em termos de trabalho remote e na forma de fazer algumas apresentações, sejam a clientes ou jornalistas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                    O365?!!! Ou isso é outra coisa qualquer que eu não conheço?

                    Por aqui sou utilizador recente de teams e tenho de reconhecer que é uma ferramenta bem interessante. Parece uma boa jogada da Microsoft.
                    Microsoft 365 para empresas. Praticamente todas as ferramentas MS sem ser preciso instalar. 1Tb no OneDrive para cada colaborador.

                    Comentário


                      #11
                      um conselho é verificarem se a largura de banda das empresas permite o acesso remoto em massa: drives comuns, aplicações, etc...

                      Comentário


                        #12
                        Teletrabalho, que sonho!

                        Não tenho saudades nenhumas de estudar (10% das disciplinas sim, tenho saudades, só para verem o quanto gostei do meu curso) mas a ideia de "trabalhar" em casa agrada-me ao ponto de voltar a ter saudades de estudar só para poder "trabalhar em casa".
                        Faço parto do grupo de risco por causa do Coronavirus e se isto alastrar terei de ficar em casa. O meu namorado assim o faz regularmente, ele é Eng. de Redes e net não falta.

                        As condições são... Ficar na sala na mesa de jantar com as cadeiras bosta do ikea.
                        Mas ficar em casa é sempre bom, aqui no trabalho também fico com o rabo a doer de estar o dia todo sentada.

                        Comentário


                          #13
                          Por aqui o teletrabalho é algo muito comum. Isto não altera nada.

                          Apesar de pessoalmente gosto de ir sempre para o escritório e sentir a diferença do ambiente pessoal para o profissional. Apesar de ter escritório em casa só uso ao fim de semana, situações pontuais e pessoais.

                          Se tiver de ficar em casa, lá terá de ser...

                          Comentário


                            #14
                            Não era algo novo para mim, pois a equipa está em vários pontos do país, mas eu já estou a trabalhar a partir de casa há alguns dias de forma continuada.

                            Reuniões por videoconferência, chat partilhado, documentos partilhados, e em alguns casos (com pessoas fora da equipa) chamadas por telefone/telemóvel.

                            Os miúdos nem sempre são um tema fácil de adicionar à equação (os meus passam a ficar em casa a partir de agora, depois logo se vê o que vem daí) pois mesmo eu estando num local mais isolado, as visitas (nem sempre silenciosas) são difíceis de evitar ao longo de todo o dia.

                            E concordo que se devem manter todas as rotinas (higiene pessoal, horários, alimentação, etc) para não nos retirarmos em excesso do nosso contexto profissional.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Teletrabalho, que sonho!

                              Não tenho saudades nenhumas de estudar (10% das disciplinas sim, tenho saudades, só para verem o quanto gostei do meu curso) mas a ideia de "trabalhar" em casa agrada-me ao ponto de voltar a ter saudades de estudar só para poder "trabalhar em casa".
                              Faço parto do grupo de risco por causa do Coronavirus e se isto alastrar terei de ficar em casa. O meu namorado assim o faz regularmente, ele é Eng. de Redes e net não falta.

                              As condições são... Ficar na sala na mesa de jantar com as cadeiras bosta do ikea.
                              Mas ficar em casa é sempre bom, aqui no trabalho também fico com o rabo a doer de estar o dia todo sentada.
                              Um sonho brutal mesmo, mas para mim só será possível na forma que pretendo, lá para os 55 anos, altura em que me pretendo reformar. Como o trabalho será a gestão de rendimentos passivos, é algo que poderei fazer mesmo sempre a viajar, que é o que pretendo fazer mais.

                              Comentário


                                #16
                                Eu trabalho maioritariamente a partir de casa (quando não estou em viagem) há pelo menos 15 anos, e posso dizer que tem várias vantagens, mas as desvantagens são maiores.

                                Dificil ter disciplina, difícil não ser interrompido a cada meia-hora, difícil não desviar a atenção por causa de outras coisas, e acima de tudo, acabamos por perder um pouco de energia, porque toda aquela rotina de sair para o trabalho, encontrar pessoas, etc etc, acaba por ficar esquecida. Isto faz com seja preciso lutar com alguma energia contra a preguiça !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                  eu já há largos anos que tenho equipas em outros países (US, UK, India, China, Singapura, Austrália), por isso teleconferências e chamadas por skype é mato. Além disso, normalmente já trabalhava a partir de casa 1 dia por semana, às vezes 2.

                                  desde que haja bom suporte da empresa a nível de ferramentas e telecomunicações, a única recomendação que dou é ter um bom setup no escritório em casa: secretária, cadeira, monitores, teclados, ratos, etc.

                                  outra coisa que aconselho é fazerem o mesmo que fazem quando vão trabalhar: banho de manhã, fazer a barba, vestir roupa limpa etc, isso ajuda a entrar numa mentalidade profissional e ajuda bastante a separar o local da actividade.

                                  Eu também tenho equipas em vários países, sempre trabalhei de casa um dia ou outro, mas era por opção. Agora sendo por obrigação o sentimento é muito diferente. No escritório uma pessoa levanta-se, fala com este e aquele, acaba por descansar o cérebro e os olhos. Trabalhando de casa a 100% do tempo por obrigação, começo a ter de impor outras rotinas.

                                  - Gosto da tua ideia de ter a mesma rotina do que se fosse trabalhar (vestir, desfazer barba, etc).
                                  - Bloquear espaços na agenda para pausas do computador e distrair a mente e os olhos.
                                  - Ter um espaço dedicado sem distrações (ou com distrações, depende de cada um).
                                  - Ter um chat permanentemente aberto com as equipas todas.
                                  - Huddles bi diários e all hands semanal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na minha empresa usam-se soluções Cisco para tudo, desde conference calls, video-conferência, edição colaborativa de documentos, etc. Por incrível que possa parecer atendendo ao gigante que é a Cisco não são soluções amigáveis de se trabalhar e é rara a vez em que se consegu fazer uma ligação com Clientes (as internas são mais estáveis) em que não se tenha que perder um quarto de hora no mínimo a por tudo a funcionar bem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também tenho a possibilidade de ficar em TT: O365/Teams/OneDrive, VPN Corporativa, etc. Tendo problemas crónicos de costas e equacionado a compra de uma cadeira XPTO(Herman Miller's e afins ) não me tenho dado mal com a "Markus" do Ikea (passe a publicidade). Esse standing desk está muito "bem esgalhado" , de vez em quando dá jeito ficar em pé, a "próscara" agradece :-)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Neste contexto em concreto receio que o teletrabalho não resolva nada a médio-prazo. Isto porque é rara a empresa e contexto de trabalho que se possa apoiar exclusivamente em teletrabalho. Por exemplo um empresa industrial. Os serviços de apoio comercial, administrativo, financeiro, até mesmo de desenvolvimento de produto, etc podem trabalhar a partir de casa. Mas se não houver ninguém na fábrica para fabricar e expedir o produtos em pouco tempo todos os tele-trabalhadores ficam em casa sem nada para fazer!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                          Neste contexto em concreto receio que o teletrabalho não resolva nada a médio-prazo. Isto porque é rara a empresa e contexto de trabalho que se possa apoiar exclusivamente em teletrabalho. Por exemplo um empresa industrial. Os serviços de apoio comercial, administrativo, financeiro, até mesmo de desenvolvimento de produto, etc podem trabalhar a partir de casa. Mas se não houver ninguém na fábrica para fabricar e expedir o produtos em pouco tempo todos os tele-trabalhadores ficam em casa sem nada para fazer!
                                          Estou a falar de situação de contingência derivada do amigo Corona...

                                          Claro que não dá para todos, mas se evitarmos 30 ou 40% das pessoas andarem de TPs, ou estarem fechados em escritórios, estamos todos a ajudar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Eu também tenho equipas em vários países, sempre trabalhei de casa um dia ou outro, mas era por opção. Agora sendo por obrigação o sentimento é muito diferente. No escritório uma pessoa levanta-se, fala com este e aquele, acaba por descansar o cérebro e os olhos. Trabalhando de casa a 100% do tempo por obrigação, começo a ter de impor outras rotinas.

                                            - Gosto da tua ideia de ter a mesma rotina do que se fosse trabalhar (vestir, desfazer barba, etc).
                                            - Bloquear espaços na agenda para pausas do computador e distrair a mente e os olhos.
                                            - Ter um espaço dedicado sem distrações (ou com distrações, depende de cada um).
                                            - Ter um chat permanentemente aberto com as equipas todas.
                                            - Huddles bi diários e all hands semanal
                                            Uma coisa que fazia quando ficava em casa, para manter a rotina (mas que agora não irei fazer) era sair para tomar café antes de começar a trabalhar. Separava a parte "estar em casa antes de ir trabalhar" da "estar em casa a trabalhar"...

                                            Outra coisa era limitar as idas à cozinha

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por cá estamos a prepararmo-nos para essa situação, e é perfeitamente possível.

                                              Lá terá de ser por causa do vírus, e espera-se que não traga prejuízos para a empresa, e quantas mais poderem resolver desta maneira melhor.

                                              Tenho de experimentar trabalhar remotamente para ter melhor ideia se me dou ou não, mas à priori prefiro um local de trabalho específico: mudar de ares, mais disciplina/rendimento, mais facilidade de comunicação.
                                              Mas eu tenho a sorte de estar relativamente perto (12 km's), e o trânsito neste momento não me afeta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                eu já há largos anos que tenho equipas em outros países (US, UK, India, China, Singapura, Austrália), por isso teleconferências e chamadas por skype é mato. Além disso, normalmente já trabalhava a partir de casa 1 dia por semana, às vezes 2.

                                                desde que haja bom suporte da empresa a nível de ferramentas e telecomunicações, a única recomendação que dou é ter um bom setup no escritório em casa: secretária, cadeira, monitores, teclados, ratos, etc.

                                                outra coisa que aconselho é fazerem o mesmo que fazem quando vão trabalhar: banho de manhã, fazer a barba, vestir roupa limpa etc, isso ajuda a entrar numa mentalidade profissional e ajuda bastante a separar o local da actividade.
                                                Sem tirar nem pôr.
                                                O pessoal do IT está habituado a esta realidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Trabalho a partir de casa já há algum tempo e é como tudo. Tem as suas vantagens e desvantagens mas pode variar muito de empresa para empresa.

                                                  No entanto se há coisa que me irrita bastante é ouvir constantemente comentários do género "estás como queres", "isso não tem futuro" ou ainda "quem me dera".

                                                  Por norma, o pessoal que está por fora vai ver alguém que o faz como alguém que tem boa vida e isso não só é desmotivador como completamente longe da realidade. Falando por mim, em situações normais, nunca tenho horários nem dias certos para trabalhar e psicologicamente é esgotante como tudo. Não só pelo tipo de trabalho que faço como pelo facto de estar fechado e não lidar com pessoal (que também tem as suas vantagens).

                                                  No entanto, feitas as contas, prefiro fazê-lo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                    Microsoft 365 para empresas. Praticamente todas as ferramentas MS sem ser preciso instalar. 1Tb no OneDrive para cada colaborador.

                                                    Pois. Eu conheço isso, e uso, como Office 365. Era só para saber se me estava a falhar alguma ferramenta.

                                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                    Uma coisa que fazia quando ficava em casa, para manter a rotina (mas que agora não irei fazer) era sair para tomar café antes de começar a trabalhar. Separava a parte "estar em casa antes de ir trabalhar" da "estar em casa a trabalhar"...

                                                    Outra coisa era limitar as idas à cozinha
                                                    Esse também é um problema para mim. Que pode ser ainda mais grave se estivermos em quarentena e houver apocalipse, pois a despensa não pode esgotar rápido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                      Na minha empresa usam-se soluções Cisco para tudo, desde conference calls, video-conferência, edição colaborativa de documentos, etc. Por incrível que possa parecer atendendo ao gigante que é a Cisco não são soluções amigáveis de se trabalhar e é rara a vez em que se consegu fazer uma ligação com Clientes (as internas são mais estáveis) em que não se tenha que perder um quarto de hora no mínimo a por tudo a funcionar bem.
                                                      Cada vez que pego em algo CISCO e ainda vejo aparecer JAVA apetece-me pegar logo numa marreta...

                                                      A CISCO está cada vez mais ultrapassada pela concorrência...

                                                      Talvez ainda sejam grandes em routing e switching, talvez...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                        Eu trabalho maioritariamente a partir de casa (quando não estou em viagem) há pelo menos 15 anos, e posso dizer que tem várias vantagens, mas as desvantagens são maiores.

                                                        Dificil ter disciplina, difícil não ser interrompido a cada meia-hora, difícil não desviar a atenção por causa de outras coisas, e acima de tudo, acabamos por perder um pouco de energia, porque toda aquela rotina de sair para o trabalho, encontrar pessoas, etc etc, acaba por ficar esquecida. Isto faz com seja preciso lutar com alguma energia contra a preguiça !
                                                        É mesmo isto. E eu tenho a não muito frequente combinação de ter um trabalho por conta de outrém com horário e local fixo vs. trabalho freelance feito exclusivamente online e a partir de casa.

                                                        E quando faço o trabalho freelance caseiro a tempo inteiro (fins-de-semana, feriados, férias do trabalho fixo), é de facto muito difícil combater as distracções e a preguiça, pois és teu dono e senhor e podes fazer o que te apetecer, desde que cumpras os prazos. No trabalho fixo não tens essa hipótese, és muito mais disciplinado, logo, eficiente.
                                                        Editado pela última vez por LinoMarques; 11 March 2020, 20:13.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu tenho partes do trabalho que posso fazer em casa. E em dias de chuva intensa ou neve já e costume ficar em casa.

                                                          No geral gosto mais de ir para o escritório do que ficar em casa. Mas acho que é por lá ter melhores condições, melhor secretária, cadeira e um monitor extra (de generoso tamanho) que dá muito jeito.

                                                          Conclusão, se tiver de ficar 1 ou 2 semanas em casa não será um problema.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            É mesmo isto. E eu tenho a não muito frequente combinação de ter um trabalho por conta de outrém com horário e local fixo com trabalho freelance feito exclusivamente online e a partir de casa.

                                                            E quando faço o trabalho freelance caseiro a tempo inteiro (fins-de-semana, feriados, férias do trabalho fixo), é de facto muito difícil combater as distracções e a preguiça, pois és teu dono e senhor e podes fazer o que te apetecer, desde que cumpras os prazos. No trabalho fixo não tens essa hipótese, és muito mais disciplinado, logo, eficiente.
                                                            Exatamente. E não sei se é o teu caso ou não, mas por exemplo o meu trabalho é criativo, então tenho de ter alguma inspiração para ser produtivo..

                                                            Em casa, isso é muito difícil! Porque não te consegues abstrair do ambiente à tua volta. Por vezes estás a criar qualquer coisa, falta-te 10% do trabalho, mas se fores interrompido, seja para almoçar, seja porque alguém bateu à porta, seja por outro motivo qualquer, quando voltas tens quase de recomeçar e perdes imenso tempo.

                                                            E quando isso acontece, há aquela tendência natural de dizeres a ti próprio 'que se lixe, hoje não está a correr bem, amanhã acabo'.

                                                            Teres disciplina contigo próprio é na minha opinião o maior desafio de trabalhar a partir de casa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X