Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O "Regresso" da Telescola, mas agora da Era Digital

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O "Regresso" da Telescola, mas agora da Era Digital

    Nem sempre os desafios dos novos tempos são verdadeiramente novos.

    A situação atual vai trazer-nos de volta a um contexto já existente no nosso país, mas adaptado aos tempos modernos.

    Acho que este tópico pode servir para partilhar as mais variadas situações e experiências, especialmente nos tempos que se avizinham, com as nossas crianças, que poderão ter de estudar a partir de casa por tempo indeterminado.

    Para quem não tem filhos talvez tenha passado despercebido que as maiores Plataformas digitais de ensino à distância de editoras escolares portuguesas, foram tornadas gratuitas para todos os alunos e professores (durante período indeterminado).

    A Porto Editora e a Leya vão disponibilizar de forma gratuita o acesso a conteúdos educativos digitais para professores e alunos durante o período de suspensão das aulas por causa do novo coronavírus.
    Em comunicados disponibilizados na página do Facebook, ambas as editoras indicam que os conteúdos digitais de livre acesso abrangem todos os anos de escolaridade (1.º ao 12.º).
    Vai ser um excelente auxílio para alunos, professores e pais.

    Uma medida a aplaudir e que deveria ser seguida noutros contextos.

    Fonte: https://sicnoticias.pt/especiais/cor...-e-professores
    Editado pela última vez por BrunoD; 20 April 2020, 21:32.

    #2
    Acho que tudo depende da vontade dos professores, mas a maturidade do aluno vai ditar o resultado
    Ficheiros anexados

    Comentário


      #3
      Foi no meu tempo a telescola, nos anos 80 assistir vídeos VHS

      Comentário


        #4
        Mais um tele estutdante aqui. Já havia ciclo, mas ficava muito longe...

        Era sem dúvida um método com muitas limitações, mas era uma medida que tinha de ser tomada para tornar a escola mais acessível a muita gente. A principal limitação era a formação dos "professores" de sala.

        Comentário


          #5
          Nunca lá estive, passei da primária para uma preparatória, mas ao mesmo tempo que estava na primária havia malta na telescola.

          Havia VHS e RTP, não me lembro se na 1 ou na 2.

          Comentário


            #6
            Eu já fui do tempo das emissões na TV, Canal 2.

            Comentário


              #7
              Mas a telescola não tinha interactividade nenhuma.
              A tecnologia hoje em dia permite ter muita interactividade, não tem nada a ver.

              Comentário


                #8
                E hoje lá fizemos um regresso ao passado com alguns toques de futuro!

                https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/

                Emissão em Direto
                https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa...estudo-em-casa

                Horários (onde é possível rever as aulas transmitidas)
                https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/horarios

                Disciplinas
                https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa...e-2-anos/todos

                Grelha semanal
                https://cdn-images.rtp.pt/mcm/pdf/bf...7c38899a01.pdf

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                  Foi no meu tempo a telescola, nos anos 80 assistir vídeos VHS

                  Eu ainda apanhei a transição...no 5º ano era telescola no canal 2 no 6º ano passou para VHS...e lá continuaram após eu sair mais uns anos no VHS.
                  Basicamente porque a grelha do canal 2 foi ficando preenchida.
                  Tinha piada que a seguir à telescola entrava o "agora escolha" com a vera roquete.

                  Comentário


                    #10
                    O que é ridiculo nesta nova telescola é terem metido tudo no mesmo canal, cada ano tem apenas 2 aulas por dia, meia hora cada aula. Ah, e ainda por cima é sempre com anos misturados. Ou seja, não me parece de grande utilidade. Quem não tem computador e acesso à internet, ficar apenas com isto, é quase o mesmo que nada.

                    Porque é que não usaram mais canais para isto? Com a TDT até era suposto poderem criar canais à vontade. Com 2 ou 3 canais já era possível dividir muito mais as aulas. Enfim, uma aldrabice para dizerem que fizeram alguma coisa. A esquerda preocupa-se muito com os coitadinhos e os mais desprotegidos e os mais carenciados, mas é só para a CS, porque na prática, se é isto tudo que conseguem fazer pelos mais carenciados, enfim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      O que é ridiculo nesta nova telescola é terem metido tudo no mesmo canal, cada ano tem apenas 2 aulas por dia, meia hora cada aula. Ah, e ainda por cima é sempre com anos misturados. Ou seja, não me parece de grande utilidade. Quem não tem computador e acesso à internet, ficar apenas com isto, é quase o mesmo que nada.

                      Porque é que não usaram mais canais para isto? Com a TDT até era suposto poderem criar canais à vontade. Com 2 ou 3 canais já era possível dividir muito mais as aulas. Enfim, uma aldrabice para dizerem que fizeram alguma coisa. A esquerda preocupa-se muito com os coitadinhos e os mais desprotegidos e os mais carenciados, mas é só para a CS, porque na prática, se é isto tudo que conseguem fazer pelos mais carenciados, enfim.
                      Nunca nada está bem para ti... Acho que o teu cromossoma X é dominante...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Nunca nada está bem para ti... Acho que o teu cromossoma X é dominante...
                        Eu por mim está tudo bem, tenho PC's suficientes para os filhos, aulas com os professores pela internet, estou em casa em tele-trabalho a apoiá-los.
                        A questão é que supostamente fizeram isto da tele-escola para quem não tem acesso à internet e computador, para os mais carenciados, e isto não me parece nada satisfatório para ensinar ninguém. Estão a cavar mais desigualdades com isto. Se o governo fosse de direita, podes crer que os partidos de esquerda estariam todos indignados com isto e a exigir outras medidas.

                        Comentário


                          #13
                          Concordo com o XlPower, deveriam tem feito mais e melhor.

                          Quanto aos conteúdos e professores, para quem tinha pouca ou nenhuma experiência com câmaras, está a sair-se muito bem.

                          Ainda há pouco estive a "lavar as mãos" e a ver a fazer desenhos

                          Comentário


                            #14
                            Não colocaram mais canais pq depois terias milhares de outros problemas com TVs, sintonização etc... Enfim, acho que é melhor que nada.

                            Daquilo que tenho observado, o principal problema é existem cada vez mais lares sem computador em casa e muito menos impressora... Parece mentira mas é mesmo assim mesmo em agregados com rendimentos em torno da média.

                            Muitas pessoas usam computador apenas no trabalho e em casa só têm tablets ( cada vez menos) ou smartphone...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Eu por mim está tudo bem, tenho PC's suficientes para os filhos, aulas com os professores pela internet, estou em casa em tele-trabalho a apoiá-los.
                              A questão é que supostamente fizeram isto da tele-escola para quem não tem acesso à internet e computador, para os mais carenciados, e isto não me parece nada satisfatório para ensinar ninguém. Estão a cavar mais desigualdades com isto. Se o governo fosse de direita, podes crer que os partidos de esquerda estariam todos indignados com isto e a exigir outras medidas.
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Concordo com o XlPower, deveriam tem feito mais e melhor.

                              Quanto aos conteúdos e professores, para quem tinha pouca ou nenhuma experiência com câmaras, está a sair-se muito bem.

                              Ainda há pouco estive a "lavar as mãos" e a ver a fazer desenhos
                              Eu também concordo que a teleescola devia ser mais e melhor.

                              Só não sei é como é que se preparava melhor uma coisa em menos de um mês que tem impacto em milhares de famílias e tem como condicionante não deixar as crianças sair de casa, usar quase em exclusivo os meios existentes e os pais das crianças enquanto substitutos dos profissionais com capilaridade em todo o país.

                              Podia ser melhor? Podia...

                              Comentário


                                #16
                                Este projeto tinha tudo para ser melhor, acho que a maioria concorda.

                                Mais experiência, mais e melhores conteúdos! Mas é um projeto relâmpago... sinceramente eu não esperava muito melhor nesta fase de arranque.

                                É que tendo em conta a natural falta de agilidade em certos temas, e por mais críticos que sejamos, acho que é muito melhor ter esta possibilidade do que nada!

                                Não sei que questões técnicas ou humanas limitam a difusão da tele-escola por variados canais, mas diria que não será apenas "ligar" um canal e já está, e a web minimiza esse tema para muitos.

                                Sobre as desigualdades, sempre existiram e vão sempre existir, até na versão física da escola.

                                Estou para ver se o projeto de dar PCs e Internet a todos vai resolver o problema da desigualdade, ou apenas mais material para encher os sites de classificados do costume, e/ou mais vídeos criados para partilhar nas redes sociais.

                                Tenho uma pessoa amiga a participar neste projeto, vou tentar perceber qual o seu feedback ao longo das próximas aulas/semanas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Não colocaram mais canais pq depois terias milhares de outros problemas com TVs, sintonização etc... Enfim, acho que é melhor que nada.

                                  Daquilo que tenho observado, o principal problema é existem cada vez mais lares sem computador em casa e muito menos impressora... Parece mentira mas é mesmo assim mesmo em agregados com rendimentos em torno da média.

                                  Muitas pessoas usam computador apenas no trabalho e em casa só têm tablets ( cada vez menos) ou smartphone...
                                  Eu próprio tenho esse tema aqui em casa.

                                  Os meus PCs foram deixados ao abandono (mesmo que ainda sirvam para estes contextos) porque cá em casa os que existem, e são utilizados (meu e minha mulher), são os da empresa.

                                  Na prática existem tablets e telemóveis pessoais e nada mais.

                                  Tenho impressora multifunções mas estava sem uso há 3 ou 4 anos. Fui a correr comprar tinteiros.
                                  Não só muitos já estavam esgotados, assim como as impressoras, que no caso da loja que fui (grande superficie) estavam a ser vendidas a um ritmo bastante acelerado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Eu também concordo que a teleescola devia ser mais e melhor.

                                    Só não sei é como é que se preparava melhor uma coisa em menos de um mês que tem impacto em milhares de famílias e tem como condicionante não deixar as crianças sair de casa, usar quase em exclusivo os meios existentes e os pais das crianças enquanto substitutos dos profissionais com capilaridade em todo o país.

                                    Podia ser melhor? Podia...
                                    Isto! Sei que não é o ideal e do que vi, os professores claramente não estão no seu elemento, sem saberem muito bem para onde olhar e bastante nervosos.

                                    Ainda por cima, neste início de Telescola, deve haver montes de pessoas atrás das câmaras que só devem distrair.

                                    Mas é perfeitamente normal, dados os timings em que isto foi implementado. Com o passar do tempo, a coisa vai melhorar, de certeza.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                      Nem sempre os desafios dos novos tempos são verdadeiramente novos.

                                      A situação atual vai trazer-nos de volta a um contexto já existente no nosso país, mas adaptado aos tempos modernos.

                                      Acho que este tópico pode servir para partilhar as mais variadas situações e experiências, especialmente nos tempos que se avizinham, com as nossas crianças, que poderão ter de estudar a partir de casa por tempo indeterminado.

                                      Para quem não tem filhos talvez tenha passado despercebido que as maiores Plataformas digitais de ensino à distância de editoras escolares portuguesas, foram tornadas gratuitas para todos os alunos e professores (durante período indeterminado).



                                      Vai ser um excelente auxílio para alunos, professores e pais.

                                      Uma medida a aplaudir e que deveria ser seguida noutros contextos.

                                      Fonte: https://sicnoticias.pt/especiais/cor...-e-professores

                                      É de aproveitar este teu post para realçar também as inumeras empresas que, neste momento de crise profunda, assumiram imediatamente (umas mais que outras...) o seu papel de responsabilidade social.

                                      E isso é importante para acreditarmos no modelo em que vivemos e abandonar aquele discurso de constantes massacre às empresas, nomeadamente, quando se falta de multinacionais (aqueles bichos papão...).

                                      Que podem ter interesses de marketing por trás, possivelmente, mas... e o que é que isso interessa? Boas intenções e sem fazer nada os efeitos positivos são nulos, só ruido e poluição.

                                      POrtanto, obrigado às Empresas que assumiram esse papel. Também foi um momento em que me senti particularmente orgulhoso da minha Empresa!



                                      Em relação à Tele Escola, ainda não tive oportunidade de assistir a nenhuma sessão e, tenho felicidade do meu filhos estar a ter aulas virtuais via Zoom pelo Colégio que frequenta.


                                      Mas mesmo sem ter visto, é incontornável que um projecto que foi criado "em cima do joelho" tenha que ter lacunas e deficiências... milagres não há.

                                      COntudo, seguramente, será melhor que nada!

                                      Incontornável é, por melhor que sejam as ferramentas disponiveis, que este ano lectivo (independentemente do ano em causa) será uma desgraça em termos de aquisição e consolidação de conhecimentos e aprendizagem. Eventualmente, ter um ano lectivo de 2020/2021 mais comprido seja uma solução... até porque férias este ano, acaba por ser funcionalmente uma utopia...

                                      Desigualdades? Assimetrias? Só viram isso agora? Existiram, existem e existirão...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vejam agora a aula de Ed. Física!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Vejam agora a aula de Ed. Física!
                                          Sim, sim, uma delas era um professora mesmo boa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Sim, sim, uma delas era um professora mesmo boa.
                                            Está a começar outra aula de EF!!! Agora é um e uma.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Vejam agora a aula de Ed. Física!
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Sim, sim, uma delas era um professora mesmo boa.
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Está a começar outra aula de EF!!! Agora é um e uma.
                                              Vocês estão aqui,estão em trabalhos manuais...

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Concordo com o XlPower, deveriam tem feito mais e melhor.

                                                  Quanto aos conteúdos e professores, para quem tinha pouca ou nenhuma experiência com câmaras, está a sair-se muito bem.

                                                  Ainda há pouco estive a "lavar as mãos" e a ver a fazer desenhos
                                                  Do que percebi, é apenas uma forma de "estudo acompanhado" que não pode substituir as aulas do professor.
                                                  Até porque à mesma hora, muitos alunos terão as suas aulas com os seus professores.
                                                  Mas também concordo que a RTP deveria disponibilizar um canal no TDT só para a tele-escola.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Poderia ter mais disciplinas simultâneamente se utilizassem o canal Parlamento. Quem é que assiste aquilo anyway?

                                                    Mas nem precisavam cancelar as sessões do parlamento, bastava não as transmitir em directo. Entre as 9h e 17h davam aulas. Depois das 17h transmitiam (em diferido) as sessões do parlamento, as audiências, comissões de inquérito e essas coisas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                                                      Poderia ter mais disciplinas simultâneamente se utilizassem o canal Parlamento. Quem é que assiste aquilo anyway?

                                                      Mas nem precisavam cancelar as sessões do parlamento, bastava não as transmitir em directo. Entre as 9h e 17h davam aulas. Depois das 17h transmitiam (em diferido) as sessões do parlamento, as audiências, comissões de inquérito e essas coisas...
                                                      Esse canal é a coisa mais estranha que existe.
                                                      Como é possível estar 24/7 no serviço pago de televisão e somente da tarde de segunda-feira à noite de sexta no TDT?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Assisti a uma aula de história.
                                                        Assisti ao cálculo da área de um trapézio.
                                                        Assisti a um pouco de espanhol
                                                        Perdi o alemão.

                                                        Pergunto, este programa é a sequência do que está no plano dos miúdos? Ou é mais revisão de matéria dada?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                          Assisti a uma aula de história.
                                                          Assisti ao cálculo da área de um trapézio.
                                                          Assisti a um pouco de espanhol
                                                          Perdi o alemão.

                                                          Pergunto, este programa é a sequência do que está no plano dos miúdos? Ou é mais revisão de matéria dada?
                                                          Do que percebi, é a matéria dada àqueles anos. Contudo, é uma espécie de estudo acompanhado. A referência é sempre a da aula dada pelo professor da escola de cada aluno.
                                                          Pelo menos foi isso que entendi, acho que da própria RTP.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            uma coisa que me escapou (mas não pesquisei a fundo..), como vai funcionar a avaliação?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X