Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turismo em tempos de Covid-19 - Como, onde e porquê?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Turismo em tempos de Covid-19 - Como, onde e porquê?

    Boas...

    Abro este tópico pois penso que ainda não há nenhum tópico a cobrir esta especificidade, que a curto prazo nos vai afectar a todos de alguma maneira. Para questões relacionadas com turismo nestes próximos tempos, para que se possa falar tanto sobre onde pensamos fazer as nossas férias e porquê, bem como sobre as implicações económicas nas quebras no turismo e tantas outras coisas mais. Se já houver outro tópico onde isto se possa enquadrar, encarecidamente peço à moderação que para lá mova este post.

    Vou inaugurar assim:

    Tenho desde 2015 um apartamento que exploro como alojamento local, no Algarve. Este ano, até certo ponto, já dei a época por perdida. Tem rendido um valor anual bastante interessante que, no fundo, acaba por ser aquele excedente que permite ou poupar ou comprar uma ou outra coisa supérflua. Ou seja, não me é essencial, mas vai fazer mossa.

    Como há uns dias vi que no Airbnb parece que não obstante as circunstâncias muita gente continua a manter os AL no mercado de arrendamento, até com algumas reservas (que a seu tempo provavelmente serão canceladas), não me descansou mais a mente desde então e vou considerar a possibilidade de colocar também o meu no mercado. Até agora não o coloquei, está livre e não tenho qualquer reserva.

    Como já dei a temporada por perdida (se agora me oferecessem 25% do valor que costumo facturar, assinava já), tenho estado a pensar em formas de conseguir apontar aos 50% do habitual com algo de inovação no produto.

    Estou a pensar garantir ao hóspede que, no dia em que faz o check-in, o apartamento está desocupado pelo menos há 7 dias. Mas podem ser 5 dias, ou até 3 dias. Ainda não decidi. Por isso deixo aqui este post.

    Vocês se fossem passar férias para um apartamento e estivessem preocupados com o Covid-19, sentir-se-iam seguros por saber que o apartamento esteve livre previamente à vossa chegada durante quantos dias? Já há consenso acerca do número máximo de dias em que o vírus consegue resistir nas mais vulgares superfícies?


    E... o que acham da ideia? Também posso dizer que o apartamento é rigorosamente limpo e desinfectado, mas isso é sempre subjectivo. Por outro lado, também não tenho forma fácil de provar ao hóspede que o apartamento esteve desocupado nos dias anteriores, está sempre pendente da confiança de quem reserva ou então tenho que inventar alguma forma de conseguir fazer prova.

    Com isto, mesmo que tivesse que intercalar semanas de "off" com semanas de "on", ao menos podia chegar a cerca de 50% do rendimento médio dos últimos anos. Bem sei que na actual conjuntura há outros factores que não podemos deixar fora da equação, como por exemplo o provável acesso limitado às praias mas, ainda assim, com hotéis fechados e com o risco acrescido de se ficar num hotel por comparação com um apartamento de AL, deverei fazer uma tentativa de evitar a perda total.

    -

    #2
    Turismo de Portugal cria Selo “Estabelecimento Clean & Safe” para as empresas do Turismo

    Comentário


      #3
      Bom tópico... se conseguirmos ir alargando o tema gradualmente.

      Primeiro ponto: o Algarve em si não é o problema. O problema é a sobrelotação que todos os anos ocorre ali a partir do 10 de junho até 15 de Setembro... Ou seja... nas férias dos miúdos.

      Eu nunca passei férias no Algarve, que adoro, nesse período. Não faz parte do meu conceito de férias esse tipo de multidões. No resto do ano sim.

      Portanto se eu pudesse ia passar o mês de Maio aí no teu AL sem grandes problemas. Mas como a maioria das pessoas... Não posso.

      Os AL não irão sofrer todos por igual. Em zonas menos densas vai até crescer, que ninguém duvide.

      Depois há outro factor: uma coisa é um apartamento com n áreas comuns, elevadores, etc. Outra coisa é uma vivenda, nem que seja em banda com jardim nas traseiras. Dá outra sensação de segurança.

      Portanto, as questões que pões sobre o teu AL até são boas, estás a zelar pelo teu e a tentar dar a volta. Mas nem creio que sejam as principais... tipologia, localização, época... isso sim vai mudar.

      Respondendo directamente: tiveste uma boa idéia, não me passaria pela cabeça. Mas sim, eu ficaria mais à vontade numa casa desabitada há pelo menos uns dias.

      Não acredito que tenhas perda total, nem perto disso.

      Comentário


        #4
        Acho que uma semana desocupada e sempre mantida aberta para arejar, já será razoável. Até porque em férias o pessoal só deve ir semanas completas.

        Comentário


          #5
          Tudo dependerá de como estará a pandemia nos próximos meses...por exemplo, em Julho, Agosto e Setembro, neste momento é um grande ponto de interrogação. Para Maio, conseguia já dizer que era difícil porque o problema ainda não está controlado.

          Agora, se até ao final de Junho (vamos supor), a pandemia estiver completamente controlada na Europa, se calhar há hipóteses de teres reservas para Julho e ainda mais em Agosto e Setembro (e admitindo que se pode andar de avião), se não houver retrocesso em relação ao Covid. E a maioria das reservas surgirá de "última hora".

          Se a pandemia persistir no Verão, aí é que se pode "atirar a tolha ao chão" e dar essa época balnear (e este ano no total) como perdido..

          É uma incógnita, infelizmente

          Comentário


            #6
            Eu estou a equacionar algo mais rural para as férias. Mas é como dizem, ainda está tudo muito incerto.
            As condições de restrições só serem actualizadas à cada 15 dias, dificulta ainda mais as coisas. Mas considerando apenas Portugal, espero que Junho seja o mês da diferença. Em Maio acho que ainda vamos ver muito pouco, em termos de levantamento de restrições, mas em Junho espero mesmo que seja o mês que dita a transição. Tenho esperança que em Julho e Agosto, chwguemos a pelo menos a 50% do que era antes, ou mais ainda.

            Eu adorava passar uns dias nua estância qualquer rural, com rio, ou lago. Ter a calma, o silêncio e a paz como principal ingrediente de pelo menos uma semaninha de férias.

            Sent from my SM-G935F using Tapatalk

            Comentário


              #7
              Esqueci-me... Se tiverem assim sugestões rurais, sou todo ouvidos. Por mais que pesquise, hão de haver sempre mais possibilidades.

              Sent from my SM-G935F using Tapatalk

              Comentário


                #8
                Sugestões?

                Para mim dentro do conceito que falas seria sempre na Albufeira de Castelo do Bode. Trabalhei ali na zona há uns anos e deu para conhecer alguns recantos.

                Alugar um barco e explorar a Albufeira é espectacular. Pesquisa imagens por exemplo "Trízio", "lago azul"...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Sugestões?

                  Para mim dentro do conceito que falas seria sempre na Albufeira de Castelo do Bode. Trabalhei ali na zona há uns anos e deu para conhecer alguns recantos.

                  Alugar um barco e explorar a Albufeira é espectacular. Pesquisa imagens por exemplo "Trízio", "lago azul"...
                  Vou ver. Normalmente a gente vira-se sempre para sites de turismo e etc, mas há sempre muito mais para além disso. Thanks e venham mais sugestões. Acho que não foge à thread. Se não for este o intuito, peço desculpa.

                  Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    O turismo do interior é preciso conhecer
                    .. Os melhores recantos têm geralmente acessos penosos e morosos.

                    Também acho que faz falta um tópico com sugestões deste tipo. Não sei se estaremos a fugir..

                    Comentário


                      #11
                      Mais um tópico relacionado com o Covid? Mais vale criar um fórum á parte para se abrir um tópico para cada sector da sociedade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        O turismo do interior é preciso conhecer
                        .. Os melhores recantos têm geralmente acessos penosos e morosos.

                        Também acho que faz falta um tópico com sugestões deste tipo. Não sei se estaremos a fugir..
                        Não tenho outra forma de dizer no imediato: liberta espaço na tua caixa de PMs!

                        Desculpem o off-topic.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Sugestões?

                          Para mim dentro do conceito que falas seria sempre na Albufeira de Castelo do Bode. Trabalhei ali na zona há uns anos e deu para conhecer alguns recantos.

                          Alugar um barco e explorar a Albufeira é espectacular. Pesquisa imagens por exemplo "Trízio", "lago azul"...
                          Estás a falar de um alojamento "Estalagem do Lago Azul"?

                          Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                            Estás a falar de um alojamento "Estalagem do Lago Azul"?
                            Lago azul é uma zona, por assim dizer. Tens essa estalagem mas pertinho tens os "apartamentos do lago" bem mais interessantes. Mas eu nem me referia ao alojamento, era mais à zona.

                            De qualquer modo, a albufeira é enorme e os pontos de interesse são bastante dispersos. A melhor forma de a conhecer e usufruir é mesmo de barco.

                            Exemplo:
                            https://nautimateus.pt/turismo/

                            Dá para passar uma boa tarde, comer e beber a bordo, etc.

                            Outra ideia é a albufeira do Alqueva e alugar um barco-casa.

                            De qualquer forma quem quiser dicas sobre ali a zona de Castelo do Bode, Zêzere ,posso ajudar. Creio que o MGomes também conhece bem, ou talvez até melhor que eu.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, claro. As actividades diárias serão sempre o ponto alto. Se bem que os banhos são sempre bem-vindos, ainda por cima quando há uma criança (8 anos) que já está fechada em casa há um mês e tal. Já o ano passado não houve férias propriamente ditas devido a eu ter mudado de emprego. Não queria deixar passar mais um ano sem férias, ainda por cima depois desta situação toda do confinamento.

                              Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                O nosso país tem coisas espectaculares. Algumas conheci por parar para beber uma cerveja quando trabalhei em locais mais interiores.

                                Praias fluviais na zona centro conheço bastantes.

                                Se for este o tópico certo podemos trocar ideias...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  O nosso país tem coisas espectaculares. Algumas conheci por parar para beber uma cerveja quando trabalhei em locais mais interiores.

                                  Praias fluviais na zona centro conheço bastantes.

                                  Se for este o tópico certo podemos trocar ideias...
                                  Eu sou da zona do centro. Mais propriamente distrito de Coimbra. Se bem que vivo já muito perto da fronteira com o distrito de Viseu. Manda lá umas sugestões. E sim, espero não estarmos a desviar a thread do tópico do OP.

                                  Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    O AL em gaiolas está a capitalizar com o slogan " small is safe". Se eu tivesse esse apt no algarve, até inflacionava o valor em 10%.

                                    Tenho familiares com complexos turísticos e os dados tem sido contrários aos que passam na TV, tudo cheio já julho e agosto, com 50% pago à cabeça.

                                    Não entendo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                      O AL em gaiolas está a capitalizar com o slogan " small is safe". Se eu tivesse esse apt no algarve, até inflacionava o valor em 10%.

                                      Tenho familiares com complexos turísticos e os dados tem sido contrários aos que passam na TV, tudo cheio já julho e agosto, com 50% pago à cabeça.

                                      Não entendo
                                      acho a malta que anda a aceitar reservas para o verão, ainda vai ter uma desilusão das grandes, pois aqueles que andam a pensar em ferias numa altura destas em que não se sabe o dia de amanhã podem vir a ter alguns dissabores e ficarem com as ferias arrumadas... há ainda muita gente que não meteu na cabeça que as coisas agora estão limitadas e não vão poder fazer a mesma vida que se fazia, dai já o governo ter pensado em meter estado de calamidade a seguir ao estado de emergência, mesmo para não dar a hipóteses de devaneios por parte daqueles que só olham para o seu umbigo... simplesmente este ano mentalizem-se que isto não render nada a hotelaria, restaurantes, alojamentos locais, e eventos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                        Eu sou da zona do centro. Mais propriamente distrito de Coimbra. Se bem que vivo já muito perto da fronteira com o distrito de Viseu. Manda lá umas sugestões. E sim, espero não estarmos a desviar a thread do tópico do OP.

                                        Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                                        Loriga. No coração da Serra da Estrela. A praia fluvial tem uma água que praticamente se pode beber, corre por uma encosta. É uma boa base para explorar toda a região.

                                        Depois as praias fluviais no Zêzere, na Albufeira de castelo do Bode, umas são mais inóspitas e isoladas, sem qualquer apoio. Outras têm restaurantes e outras comodidades. Sem ser de barco recomendo o Trizio, pertence à Sertã. É uma boa base de quem vem de cima. Quem vem de sul é mais fácil fazer base em Ferreira do Zêzere, lago azul.

                                        Uma praia algo perdida mas muito cénica: penedo furado. Não fica propriamente perto de nada. Mas é bonita, é fechada e não airosa num rio como as anteriores.

                                        Na Albufeira há também wakeboard... apostaram muito naquilo por lá. Há lá uns sistemas de cabos, rampas, etc... costuma haver campeonatos no verão... Mas este ano...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois, eu estou a pensar nisso. E em vez de escolher ir para onde toda a gente vai, estou a procurar alternativas menos concorridas. Mas ainda não estou a pensar em nada definitivo. E pelo que tenho visto, as unidades de turismo não estão a exigir valores à cabeça. Pelo menos pelo que tenho visto nos sites de booking.

                                          Sent from my SM-G935F using Tapatalk

                                          Comentário


                                            #22
                                            Loriga, já lá estive só de visita no início deste ano. Tirei algumas fotos. As outras foi as que falaste lá mais acima. Estou de olho também no parque natural da serra do Gerês.

                                            Edited ;

                                            Também já estive nas praias naturais de Ansião. São muito fixes.

                                            Sent from my SM-G935F using Tapatalk
                                            Editado pela última vez por HelloShitty; 26 April 2020, 15:26. Razão: Era suposto ter um quote.

                                            Comentário


                                              #23
                                              vou tentar soluções de casas no interior com piscina privada. Já o fiz em algumas ocasiões quando consegui bons preços. Não me estou a ver a ir a restaurantes sem ser take away e muito menos a ir a praias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas! ...e obrigado a todos

                                                É bom ver que entenderam o assunto do tópico, que é exactamente o pessoal discutir temas relacionados com as férias. Onde preferimos ir, onde será mais seguro, que medidas adoptar, que sugestões podemos partilhar uns com os outros, etc. O meu caso, de prestar um serviço turístico e querer fazê-lo da melhor maneira, era só uma das muitas vertentes que podemos debater neste tópico.

                                                Vou responder a alguns comentários, sem citar posts.

                                                O meu apartamento, um T1, tem a vantagem de ser uma renovação muito recente (foi totalmente renovado há 1 ano e meio) e está com um aspecto mesmo muito limpo e minimalista, ideal para transmitir uma sensação de higiene e segurança. É num prédio de apartamentos (4 andares com 4 apartamentos por andar) mas ainda assim garanto-vos que é muito mais seguro o trajecto desde a porta do prédio até dentro do apartamento, que o mesmo trajecto na grande maioria de hotéis.

                                                O problema, ou aquilo que eu penso que poderá ser mais problemático, é mesmo o facto de a grande maioria dos hóspedes fazerem praia (pela proximidade) e gostarem de jantar fora e ir aos bares à noite. A entrada na praia, deverá estar limitada (ainda vamos ter que perceber melhor como vai ser feito), os restaurantes se estiverem abertos será com muitas restrições e sempre com algum risco associado (ou pelo menos sensação de) e os bares então nem se fala.

                                                Se não for para praia e restauração não estou a ver que possa surgir muita procura. Mas espero estar enganado e espero que seja como o Tictac refere. Eu como ainda não coloquei a época "alta" no mercado, não tenho noção.

                                                Se for como sugere o Obtuso, 7 dias para garantir total segurança, é um pouco puxado, mas se hoje me dissessem que arrendava metade das semanas da época nesse sistema, assinava já por baixo. E se fosse ao preço do ano passado... ainda fazia 10% de desconto

                                                E sim, nos 4 meses de "verão" arrendo sempre à semana, de sábado a sábado. É para quem quer. Como mesmo assim "enche" sempre, nisto não tenho sido flexível pois dá mesmo uma grande ajuda em termos de logística.

                                                Vou pensar melhor mas talvez aposte por este modelo de deixar intervalos de uma semana entre reservas. O que significa que também posso considerar dar ainda mais preferência pelas quinzenas, em vez de cobrar o dobro de uma semana, cobro x1.5 esse valor, por exemplo.
                                                ____________________

                                                Agora noutra nota, invertendo os papéis, eu o mais certo é este ano não ir de férias a nenhum sitio. Será mesmo escapar-me até à praia nos dias que der mais jeito e estiver melhor tempo, mas dormindo em casa.

                                                Ainda assim, tenho estado a pensar que se os preços estivessem muito mais baixos este ano por causa do surto, arrendar uma moradia numa das ilhas algarvias (tipo na Ilha da Armona ou na do Farol) para passar uma ou duas semanas, era capaz de ser também muito boa opção, ao nível das férias rurais no interior do país.

                                                Nas ilhas nunca chega a haver enchente nas praias, pois os areais são extensos e a "lotação" das ilhas é algo limitada. Fica esta sugestão também.

                                                Bom, vou continuando a passar por aqui para ver que sugestões e dicas vão surgindo e irei também dando notícias da minha parte

                                                -

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                  O AL em gaiolas está a capitalizar com o slogan " small is safe". Se eu tivesse esse apt no algarve, até inflacionava o valor em 10%.

                                                  Tenho familiares com complexos turísticos e os dados tem sido contrários aos que passam na TV, tudo cheio já julho e agosto, com 50% pago à cabeça.

                                                  Não entendo
                                                  https://observador.pt/especiais/covi...jczvdzE8msyZLs

                                                  Para sustento da afirmação

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                    O AL em gaiolas está a capitalizar com o slogan " small is safe". Se eu tivesse esse apt no algarve, até inflacionava o valor em 10%.

                                                    Tenho familiares com complexos turísticos e os dados tem sido contrários aos que passam na TV, tudo cheio já julho e agosto, com 50% pago à cabeça.

                                                    Não entendo
                                                    Por acaso também li que muitos AL estão mesmo mais caros para o verão. Seguramente devem estar a capitalizar isso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                      Obrigado. Esperemos que seja assim mesmo, que não estejamos a falar de uma grande maioria de reservas com cancelamento gratuito que depois serão canceladas e que uma presença significativa de estrangeiros na região durante estes próximos meses não deixe ficar a semente do surto... pois até agora o Algarve tem sido muito pouco atingido, mas uma época alta ao nível do habitual pode fazer tudo mudar de figura. Já se sabe a rebaldaria que é com os britânicos e outros que tal, hehehe.

                                                      Eu até pensei que não fossem deixar vir uma avalanche de estrangeiros. Que se fosse apostar no turismo dentro do país... e os portugueses são suficientes para dar uma boa ocupação a todos os alojamentos turísticos do país. Até tinha pensado só arrendar a portugueses este ano (normalmente é 50/50). Mas se mais ninguém estiver preocupado com isso, se calhar eu também não estarei.


                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Por acaso também li que muitos AL estão mesmo mais caros para o verão. Seguramente devem estar a capitalizar isso...
                                                      Pois, deixa lá ver. A mim também me deixa reticente a própria gestão do AL. Primeiro, sirvo-me de uma empresa que faz as limpezas e trata das lavandarias, que não sei se estarão este verão a operar no mesmo registo dos outros anos, mas suponho que sim. Ainda tenho que confirmar. Mas, segundo, e mais importante, tenho sido sempre eu a fazer os check-out e os check-in.

                                                      Recebo os hóspedes, despeço-me deles e gosto sempre de ir ao apartamento entre a limpeza e chegada dos hóspedes para dar uns toques finais. Ora, tudo isto, implica alguma intimidade com os hóspedes e durante todo um verão chegam a ser mais de 15 mesmo arrendando mínimo 1 semana.

                                                      Também posso entregar o apartamento totalmente à agência, pois além de limpeza e lavandaria também fazem check-in, check-out, angariação de clientes, pequenas reparações, etc. Levam-me é quase metade dos ganhos. E os 4.93 de avaliação que tenho no Airbnb certamente cairiam um pouco.

                                                      -

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                                        Obrigado. Esperemos que seja assim mesmo, que não estejamos a falar de uma grande maioria de reservas com cancelamento gratuito que depois serão canceladas e que uma presença significativa de estrangeiros na região durante estes próximos meses não deixe ficar a semente do surto... pois até agora o Algarve tem sido muito pouco atingido, mas uma época alta ao nível do habitual pode fazer tudo mudar de figura. Já se sabe a rebaldaria que é com os britânicos e outros que tal, hehehe.

                                                        Eu até pensei que não fossem deixar vir uma avalanche de estrangeiros. Que se fosse apostar no turismo dentro do país... e os portugueses são suficientes para dar uma boa ocupação a todos os alojamentos turísticos do país. Até tinha pensado só arrendar a portugueses este ano (normalmente é 50/50). Mas se mais ninguém estiver preocupado com isso, se calhar eu também não estarei.




                                                        Pois, deixa lá ver. A mim também me deixa reticente a própria gestão do AL. Primeiro, sirvo-me de uma empresa que faz as limpezas e trata das lavandarias, que não sei se estarão este verão a operar no mesmo registo dos outros anos, mas suponho que sim. Ainda tenho que confirmar. Mas, segundo, e mais importante, tenho sido sempre eu a fazer os check-out e os check-in.

                                                        Recebo os hóspedes, despeço-me deles e gosto sempre de ir ao apartamento entre a limpeza e chegada dos hóspedes para dar uns toques finais. Ora, tudo isto, implica alguma intimidade com os hóspedes e durante todo um verão chegam a ser mais de 15 mesmo arrendando mínimo 1 semana.

                                                        Também posso entregar o apartamento totalmente à agência, pois além de limpeza e lavandaria também fazem check-in, check-out, angariação de clientes, pequenas reparações, etc. Levam-me é quase metade dos ganhos. E os 4.93 de avaliação que tenho no Airbnb certamente cairiam um pouco.

                                                        -
                                                        É o mal do AL quando é feito em pequena escala. Eu estou fazer um no fim do mundo, e sendo os vizinhos de classe baixa, estamos a pensar em dar 20% e eles tratarem de tudo, cortar relva, podar as arvores, manter a calçada, trocar lençóis, limpeza casa e jardim, receber hospedes, ocasionalmente colocar lá uma garrafa de vinho. E queria que estivesse sempre bem, dado que neste caso, passaria a aproveitar também. Acho que vão aceitar e mesmo que ganhem apenas uns 200€ por mês, já lhes fará uma diferença brutal.

                                                        Eu farei a parte da plataforma, divulgação e parte fiscal, ao mesmo tempo que asseguro toda a conversação com o hospede durante a estadia. Os vizinhos só faltam portugues e dão uns toques a francês ,sendo que na zona serão maioritariamente alemães e holandeses ~ inglês

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, são demasiadas as duvidas, mas aqui no Algarve não me parece que o alojamento em altura chegue a ser uma opção séria..
                                                          Mas acredito que haverá mercado, condicionado, em aldeamentos e zonas sem densidade, mais por aí..

                                                          Digo eu, que nunca vi tanto nevoeiro em relação ao futuro..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            O nosso país tem coisas espectaculares. Algumas conheci por parar para beber uma cerveja quando trabalhei em locais mais interiores.

                                                            Praias fluviais na zona centro conheço bastantes.

                                                            Se for este o tópico certo podemos trocar ideias...
                                                            so conheço uma perto de coimbra
                                                            aqui na zona tem varias ( norte )
                                                            tem uma ja aqui a 1 min de casa

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X