Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mota 125 cc ou talvez mais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mota 125 cc ou talvez mais

    Boas

    Cada vez mais tem sido difícil ir para o trabalho de carro e um percurso de 15 min de transporte levo 1h/1h30 e agora temos a agravante do Corona. E esta ideia de comprar uma mota já tem vindo a tomar forma á algum tempo.

    Acontece que só tenho carta de categoria B, e estou na dúvida se tiro a categoria A ou se vou tirar umas aulas, porque sei 0 de conduzir uma mota. E para tirar aulas quantas irei precisar, e se calhar fica o preço da carta.

    Sempre gostei de motas, apesar de ser a pessoa "não ando em nada que eu seja o pará choques". No entanto, andei muito á pendura.

    As minhas motas de eleição são as desportivas, tendendo para a Suzuki e Honda,se bem, que com estas pesquisas também estou a gostar das KTM.

    A minha mota de eleição caso tivesse uma mota de topo é a Suzuki GSXR 1000.

    Por isso, quando soube que a Suzuki lançou a GSXR 125, juntou-se o útil ao agradável, e de certa forma, posso comprar a mota que gosto, sem precisar de tirar a carta.
    Será uma mota que irá casa, trabalho, casa e de vez em quando um passeio de 100km máximo. Futuramente é possível que o percurso possa passar pelas pontes sobre o Tejo.

    Não sei se me vai dar o bichinho, e estou na dúvida, se vale a pena mais de 125cc, porque para o resto vou de carro. Mas também se tirar a carta será que vale a pena ficar pela 125cc?

    Obrigado e espero que estejam bem.

    #2
    Atenção com motas desportivas para andar no transito, são tudo menos confortáveis, tanto a nível ergonómico e de motor. Adicionalmente com a idade essa ergonomia vai pesar mais

    Comentário


      #3
      Motas desportivas e posição de condução para trânsito.. meh!

      Tenho menos dores na Cbf125 do que na Z300.

      34 anos e faço desporto..

      Comentário


        #4
        Desportiva e 125 cc na mesma frase não faz muito sentido nos atuais tempos de 4T.

        Comentário


          #5
          Como referido, as "desportivas" para ambiente citadino, são menos práticas do que outras motos.

          Comentário


            #6
            Tenta fazer um test drive ao modelo que pensas que te enche as medidas e depois logo vês se compensa a compra.
            Antes tens de arranjar um amigo com uma 125cc para te dar umas dicas e dares umas voltinhas antes que chegues ao stand sem experiencia e com confiança a 0%.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Motas desportivas e posição de condução para trânsito.. meh!

              Tenho menos dores na Cbf125 do que na Z300.

              34 anos e faço desporto..
              Zapping e mandar postas de pesca no forúm não são desportos nem aqui nem em lado nenhum...

              On-toppic:

              Eu sei que os olhos tambem comem, mas comprar uma "R" 125c... meh, ainda por cima para andar no trânsito... meh

              Se é exclusivamente para fazer commute, apenas equacionava scooters, se for para algo mais ia para o que gostasse a sério, mas sempre tendo em conta que se avançasse para a R, saberia o que me esperava

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                Zapping e mandar postas de pesca no forúm não são desportos nem aqui nem em lado nenhum...

                On-toppic:

                Eu sei que os olhos tambem comem, mas comprar uma "R" 125c... meh, ainda por cima para andar no trânsito... meh

                Se é exclusivamente para fazer commute, apenas equacionava scooters, se for para algo mais ia para o que gostasse a sério, mas sempre tendo em conta que se avançasse para a R, saberia o que me esperava
                Quando correres mais do que 5kms seguidos falamos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                  Desportiva e 125 cc na mesma frase não faz muito sentido nos atuais tempos de 4T.
                  Tu és mau!

                  Comentário


                    #10
                    Estas supostas "desportivas" 125cc encaixam no limite de kW permitido com carta B? Tenho ideia que muitas delas não..

                    Quanto ao tirar a carta, só a pessoa consegue saber quais são os seus objetivos e expectativas para o futuro, ou seja, se pretende evoluir no futuro faz todo o sentido ir tirar a carta, caso se pretenda ficar pelas 125cc, pode já não valer a pena, se bem que ainda deve estar para nascer a pessoa que gosta de desportivas e se quer ficar pelas 125

                    Atenção também à idade mínima para se poder conduzir motociclos com a carta B

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                      Estas supostas "desportivas" 125cc encaixam no limite de kW permitido com carta B? Tenho ideia que muitas delas não..

                      Quanto ao tirar a carta, só a pessoa consegue saber quais são os seus objetivos e expectativas para o futuro, ou seja, se pretende evoluir no futuro faz todo o sentido ir tirar a carta, caso se pretenda ficar pelas 125cc, pode já não valer a pena, se bem que ainda deve estar para nascer a pessoa que gosta de desportivas e se quer ficar pelas 125

                      Atenção também à idade mínima para se poder conduzir motociclos com a carta B
                      Encaixado pois. Não têm mais de 15 CV.

                      Comentário


                        #12
                        Uma 125 nova é muito cara. Se tirares a carta e por pouco mais arranjas melhor. As 125 em vias rápidas tornam-se um bocado perigosas pela falta de resposta.

                        Comentário


                          #13
                          Já te inscreveste para a carta? Estás à espera de quê?
                          Começa por aí...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por siranda Ver Post
                            Boas

                            Sempre gostei de motas, apesar de ser a pessoa "não ando em nada que eu seja o pará choques". No entanto, andei muito á pendura.

                            As minhas motas de eleição são as desportivas, tendendo para a Suzuki e Honda,se bem, que com estas pesquisas também estou a gostar das KTM.

                            A minha mota de eleição caso tivesse uma mota de topo é a Suzuki GSXR 1000.

                            Por isso, quando soube que a Suzuki lançou a GSXR 125, juntou-se o útil ao agradável, e de certa forma, posso comprar a mota que gosto, sem precisar de tirar a carta.

                            Não sei se me vai dar o bichinho, e estou na dúvida, se vale a pena mais de 125cc, porque para o resto vou de carro. Mas também se tirar a carta será que vale a pena ficar pela 125cc?

                            Obrigado e espero que estejam bem.
                            Compra a mota que mais gostas, essa é sempre a mota ideal para ti.
                            Se pedes conselhos em foruns de conteúdo generalista, estás sujeito a sair daqui numa eléctrica com top case.

                            Em relação à duvida, só vivendo a experiência é que terás noção real se valará a pena ficar ou não ficar pelas 125 cc.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              Encaixado pois. Não têm mais de 15 CV.
                              Algumas sim, outras têm mais. Provavelmente a Suzuki até encaixa.

                              Agora se têm 25 ou 30cv e no dua 11 kW, aí já é outra história...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carloschacal Ver Post
                                Compra a mota que mais gostas, essa é sempre a mota ideal para ti.
                                Se pedes conselhos em foruns de conteúdo generalista, estás sujeito a sair daqui numa eléctrica com top case.

                                Em relação à duvida, só vivendo a experiência é que terás noção real se valará a pena ficar ou não ficar pelas 125 cc.
                                Eish, que exagero...

                                Se passares ali no "cantinho das motas" encontras um pouco de tudo, bem longe de sair com uma "eléctrica com top case"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Posso contar-te o meu caso... Não me vi obrigado, mas opção por apanhar estradas acidentadas e com mais ou menos trânsito, adquiri uma Keeway RKV 125 de 2011 (ainda a carburador), para fazer o meu percurso diário casa-trabalho-casa (almoço)-trabalho-casa, num total de cerca de 35km/dia. Não tenho carta de mota, nem sequer sabia conduzir mota. Ao ver videos no YT, fui apanhando uns truques e dicas, comprei a mota, levei para uma zona sem confusão e transito, e fui praticar (coordenação pés e mãos, manobras,...), e fui evoluindo... Depois de cerca de 1 ano, só tenho a dizer bem desta opção que tomei!
                                  Nota: Não tenciono evoluir de cilindrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                    Posso contar-te o meu caso... Não me vi obrigado, mas opção por apanhar estradas acidentadas e com mais ou menos trânsito, adquiri uma Keeway RKV 125 de 2011 (ainda a carburador), para fazer o meu percurso diário casa-trabalho-casa (almoço)-trabalho-casa, num total de cerca de 35km/dia. Não tenho carta de mota, nem sequer sabia conduzir mota. Ao ver videos no YT, fui apanhando uns truques e dicas, comprei a mota, levei para uma zona sem confusão e transito, e fui praticar (coordenação pés e mãos, manobras,...), e fui evoluindo... Depois de cerca de 1 ano, só tenho a dizer bem desta opção que tomei!
                                    Nota: Não tenciono evoluir de cilindrada.

                                    Eu quando penso em consumos, digo o mesmo! Ainda no outro dia foi uma tirada de 650kms só para beber café. <20€ de gasolina e ainda não acabou ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Eu quando penso em consumos, digo o mesmo! Ainda no outro dia foi uma tirada de 650kms só para beber café. <20€ de gasolina e ainda não acabou ;)
                                      2.8L/100km aqui

                                      Por outro lado, tenho o RS para 'escangalhar' os consumos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        Algumas sim, outras têm mais. Provavelmente a Suzuki até encaixa.

                                        Agora se têm 25 ou 30cv e no dua 11 kW, aí já é outra história...
                                        Que 125 moderna tem, ou consegue ter, 30 cavalos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          650km seguidos de 125cc???? 6/7h?!
                                          homem de coragem!!
                                          Em que moto?

                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          Eu quando penso em consumos, digo o mesmo! Ainda no outro dia foi uma tirada de 650kms só para beber café. <20€ de gasolina e ainda não acabou ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                            2.8L/100km aqui

                                            Por outro lado, tenho o RS para 'escangalhar' os consumos
                                            16L de gasolina disso dá para ir pão?


                                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                            Que 125 moderna tem, ou consegue ter, 30 cavalos?
                                            Nenhuma. Essa potência fica para as 300/400.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Algumas sim, outras têm mais. Provavelmente a Suzuki até encaixa.

                                              Agora se têm 25 ou 30cv e no dua 11 kW, aí já é outra história...
                                              25 ou 30 Cv só se forem motores a 2 tempos, que são já uma raridade por causa das emissões.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                650km seguidos de 125cc???? 6/7h?!
                                                homem de coragem!!
                                                Em que moto?
                                                Honda CBF125

                                                650/2

                                                Mas já fui do Montijo até Bragança de seguida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como alguns sabem estive no mesmo dilema a umas semanas atrás. Também tenho carta categoria B e decidi enveredar pelo mundo das motas. Comprei uma 125 sem nunca ter conduzido uma! (Vá dei uma voltica nos meus 15 anos numa) de resto apenas andei a pendura nas motas do meu irmão mais velho, pelo que acabei por comprar uma 125 e tem sido o meu transporte do dia a dia, e só tenho bem a dizer. Só me arrependo de não ter começado mais cedo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas pessoal

                                                    Desde já obrigado pelas vossas respostas.

                                                    Tenho idade suficiente para tudo, estava num dilema de tirar a carta porque como não tenho quem me dê umas "luzes" e sei 0 de conduzir uma mota, tenho de ir fazer umas aulinhas, e se fizer muitas mais vale tirar a carta. tenho visto videos no Youtube mas não me sinto confortável, não acho que seja o suficiente.

                                                    De qualquer maneira, as motas que ando a ver são todas 125cc e é o mais recomendado para começar. Portanto, não preciso de carta. Epá scooters não, não é para mim, e acho que se comprasse uma, por mais que ficasse satisfeita, seria sempre uma compra de "não é aquilo que eu queria".

                                                    Neste momento, a minha ideia é ter umas aulinhas e comprar uma 125 boa, daqui as uns tempos, se um dia (eu acho que não, pq adoro o meu carro) quiser aumentar de cilindrada, tenho a quem deixar a mota, que tambem não tem carta de mota.

                                                    Hoje em dia, as 125cc modernas, todas dão com carta B e anda umas coisas muito boas por aí. Sem dúvida que irei ao stand testá-las porque o mais provável é não gostar de ir deitada e daí não sei. Mas obrigado pelo bom conselho, não me tinha passado isso pela cabeça.

                                                    Vai aqui uma lista do que ando a ver:

                                                    Suzuki gsx-r 125 - Irmã mais pequena da minha mota de sonho e para mim e pelo meu coração a que eu quero

                                                    depois estas sem ordem:
                                                    suzuki gsx-s 125
                                                    ktm duke 125
                                                    honda cbf 125
                                                    honda cbr 125

                                                    Meh, não sou fã de nakeds, mas não há 125 com os plasticozinhos bonitos.
                                                    Editado pela última vez por siranda; 29 May 2020, 12:28.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se é para ter aulas, vale mais tirar logo a carta. Gastas mais uns trocos, mas ficas habilitado a caso queiras, conduzir algo mais.

                                                      Quanto às 'desportivas' 125, tenho na ideia que assentam bem nos putos de 16 anitos que querem dar nas vistas, seja a porque houve baguço para a comprar, ou porque é a que manda mais.

                                                      Um gajo já com uns anitos arrisca a parecer que está fora do conjunto, para ser simpático...

                                                      Mesmos as 600/1000 parecem à escala quando comparadas com os dinossauros que lhes deram origem.

                                                      Mas cada um sabe de si

                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sinceramente, pouco me importo com isso. Acho que o importante é comprar o que se gosta, com uma boa segurança, e confortavel qb.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                          Que 125 moderna tem, ou consegue ter, 30 cavalos?
                                                          Até há não muito tempo havia a Aprilia 125 com 28cv, claro a 2T.
                                                          Atualmente, novas talvez só as de enduro/cross que ainda se vendem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por siranda Ver Post
                                                            Sinceramente, pouco me importo com isso. Acho que o importante é comprar o que se gosta, com uma boa segurança, e confortavel qb.
                                                            Se estás com tantos receios, o melhor será inscrever numa escola de condução e tirar a carta A tudo direitinho.

                                                            Depois da carta tirada logo vez o que compras, se uma limitada 125 ou algo já com mais capacidade sem ter necessariamente de te colocar em perigo. Tens muita coisa nas 250 até 600.

                                                            Eu comecei em final de 2018, já tinha a carta A2 tirada aos 18 anos, mas nunca lhe tinha dado uso, portanto estava a "0" e tive de reaprender tudo. Como tirei a carta em 2011, fui obrigado a fazer exame para averbar a A...

                                                            Portanto, a minha intenção nunca foi ficar nas 125, sempre foi subir, mas na altura pus vários cenários em cima da mesa: 1) comprar uma 125 para reaprender por conta própria e depois evoluir, risquei logo está possibilidade...2) fazer umas aulas para reaprender, comprar uma A2 e no futuro fazer o exame, 3) fazer as aulas e exame de condução através da escola. Optei por esta última, foi o melhor que podia escolher. Fiz 2 aulas numa 125 para aprender, e nas restantes passei para a 600, posso dizer que não gostei da 125, e quando passei para a 600, tirando o facto de ser mais pesada e intimidar pela potência, na realidade senti-me bastante mais à vontade do que esperava, em termos de ciclística e comandos era muito mais "ergonómica". Depois comprei uma com 200kg, e até agora sempre correu tudo bem. Já caiu, mas isso todas caem
                                                            Por norma aconselho toda a gente a tirar a carta, aprende-se coisas que sozinhos é mais difícil chegar lá. No meu caso a escola até tem organizado alguns passeios, havendo já um grupo bastante grande e diversificando.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X