Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pessoa Tóxica ? Fugir ou ficar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pessoa Tóxica ? Fugir ou ficar?

    Caros amigos.

    Saí há uns meses de uma relação longa, e apareceu uma pessoa na minha vida, aparentemente importante e com algumas qualidades que valorizo.

    No entanto, descobri que se encontra a tomar antidepressivos e a frequentar psicólogos, e a atitude/maneira de ser mudou drasticamente nos últimos tempos. Deixou de tomar a medicação, e o tico e o teco voltaram a funcionar mal, e mudou radicalmente, tornando-se mais agressiva verbalmente...e parece-me uma pessoa tóxica!

    Características positivas: amorosa, simples, aparentemente sem fantasmas amorosos do passado.

    Características negativas: agarrada a problemas do passado (infância complicada). É sempre a coitadinha por ter tido uma vida complicada, é sempre a vítima, sempre a lamentar o passado, demasiado frágil (aparentemente), profissão complicada com pouco tempo disponível, tentativa constante de inverter os papeis e fazer-me sentir culpado e pedir desculpas por algo que não fiz.

    Esta pessoa não pretende assumir uma relação, ninguém, família ou amigos podem suspeitar, para não ser pressionada. Confusa com o que sente por mim.

    Ora bem, tendo eu saído de uma relação longa, deverei insistir numa relação/pessoa assim? Estou longe de ser perfeito, mas nos últimos tempos isto tem-me feito mais mal do que bem, e a paciência começa-se a esgotar.

    Algo que me preocupa é, caso a mande dar a volta, gostava que fosse de uma maneira simpática, pois a rapariga não está boa da cabeça, moramos na mesma cidade e quero evitar problemas, além de existirem alguns "conhecidos" em comum. Basicamente queria uma "saída limpa" caso seja esse o caminho.

    Obrigado a todos. Abraço.

    PS: Não é nenhum avião, não peçam fotos

    #2
    Para mim, quando começo a ficar com dúvidas ou a matutar muito em matérias do coração, para mim é quase não uma questão de se, mas de quando...

    Mas estando já há mais de 5 anos sem mexer nesse tipo de assuntos, não sei se alguma coisa mudou entretanto...

    Comentário


      #3
      Com fotos, aparece mais ajudantes.

      Comentário


        #4
        Resposta curta:
        Eu não depositaria muita esperança nessa relação, mas tu é que saberás o valor da pessoa em questão.

        Resposta longa:
        O que estás a fazer é conhecido por: "adiar o inevitável".
        Se tu próprio a qualificas como um "pessoa tóxica", acho que isso já diz tudo... essa expressão não existe por acaso.

        Não "fujas", como dizes, pois isso pode suscitar ainda mais ressabiamento dela e eventualmente algumas atitudes de má-fé para contigo.
        Ao invés, mostra-lhe que também tu ficaste desiludido com a tua perda de tempo e empenho e não lhe dês muita corda ao terminar.

        Pode ser bi-polaridade, ou outra coisa qualquer, toda a gente tem problemas - a questão não é essa; mas sim que são casos complicados.
        Apenas sou da ideia que deves procurar felicidade noutro lado, porque pelo que descreves, estás com uma pessoa que aparenta ser daquelas que nem de si própria gosta... e quando é assim parece-me difícil darem valor e respeito ao outro.

        Comentário


          #5
          Pessoa Tóxica ? Fugir ou ficar?

          Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
          Caros amigos.

          Saí há uns meses de uma relação longa, e apareceu uma pessoa na minha vida, aparentemente importante e com algumas qualidades que valorizo.

          No entanto, descobri que se encontra a tomar antidepressivos e a frequentar psicólogos, e a atitude/maneira de ser mudou drasticamente nos últimos tempos. Deixou de tomar a medicação, e o tico e o teco voltaram a funcionar mal, e mudou radicalmente, tornando-se mais agressiva verbalmente...e parece-me uma pessoa tóxica!

          Características positivas: amorosa, simples, aparentemente sem fantasmas amorosos do passado.

          Características negativas: agarrada a problemas do passado (infância complicada). É sempre a coitadinha por ter tido uma vida complicada, é sempre a vítima, sempre a lamentar o passado, demasiado frágil (aparentemente), profissão complicada com pouco tempo disponível, tentativa constante de inverter os papeis e fazer-me sentir culpado e pedir desculpas por algo que não fiz.

          Esta pessoa não pretende assumir uma relação, ninguém, família ou amigos podem suspeitar, para não ser pressionada. Confusa com o que sente por mim.

          Ora bem, tendo eu saído de uma relação longa, deverei insistir numa relação/pessoa assim? Estou longe de ser perfeito, mas nos últimos tempos isto tem-me feito mais mal do que bem, e a paciência começa-se a esgotar.

          Algo que me preocupa é, caso a mande dar a volta, gostava que fosse de uma maneira simpática, pois a rapariga não está boa da cabeça, moramos na mesma cidade e quero evitar problemas, além de existirem alguns "conhecidos" em comum. Basicamente queria uma "saída limpa" caso seja esse o caminho.

          Obrigado a todos. Abraço.

          PS: Não é nenhum avião, não peçam fotos
          Vou ser extraordinariamente sincero contigo


          Em primeiro lugar

          “don't stick your d*** in crazy”

          Quando te apercebes e já e tarde


          E nao ha saídas limpas quando as pessoas não batem bem da tola

          O melhor que podes usar e a desculpa mais velha de sempre
          “Não és tu sou eu “
          MAs prepara-te esse género de pessoas não lidam bem com serem deixadas

          Comentário


            #6
            Quando a despachares assegura-te que não há nada ao lume nem facas por perto.

            Comentário


              #7
              Por enquanto continua a dar-lhe umas berlaitadas mas com o olho aberto e vendo o que há nas redondezas, no fim diz-lhe que precisas de um tempo.

              Comentário


                #8
                Se tu és o próprio a constatar que ela é tóxica estás á espera do quê para te pores ao fresco?
                A menos que faça umas boas mamadas.

                Comentário


                  #9
                  Vocês nunca desiludem [emoji118][emoji23][emoji108]

                  Comentário


                    #10
                    Percebo perfeitamente essa toxicidade. No meu caso a pior relação desse tipo que tenho é de carácter familiar do mais umbilical possível... é muito triste e muito difícil. E ao mesmo tempo é 'para a vida'.

                    Dito isto, a informação não é suficiente para tirar uma conclusão contundente sem vos conhecer, mas diria que uma vez que se inicia este processo de reflexão o desfecho está fixado e o melhor é terminar a coisa a bem e estar mais atento a sinais deste tipo antes de entrar num novo relacionamento. Dito isto, boa sorte em encontrar alguma mulher que seja minimamente equilibrada... Eu deixei de procurar, as tipas que me desejam são normalmente bonitas e 'desaparafusadas', estou farto de malucas. Nem lhes dou corda.

                    Comentário


                      #11
                      É melhor ir cada um à sua vida.

                      Comentário


                        #12
                        Tu próprio já sabes a resposta e vens cá para ver se o pessoal te dá razão.

                        Corta agora o mal pela raiz, quanto mais tempo demorares pior será.

                        Comentário


                          #13
                          E qual é a vossa opinião sobre andar em filmes com uma gaja que namora?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                            Se tu és o próprio a constatar que ela é tóxica estás á espera do quê para te pores ao fresco?
                            A menos que faça umas boas mamadas.
                            Isto. Mas deve encontrá-las sem ter de levar com a componente chalupa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                              E qual é a vossa opinião sobre andar em filmes com uma gaja que namora?
                              Usares a namorada alheia ainda vá, usares o tópico alheio é que já me parece demais... [emoji14]

                              Comentário


                                #16
                                Não sou psicólogo, mas estudei psicologia nos meus tempos de universidade. Portanto, o que vou dizer não substitui o que um profissional te diria, mas talvez te ajude.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                Saí há uns meses de uma relação longa, e apareceu uma pessoa na minha vida, aparentemente importante e com algumas qualidades que valorizo.
                                É normal. Quando se sai de uma relação, a menos que já haja trauma de outras relações - que nos leve a evitar relações por completo - o normal é procurar alguém que preencha o vazio que se criou com o terminar da última relação, e como quase todos os seres humanos têm "algumas qualidades", há também essa tendência a aproveitar as oportunidades que, de alguma forma, preenchem alguns dos requisitos mínimos. Mas não é assim que se encontra uma relação de sucesso. As qualidades que vês nessa pessoa, e certamente existem, são apenas parte da desculpa que estás a arranjar para manter a situação como está, ou para insistir em "consertar" o que está mal.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                No entanto, descobri que se encontra a tomar antidepressivos e a frequentar psicólogos, e a atitude/maneira de ser mudou drasticamente nos últimos tempos. Deixou de tomar a medicação, e o tico e o teco voltaram a funcionar mal, e mudou radicalmente, tornando-se mais agressiva verbalmente...e parece-me uma pessoa tóxica!
                                Não confundir "psicólogos" com "psiquiatras". Psicólogos nem sequer podem passar medicação, pois não são médicos. Se anda a tomar anti-depressivos, ou outro tipo de medicação para o cérebro, é sinal que andou em psiquiatras ou neurologistas, e isso sim será um "red flag" porque são pessoas que precisam de se orientar antes de formar relações com outras pessoas.

                                Se fosse só andar no psicólogo, não haveria causa para alarme. A maioria das pessoas que vão ao psícólogo apenas querem desabafar e falar dos seus problemas, tentar entender esses problemas, aprender técnicas para lidar com eles, etc. No fundo, um psicólogo é como um amigo com quem se pode desabafar, sabendo que as respostas serão mais baseadas em ciência e estudos estatísticos, enquanto um amigo "tradicional" tanto pode dar bons como maus conselhos.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                tentativa constante de inverter os papeis e fazer-me sentir culpado e pedir desculpas por algo que não fiz.
                                Sem assistir a um exemplo em concreto é difícil julgar se isso é só a tua tentativa de desviar responsabilidades, ou se é mesmo ela que é manipuladora. Mas se de facto tens essa perspectiva dela, e não é só algo para nós lermos, então pergunta-se se esse comportamento encaixa num cenário de uma relação saudável?

                                Lembra-te que não podes mudar os outros. Só podes mudar a ti próprio. Se o outro está a ser incompatível contigo (não interessa de quem é a culpa), então tens aí toda a informação que precisas para saber que a relação deve, ou não, continuar.

                                A frase seguinte é que "mata" o caso por completo.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                Esta pessoa não pretende assumir uma relação, ninguém, família ou amigos podem suspeitar, para não ser pressionada. Confusa com o que sente por mim.
                                Regra imutável. Quando uma mulher diz que está "confusa" é sempre sinal que, no fundo, não gosta da pessoa com quem está, mas ao mesmo tempo não quer estar sozinha. Daí a "confusão". Ou seja, por essa frase já sabemos, sem margem para dúvidas, que ela está só a passar o tempo contigo porque dá-lhe jeito estar com alguém, mas tanto podias ser tu como outro qualquer. Não é por amor.

                                Aliás, ao contrário do que os filmes, novelas, e livros "ensinam", o amor não é algo emocional (isso serão as paixões, etc). O amor é sempre racional. É quando uma relação, simplesmente, faz sentido existir e continuar. É por isso que, por vezes, o melhor sinal de amor que se pode ter é deixar alguém ir embora - se racionalmente percebemos que é isso que é melhor, mesmo que custe a nível emocional.

                                Até o amor a nós próprios é assim, racional. Algumas pessoas é que abusam do termo para justificar indulgências. Amar a nós próprios não é fazer coisas que nos dão prazer, e sim coisas que são racionalmente benéficas para o nosso bem-estar.

                                Uma relação de sucesso, íntima ou outra, terá sempre que ser benéfica para os seus intervenientes. Se a presença da outra pessoa na tua vida é mais um problema do que uma benção, então a relação não deve existir, por mais que a parte emocional diga o contrário (paixão, atracção, obsessão, dependência, etc).

                                Além disso, na mesma frase, revelas que ela não quer que a familia e amigos saibam da relação. Esse é o maior "red flag" de todos. Quando uma pessoa, homem ou mulher, leva a relação a sério, a tendência é a querer reunir essa pessoa nova e especial com o seu círculo social. Até para saber se o seu círculo social aceita bem o "novo membro", se detectam defeitos nele que ela sozinha não detectou, etc. Ou seja, apresentar à família e amigos é um período de "teste" que todas as relações com intenção de longo prazo têm de passar.

                                Se evita fazê-lo é porque sabe que tu estás só "a prazo". A suposta "pressão" que ela não quer é exactamente amigos ou familiares a perguntarem coisas sobre ti e/ou sobre a relação, coisas essas que ela não quer responder porque não são importantes para ela. Claramente, ela está só a passar o tempo contigo. Isto posso garantir-te a 100%.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                Ora bem, tendo eu saído de uma relação longa, deverei insistir numa relação/pessoa assim? Estou longe de ser perfeito, mas nos últimos tempos isto tem-me feito mais mal do que bem, e a paciência começa-se a esgotar.
                                Na minha opinião, que vale o que vale, não. De qualquer forma, se não terminares tu a relação, será ela a terminar, quando aparecer alguém que ela ache mais interessante que tu. Ela já deu os sinais todos que tu estás a prazo.

                                Quanto à tua última frase, o objectivo de uma relação, íntima ou não, é fazer com que a presença dessa outra pessoa seja mais positiva do que a sua ausência. Ninguém quer uma sociedade com um sócio que rouba a empresa. Ninguém quer um amigo que fala mal de nós pelas costas. Etc, etc, etc.

                                Originalmente Colocado por Skulls Ver Post
                                Algo que me preocupa é, caso a mande dar a volta, gostava que fosse de uma maneira simpática, pois a rapariga não está boa da cabeça, moramos na mesma cidade e quero evitar problemas, além de existirem alguns "conhecidos" em comum. Basicamente queria uma "saída limpa" caso seja esse o caminho.
                                Exemplo:

                                "Anacleta, precisamos de conversar. Depois da relação de X anos que tive com a Bonifácia, eu estive a pensar, e concluí que não estou ainda em condições de estar com outra pessoa. Não é nada contra ti, eu é que preciso de mais tempo para mim. Desejo-te tudo de bom, mas espero que compreendas."

                                Tu lá saberás adaptar à tua situação. Mas, resumidamente, não compliques nem te estendas. Quanto maior for a conversa, mais ela vai pegar por palavras daqui e dali para tentar argumentar. Simples e directo, sem ser brutamontes. Se ela insistir, repete as palavras, não tentes usar outras. A insistência da outra parte é sempre para ver se tu dás um ângulo diferente pelo qual possam pegar.

                                "Como te disse, eu preciso de mais tempo para mim", "Pela terceira vez, é algo que eu preciso para mim", "Esta é a quarta vez que te digo, e lamento não saber explicar melhor, mas preciso de algum tempo mais para mim".

                                A dada altura, ela desiste.

                                Se ela for do tipo que faz ameaças ("se é assim, escusas de voltar a falar comigo!") diz simplesmente "tu é que sabes o que é melhor para ti".

                                Boa sorte.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso ai tem tudo para dar certo e serem felizes em toda a sua plenitude, agarra essa chance que so acontece uma vez na vida
                                  Editado pela última vez por Rools; 19 July 2020, 06:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                    Usares a namorada alheia ainda vá, usares o tópico alheio é que já me parece demais... [emoji14]
                                    Fair enough.
                                    Falta um tópico para conselhos amorosos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sai fora.
                                      Não faltam gajas neste mundo.

                                      Comentário


                                        #20

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                          E qual é a vossa opinião sobre andar em filmes com uma gaja que namora?
                                          Já sabes que, no futuro ela pode sempre fazer filmes com outros também...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tu próprio a classificaste como uma pessoa tóxica ( independentemente do que ela realmente seja ).

                                            Vês-te/imaginas-te como toxicodependente?

                                            Não?

                                            Então é óbvio que já decidiste fugir dela, vieste aqui, apenas, validar a tua decisão ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Classificar alguém de tóxico e continuar na dúvida de ficar ou não, é como aquele ditado "quanto mais me bates, mais gosto de ti"...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Foge disso, já tive uma relação bem parecida, aliás quando li algumas coisas do teu depoimento, parecia que estava a ler a minha história. Mas a minha tinha o agravante de estar sempre doente, sem ter nenhuma doença. Era tensões baixas, tonturas, dor de cabeça, dor de barriga, dores em todos os sítios possíveis, mas na verdade era tudo vitimização. Quando eu dizia para irmos ao médico fazer um check-up para descobrir o que ela tinha, nunca aceitava e dizia que já estava melhor!

                                                Resumindo, a coisa não foi muito longe, e terminou de uma forma muito "sui generis": acabei com ela, ficamos afastados uns meses, depois ela convidou-me para sair (sem compromissos), começamos a ter "certas intimidades" novamente, e ao fim de 2 dias ela disse que não queria mais sair comigo porque concluiu que não era boa ideia

                                                Deve ter feito isso porque assim ficou com a sensação de que saiu por cima, mas para mim não fez a mínima diferença.

                                                Enfim!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A coisa lógica e racional a fazer é partir para outra. No entanto, há uma coisa uma chata que foi muito bem sintetizada por Pascal: Le cœur a ses raisons que la raison ignore!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Humm... será a ex-namorada do outro? A tal que sem dinheiro comprou um telemóvel de 800 paus?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                                      E qual é a vossa opinião sobre andar em filmes com uma gaja que namora?
                                                      Filmes pornográfico caseiros. Nada contra, mas guarda-os bem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Skulls, vê os outros videos da Little Shaman para compreenderes melhor o tipo de disturbios de personalidade com que PODERÁS estar a lidar (Cluster B, que inclui BPD, NPD, HPD, etc...):



                                                        Run, Forrest, Run...!
                                                        Editado pela última vez por JcRabbit; 19 July 2020, 12:42.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Faltou o principal: é boa no sexo? Se sim faz como eu q andei a pinar uma esposa dum gnr mesmo sabendo q podia sair chumbado disto tudo. Aproveita e molha o pinçel enquanto der. Depois dizes q afinal gostas de pilas e queres um macho e é a toxicidade a deixar te de vez

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DuvidaPoeta Ver Post
                                                            Fair enough.
                                                            Falta um tópico para conselhos amorosos.
                                                            Abre um! "Tópico dos galhos, chifres e afins"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X