Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para q serve a prometida linha de metro de superfície entre cruz-quebrada e Sacavém?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para q serve a prometida linha de metro de superfície entre cruz-quebrada e Sacavém?

    O que acham da prometida linha de 'eléctrico' entre Oeiras, Lisboa e Loures?

    Eu acho muito estúpido.

    Algo que ligasse talvez Oeiras, Queluz, Amadora, Odivelas, Loures é que seria de real utilidade.
    Ou até apenas Odivelas a Loures.
    Mas Loures a sério e não a zona da Expo.

    Vão fechar a linha de comboio de Cascais porque é arcaica? É o que parece daqui a umas décadas...
    Se sim compreendo.

    Li agora melhor a notícia e a 'linha' vai ser dividida ao meio. É uma vergonha.
    Cruz-quebrada até Alcântara e depois começa novamente em Santa Apolónia até Sacavém. 490 milhões para isto...
    Vai ser bom para os trabalhadores esticarem as pernas muitas vezes nas paragens à espera do eléctrico.
    Dentro de Lisboa 'proper' vão talvez apanhar umas giras, porque apanhar o comboio directamente para a estação Oriente é coisa de gente pobre.

    Usando melhor a cabecinha percebi agora que é a desculpa para nunca fazerem estações de metro até Belém. Dai chamarem metro de superficie ao eléctrico.
    Zonas onde muita gente rica mora vai ficar ainda melhor servida de transportes. Andar nos comboios/autocarros com os pobres é que não.
    Pena ir custar tanto dinheiro.
    Vai ser bom para os turistas.

    https://eco.sapo.pt/2020/07/29/lisboa-oeiras-e-loures-avancam-com-metro-de-superficie-num-investimento-de-490-milhoes-de-euros/
    Editado pela última vez por pgainf; 29 July 2020, 22:29.

    #2
    é necessário pagar aos boys

    Comentário


      #3
      quando há socialistas no governo, o que não falta são obras e construção inútil.

      por eles até mandavam alcatroar o país inteiro, até não haver 1cm2 disponível.

      se soubessem a quantidade de patos-bravos que gravitam ali à volta do Rato.....................

      Comentário


        #4
        Se fizessem era a ponte/túnel A33 - Cril...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Se fizessem era a ponte/túnel A33 - Cril...
          Lisboa não precisa de mais acessos. Precisa sim que fomentem a não entrada de pessoas em Lisboa.

          Comentário


            #6
            Essa obra irá permitir a ligação entre localidades, trazendo-as para o palco da mobilidade e sustentabilidade e criando pontes entre as suas comunidades e contribuindo para sinergias estruturantes e crescimento verde. Onde está a dúvida?

            Comentário


              #7
              A dúvida está que se eu quiser ir do centro de Loures para o centro de Oeiras de transportes públicos demoro umas 3h. Quase mais vale ir ao Porto ou ao Algarve com o transporte particular. Existe um autocarro privado que sai de Cascais e vai até ao Porto por menos de 6€ em 3h. https://royalexpress.com/

              Quanto a Carnaxide ou Linda-a-velha terem mais transportes porque vimeca só passa de hora a hora... Metam mais autocarros a circular. Talvez um autocarro eléctrico Chinês não custe mais de 300.000€. Copiem o exemplo de Madrid, Badajoz...



              https://bydelectrico.com/ec/2019/05/...adajoz-espana/

              Lembrei-me agora que Carnaxide (Outurela tem Carris, tal como Sacavém). Por falar de Sacavém o Autocarro Carris de Sacavém demora 1h de Sacavém até à Almirante Reis. E chega lá porque serve os Colégios Ricos no fim da Expo junto da Ponte. A última paragem era à porta do Colégio. Só depois de manifestações é que passou a vir parar a Sacavém.

              Eu já ando de trotinete eléctrica (2500km num ano numa m365) no palco da mobilidade (hilariante, não sabia que havia xuxas pagos aqui no fórum a debitarem a conversa do regime) e até comprei um carro eléctrico há semanas. Mas ter o distico verde tá quieto. Dizem-me para ter paciência e esperar.
              Entretanto os autocarros muito espaçados no tempo aqui da zona têm os mesmos utentes e cheiros que os de Paris, mal se sai das avenidas vistosas. Tal e qual. Nada contra as pessoas mas só quem não pode ter transporte próprio é que se submete à experiência dos transportes públicos em lata.

              De carro estou numa estação do metro em 7 minutos. De autocarro uns 30 minutos se o apanhar na paragem.
              Lisboa começa a 100m ao fundo da rua.
              Autoestradas aqui ao pé são muitas.

              Pena não saber Checo e ir morar para Praga. Lá transportes públicos (eléctricos por todo o lado) é que servem as pessoas que têm de ir trabalhar.
              Editado pela última vez por pgainf; 30 July 2020, 10:43.

              Comentário


                #8
                Vai servir para encher os bolsos de uns quantos xuxas durante mais uma bancarrota.

                A união europeia paga o regabofe.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Lisboa não precisa de mais acessos. Precisa sim que fomentem a não entrada de pessoas em Lisboa.
                  Essa é das poucas obras que fazia esse efeito, de quem vem/vai da zona de oeiras e cascais para a margem sul

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Lisboa não precisa de mais acessos. Precisa sim que fomentem a não entrada de pessoas em Lisboa.
                    Exatamente.

                    O “pormaior” é que a Cril já não é o centro de Lisboa.

                    Eu ao fazer Margem Sul - Oeiras, não tenho nada que estar a empatar e a ser empatado por quem faz Margem Sul - Av. da Liberdade.

                    São “Lisboas” completamente diferentes , até na opção em termos de transportes.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que a haver nova ponte nos próximos 25 anos vai ser a ligação ferroviária do novo aeroporto à estação oriente, Braço de prata ou lá perto.

                      Comentário


                        #12
                        Mais um disparate pegado a que nos vamos já habituando! Espero que não avance!

                        Claro que vai servir algumas pessoas e até retirar alguns carros da capital, mas é um disparate pegado, senão vejamos:

                        Boa parte desse trajeto está bem servido por transportes, basta pensar que do Cais do Sodré até à Expo que tem metro em parte comboio e o mesmo vale de Sacavém que tem comboio;
                        Não vai aliviar em nada a cada vez mais congestionada cidade de Loures (sem Metro, ao contrário de Odivelas) que serve de entrada também para quem vem da Malveira, Mafra, Torres Vedras... e demais utilizadores da A8.

                        Se querem fazer algo de jeito, ampliem a rede de metro de Odivelas até Loures/Infantado, do aeroporto até Sacavém e do Cais do Sodré em direção a Algés ou mais!

                        Custa assim tanto perceber isso? Dass! Eu não sou engenheiro e vejo isso há imenso tempo!

                        Comentário


                          #13
                          Já não existe elétrico entre Cruz quebrada e cais Sodré?

                          Agora entre santa Apolónia e sacavém, porque não prolongar o metro subterrâneo da linha vermelha?

                          Sacavém, Loures, e ligar à linha amarela em Odivelas.

                          Ok, ir ligar aos barcos ê bom. O problema é a falta de resposta da ligação em Alcântara, fica tudo divido como actualmente.

                          Comentário


                            #14
                            Ja existe uma especie de metro de superficie entre Alges e a Praca da Figueira. Nao percebo o interesse de mais outra coisa parecida.
                            Fazia mais sentido uma linha que fosse do Cacem e passasse por Sao Marcos, Tagus Parque, Porto Salvo, Lagoas Parque, Quinta da Fonte, Oeiras Parque e Paco de Arcos. Mas nao sei se isso sera' possivel devido 'a orografia e/ou malha urbana actual.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Lisboa não precisa de mais acessos. Precisa sim que fomentem a não entrada de pessoas em Lisboa.
                              Lá isso tambem é verdade.
                              Basta ver que muitas vezes mais acessos traduz-se em mais carros.
                              Apesar de perceber o user Etcetera.
                              Mas o que não falta no mundo são cidades com pilhas de acessos e mesmo assim congestionam e as alternativas são sempre e bem, os transportes publicos.
                              Ou, como dizes, aliviar um pouco a cidade de lisboa.
                              É demasiado pequena para tanto turismo e trabalhadores, apesar de agora a pandemia ter acalmado mas num futuro irá voltar ao normal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                Essa é das poucas obras que fazia esse efeito, de quem vem/vai da zona de oeiras e cascais para a margem sul
                                Se retirares pessoas da cidade, alivias os acessos, e para isso já o Botas la mandou fazer uma ponte [emoji2]

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma ponte que decidiram meter o nome dele o qual não fez sentido nenhum nem ele assim o queria ! hehe.

                                  Bom, de qualquer forma, lisboa nos ultimos 15 anos ficou com prolongamento de eixo NS, IC17 CRIL completa, passes baratos, etc, e mesmo assim ao minimo disparo de turismo e economia, entope logo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para q serve a prometida linha de metro de superfície entre cruz-quebrada e Sacavém?

                                    Isto será mais um disparate onde quem vai pagar são sempre os mesmos (com a agravante de estar a passar por uma grave humana e financeira).
                                    Entre Alcântara e Cruz Quebrada já temos a linha de comboio (que precisa urgentemente de ser melhorada), autocarros e elétricos. Ou seja, mais um metro de superfície (nome pomposo para elétrico) não faz sentido nenhum.

                                    Entre Santa Apolónia e Sacavém também existe linha de comboio e parte da linha de metro.

                                    Se não estivéssemos num país governado ao sabor dos interesses de uma série de gente duvidosa, este dinheiro seria usado para melhorar a linha de comboio de Cascais (que está há anos num estado lastimável) e linha de metro (com aumento do número de estações e qualidade do serviço).

                                    Em relação a retirar carros da capital, existem duas medidas óbvias que os nossos políticos incompetentes não entendem: criar estacionamento gratuito nas zonas de entrada na capital, perto de transportes públicos (neste campo, os interesses dos amigos falam mais alto); melhorar toda a rede de transportes públicos que serve toda a área metropolitana de Lisboa (neste momento e estando em plena pandemia, é uma vergonha ver o que temos visto, sendo os mesmos focos de transmissão do covid).
                                    Editado pela última vez por Darkslb; 30 July 2020, 09:02.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Uma ponte que decidiram meter o nome dele o qual não fez sentido nenhum nem ele assim o queria ! hehe.

                                      Bom, de qualquer forma, lisboa nos ultimos 15 anos ficou com prolongamento de eixo NS, IC17 CRIL completa, passes baratos, etc, e mesmo assim ao minimo disparo de turismo e economia, entope logo...
                                      Um dos problemas de Lisboa são as portagens da CREL, que empurram muito tráfego para a 2ª circular, CRIL e IC19.
                                      Quanto ao user que quer mais estradas, isso tem resultado lindamente: o alargamento do IC19 acabou com o trânsito lá. A ponte 25 de Abril, que começou com 4 vias, passou para 5 com a central reversível e, mais tarde, para 6, já não tem trânsito. O alargamento da A5 e da A1 também acabaram com o trânsito nessa via. O túnel do Marquês, idem aspas. And so on...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como eu vi noutro sitio, entre Santa Apolonia e Sacavem da' para se fazer uma faixa bus e fica muito mais barato.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                          O que acham da prometida linha de 'eléctrico' entre Oeiras, Lisboa e Loures?
                                          (...)
                                          Não é "eléctrico", é "metropolitano".

                                          "Metropolitano" é uma redução de "comboio metropolitano", que também é habitualmente reduzido para "metro".
                                          "Eléctrico" é uma redução de "carro eléctrico" (actualmente chamamos carruagem ao que antigamente se chamava carro).

                                          Chama-se "comboio" a dois ou mais "carros" ligados.

                                          Portanto, se o teu "eléctrico" tiver mais que um "carro" (carruagem), não é "carro eléctrico", é "comboio".
                                          Se o "comboio" circula dentro de uma metrópole, é "comboio metropolitano" (metro).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                            (...) É uma vergonha.
                                            Cruz-quebrada até Alcântara e depois começa novamente em Santa Apolónia até Sacavém. 490 milhões para isto...
                                            (...)
                                            A parte de Sacavém não me pronuncio, porque não conheço a realidade.

                                            Na parte da Cruz-Quebrada... está lá a linha do eléctrico, a linha do comboio, e os autocarros.
                                            Se for para melhorar a parte dos eléctricos, parece-me bem, se for para acrescentar mais uma linha parece-me idiota.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Compreendo que queiram autocarros porque é mais barato que comboios, metros, ou eléctricos mas a ideia seria sempre linhas férreas dedicadas, porque da maneira como a cidade está actualmente, os autocarros podem ser um problema sério.
                                              Os carros em 2ª fila são constantes, há muito trânsito, etc
                                              Além da segurança muito superior na ferrovia.
                                              Um sistema de transporte tem de complementar outro, mas da mesma forma que despejar mais acessos e estradas não me parece que resolva, despejar mais autocarros tambem não.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Se retirares pessoas da cidade, alivias os acessos, e para isso já o Botas la mandou fazer uma ponte [emoji2]
                                                Sim, freixo de espada a cinta não tem este tipo de problemas, por exemplo....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Compreendo que queiram autocarros porque é mais barato que comboios, metros, ou eléctricos mas a ideia seria sempre linhas férreas dedicadas, porque da maneira como a cidade está actualmente, os autocarros podem ser um problema sério.
                                                  Os carros em 2ª fila são constantes, há muito trânsito, etc
                                                  Além da segurança muito superior na ferrovia.
                                                  Um sistema de transporte tem de complementar outro, mas da mesma forma que despejar mais acessos e estradas não me parece que resolva, despejar mais autocarros tambem não.
                                                  Podes ter autocarros em vias separadas dos carros com a mesma seguranca de um eletrico ou metro de superficie, principalmente no trajecto Santa Apolonia - Sacavem, que e' um trajecto que em em principio nao devera' ter muita procura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    Um dos problemas de Lisboa são as portagens da CREL, que empurram muito tráfego para a 2ª circular, CRIL e IC19.
                                                    Quanto ao user que quer mais estradas, isso tem resultado lindamente: o alargamento do IC19 acabou com o trânsito lá. A ponte 25 de Abril, que começou com 4 vias, passou para 5 com a central reversível e, mais tarde, para 6, já não tem trânsito. O alargamento da A5 e da A1 também acabaram com o trânsito nessa via. O túnel do Marquês, idem aspas. And so on...

                                                    Só rectificar que o problema não são as portagens mas sim o preço das mesmas. É um abuso e a estrada não reflete o preço, a parte cimentada é bastante má para o que se paga.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Podes ter autocarros em vias separadas dos carros com a mesma seguranca de um eletrico ou metro de superficie, principalmente no trajecto Santa Apolonia - Sacavem, que e' um trajecto que em em principio nao devera' ter muita procura.
                                                      Se nao tem muita procura, naturalmente que transforte de rodas de ferro pode não ser viável.
                                                      Mas não digas que é a mesma segurança, porque não é nem pode ser.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                        Só rectificar que o problema não são as portagens mas sim o preço das mesmas. É um abuso e a estrada não reflete o preço, a parte cimentada é bastante má para o que se paga.
                                                        Não era essa a via cujo preço/km era o mais caro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Não é "eléctrico", é "metropolitano".

                                                          "Metropolitano" é uma redução de "comboio metropolitano", que também é habitualmente reduzido para "metro".
                                                          "Eléctrico" é uma redução de "carro eléctrico" (actualmente chamamos carruagem ao que antigamente se chamava carro).

                                                          Chama-se "comboio" a dois ou mais "carros" ligados.

                                                          Portanto, se o teu "eléctrico" tiver mais que um "carro" (carruagem), não é "carro eléctrico", é "comboio".
                                                          Se o "comboio" circula dentro de uma metrópole, é "comboio metropolitano" (metro).
                                                          Só faltou escrever isso de acordo com o novo acordo ortográfico e estava perfeito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Se nao tem muita procura, naturalmente que transforte de rodas de ferro pode não ser viável.
                                                            Mas não digas que é a mesma segurança, porque não é nem pode ser.
                                                            Nas mesmas condicoes de um electrico ou metro de superficie? Claro que e'.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X