Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Academia Militar - o tópico (ajuda precisa-se)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Academia Militar - o tópico (ajuda precisa-se)

    Boa tarde colegas de fórum, há algum tempo conheci a AM e o que ela oferece e gostei do que vi; gostava de estudar engenharia e acho que lá seria um bom lugar; ainda assim fiquei com muita coisa para perguntar.

    Como já vi falar de muita coisa neste fórum, é possível que haja alguém por aqui mais entendido no assunto.
    Gostaria de referir que as dúvidas que refiro persistem depois de ter lido a informação disponível no site da AM.
    Gostava também que este tópico fosse útil para futuros candidatos à AM.

    Antes de começar a colocar as minhas perguntas, gostaria apenas de saber de existe de facto aqui alguém disposto a esclarecê-las (ou pelo menos a parte delas...)

    (Se houver melhores sítios para ir colocar estas questões, gostaria que mos indicassem)

    #2
    Nada como as colocares e a malta concerteza te poderá ajudar no que souber.

    Da minha parte sei o que andei à procura quando estava com essas ideias. Acabei por ir para a FAP e sair passado pouco tempo, percebi que não era para mim.

    Comentário


      #3
      Ajudava começares por expôr que dúvidas são essas! Senão...

      Comentário


        #4
        Já tive colegas no ISEL que tinham vindo da AM, isto é, eles fizeram a recruta mas depois devido a 1 ou outro aspecto, não entraram ( testes psicotécnicos, etc ).
        Mas falaram lá com alguns cadetes.
        Acima de tudo é preciso gostar daquele espírito.
        E estudar muito.
        Não há muita hipótese se houver pouco aproveitamento lá.

        Comentário


          #5
          Apesar da recompensa posterior, aquilo é "dar no duro" durante pelo menos 4 anos... Não é só estudar!

          Comentário


            #6
            Por influência familiar fui, fiz os testes todos, entrei, e saí durante a PAM (prova de aptidão militar), não era claramente para mim. Odiava a ideia de cumprir ordens de gente claramente mais idiota do que eu...

            O meu afilhado fez toda a formação e saiu recentemente formado. Para ele ser militar é tudo (lá está a influência familiar).

            Comentário


              #7
              No meu caso foi basicamente isso que me aconteceu Rasec, mas nem era tanto com os instrutores, foi com quem me calhou na "caserna".

              Exemplo prático: Flexões. Sempre que se faziam as ditas, a malta punha-se de pé e não podia sacudir as mãos (estavam a ser feitas na terra). Posso dizer que repetimos na boa mais de 5x porque havia sempre um cab**** que se lembrava de sacudir as mãos ou limpar as ditas às calças.

              Como estamos depois 24h com aquele grupo, começa-se a pensar seriamente se se quer passar os próximos meses naquilo, e eu claramente não quis.

              Pelo que soube tive azar, pois alguns amigos meus foram e deram-se bem com a malta que por lá apanharam.

              Comentário


                #8
                Tenho perguntas que vão desde o curto prazo (provas de admissão) até ao muito longo prazo (por exemplo, a reforma...) e vou começar pelas primeiras, que são as provas de admissão
                Em relação às provas de admissão, vi que existem as seguintes: prova de aptidão física, prova de língua inglesa, inspeção médica e avaliação psicológica.
                O link é o seguinte: https://academiamilitar.pt/3-fase-pre-requisitos.html

                Em relação à aptidão física, atualmente não pratico qualquer exercício físico e tenho a noção de que se hoje fosse fazer as provas rapidamente chumbaria.
                Aconselham entrar num ginásio?
                Quanto tempo acham que seria necessário treinar para conseguir ter (com alguma folga) os números propostos pela AM?
                Tenho a noção de que esta pergunta depende de cada pessoa, mas faço-a no sentido de obter uma estimativa da vossa parte.
                Além disso, para a transposição do pórtico... há algum treino que se possa fazer? (Quer dizer, para além do óbvio que seria encontrar um objeto mais ou menos semelhante e praticar os movimentos)


                No que diz respeito à prova de inglês, ela tem 2 partes, uma escrita e uma oral.
                Existe um teste exemplo da parte escrita, eu fiz e não me pareceu ser muito complicado.
                Mas na parte oral, a dificuldade é semelhante ou é menos/mais?

                Em relação á avaliação psicológica... bem, é suposto isso ser simples ou não?
                Além disso, há algum treino que se possa fazer para melhorar nesse pré-requisito?

                Comentário


                  #9
                  Em relação ao treino, é começar ASAP. Ganhas pontos quer oficialmente quer não oficialmente por te safares bem fisicamente (apesar de por vezes não o quererem demonstrar).

                  Relativamente ao pórtico, deduzo que não te vás por em cima de um prédio e andar à beira portanto...diria que não. É uma prova que não tem nada de especial, ainda por cima parece que nestes ultimos tempos já usam colchão cá em baixo. É respirar calmamente, braços na horizontal e meia duzia de passos depois está feito.

                  Relativamente aos testes de inglês e psicologicos, da AM não sei, mas da FAP eram muitos fáceis. Deduzo que para a AM sejam mais exigentes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Por influência familiar fui, fiz os testes todos, entrei, e saí durante a PAM (prova de aptidão militar), não era claramente para mim. Odiava a ideia de cumprir ordens de gente claramente mais idiota do que eu...

                    O meu afilhado fez toda a formação e saiu recentemente formado. Para ele ser militar é tudo (lá está a influência familiar).
                    Tive um amigo literalmente como tu, mas aguentou a PAM na FAP e lá ficou.

                    Receio que a academia militar seja bem pior que a FAP e a Marinha, afinal, quem não consegue mais nada, vai para o exército não é?!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                      Tenho perguntas que vão desde o curto prazo (provas de admissão) até ao muito longo prazo (por exemplo, a reforma...) e vou começar pelas primeiras, que são as provas de admissão
                      Em relação às provas de admissão, vi que existem as seguintes: prova de aptidão física, prova de língua inglesa, inspeção médica e avaliação psicológica.
                      O link é o seguinte: https://academiamilitar.pt/3-fase-pre-requisitos.html

                      Em relação à aptidão física, atualmente não pratico qualquer exercício físico e tenho a noção de que se hoje fosse fazer as provas rapidamente chumbaria.
                      Aconselham entrar num ginásio?
                      Quanto tempo acham que seria necessário treinar para conseguir ter (com alguma folga) os números propostos pela AM?
                      Tenho a noção de que esta pergunta depende de cada pessoa, mas faço-a no sentido de obter uma estimativa da vossa parte.
                      Além disso, para a transposição do pórtico... há algum treino que se possa fazer? (Quer dizer, para além do óbvio que seria encontrar um objeto mais ou menos semelhante e praticar os movimentos)


                      No que diz respeito à prova de inglês, ela tem 2 partes, uma escrita e uma oral.
                      Existe um teste exemplo da parte escrita, eu fiz e não me pareceu ser muito complicado.
                      Mas na parte oral, a dificuldade é semelhante ou é menos/mais?

                      Em relação á avaliação psicológica... bem, é suposto isso ser simples ou não?
                      Além disso, há algum treino que se possa fazer para melhorar nesse pré-requisito?
                      Estás a fazer um filme descomunal para umas provas da treta. Praticamente, toda a gente entra, se for no exército, mais fácil ainda.

                      Difícil é entrar para piloto na FAP porque a nível físico os testes são outros, entrar na academia é relativamente simples. Cheguei a treinar com o meu grande amigo que lá está e ele disse que eu teria passado na boa.

                      A avaliação psicológica tem de ser simples, não vês os policias de hoje? Não vês notícias?

                      Acho que a nível físico há um salto de uma palete com x altura, uma quantidade mínima de flexões num determinado espaço de tempo, abdominais também, e uma corrida que qlq pessoa normal também faz.

                      Ou seja, qlq pessoa sem grande problemas de saúde entra.

                      A nível de inglês essa prova deve ser uma espécie de nível A1, porque podes contar pelos dedos das mãos a quantidade de GNR (mesmo na cada dos 30s) que conseguem ter uma conversa fluente em língua estrangeira. Alguns dizem-se apenas patriotas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                        Em relação ao treino, é começar ASAP. Ganhas pontos quer oficialmente quer não oficialmente por te safares bem fisicamente (apesar de por vezes não o quererem demonstrar).

                        Relativamente ao pórtico, deduzo que não te vás por em cima de um prédio e andar à beira portanto...diria que não. É uma prova que não tem nada de especial, ainda por cima parece que nestes ultimos tempos já usam colchão cá em baixo. É respirar calmamente, braços na horizontal e meia duzia de passos depois está feito.

                        Relativamente aos testes de inglês e psicologicos, da AM não sei, mas da FAP eram muitos fáceis. Deduzo que para a AM sejam mais exigentes.
                        Eu diria que estás enganado pelas histórias todas que ouço lá de dentro. Se há exigência é mesmo na FAP e que o exército é uma cambada de armários com pouco cérebro.

                        Até se diz nas restantes forças militares que o exército não bate à porta, mas que abre a porta com a cabeça.

                        Tudo que eu referi aqui não deve ser assumido como verdade absoluta e esta é só uma opinião mais pessoal, com algum conhecimento exterior que me chega da FAP.

                        Ao autor do tópico, vai dando umas corridas diárias, deixa de comer croissants, se tiveres namorada tenta dar 4 seguidas e a nível de cardio ficarás apto!

                        Comentário


                          #13
                          Tictac certo, eu sei disso e concordo contigo, mas por falha minha não referi que no meu caso não fui para a Academia da Força Aérea mas sim para o curso de praças, no meu caso para manutenção de material aéreo (acho que era assim que se chamava)

                          Comentário


                            #14
                            O meu tempo de militar já lá vai há muito, mas entretanto já conheci muita gente ao longo dos anos que tinham a mesma ideia que tu e que tentaram a sua sorte, uns correu bem adaptaram-se ao estilo de vida, mas como é lógico não foi nenhum mar de rosas, tiveram de dar bem ao cabedal, uns seguiram carreira militar e formaram-se lá dentro, outros estiveram lá uns anos e passaram depois para a GNR, agora outros, simplesmente a coisa não correu tão bem, não se adaptaram pelos motivos já aqui referidos por alguns users pois aquilo é mesmo assim um por todos e todos por um, então na fase de recruta e especialidade é a doer, como é claro tem de haver sempre cromos, agora houve outros que a situação foi de facto ingrata, passaram a testes físicos psicotécnicos e entraram, mais tarde acabaram por se ter de vir embora por motivos de saúde, ou seja devido aos treinos intensivos, começaram a aparecer lesões que só recorrendo a operações e sem garantias que ficariam resolvidas, coisas que já lá estavam, pois era malta que praticava desporto com regularidade, esses tiveram de se mentalizar e desistir do sonho e optar por outros estilos de vida, uns são seguranças, outros simplesmente foram para outras vertentes e ai andam.

                            Tentar não custa, mas vai já mentalizado que tirar lá um curso, não é como ires para um politécnico ou universidade, há regras a cumprir, serviços e estudos, tudo vai depender de ti e força de vontade em adaptares-te a outro estilo de vida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              Eu diria que estás enganado pelas histórias todas que ouço lá de dentro. Se há exigência é mesmo na FAP e que o exército é uma cambada de armários com pouco cérebro.

                              Até se diz nas restantes forças militares que o exército não bate à porta, mas que abre a porta com a cabeça.

                              Tudo que eu referi aqui não deve ser assumido como verdade absoluta e esta é só uma opinião mais pessoal, com algum conhecimento exterior que me chega da FAP.

                              Ao autor do tópico, vai dando umas corridas diárias, deixa de comer croissants, se tiveres namorada tenta dar 4 seguidas e a nível de cardio ficarás apto!
                              Não costumava ouvir assim, nos meus tempos de militar no ramo do exército existem as forças especiais, OEs(operações especiais), paraquedistas e comandos
                              Diz a história que no caso de aparecer um muro os paraquedistas saltam para o outro lado diretamente, os OEs contornam o muro porque são inteligentes e os comandos deitam o muro abaixo á força

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                Não costumava ouvir assim, nos meus tempos de militar no ramo do exército existem as forças especiais, OEs(operações especiais), paraquedistas e comandos
                                Diz a história que no caso de aparecer um muro os paraquedistas saltam para o outro lado diretamente, os OEs contornam o muro porque são inteligentes e os comandos deitam o muro abaixo á força
                                Deve ser isso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Apesar da recompensa posterior, aquilo é "dar no duro" durante pelo menos 4 anos... Não é só estudar!
                                  Mas a margem para pouco aproveitamento é muito baixa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Por influência familiar fui, fiz os testes todos, entrei, e saí durante a PAM (prova de aptidão militar), não era claramente para mim. Odiava a ideia de cumprir ordens de gente claramente mais idiota do que eu...

                                    O meu afilhado fez toda a formação e saiu recentemente formado. Para ele ser militar é tudo (lá está a influência familiar).
                                    Gente mais idiota que tu?
                                    No mundo civil isso tambem não acontece?
                                    Não de forma tão " directa " imagino.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Gente mais idiota que tu?
                                      No mundo civil isso tambem não acontece?
                                      Não de forma tão " directa " imagino.
                                      Vou tentar explicar devagarinho...

                                      No mundo civil tu escolhes as ordens que segues e quem segues.

                                      No mundo militar, não tens escolhas, ou segues... ou segues. Não há contraditório, não há data driven decisions, não há lógica. Um gajo fala e os outros seguem. Percebo claramente porque é assim e não estou a por o modelo em causa, mas eu não tenho espírito para isso.

                                      Espero que tenhas percebido agora.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que se queres ir para a AM, não tens de te procupar em entrar mas sim manter-te lá. Entrar é "fácil", não faças filmes onde eles não existem.

                                        Era para ir para AM e bem me arrependo de não me ter candidatado (para fazer formação).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                          Acho que se queres ir para a AM, não tens de te procupar em entrar mas sim manter-te lá. Entrar é "fácil", não faças filmes onde eles não existem.

                                          Era para ir para AM e bem me arrependo de não me ter candidatado (para fazer formação).
                                          Pois não sei, eu conheci alguns que não foram seleccionados pelos mais diversos motivos a começar pelas notas medianas no secundário.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Vou tentar explicar devagarinho...

                                            No mundo civil tu escolhes as ordens que segues e quem segues.

                                            No mundo militar, não tens escolhas, ou segues... ou segues. Não há contraditório, não há data driven decisions, não há lógica. Um gajo fala e os outros seguem. Percebo claramente porque é assim e não estou a por o modelo em causa, mas eu não tenho espírito para isso.

                                            Espero que tenhas percebido agora.
                                            Calculei que fosse isso mas falaste de uma forma tão geral que me assustou haha.

                                            Sim, lá não há essa hipótese de contorno. É como é. E em certa medida ainda bem.

                                            Mas infelizmente há muita gente no mundo civil que acaba por tambem passar por isso. Já que muitos não têm opção de dizer " não " ou de mudar de emprego num estalar de dedos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                              Mas infelizmente há muita gente no mundo civil que acaba por tambem passar por isso. Já que muitos não têm opção de dizer " não " ou de mudar de emprego num estalar de dedos.
                                              Essa é que é essa! Até parece que no "mundo civil" é tudo maravilhoso e todos estão cheios de direitos e privilégios. Era bom, era.

                                              Comentário


                                                #24
                                                AM para engenharia.

                                                A preocupação inicial é ter boas médias e passar com sucesso as provas de aptidão.

                                                Tem de se ter boa resistência fisica...ginásio no verão é ser-se masoquista (eu sou) mas não é para todos.

                                                Umas boas corridas, flexões, abs, elevações e a coisa faz-se.

                                                Pórtico uns treinos nuns muros mais ou menos altos e tal feito...excepto se tiveres vertigens fortes...aí faz as coisas na calma.

                                                A AM está ao nivel da AFA e EN não é comparável à tropa normal...até porque os futuros oficiais da GNR também são formados na AM...a coisa não é tão linear e facilitada como alguns pensam ser.

                                                Existe um número de vagas limite...não entram todos os que concorrem.

                                                As médias são elevadas, têm sido e subido ao longo dos anos.

                                                A AM tem a disciplina militar o cumprir ordens os horarios rigidos a componente fisica com maior exigência em contrapartida cama roupa e comida na mesa, um ordenado, um espirito de grupo diferente, um rigor sem dúvida e provas de seleção eliminatórias per si.

                                                No fim das provas de seleção todas...vem a prova de aptidão militar...este ano com covid e tal a coisa pode estar suavizada, mas terá sempre algo no calendário.

                                                no final dessa aptidão os candidatos são escalonados...verificam-se as vagas...os com melhor média entram os restantes é um até para o ano.

                                                Queres Engenharia na AM...existe engenharia nas outras Academias...vê lá se não compensa candidatares-te a outras e depois vês como as coisas se propiciam...não descurando a candidatura a uma faculdade de engenharia civil para não ficares a pensar parado um ano na vida...que os teus pais devem ter mais que fazer do que prover sem que rentabilizes o tempo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Faz agora este mês 25 anos q estive 4 meses certinhos na Marinha . Bons tempos q lá passei. Só tinha exercicio fisico à 4 feira, de resto era saber nomes de fragatas e sei lá mais o quê.
                                                  Só segue a vida militar quem aceita ordens com naturalidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                    Faz agora este mês 25 anos q estive 4 meses certinhos na Marinha . Bons tempos q lá passei. Só tinha exercicio fisico à 4 feira, de resto era saber nomes de fragatas e sei lá mais o quê.
                                                    Só segue a vida militar quem aceita ordens com naturalidade.
                                                    Na minha opinião é quem gosta de ser militar seja da FAP, Marinha ou Exército. Não tem nada a ver com quem gosta de seguir ordens.
                                                    Aliás tu deves seguir ordens de alguém quanto mais não seja das finanças

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na AM seguem-se (muitas) ordens, mas um dia enquanto oficial dão-se mais do que se recebem!

                                                      E quanto mais se subir na escala...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Na AM seguem-se (muitas) ordens, mas um dia enquanto oficial dão-se mais do que se recebem!

                                                        E quanto mais se subir na escala...
                                                        Nessa altura estás endocrinado e apenas fazes o que passaste toda a vida a ouvir. Não há (ou há muito pouca) oportunidade de pensar diferente, inovar ou mudar as coisas. Basta ver que somos dos países com maior número de generais (99% um custo inútil para o contribuinte) por "soldados" ... Temos uma data de generais na reserva a custar milhões. Fazem o quê?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ser general já não é para todos. Agora, nos postos intermédios de oficiais há muito trabalho de interesse científico a ser desenvolvido, com efeitos positivos até para a sociedade civil.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                                                            Na minha opinião é quem gosta de ser militar seja da FAP, Marinha ou Exército. Não tem nada a ver com quem gosta de seguir ordens.
                                                            Se tivesses ido à tropa percebias o q quero dizer.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X