Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tragédia do Meco, afinal quem é o culpado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tragédia do Meco, afinal quem é o culpado?

    Boas

    A ler as noticias agora deparei com a noticia da data do julgamento da tragédia do Meco á 7 anos atrás.

    Eu não sou advogado nem jurista, mas nunca entendi este caso sendo na realidade uma tragédia em que jovens adultos morreram afogados no mar, para o qual foram voluntariamente de noite e numa praia não vigiada e fora da época balnear quem possa ser o culpado.

    Se fossem crianças orientadas por um monitor, podia ser negligência do monitor, mas sendo adultos "maiores e vacinados" julgo eu que são livres dos seus actos e atitudes, ir para praia e para o mar eu já fui fora da época balnear mas se morrer afogado serei eu o responsável pela minha atitude e não me parece normal arranjar outro culpado. Mas isto é o que eu acho.


    Afinal quem é o culpado da tragédia do Meco? ou não há culpado nenhum e há apenas um "oportunismo" de arranjar um culpado á força para receber uma indeminização?


    https://rr.sapo.pt/2020/12/15/pais/t...oticia/218591/

    #2
    As familias querem ir buscar algum dinheiro.
    Acaba por ser natural.
    O inquérito crime foi logo arquivado, mas os pais tinham advogados ( constituídos assistentes ) que requereram instrução e tudo mais.
    Agora estão no civil.
    É como se diz "não largam o osso"... é um bocado pesca ao fundo para ver se ganham algum €.

    Comentário


      #3
      Os culpados... Morreram!

      Como é que se pode culpar alguém, que é maior e vacinado e com consciência do que está a fazer envolve algum risco? Foram obrigados? Fizeram de livre vontade

      Comentário


        #4
        Mas se pagam e ainda há alguma chance de sacar algum a universidade e EP os advogados aceitam.
        Duvido é que o ganhem sem sentenças.

        Comentário


          #5
          Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

          Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

          É tudo $$$ contigo jktfah

          Comentário


            #6
            se os gajos da praxe não tivessem nada a ver com a morte deles não iriam encobrir provas e limpar o apartamento(antes da PSP chegar) onde eles estiveram naquele fim de semana...

            Comentário


              #7
              Este parágrafo diz tudo:

              O que é que está aqui em causa? Uma indeminização?

              Sim. É claro que, como os pais das vítimas têm vindo a dizer, o objetivo não é nem nunca foi o dinheiro, mas sim que se faça justiça. É, portanto, exigido a João Gouveia e à Universidade Lusófona que paguem uma indemnização de 225 mil euros por cada vítima, o que perfaz um valor total de 1 milhão e 350 mil euros.
              O objectivo não é o dinheiro, mas sim a justiça, e então como se faz justiça? Com dinheiro...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por QRod Ver Post
                Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

                Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

                É tudo $$$ contigo jktfah
                Então nunca convidas ninguem para ir á praia pois essa pessoa pode-se afogar e tu serás o culpado, provavelmente tambem não convidas para a piscina pelas mesmas razões...nem para entrar no teu carro pois podes ter um acidente,,,, nem convidas ninguem para jantar pois podem morrer engasgados e tu serás o culpado. será assim?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por QRod Ver Post
                  Se eu fosse o gajo que estava seguro junto a costa, de frente para o mar, a ver os meus amigos de costas para a rebentação e fosse o único sobrevivente, podes crer que me sentia culpado. Agora se há dolo ou não... Tenho mesmo muita pena desse rapaz (Não é /s)

                  Se eu fosse um dos pais, provavelmente também procuraria responsáveis... o que não quereria dizer que desresponsabilizo o meu filho.

                  É tudo $$$ contigo jktfah
                  Há gente tão pobre que a única coisa que têm é dinheiro.

                  Faço ideia os valores com que foi criado e desenvolveu para achar que a vida de um filho se compra.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                    se os gajos da praxe não tivessem nada a ver com a morte deles não iriam encobrir provas e limpar o apartamento(antes da PSP chegar) onde eles estiveram naquele fim de semana...
                    e achas que foram os gajos da praxe que afogaram as 6 vitimas?

                    Comentário


                      #11
                      Alguem me explica como uma coisa destas é possivel? Foi uma onda gigante?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                        Então nunca convidas ninguem para ir á praia pois essa pessoa pode-se afogar e tu serás o culpado, provavelmente tambem não convidas para a piscina pelas mesmas razões...nem para entrar no teu carro pois podes ter um acidente,,,, nem convidas ninguem para jantar pois podem morrer engasgados e tu serás o culpado. será assim?
                        Se eu convidar alguém para ir ao Cabo Espichel num sábado de verão às 16h e não passarmos a zona de segurança, e por ventura acontecer uma tragédia, o meu remorso é diferente do que se levar a mesma pessoa numa noite de inverno com ventos de 60 klms/h e o virar de costas para a falésia já depois da barreira de segurança.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          Alguem me explica como uma coisa destas é possivel? Foi uma onda gigante?
                          Eu sou dai , é assim:

                          Nessa praia a areia desxe com muita inclinação para o mar, e o mar tem a rebentação forte junto á areia, ou seja, entras na agua a onda rebenta logo e podes perder logo o pé, não é uma entrada na agua progressiva como nas outras praias. Entras dás 1 passo ou 2 e tens agua pelo pescoço. E o mar parece calmo muitas vezes.

                          Comentário


                            #14
                            Ok ja percebo estavam amarrados com cordas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                              Se eu convidar alguém para ir ao Cabo Espichel num sábado de verão às 16h e não passarmos a zona de segurança, e por ventura acontecer uma tragédia, o meu remorso é diferente do que se levar a mesma pessoa numa noite de inverno com ventos de 60 klms/h e o virar de costas para a falésia já depois da barreira de segurança.

                              Não ha barreira nenhuma, a praia de noite é igual a de dia, a diferença é que está escuro. E não havia nenhum temporal nesse dia, era um dia normal, alias uma noite normal. Nenhuma lei impede um adulto de ir para a praia e ir para a praia não é uma sentença de morte, ou algo super arriscado, longe disso , imensa gente vai para a praia á noite, por exemplo pescadores é frequente, gente namorar, irem conversar e tudo o que a imaginação quiser.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                Então nunca convidas ninguem para ir á praia pois essa pessoa pode-se afogar e tu serás o culpado, provavelmente tambem não convidas para a piscina pelas mesmas razões...nem para entrar no teu carro pois podes ter um acidente,,,, nem convidas ninguem para jantar pois podem morrer engasgados e tu serás o culpado. será assim?
                                Não é a mesma coisa. E tu sabes disso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eles estavam amarrados... Nao conseguiam nadar... Dai o crime...

                                  https://www.lux.iol.pt/503/sociedade...4051-4071.html

                                  Existe uma coisa chamado homicidio involuntario...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                    e achas que foram os gajos da praxe que afogaram as 6 vitimas?
                                    não,mas eles têm alguma coisa a ver com a morte deles porque senão não encobriam provas...quem não deve não teme
                                    os pais das vitimas nunca tiveram uma resposta da parte do sobrevivente para o que aconteceu, ele manteve-se sempre em silêncio, e depois ainda descobrirem que andaram a enncobrir provas...obvio que queiram resolver isto na justiça, qualquer pai decente faria o mesmo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                      Se eu convidar alguém para ir ao Cabo Espichel num sábado de verão às 16h e não passarmos a zona de segurança, e por ventura acontecer uma tragédia, o meu remorso é diferente do que se levar a mesma pessoa numa noite de inverno com ventos de 60 klms/h e o virar de costas para a falésia já depois da barreira de segurança.
                                      É mais isto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por QRod Ver Post
                                        Não é a mesma coisa. E tu sabes disso.
                                        É a mesma coisa... não sei se vives perto do mar ou não, mas é normal os jovens irem á noite para a praia, e indo para a praia muitas vezes vão á agua...eu fiz várias vezes e imensa gente fazia, e claro há o convite, é como se fosse dia,,, só não vais é de toalha e bronzeador e chapeu de sol, o contesto é outro mas o resto é quase igual.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                          Não ha barreira nenhuma, a praia de noite é igual a de dia, a diferença é que está escuro. E não havia nenhum temporal nesse dia, era um dia normal, alias uma noite normal. Nenhuma lei impede um adulto de ir para a praia e ir para a praia não é uma sentença de morte, ou algo super arriscado, longe disso , imensa gente vai para a praia á noite, por exemplo pescadores é frequente, gente namorar, irem conversar e tudo o que a imaginação quiser.
                                          Sim a praia de noite é igual à de dia... a de Inverno é igual à de Verão... e logo no Meco que já em época balnear é uma praia fácil...

                                          Como se não bastasse ainda estavam amarrados. Foram obrigados? Duvido! Mas não deixaram de ser postos numa situação potencialmente perigosa como se veio a verificar e que resultou na tragédia que se conhece.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                            Sim a praia de noite é igual à de dia... a de Inverno é igual à de Verão... e logo no Meco que já em época balnear é uma praia fácil...

                                            Como se não bastasse ainda estavam amarrados. Foram obrigados? Duvido! Mas não deixaram de ser postos numa situação potencialmente perigosa como se veio a verificar e que resultou na tragédia que se conhece.
                                            Isso desconheço e não li na noticia, estavam amarrados como? braços e pernas atadas e impedidos de nadar? se estavam assim então podia ser crime, mas não li essa parte e desconhecia tal coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              Eles estavam amarrados... Nao conseguiam nadar... Dai o crime...

                                              https://www.lux.iol.pt/503/sociedade...4051-4071.html

                                              Existe uma coisa chamado homicidio involuntario...
                                              o processo crime foi "mais que" arquivado [pq levou dps a seguir com desp. de nao pronuncia]
                                              o mp considerou q n havia crime
                                              e 1 juiz d instruçao tb

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas estavam atados ou não? é que ir para a agua de forma livre e morrer afogado é uma coisa é aparecer afogado de braços e pernas atadas ,, são coisas totalmente distintas... mas nas noticias que li ninguem falou em estarem atados..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                  Isso desconheço e não li na noticia, estavam amarrados como? braços e pernas atadas e impedidos de nadar? se estavam assim então podia ser crime, mas não li essa parte e desconhecia tal coisa.
                                                  Felizmente não estava lá, portanto o que sei é o que todos sabem.

                                                  Estavam amarrados, sentados de costas para o mar, numa noite de Inverno com ondas de 12m

                                                  Isto é o que se sabe!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                    Felizmente não estava lá, portanto o que sei é o que todos sabem.

                                                    Estavam amarrados, sentados de costas para o mar, numa noite de Inverno com ondas de 12m

                                                    Isto é o que se sabe!
                                                    Pois eu não li nada disso. Na noticia que publiquei diz isto:


                                                    Além disso, há dois meses, o Estado português foi obrigado a pagar 13 mil euros a um dos pais das vítimas que tinha apresentado queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em maio de 2016. Os juízes europeus admitiram que existiram falhas na investigação do caso. O Estado ainda recorreu, mas sem sucesso.
                                                    Mas as respostas continuam a ser poucas... Afinal, os jovens foram arrastados por uma onda acidentalmente ou terá sido uma ordem? O que diz o processo cível?
                                                    De acordo com vários órgãos de comunicação que já tiveram acesso ao processo, no documento é descrito, por exemplo que "os jovens chegaram à praia do Meco por volta da meia-noite" e que "o mar estava bastante agitado, com ondas de 3 a 4 metros de altura". É também referido que foi João Gouveia quem ordenou aos seis que fossem para a zona da linha de água, de costas para o mar.
                                                    O documento dá ainda conta que João Gouveia "manteve-se mais recuado de frente para as vítimas, tendo perfeita noção do mar" e que "os jovens falecidos se encontravam embriagados, com sono, exaustos depois de um dia de atividade física intensa."



                                                    Triste é o Estado ou seja nós ainda pagarmos a esses malandros e mafiosos desse tribunal europeu do "direito dos manos"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                      Felizmente não estava lá, portanto o que sei é o que todos sabem.

                                                      Estavam amarrados, sentados de costas para o mar, numa noite de Inverno com ondas de 12m

                                                      Isto é o que se sabe!


                                                      não é verdade. O acordão diz exactamente o contrário - que não havia indícios de eles estarem amarrados.

                                                      "Os cadáveres não apresentavam, aliás, sinais de terem tido os membros amarrados."

                                                      https://www.publico.pt/2014/07/30/so...-morte-1664802

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ok, mas isso foi mais que escrutinado em tribunal no proc. crime.
                                                        Eles fizeram todos os possíveis, ate do desp. de não pronuncia recorreram.
                                                        Não conseguiram nada com tantos advogados e esforço.
                                                        Por isso quer-me parecer que talvez não haja matéria nenhuma [no processo] crime. Claro que há a questão da oportunidade, da investigação e dos meios ( que podem ou não ser melhores).
                                                        A questão que li agora é que a investigação não foi grande coisa, mas isto é o que é, vai de sortes e a policia não é propriamente como nos filmes.
                                                        No civil pode ser que consigam algo, mas ainda vai demorar... com os recursos e tal. Nem por uma questão de despachar o assunto a universidade prov. não ofereceu nem perto do que pedem, também 200k...
                                                        Provavelmente é um caso meio morto de pesca ao fundo, não tenho certezas claro porque não vi, mas parece.
                                                        Como se diz mais vale um mau acordo que uma boa demanda, mas neste caso provavelmente nem para mau acordo dá.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                          Pois eu não li nada disso. Na noticia que publiquei diz isto:


                                                          Além disso, há dois meses, o Estado português foi obrigado a pagar 13 mil euros a um dos pais das vítimas que tinha apresentado queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em maio de 2016. Os juízes europeus admitiram que existiram falhas na investigação do caso. O Estado ainda recorreu, mas sem sucesso.
                                                          Mas as respostas continuam a ser poucas... Afinal, os jovens foram arrastados por uma onda acidentalmente ou terá sido uma ordem? O que diz o processo cível?
                                                          De acordo com vários órgãos de comunicação que já tiveram acesso ao processo, no documento é descrito, por exemplo que "os jovens chegaram à praia do Meco por volta da meia-noite" e que "o mar estava bastante agitado, com ondas de 3 a 4 metros de altura". É também referido que foi João Gouveia quem ordenou aos seis que fossem para a zona da linha de água, de costas para o mar.
                                                          O documento dá ainda conta que João Gouveia "manteve-se mais recuado de frente para as vítimas, tendo perfeita noção do mar" e que "os jovens falecidos se encontravam embriagados, com sono, exaustos depois de um dia de atividade física intensa."



                                                          Triste é o Estado ou seja nós ainda pagarmos a esses malandros e mafiosos desse tribunal europeu do "direito dos manos"
                                                          O processo penal tem a matéria que foi investigada. Foi mais que arquivado, diga-se assim.
                                                          Se a investigação foi mal feita.. é o que é, isto não é como nos filmes.
                                                          O civil diz o que o advogado puser na PI, nao tem importância nenhuma. Pode por o que quiser... de acordo com o que as testemunhas que vai arranjar vão dizer, isto é o que é.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isto não tem piada mas a parte "cómica" é a "perfeita noção" que os outros tinha bebido....e ele bebeu agora querem ver ele devia ter bebido o mesmo, era um grupo de pessoas da mesma idade, não morreu tambem porque não calhou

                                                            "João Gouveia "manteve-se mais recuado de frente para as vítimas, tendo perfeita noção do mar" e que "os jovens falecidos se encontravam embriagados, com sono, exaustos depois de um dia de atividade física intensa."

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X