Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Terrenos de 3,5 hectares

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Terrenos de 3,5 hectares

    Boa tarde, tenho 25 anos, e devido ás impossibilidades decorrentes da idade dos meus avós, fiquei com 7 terrenos, totalizando pouco mais de 3,5hectares. De destacar que dois deles têm cerca de 1 hectare cada, tendo os restantes +/- 3 mil metros quadrados cada um.
    Devido á minha profissão, não me permite rentabilizar os terrenos de uma forma que me obrigue a estar lá permanentemente.
    Vender está fora de questão, pois isto é numa aldeia e o que mais cá há é terrenos abandonados e para venda, e ninguém lhes quer pegar...
    Tenho também outros 2 terrenos com cerca de 200 oliveiras no total, esses estava a pensar manter como estão, não vejo vantagem em aplicar outro tipo de rentablização neles, mas estou aberto a conselhos
    Pelo que estava a pensar rentabilizar plantando pinheiros, no entanto não sei se será a forma mais rentável. Não possuo o conhecimento necessário para saber em quantos anos terei algum retorno. Em um oitavo terreno e plantei 150 pinheiros bravos, pois um amigo abriu um negocio em que vende arvores e comprei 150 pequenos, até de modo a dar uma ajudinha ao homem, e já 'tratei' de um deles, no entanto, para os restantes gostaria de saber que ideias me poderiam dar...
    Localiza-se na periferia de Viseu e todos os terrenos têm boas fontes de água.

    agradeço desde já
    Editado pela última vez por MiguelMonteiro9; 30 December 2020, 01:10.

    #2
    Não vais obter ajuda assim. A resposta a todas essas perguntas varia se estiveres a falar de Beja ou da Guarda, de terrenos secos ou com água, da acessibilidade dos terrenos, do teu acesso a maquinaria, conhecimento e investimento desejado. Um bom começo é andar pela zona e ver "o que dá", ou seja quais são as principais culturas da zona. Pinheiro bravo é um investimento a muito longo prazo e que facilmente se torna num prejuízo, com as limpezas de terrenos, fogos...

    Além disso, 150 pinheiros só chega para brincar de lenhador
    Editado pela última vez por drifit; 30 December 2020, 00:45.

    Comentário


      #3
      Há quem chegue a pagar até 500€/ano por terrenos agrícolas, caso tenham água.

      Com essas áreas, havendo a hipótese de alugar, o que não me parece, fa-lo-ia, caso contrário, reflorestação com floresta autocne.

      Com estas política do carbono, penso que caminharemos para uma espécie de subsidiação a quem preserva floresta nativa.

      Podes também colocar Bamboo. Esta a ficar a moda e preve-se algum retorno do investimento, sendo que ainda é incerto.

      Tu tens dinheiro e queres investir, ou só não os queres deixar ao abandono?

      Comentário


        #4
        Boa noite, já atualizei, falha minha, é nos arredores de Viseu e todos os terrenos têm acesso a boas fontes de água, todos têm bons poços
        sim, eu sei amigo, mas como é o terreno mais afastado e um dos mais pequenos optei por essa solução, também estava com algum tempo livre devido a férias de natal e quis começar por alguma forma

        abraço

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por drifit Ver Post
          Não vais obter ajuda assim. A resposta a todas essas perguntas varia se estiveres a falar de Beja ou da Guarda, de terrenos secos ou com água, da acessibilidade dos terrenos, do teu acesso a maquinaria, conhecimento e investimento desejado. Um bom começo é andar pela zona e ver "o que dá", ou seja quais são as principais culturas da zona. Pinheiro bravo é um investimento a muito longo prazo e que facilmente se torna num prejuízo, com as limpezas de terrenos, fogos...

          Além disso, 150 pinheiros só chega para brincar de lenhador
          Boa noite, já atualizei, falha minha, é nos arredores de Viseu e todos os terrenos têm acesso a boas fontes de água, todos têm bons poços
          sim, eu sei amigo, mas como é o terreno mais afastado e um dos mais pequenos optei por essa solução, também estava com algum tempo livre devido a férias de natal e quis começar por alguma forma

          abraço

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
            Há quem chegue a pagar até 500€/ano por terrenos agrícolas, caso tenham água.

            Com essas áreas, havendo a hipótese de alugar, o que não me parece, fa-lo-ia, caso contrário, reflorestação com floresta autocne.

            Com estas política do carbono, penso que caminharemos para uma espécie de subsidiação a quem preserva floresta nativa.

            Podes também colocar Bamboo. Esta a ficar a moda e preve-se algum retorno do investimento, sendo que ainda é incerto.

            Tu tens dinheiro e queres investir, ou só não os queres deixar ao abandono?

            Boa noite, posso investir algum capital, claro. no entanto não estava muito virado para investir uns bons milhares, mas estou totalmente aberto a ideias...
            A minha ideia passava por não os abandonar, pois isso vai contra tudo o que acredito, e deixar um terreno que já deu 'pão' a outros familiares ao abandono e a ajudar a propagação de incendios não me parece uma boa atitude, mas ao invés de apenas os manter limpos gostaria de eventualmente ter algum retorno a médio/longo prazo

            Comentário


              #7
              cerejeira se der é o ideal
              oliveira n da nada so trabalho
              vinha igual ( se n tiver beneficios e é pouco terreno)

              a cerejeira se for na zona dela é interessante

              Comentário


                #8
                Tens aí umas "cargas de trabalhos"! Também tenho disso lá pela terra... uns já os abandonei, outros vou cuidando na medida do possível, apanhando a azeitona, lavrando, algumas árvores de fruto...

                Terrenos abandonados ou em vias disso são aos montes e aparecem à venda a 50 cts o metro quadrado ou até menos!!!

                Se queres rendimento rápido sem muita dedicação, só mesmo eucalipto, tipo 10 anos e deve ser ilegal a plantação. Pinhal cerca do triplo, cerejeira são exigentes com o tipo de sol e morrem muito... esquece! Para as minhas bandas estão a surgir muitas plantações de medronheiro, sendo que o grande problema é depois a apanha dos ditos, mas o litro de boa aguardente de medronho vende-se a 15/20 euros o litro!

                Se não consegues encontrar ninguém para cuidares deles, contata a toa zona agrária ou o que seja para ouvires a opinião deles...

                Boa sorte. Admiro-te por ao menos pensares em fazer alguma coisa. É uma atitude de louvar...

                Comentário


                  #9
                  O ideal seria alugar, a um preço que pelo menos não desse prejuizo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                    O ideal seria alugar, a um preço que pelo menos não desse prejuizo.
                    A ideia é boa, mas não vais encontrar ninguém! Dantes faziam-se acordos desse género com as empresas da celulose, mas foi chão que deu uvas, tal como os aerogeradores ou as torres para os telemóveis...

                    Eu já propus a um vizinho cultivar o que desejar e eu apenas fico com o resultado das árvores de fruto e nem assim!

                    Ou se muda a política agrícola ou em muitos terrenos o abandono vai continuar a aumentar!!!

                    Para rir ou chorar: alguém soube antecipadamente de um projeto de aerogeradores (moinhos de vento) e andou a comprar estrategicamente terrenos florestais ao "preço da uva mijona"... já sabem o resto!!!

                    Comentário


                      #11
                      https://www.google.com/amp/s/www.nat...o-alentejo/amp

                      Não sei se a coisa dá para o norte, mas estuda bem a coisa! Concorrência é sempre bom!
                      O Pablo Escobar que o diga!

                      Comentário


                        #12
                        Há muita confusão entre agricultura de subsistência e agricultura para lucro. De subsistência, geralmente como complemento à alimentação comprada, como entretenimento ou apenas casmurrice, dá perfeitamente para conciliar com ter outro emprego. Agricultura para obtenção de lucro é um trabalho por si próprio, salvo umas poucas excepções (culturas "da moda" e pouco duradouras, esquemas com financiamento de projectos...) envolve dedicação a 100% e conhecimento técnico.

                        Comentário


                          #13
                          Para evitar deixar um terreno ao abandono tive a sorte de um tio meu precisar de um espaço para ter umas ovelhas e, em simultâneo, cultivar uma horta para se entreter.

                          Deste modo, ele paga a eletricidade do furo de captação de água (menos uma despesa fixa para mim), as ovelhas comem as ervas e as bolotas mantendo o terreno limpo, em ano que justifique apanhar a azeitona, empresto as máquinas e dou uma ajuda e, às vezes, ainda tenho oferta de produtos da horta.

                          Foi o que considero uma win win situation.

                          Comentário


                            #14
                            Não há por aí ninguém que tenha um pequeno rebanho de cabras ou ovelhas e que precise dos terrenos? Parecem ser áreas muito pequenas, mas pelo menos com os rebanhos a limpeza está garantida e arrendas por um valor simbólico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                              A ideia é boa, mas não vais encontrar ninguém! Dantes faziam-se acordos desse género com as empresas da celulose, mas foi chão que deu uvas, tal como os aerogeradores ou as torres para os telemóveis...

                              Eu já propus a um vizinho cultivar o que desejar e eu apenas fico com o resultado das árvores de fruto e nem assim!

                              Ou se muda a política agrícola ou em muitos terrenos o abandono vai continuar a aumentar!!!

                              Para rir ou chorar: alguém soube antecipadamente de um projeto de aerogeradores (moinhos de vento) e andou a comprar estrategicamente terrenos florestais ao "preço da uva mijona"... já sabem o resto!!!
                              É que os terrenos parados é só prejuizo. Pagam IMI e se não limpares periodicamente agora ainda te arriscas a multas por causa dos incêndios.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                A ideia é boa, mas não vais encontrar ninguém! Dantes faziam-se acordos desse género com as empresas da celulose, mas foi chão que deu uvas, tal como os aerogeradores ou as torres para os telemóveis...

                                Eu já propus a um vizinho cultivar o que desejar e eu apenas fico com o resultado das árvores de fruto e nem assim!

                                Ou se muda a política agrícola ou em muitos terrenos o abandono vai continuar a aumentar!!!

                                Para rir ou chorar: alguém soube antecipadamente de um projeto de aerogeradores (moinhos de vento) e andou a comprar estrategicamente terrenos florestais ao "preço da uva mijona"... já sabem o resto!!!
                                mas porque será que ele recusou? estás lhe a oferecer um terreno(quase que aposto com poço) para cultivar o que ele quiser e recusa?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                  mas porque será que ele recusou? estás lhe a oferecer um terreno(quase que aposto com poço) para cultivar o que ele quiser e recusa?
                                  Moça não há muita gente a querer pegar na enxada. E os que há são de faixas etárias mais elevadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                    Moça não há muita gente a querer pegar na enxada. E os que há são de faixas etárias mais elevadas.
                                    Mas eu estou a assumir que a pessoa em causa é do campo logo já estão habituados a trabalhar e a pegar na enxada.. vá se lá entender

                                    Eu pegava sem problemas, era só o terreno estar razoavelmente perto da minha casa que eu aceitava [emoji23][emoji23][emoji23]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Propuseste ele plantar as arvores que quiser e depois tu ficares com os frutos das arvores e ele recusou? Porque será? parece tão bom negócio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Trident Ver Post
                                        Propuseste ele plantar as arvores que quiser e depois tu ficares com os frutos das arvores e ele recusou? Porque será? parece tão bom negócio.
                                        Leste mal o post lol não foi isso que ele disse

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Trident Ver Post
                                          Propuseste ele plantar as arvores que quiser e depois tu ficares com os frutos das arvores e ele recusou? Porque será? parece tão bom negócio.
                                          Pareceu-me que seria cultivar no terreno, algo como trigo, aveia, cevada, leguminosas, etc. E ele ficava com os frutos das árvores pré-existentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                            Mas eu estou a assumir que a pessoa em causa é do campo logo já estão habituados a trabalhar e a pegar na enxada.. vá se lá entender

                                            Eu pegava sem problemas, era só o terreno estar razoavelmente perto da minha casa que eu aceitava [emoji23][emoji23][emoji23]
                                            De que enxada estás a falar girl? Se quiseres, organizo-te um Boot Camp a limpar videiras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                              De que enxada estás a falar girl? Se quiseres, organizo-te um Boot Camp a limpar videiras.
                                              se me pagarem bem, estou in

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                se me pagarem bem, estou in
                                                Sendo dedicada e cuidadosa, no Douro arranjas trabalho na vinha a receber acima do ordenado mínimo num estalar de dedos. Com algumas formações em trabalhos específicos, como a enxertia, ficas a receber mais que muitos licenciados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                  Moça não há muita gente a querer pegar na enxada. E os que há são de faixas etárias mais elevadas.
                                                  Já dizia o outro:
                                                  - "enchada" morreu a minha avó;

                                                  - Mais vale uma mão "enchada" que uma enxada na mão

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A @girl92 quando tivesse de pegar na enxada para tirar 1 hectare de batatas, acho que daria umas 5 cavadelas antes de fazer bolhas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Tens aí umas "cargas de trabalhos"! Também tenho disso lá pela terra... uns já os abandonei, outros vou cuidando na medida do possível, apanhando a azeitona, lavrando, algumas árvores de fruto...

                                                      Terrenos abandonados ou em vias disso são aos montes e aparecem à venda a 50 cts o metro quadrado ou até menos!!!

                                                      Se queres rendimento rápido sem muita dedicação, só mesmo eucalipto, tipo 10 anos e deve ser ilegal a plantação. Pinhal cerca do triplo, cerejeira são exigentes com o tipo de sol e morrem muito... esquece! Para as minhas bandas estão a surgir muitas plantações de medronheiro, sendo que o grande problema é depois a apanha dos ditos, mas o litro de boa aguardente de medronho vende-se a 15/20 euros o litro!

                                                      Se não consegues encontrar ninguém para cuidares deles, contata a toa zona agrária ou o que seja para ouvires a opinião deles...

                                                      Boa sorte. Admiro-te por ao menos pensares em fazer alguma coisa. É uma atitude de louvar...
                                                      Eu até os ponderaria vender, no entanto não há quem os queira comprar... arrisco a dizer que nem dados alguém iria pegar neles... isto é numa aldeia com 150 pessoas... quase todos idosos e que já nem as terras deles conseguem cuidar... E mesmo que os conseguisse vender por 0,50/m2, acho que no longo prazo prefiro fazer deles todos pinhal que seja, daqui a 25-30 anos vender a madeira e voltar a repetir o processo e alguém que herde os terrenos depois terá algum valor relativamente decente naquilo

                                                      Não sei é o crescimento que eles poderão ter e nem qual será aproximadamente o retorno financeiro que um pinheiro poderá dar para fazer um calculo a ver se realmente esta minha ideia justificaria

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                                        Sendo dedicada e cuidadosa, no Douro arranjas trabalho na vinha a receber acima do ordenado mínimo num estalar de dedos. Com algumas formações em trabalhos específicos, como a enxertia, ficas a receber mais que muitos licenciados.
                                                        a sério? é uma coisa a pensar...mas esses trabalhos arranjam-se através de conhecidos ou encontra-se em qualquer site de empregos?

                                                        Comentário


                                                          #29


                                                          .....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                                            A @girl92 quando tivesse de pegar na enxada para tirar 1 hectare de batatas, acho que daria umas 5 cavadelas antes de fazer bolhas

                                                            calçava umas luvas fortes e ficava o assunto resolvido..pra tudo ha uma solução

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X