Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AJUDA - Fitas LED 24V - ligações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AJUDA - Fitas LED 24V - ligações

    Bom dia.

    Adquiri um produto fita LED que diz trabalhar a 24V:

    Fita 600 LEDs SMD2835 Flexivel IP20 Branco Q. 3000K 24V (5 mts) | Castro Electrónica, Lda (castroelectronica.pt)

    Recebi a encomenda hoje, e agora fiquei com uma dúvida:

    - posso ligar isto directamente à corrente eléctrica, sem transformador?
    - a fita LED diz em todo o lado da fita que é de 24V, o problema é o "livro" de ficha técnica que diz que deve ser ligado a 12V (neste caso eu acho/parece-me que o livro está errado)

    Que acham os electricistas do fórum, é de arriscar ligar os fios e ver se dá luz?

    EDIT: diz Tensão de entrada: 24V DC

    (no limite, só dá luz uma vez!!!)
    Editado pela última vez por Drifting; 12 February 2021, 11:01.

    #2
    Penso que tens de usar transformador uma vez que a corrente elétrica doméstica é de 220v

    Comentário


      #3
      Se ligares a ~220V (um pouco mais ou menos) algo que está desenhado para 24V, como dizes, só dá luz uma vez.

      Atenção que são 24V DC. Corrente contínua e não alternada.

      Comentário


        #4
        Como passatempo, se estiveres para aí virado, com uns trocos fazes uma ponte rectificadora, adicionando uns condensadores, tens o teu transformador "DIY". Pelo caminho compras umas ferramentas básicas, e mais alguns componentes, e num passo estás a fazer brincadeiras com microcontroladores. É um hobbie engraçado.

        Comentário


          #5
          Conseguiram baralhar-me e fiquei sem perceber nada!!!!

          - não dá para ligar "directo" à tomada: check

          - tenho aqui uns transformadores (de projectores led, tenho vários), mas a saída é de 12V. Será que se eu ligar a um desses, a fita vai dar luz?!

          Hipótese mais viável: comprar algo que transforme os 220V AC (a corrente doméstica é AC, correcto?) para 24V DC.


          Outra hipótese: dar a um de vós a fita LED ao invés de a colocar já no lixo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
            Conseguiram baralhar-me e fiquei sem perceber nada!!!!

            - não dá para ligar "directo" à tomada: check

            - tenho aqui uns transformadores (de projectores led, tenho vários), mas a saída é de 12V. Será que se eu ligar a um desses, a fita vai dar luz?!

            Hipótese mais viável: comprar algo que transforme os 220V AC (a corrente doméstica é AC, correcto?) para 24V DC.


            Outra hipótese: dar a um de vós a fita LED ao invés de a colocar já no lixo
            Correcto.

            Comentário


              #7
              Bem, se calhar vai calhar bem, estou com 7.00e de saldo na loja e o transformador custa 6.25e lol

              Obrigado pela ajuda (sou tão nabo nisto da electronica que mandei vir a fita LED a pensar que funcionava directo na corrente doméstica!!!)


              Podem fechar o tópico (ou se quiserem fica em aberto para as bricolages das fitas LED...)

              Comentário


                #8
                Eu já liguei uma fita dessas ( é uma "arvore" da Primark em Led ) a um carregador USB de telemovel e não estoirou, sera que o carregador faz a transformação ?

                https://tinyurl.com/2ogjgyqb

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                  Eu já liguei uma fita dessas ( é uma "arvore" da Primark em Led ) a um carregador USB de telemovel e não estoirou, sera que o carregador faz a transformação ?

                  https://tinyurl.com/2ogjgyqb

                  Um vulgar carregador tem, normalmente, um transformador.

                  Simplificando, o transformador é apenas um dos componentes do carregador. Por exemplo, modifica o nível de tensão de 220V AC para 12V AC.

                  Depois há o circuito rectificador e estabilizador, com recurso a díodos, condensadores, resistências...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X