Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria eletrica em casa o que será?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria eletrica em casa o que será?

    Boas

    Cheguei a casa e não tinha luz vi que os disjuntor estavam desligados e ao ligar que um deles fazia disparar os restantes, esse é o da garagem.

    Aconteceu o mesmo há 2 ou 3 meses atrás, tambem era o da garagem, e vi que uma tomada de exterior estava partida, e troquei-a e ficou bom, julguei que fosse agua da chuva que tivesse na origem desses problema, agora igual

    Só como tenho a garagem separada da casa, tem tambem um quadro, e nesse desliguei tudo, e mesmo assim se ligo o disjuntor de casa para a garagem desliga tudo...portanto a avaria não é nos equipamentos da garagem, presumo que ou é o disjuntor de casa para a garagem que avariou, ou o da garagem que mesmo desligado faz curto circuito, perece-me menos provável, ou o foi de casa para a garagem que se estragou o que me parece ainda mais estranho...

    O que acham que pode ser sido? os disjuntores costumam avariar?

    Aqui o disjuntor de casa para a garagem, se o ligar fico sem eletricidade em casa, vai tudo abaixo..




    Abraços

    #2
    Tens um curto no circuito da garagem... Agora é ir caçar gambuzinos

    Comentário


      #3
      Quando ligas o disjuntor da garagem, o que é que se desliga no quadro principal?

      Mostra numa foto os que se desligam... quase de certeza que é o diferencial que se desliga, mas quero confirmar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
        Tens um curto no circuito da garagem... Agora é ir caçar gambuzinos
        Na garagem tenho um quadro eletrico em que todos os disjuntores estão desligados , tomadas iluminação, maquinas e o geral de entreda da garagem tambem está desligado, portanto a avaria não pode ser na instalação da garagem por a corrente não passa do disjuntor geral da garagem. Alias esse disjuntor geral da garagem será a unica coisa que será possivel estas avariada na garagem.

        O ou disjuntor geral da garagem, ou o disjuntor de casa para a garagem, (o da foto) , ou o cabo que liga a garagem á casa... das 3 coisas uma tem de estar avariada, agora qual parece mais provável?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Quando ligas o disjuntor da garagem, o que é que se desliga no quadro principal?

          Mostra numa foto os que se desligam... quase de certeza que é o diferencial que se desliga, mas quero confirmar.
          Se ligar o da garagem, desliga-se o disjuntor central de casa e todos os outros.

          Comentário


            #6
            O que é o disjuntor geral? É um disjuntor diferencial ou não?

            Também se desligam "todos os outros" ? Como assim, todos os outros? Podes colocar uma foto que mostre "os que se desligam" ?

            Comentário


              #7
              poso sim mas antes tenho de desligar o equipamento de casa, "já volto"

              Comentário


                #8
                Se ligar o da garagem, há um disjuntor que se desliga, é um assim mais gordinho que deve ser o geral e fica tudo sem eletricidade.


                Na foto o resultado é este, teve de ser com uma laterna.







                Aqui mais em pormenor...


                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                  Se ligar o da garagem, há um disjuntor que se desliga, é um assim mais gordinho que deve ser o geral e fica tudo sem eletricidade.


                  Na foto o resultado é este, teve de ser com uma laterna.



                  Aqui mais em pormenor...



                  Chama um electricista pff

                  Comentário


                    #10
                    Esse "gordinho" é o disjuntor diferencial, tal como suspeitava.

                    Tens aí uma fuga de corrente da fase para a terra. Pode estar a ocorrer num aparelho da garagem ou até nos próprios condutores elétricos que vão para a garagem. Pode ser devido a humidade ou infiltrações de água.

                    Na garagem, tens a certeza que desligaste tudo? Mas mesmo tudo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Esse "gordinho" é o disjuntor diferencial, tal como suspeitava.

                      Tens aí uma fuga de corrente da fase para a terra. Pode estar a ocorrer num aparelho da garagem ou até nos próprios condutores elétricos que vão para a garagem. Pode ser devido a humidade ou infiltrações de água.

                      Na garagem, tens a certeza que desligaste tudo? Mas mesmo tudo?

                      Na garagem tenho um quadro eletrico , parecido com este de casa tambem com um destes "gordinho" que é o diferencial e os outros para as tomadas, iluminação, bomba de rega etc... e estao todos desligados incluindo o diferencial, portanto nao passa corrente nenhuma na garagem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Esse "gordinho" é o disjuntor diferencial, tal como suspeitava.

                        Tens aí uma fuga de corrente da fase para a terra. Pode estar a ocorrer num aparelho da garagem ou até nos próprios condutores elétricos que vão para a garagem. Pode ser devido a humidade ou infiltrações de água.

                        Na garagem, tens a certeza que desligaste tudo? Mas mesmo tudo?
                        Por acaso da outra vez que aconteceu isto tambem choveu... coincidência ou não...

                        Comentário


                          #13
                          Eh pah, tu não tinhas dito que estavas a ficar muito possessivo com as tuas coisas há uns tópicos atrás? Eu também gosto de saber fazer e fazer por mim, mas com eletricidade, é chamar quem sabe.

                          Uma casa não é a instalação mais simples de todas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                            Eh pah, tu não tinhas dito que estavas a ficar muito possessivo com as tuas coisas há uns tópicos atrás? Eu também gosto de saber fazer e fazer por mim, mas com eletricidade, é chamar quem sabe.

                            Uma casa não é a instalação mais simples de todas.
                            Para ligar e desligar uma coisa não preciso de um eletricista, precisarei para coisas mais complicadas, alem disso charmar teria de estar em casa, olha o filme...preferia retirar o disjuntor , ir comprar um igual e montar e resolvia o problema.

                            Tive a ver que ha 2 iguais, se troca.los , ficaria logo a saber se o problemas é nesse disjuntor..., eu tenho umas lanternas potentes a bateria, desligo o quadro, tenho ferramenta e trocava isto, tenho é de fotografar os fios bem para não me enganar e enviar os fios nos buracos errados

                            Comentário


                              #15
                              Tens por ai algum fio roido no subsolo e quando chove vai tudo abaixo.

                              Podes ter a garagem desligada, mas entre esse quadro e a garagem tens algo a apanhar agua.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                                Tens por ai algum fio roido no subsolo e quando chove vai tudo abaixo.

                                Podes ter a garagem desligada, mas entre esse quadro e a garagem tens algo a apanhar agua.

                                Entre o quadro de casa e o quadro da garagem, sao uns 15metros....a garagem é separada da casa.... o cabo deve ir pelo chão dentro de um tubo... e presumo que seja um cabo tipo 3G4 ou na pior das hipoteses 3G2.5 , será que o cabo as meio está remendado e entra agua, será que sei lá um rato o roeu? não sei... parece tudo estranho... mas vou começar pelo disjuntor de casa e depois o da garagem, e em ultima hipotese trocar o cabo, e isso sim, cheira-me que vai ser um filme mas se tiver de trocar o cabo vou ter de chamar um eletricista, mas logo se vê.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                                  Tens por ai algum fio roido no subsolo e quando chove vai tudo abaixo.

                                  Podes ter a garagem desligada, mas entre esse quadro e a garagem tens algo a apanhar agua.
                                  Tive a ver, são 3 fios unipolares de 2.5 saem por um tubo e vao ter á garagem, não tou a ver por onde possa entrar agua ou um rato...

                                  Amanha vou trocar os disjuntores depois logo se vê o que acontece

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um Conde não faz! Tem sangue azul e manda fazer!!!

                                    Mais a sério, boa sorte nisso! Lamento não poder ajudar! Tenho muito respeito pela eletricidade... história antiga que me ia custando a vida!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na tomada exterior que trocas-te, metestes uma correcta para exterior? Não estará a apanhar agua nos fios?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                        Na tomada exterior que trocas-te, metestes uma correcta para exterior? Não estará a apanhar agua nos fios?
                                        Não, o quadro da garagem está desligado, ou seja nada tem energia na garagem, portanto tomadas, iluminação e equipamento da garagem nada disso tem o problema.

                                        O problema só pode estar em 3 sitios, no disjuntor de casa, no disjuntor diferencial da garagem, ou nos cabos que ligam ambos.

                                        Eu hoje vou testar os 2 disjuntores, se estiverem bons o problema está no cabo que terá de ser trocado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Um Conde não faz! Tem sangue azul e manda fazer!!!

                                          Mais a sério, boa sorte nisso! Lamento não poder ajudar! Tenho muito respeito pela eletricidade... história antiga que me ia custando a vida!

                                          Para se fazer alguma coisa tem de se ter noção do que se está a fazer, e eu não percebo nada de eletricidade a nível de calculo e dimensionamentos e esquemas complexos, mas ligar , fios, tomadas , fichas , candeeiros, etc sei, até fui eu que instalei o comunicador de voz, andei a passar cabos dentro do quadro, etc ha uns anos atrás, neste caso eu não preciso de alterar nada nem dimensionar potências, a instalação foi feita por um eletricista certificado e é para manter exatamente igual, portanto se trocar o disjuntor x é para lá meter um exatamente igual com a mesma potência.
                                          Eu só tenho de ligar, ligar é basicamente meter um fio e apertar um parafuso e isso sei fazer sempre o fiz e faço.

                                          Para chamar um eletricista teria de ter tempo , estar em casa , marcar ir lá ele, etc , pode ser necessário mas algo mais complexo, não faz sentido o chamar para ir lá ligar 2 ou 3 fios e apertar 2 ou 3 parafusos, isso faço eu em poucos minutos.

                                          Já tive uma empresas onde fazia-mos entre muitas coisas ligações eletricas em equipamentos, os eletricistas e os engenheiros eletrotécnicos dimensionavam a coisa, agora ligar ligo eu.

                                          O ser perigoso é relativo, obvio que se antes de andar a mexer no quadro deve-se desligar toda a energia, e certificarmos que nada tem energia, aí não há perigo nenhum, tenho equipamento, ferramentas, buscapolos, amperimetros , chafes de fendas, alicates de todo o tipo, etc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há uns tempos atrás tive um problema similar, no meu caso era o portao automático da garagem, mas pode ser muita coisa.

                                            Como disseram agora é ir tentando até encontrar, melhor opcao chamar um electrecista.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                              Há uns tempos atrás tive um problema similar, no meu caso era o portao automático da garagem, mas pode ser muita coisa.

                                              Como disseram agora é ir tentando até encontrar, melhor opcao chamar um electrecista.
                                              Neste caso já detetei o problema e pode estar em 3 locais, a unica dificuldade é se for ter de trocar o cabo(ainda uns 10-15 metros tenho de confirmar ...) da garagem para casa, e ele custar a entrar, terei de o ligar bem ao que lá está e puxa-lo e o novo ir atras... isto por vezes pode ser complicado, ou exigir uma guia toda xpto que não a tenho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Andaste a fazer furos ou espetaste algo no caminho do cabo que alimenta o QE da garagem? E possa ter traçado o cabo eléctrico? Para haver uma fuga e ser o diferencial a disparar....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                  Neste caso já detetei o problema e pode estar em 3 locais, a unica dificuldade é se for ter de trocar o cabo(ainda uns 10-15 metros tenho de confirmar ...) da garagem para casa, e ele custar a entrar, terei de o ligar bem ao que lá está e puxa-lo e o novo ir atras... isto por vezes pode ser complicado, ou exigir uma guia toda xpto que não a tenho.
                                                  Mais complicado que no meu caso entao.
                                                  No meu caso foi mesmo o eletrecista que fez a instalacao do portao que fez bosta lol, como nao percebo muito do assunto e eletrecidade é algo com que nao se brinca (na minha opiniao), chamei o eletrecista e em uns minutos ele lá descobriu onde estava o problema.

                                                  Boa sorte.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                    Mais complicado que no meu caso entao.
                                                    No meu caso foi mesmo o eletrecista que fez a instalacao do portao que fez bosta lol, como nao percebo muito do assunto e eletrecidade é algo com que nao se brinca (na minha opiniao), chamei o eletrecista e em uns minutos ele lá descobriu onde estava o problema.

                                                    Boa sorte.
                                                    O eletricista que fez esta instalação faleceu uns tempos depois com um problema de saúde , isto nunca deu problemas, mas a ser o cabo estragado, ele devia ter usado um cabo com bainha e não 3 cabos unipolares soltos, mas pronto.

                                                    O problema aqui é que as vezes os supostos profissionais pagas e só fazem é porcaria, para as coisas ficarem bem feitas tenho de ser eu a faze-las e as vezes ter de aprender como se arranjam.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                      O eletricista que fez esta instalação faleceu uns tempos depois com um problema de saúde , isto nunca deu problemas, mas a ser o cabo estragado, ele devia ter usado um cabo com bainha e não 3 cabos unipolares soltos, mas pronto.

                                                      O problema aqui é que as vezes os supostos profissionais pagas e só fazem é porcaria, para as coisas ficarem bem feitas tenho de ser eu a faze-las e as vezes ter de aprender como se arranjam.
                                                      Quando fazes tu as coisas, és tu o responsavel por qualquer tipo de problema que daí possa ocurrer, se usares um profissional certificado, ele será o responsável nao só por corrigir o problema mas também se alguma coisa acontecer que seja derivada do trabalho dele.

                                                      Felizmente nunca me aconteceu nenhum acidente e se nao me falha a memória foi a primeira vez que tive problemas (afinal de contas toda a gente tem o direito de fazer asneiras), no meu caso chamei-o, ele verificou e acabou por descobrir que havia um cabo que passava muito próximo de uma parte movel, com o tempo acabou por descarnar o cabo e gerar curto, resolveu o problema, pediu desculpa e foi embora sem me cobrar um centimo (apesar de se terem passado uns bons 2 anos depois da instalacao).

                                                      Mesmo em questoes de seguro, caso houvesse um incendio resultante daquele problema, eu tinha facturas da instalacao de tudo por empresas certificadas, algum problema é só espetar-lhes com isso nos olhos, se fosse eu a fazer a instalacao, já podia ter problemas e sair-me bem caro.

                                                      Há coisas que nao vale a pena, no caso de instalacoes eletricas tirando se for trocar uma tomada ou assim tudo bem, mais do que isso nem me atrevo a tocar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Esse "gordinho" é o disjuntor diferencial, tal como suspeitava.

                                                        Tens aí uma fuga de corrente da fase para a terra. Pode estar a ocorrer num aparelho da garagem ou até nos próprios condutores elétricos que vão para a garagem. Pode ser devido a humidade ou infiltrações de água.

                                                        Na garagem, tens a certeza que desligaste tudo? Mas mesmo tudo?
                                                        Interruptor diferencial, e não disjuntor. À conta dessa confusão comum, já vi um gajo perder cerca de 200 paus. Disse-lhe que precisava de trocar um interruptor diferencial para 100/0,3 A. O gajo vai a uma loja de material e pede um disjuntor diferencial. Pagou mais de 200 euros pelo aparelho (sem necessidade).

                                                        Quanto a esta avaria. Se tem mesmo o interruptor do quadro da garagem desligado, só pode ser no próprio disjuntor que protege o cabo (menos provável) ou no próprio cabo até à garagem.

                                                        Sugestão: começar pelo mais fácil. Deliga os cabos do disjuntor e liga o disjuntor. Se disparar na mesma, é do disjuntor. Se não, é dos cabos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                          Interruptor diferencial, e não disjuntor. À conta dessa confusão comum, já vi um gajo perder cerca de 200 paus. Disse-lhe que precisava de trocar um interruptor diferencial para 100/0,3 A. O gajo vai a uma loja de material e pede um disjuntor diferencial. Pagou mais de 200 euros pelo aparelho (sem necessidade).

                                                          Quanto a esta avaria. Se tem mesmo o interruptor do quadro da garagem desligado, só pode ser no próprio disjuntor que protege o cabo (menos provável) ou no próprio cabo até à garagem.

                                                          Sugestão: começar pelo mais fácil. Deliga os cabos do disjuntor e liga o disjuntor. Se disparar na mesma, é do disjuntor. Se não, é dos cabos.
                                                          Pois, mas eu não gosto nem vou inventar, se o disjuntor ou seja o que for estiver estragado , compro exatamente um igual para lá meter... não percebo nada de eletricidade para inventar soluções, o que sei só me permite retirar e meter igual


                                                          Eu como da outra vez que deu este problema e tambem choveu...pode ser coincidência mas... começo a acreditar que o cabo possa meso estar estragado e entre agua no tubo... mas por outro lado é normal cabos estarem ha 7 anos sempre bem e agua estejam rotos sem ninguem ter mexido neles? acho estranho .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                            Pois, mas eu não gosto nem vou inventar, se o disjuntor ou seja o que for estiver estragado , compro exatamente um igual para lá meter... não percebo nada de eletricidade para inventar soluções, o que sei só me permite retirar e meter igual


                                                            Eu como da outra vez que deu este problema e tambem choveu...pode ser coincidência mas... começo a acreditar que o cabo possa meso estar estragado e entre agua no tubo... mas por outro lado é normal cabos estarem ha 7 anos sempre bem e agua estejam rotos sem ninguem ter mexido neles? acho estranho .
                                                            Foste tu que passaste os cabos há 7 anos atrás? Já me aconteceu que o eletricista/sapateiro/biscateiro/fdp, ao passar o cabo, este acabou, e toca a emendar. Passados uns anos, a emenda começou a dar mau contacto. andei a ver que raio se passava, vou a puxar o fio, e veio ele solto até a ficha. Depois fui a caixa de derivação puxar a outra metade, e vi que tinha a ponta toda chamuscada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X