Anúncio

Collapse
No announcement yet.

12º ano: Biologia ou Química?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    12º ano: Biologia ou Química?

    Boa tarde pessoal,

    A minha filha tem até amanhã para escolher entre as 2 disciplinas, referentes ao próximo ano lectivo.

    Tem melhor nota a Biologia, mas também gosta de Química.

    Pergunta-me o que é que deve escolher e eu não faço a mínima ideia...

    O que fazer, nomeadamente em termos de acesso ao ensino superior? A que "profissões" se poderá aceder com cada uma das escolhas?

    Obrigado desde já pela ajuda!

    #2
    Alguma das disciplinas vai ter seguimento no ensino superior?

    Se sim a escolha é fácil, se não é escolher a que tem melhor resultado de forma a ter a maior média possível.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
      Alguma das disciplinas vai ter seguimento no ensino superior?

      Se sim a escolha é fácil, se não é escolher a que tem melhor resultado de forma a ter a maior média possível.
      Sim, ela devia escolher:

      1) se uma delas é específica do curso que ela quer, está escolhida;
      2) se nenhuma é específica do curso, aquela em que tem melhores notas;
      3) se ela não sabe exatamente para que curso quer ir, perceber qual delas abrange as principais preferências dela e voltar ao início;
      4) se ela não faz puto de ideia que curso quer, escolher a 2).

      Comentário


        #4
        É escolher a que tiver um professor que dê boas notas. Nesta fase o que interessa é ter a melhor nota possível. Tradicionalmente é em biologia que isso se consegue mais facilmente.

        Comentário


          #5
          a não ser que precise de fazer o exame de química para aceder ao curso de preferência dela, tendo em conta o gosto e melhor notas, é sem dúvida de escolher Biologia.

          Comentário


            #6
            Desculpa a resposta a seco, mas se a tua filha não sabe, como é que nós que não conhecemos nenhum do contexto, vamos saber?!


            Olha, escolha as duas e deixe física de fora

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Desculpa a resposta a seco, mas se a tua filha não sabe, como é que nós que não conhecemos nenhum do contexto, vamos saber?!


              Olha, escolha as duas e deixe física de fora
              Não é bem assim, nem nós com muitos mais anos por vezes sabemos, quanto mais eles.

              Com o meu filho foi exactamente assim, aluno do quadro de excelencia e estava muito dividido em várias opções, acabou por ir para engenharia química e não falhou um ano, terminou o curso e ficou logo empregado onde fez a tese. Nem eu sabia o que queria, quanto mais ele com 18 anos

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                Não é bem assim, nem nós com muitos mais anos por vezes sabemos, quanto mais eles.

                Com o meu filho foi exactamente assim, aluno do quadro de excelencia e estava muito dividido em várias opções, acabou por ir para engenharia química e não falhou um ano, terminou o curso e ficou logo empregado onde fez a tese. Nem eu sabia o que queria, quanto mais ele com 18 anos

                Eu queria Química, cheguei à universidade e só queria sair dali

                Acabei na Eng. área alimentar, tinha alguma química, mas era muito mais interessante!

                Os meus pais só queriam que eu fosse para a Academia Militar, logo eu, que tenho imensos problemas com autoridade

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                  Sim, ela devia escolher:

                  1) se uma delas é específica do curso que ela quer, está escolhida;
                  2) se nenhuma é específica do curso, aquela em que tem melhores notas;
                  3) se ela não sabe exatamente para que curso quer ir, perceber qual delas abrange as principais preferências dela e voltar ao início;
                  4) se ela não faz puto de ideia que curso quer, escolher a 2).
                  Pois, acho que é a opção 4... pois não sabe sequer qual o curso que quer tirar, quanto mais... Afinal de contas tem apenas 16 anos!
                  Editado pela última vez por cloverleaf; 25 May 2021, 16:32.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Desculpa a resposta a seco, mas se a tua filha não sabe, como é que nós que não conhecemos nenhum do contexto, vamos saber?!


                    Olha, escolha as duas e deixe física de fora
                    Tudo bem. O problema é que não sabemos que implicações tem esta escolha no futuro.

                    Existe algum sítio onde ver quais são os cursos superiores e que provas específicas são requeridas para os frequentar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                      Tudo bem. O problema é que não sabemos que implicações tem esta escolha no futuro.

                      Existe algum sítio onde ver quais são os cursos superiores e que provas específicas são requeridas para os frequentar?
                      Consegues aceder a essa informação neste site:
                      https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                        Consegues aceder a essa informação neste site:
                        https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp
                        Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Desculpa a resposta a seco, mas se a tua filha não sabe, como é que nós que não conhecemos nenhum do contexto, vamos saber?!


                          Olha, escolha as duas e deixe física de fora
                          Se eu soubesse o que sei hoje, tinha-me dedicado mais à matemática!
                          Sou tão burrinho nessa área. E também tenho pancada.
                          Ainda me lembro de uma vez, indirectamente me dares na cabeça, por causa de uma hipótese que coloquei. Na altura não fiquei, mas fui lá.

                          Física deve ser brutal! Ou pelo menos acho por causa de conhecer 4 excelentes físicos:
                          Francisco Gil, as Constanças (Wolters) e o Carlos Fiolhais.

                          Comentário


                            #14
                            Há uma coisa que não estou a perceber: no fim deste ano lectivo (11º) vai fazer exames de Biologia e Físico-Química. Estes exames são também chamados de Provas de Ingresso?

                            Então no fim do 12º eles não fazem exames específicos para o curso que escolherem?

                            Comentário


                              #15
                              Quer seguir área da saúde? Biologia. Quer seguir área de engenharias? Química. Não quer nada disso? Que escolha a professora com o peito maior e que arme confusão durante o ano para o pai ir a alguma reunião.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                Quer seguir área da saúde? Biologia. Quer seguir área de engenharias? Química. Não quer nada disso? Que escolha a professora com o peito maior e que arme confusão durante o ano para o pai ir a alguma reunião.
                                Isto é que se chama um conselho fora da caixa!

                                Grazie!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                  Isto é que se chama um conselho fora da caixa!

                                  Grazie!
                                  Que não faça como alguns que vi que entraram em engenharia química com geologia e biologia e passados 2 meses desistiram do curso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                    Há uma coisa que não estou a perceber: no fim deste ano lectivo (11º) vai fazer exames de Biologia e Físico-Química. Estes exames são também chamados de Provas de Ingresso?

                                    Então no fim do 12º eles não fazem exames específicos para o curso que escolherem?
                                    Sim, fazem exame às disciplinas trienais, Português e Matemática.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Química tem muito mais saída, tem ligação com tudo o que é ciência e engenharia(tirando eng. informática) mas é chato, biologia é mais interessante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                        Que não faça como alguns que vi que entraram em engenharia química com geologia e biologia e passados 2 meses desistiram do curso.

                                        Estupidez é darem essa possibilidade.

                                        Mesmo matemática devia ser obrigatório. Ninguém se safa de engenharia sem se safar a matemática.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Estupidez é darem essa possibilidade.

                                          Mesmo matemática devia ser obrigatório. Ninguém se safa de engenharia sem se safar a matemática.
                                          Há cada vez mais facilitismo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tive as duas no 12º ano.

                                            Bilologia é muito mais fácil e interessante ( empinar e está feito.)

                                            Química não é difícil mas requer mais compreensão, muito similar a matemática. Eu achei uma seca...

                                            Com biologia tem acesso a cursos da área da saúde e ensino.

                                            Com química tem engenharia nomeadamente aquelas que pedem específica de química mas não saõ muitas.

                                            Se quer seguir engenharia, é melhor optar por Física como disciplina de 12º ano.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X