Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda para mudar interruptor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda para mudar interruptor

    Provavelmente isto é uma questão bastante básica, e eu já mudei alguns interruptores antes deste, mas a forma como o interruptor antigo está ligado causa-me um bocado de confusão.

    As minhas questões são:

    1) comprei a peça certa para substituir a antiga?

    2) Se sim, de que forma ligo os fios no interruptor novo?


    Presumo que seja o castanho na parte de cima, e os dois pretos na parte de baixo, nos dois furos mais à esquerda, é isso?

    Obrigado.



    ANTIGO:















    NOVO:









    Ficheiros anexados

    #2
    Viva, o interruptor novo não vai dar! Tu tens um comutador de escada, e o novo é um interruptor simples! Tens de arranjar um comutador de escada também! Pois esse ponto de luz liga e desliga em mais do que um sítio!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
      Viva, o interruptor novo não vai dar! Tu tens um comutador de escada, e o novo é um interruptor simples! Tens de arranjar um comutador de escada também! Pois esse ponto de luz liga e desliga em mais do que um sítio!


      Bem que me parecia que havia algo errado...

      Agora fui ver, e realmente há mais um interruptor no quarto, que está localizado junta às cómodas, e que eu nunca uso... por isso nem me lembrava que tinha quando fui comprar a peça.


      Obrigado pela ajuda.

      Comentário


        #4
        É por isso que tem 2 neutros, Viza ?

        E se ele não usa o do quarto, não dá pa anular o efeito escada e ficar directo ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          É por isso que tem 2 neutros, Viza ?

          E se ele não usa o do quarto, não dá pa anular o efeito escada e ficar directo ?
          boas, aquilo não tem dois neutros, mas sim uma fase à entrada e duas fases comandas nas saídas, e liga a outra peça (comutador de estada) no outro e entram as duas fases comandadas lado e o sai a fase para a lâmpada. o neutro não passa pelos comutadores vai direto à lâmpada.

          logo a comutação de escada permite acender e apagar a luz em dois pontos destintos, sem ter de andar para a frente e para trás. agora ele podia sim o usar o interruptor e fazer um baypass no outro comutador e passa a ser apenas uma derivação simples, mas como tudo até agora pode não se servir do sistema assim, um dia mais tarde pode já vir a ter de necessitar e volta ao mesmo ter de alterar novamente a instalação.

          ele neste momento até podia usar o interruptor assim ligava o interruptor à fase ao L e depois um dos castanhos ao acaso, e metia o interruptor como se estivesse ligado, a seguir só tinha de ir ao comutador clicar na tecla para fechar o contacto e acendia a lâmpada a partir dar já pode usar o interruptor, não se pode é esquecer que o comutador de escada se clicar nele desliga o circuito e entretanto se esquecer anda lá na cassa às bruxas a tentar descobrir porque é que luz deixou de dar.

          Comentário


            #6
            Há dias lixei-me. Para substituir um interruptor com luz sinalizadora comprei um com luz de presença. Só me apercebi disso quando reparei que me faltava uma ligação.

            edit: O do primeiro tipo acende o aviso quando se liga circuito, o outro (o que comprei) faz precisamente o oposto.
            Editado pela última vez por Jbranco; 06 June 2021, 11:22.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              É por isso que tem 2 neutros, Viza ?

              E se ele não usa o do quarto, não dá pa anular o efeito escada e ficar directo ?
              Já foi dito a baixo, sim até o pode usar mas tem de anular a comutação.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X