Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos equipamentos para Smart Home

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico dos equipamentos para Smart Home

    Penso que no toca a smart coisas já há tópicos para tudo e mais alguma coisa mas faltava este.

    Ando a pensar instalar um kit de alarme cá em casa (sensores de portas e janelas, câmara de vigilância interior) que me permita monitorizar a casa pelo telemóvel.

    Há muita coisa para muitos preços e tenho algumas dúvidas. A principal é se é possível combinar equipamentos de marcas diferentes ligados a um hub central. Sugestões?

    #2
    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    Penso que no toca a smart coisas já há tópicos para tudo e mais alguma coisa mas faltava este.

    Ando a pensar instalar um kit de alarme cá em casa (sensores de portas e janelas, câmara de vigilância interior) que me permita monitorizar a casa pelo telemóvel.

    Há muita coisa para muitos preços e tenho algumas dúvidas. A principal é se é possível combinar equipamentos de marcas diferentes ligados a um hub central. Sugestões?
    Esquece smart home para este caso. Compra e instala o Ajax... Comprei faz 4 semanas e é top!!

    Mantenho a domotica separada com central de Zwave.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
      Compra e instala o Ajax... Comprei faz 4 semanas e é top!!
      Podes dar mais feedback? Quais são as mais valias e os defeitos do Ajax?

      Recomendas comprar em kit ou componentes separados?

      Onde comprar?

      Que tal é o alcance radio dentro de casa?

      Desculpa tantas perguntas...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Podes dar mais feedback? Quais são as mais valias e os defeitos do Ajax?

        Recomendas comprar em kit ou componentes separados?

        Onde comprar?

        Que tal é o alcance radio dentro de casa?

        Desculpa tantas perguntas...
        Sem stress... Eu pesquisei bastante e em português apenas encontrei um ou outro user a recomendar no forumdacasa. Mas no YouTube só vês coisas positivas o que me levou a crer que era publicidade paga.

        Resolvi arriscar e comprei a central e 2 detetores para experimentar e de facto é fantástico. Pura e simplesmente funciona, fácilmente controlada pela app.

        Fácil de instalar, fácil de aplicar e fácil de configurar. A desvantagem que lhe encontro é ficar um pouco puxado se tiveres uma casa muito grande. Há muita gente que diz que o facto de ser wireless é um problema mas não percebo bem porque. De qualquer forma os detetores permitem serem ligados a uma instalação com fio mas não sei muito bem como funciona.

        Comprei numa loja de Lisboa com entrega no dia seguinte, muito bom. No entanto há um ou outro componente que fica mais barato no site "oficial" (que é em Espanha). Não comprei em kit porque queria comprar detetores pretos e outros brancos e em kit não dá. Além disso consegui comprar mais barato em separado e havia coisas que em kit não quero (o comando por exemplo).

        O alcance não detectei problemas mas o apartamento é "pequeno". Testei em levar para a garagem mas pelo caminho perdeu o sinal. Embora seja normal uma vez que o sinal não se propaga na vertical. De qualquer forma há um repetidor para esses casos...

        Comentário


          #5
          Também ando a pesquisar o Ajax.

          Podes partilhar o site dessa loja em Lisboa, sff.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rc Ver Post
            Também ando a pesquisar o Ajax.

            Podes partilhar o site dessa loja em Lisboa, sff.
            https://www.lisintec.com/pt/

            Só para terem uma ideia do que eu gosto neste sistema...

            Como tudo é controlável pela app não necessito de comando nem consola (embora estejam disponíveis). Configurei a app no tlm da minha mulher pelo que ela é autónoma a gerir o alarme. Automaticamente a partir de uma certa hora o alarme fica parcialmente armado e desarma automaticamente pela manhã mas só à semana. Ao fim de semana como dormimos até mais tarde o primeiro a acordar desarma manualmente.

            Quando saio de casa (ou a minha mulher) recebemos um alerta assim que saímos num raio de 100 m se querermos armar o alarme. Nunca há esquecimentos. E ambos recebem sempre a notificação do que o outro faz.

            Tudo isto é feito num par de minutos pela app, super simples.

            Comentário


              #7
              Também ando de volta disso e já tinha esbarrado no ajax. Contudo também queria 4 câmeras exteriores, o que me parece que tem de ser de outra marca. Estasseriam ligadas por fios (os detectores interiores, se desse também seriam, mas não tenho como passar tanto fui).

              Os kits andam por que valores?

              Comentário


                #8
                Depende do que contém os kits e acima de tudo da central. Existem 4 centrais e os preços são bastantes díspares. A primeira coisa a fazer é perceber qual das centrais é necessário pois mediante os utilizadores ou o número de equipamentos ou até a forma de ligação (SIMs, Wi-Fi, etc) tanto se pode gastar 100 ou 300 €.

                Outra coisa importante é se se quiser usar os detetores com câmara fotográfica, apenas os novos hubs é que dão. Eu comprei esse detetor e funciona muito bem. Para quem é paranóico com a questão da privacidade e ter câmaras dentro de casa (que quer se queira ou não é um risco) está solução é perfeita.

                Comentário


                  #9
                  É legalmente permitido ter uma camara de video apontada para a porta de acesso da propria casa e que não captará imagem de pessoas que não acedam a essa fração de um prédio?

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho o kit de alarme da xiaomi, custa novo em loja mi 80€ mas comprei no Amazon a metade do preço.

                    Fácil de configurar, controla - se tudo pela mi-home ou com o botão q traz no kit.

                    Desvantagem, a sirene toca um volume baixo q não vai alertar os vizinhos por ex, mas em casa ouve-se muito bem.

                    Vantagem a instalação, tudo plug and play não requer bricolage alguma.

                    Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                      https://www.lisintec.com/pt/

                      Só para terem uma ideia do que eu gosto neste sistema...

                      Como tudo é controlável pela app não necessito de comando nem consola (embora estejam disponíveis). Configurei a app no tlm da minha mulher pelo que ela é autónoma a gerir o alarme. Automaticamente a partir de uma certa hora o alarme fica parcialmente armado e desarma automaticamente pela manhã mas só à semana. Ao fim de semana como dormimos até mais tarde o primeiro a acordar desarma manualmente.

                      Quando saio de casa (ou a minha mulher) recebemos um alerta assim que saímos num raio de 100 m se querermos armar o alarme. Nunca há esquecimentos. E ambos recebem sempre a notificação do que o outro faz.

                      Tudo isto é feito num par de minutos pela app, super simples.
                      Obrigado.
                      Tenho que ver isso com atenção.

                      Tem também o detetor exterior que me parece interessante.

                      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                      Depende do que contém os kits e acima de tudo da central. Existem 4 centrais e os preços são bastantes díspares. A primeira coisa a fazer é perceber qual das centrais é necessário pois mediante os utilizadores ou o número de equipamentos ou até a forma de ligação (SIMs, Wi-Fi, etc) tanto se pode gastar 100 ou 300 €.

                      Outra coisa importante é se se quiser usar os detetores com câmara fotográfica, apenas os novos hubs é que dão. Eu comprei esse detetor e funciona muito bem. Para quem é paranóico com a questão da privacidade e ter câmaras dentro de casa (que quer se queira ou não é um risco) está solução é perfeita.
                      O hub com SIM é mais para se mandarem o wifi/ethernet abaixo não?

                      Se calhar também vou aproveitar para comprar esse que tira fotos.
                      Mas a brincadeira ainda sai cara.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rc Ver Post
                        ...

                        O hub com SIM é mais para se mandarem o wifi/ethernet abaixo não?

                        Se calhar também vou aproveitar para comprar esse que tira fotos.
                        Mas a brincadeira ainda sai cara.
                        Sim, isto é como um alarme a sério, não daqueles que se vendem no Aliexpress. Ou seja, ele tem bateria integrada caso cortem a luz, Ethernet / Wi-Fi e 2 Sim para ligar ou enviar SMS em caso de alerta.

                        O que comprei não tem Wi-Fi (no meu caso é irrelevante) nem LTE, apenas 2G. Para mim serve, em caso de alarme além de tocar a sirene no tlm, envia uma SMS e faz uma chamada.

                        Outra coisa interessante é que já tem configurado na app um conjunto de empresas caso se queira fazer uma ligação a uma central de alarmes (que para mim não faz sentido nenhum, mas para quem ache que faz sentido é uma mais valia).

                        Comentário


                          #13
                          Como à partida vou ligar isso a uma ficha RJ45 um hub2 deve chegar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                            É legalmente permitido ter uma camara de video apontada para a porta de acesso da propria casa e que não captará imagem de pessoas que não acedam a essa fração de um prédio?
                            Alguém?

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso não sei mas vou à confiança meter umas câmaras a filmar o quintal. Sem se ver o do vizinho nem a via pública.

                              A sirene exterior precisa de uma autorização/certificação qualquer não é?
                              Para a interior também é preciso?

                              Comentário


                                #16
                                Muito material está semana no Lidl.

                                Protocolo zigbee , central, lâmpadas, tomadas etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                  Andei a ver os preços do Ajax e a coisa ainda sai carota... ainda bem que dá para ir acrescentando "peças".

                                  à partida devo começar com
                                  Hub 2
                                  Sirene interna
                                  2 detectores interiores com câmara
                                  E talvez 2 sem câmara

                                  O exterior parece interessante mas segundo o site da Ajax está também para sair um novo.


                                  Drachen, tens noção do alcance real do Hub para deteção dos equipamentos?
                                  Editado pela última vez por rc; 13 July 2021, 21:29.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                    Andei a ver os preços do Ajax e a coisa ainda sai carota... ainda bem que dá para ir acrescentando "peças".

                                    à partida devo começar com
                                    Hub 2
                                    Sirene interna
                                    2 detectores interiores com câmara
                                    E talvez 2 sem câmara

                                    O exterior parece interessante mas segundo o site da Ajax está também para sair um novo.


                                    Drachen, tens noção do alcance real do Hub para deteção dos equipamentos?
                                    Eu também ia comprar o exterior mas para colocar numa varanda. Sinceramente parece-me overkill e ainda não comprei.

                                    Como disse aí atrás, tentei levar um detetor para a garagem fazendo o teste de detecção e no elevador perdeu-se o sinal mas já era esperado. Acho que depende um bocado da construção e onde vais colocar o hub. Em campo aberto sei que dá para colocar a 1 km. Eu coloquei numa ponta da casa num cubículo e os detetores estão do outro lado da casa e não tenho problemas de sinal... Mas como digo, depende da casa em si. Quanto muito precisarias do repetidor de sinal...


                                    Já agora, ontem à luz foi abaixo 2x aqui em casa a meio da tarde e foi a primeira vez desde que tenho o alarme. Quer eu quer a minha mulher recebemos logo a notificação da app que o hub tinha ficado sem energia, além da sms. Depois recebemos a informação que a energia foi reposta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                      Eu também ia comprar o exterior mas para colocar numa varanda. Sinceramente parece-me overkill e ainda não comprei.

                                      Como disse aí atrás, tentei levar um detetor para a garagem fazendo o teste de detecção e no elevador perdeu-se o sinal mas já era esperado. Acho que depende um bocado da construção e onde vais colocar o hub. Em campo aberto sei que dá para colocar a 1 km. Eu coloquei numa ponta da casa num cubículo e os detetores estão do outro lado da casa e não tenho problemas de sinal... Mas como digo, depende da casa em si. Quanto muito precisarias do repetidor de sinal...


                                      Já agora, ontem à luz foi abaixo 2x aqui em casa a meio da tarde e foi a primeira vez desde que tenho o alarme. Quer eu quer a minha mulher recebemos logo a notificação da app que o hub tinha ficado sem energia, além da sms. Depois recebemos a informação que a energia foi reposta.
                                      A sirene exterior não penso comprar. Tem que ser "registada" na polícia.
                                      O artigo 11.º da Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, alterada e republicada pela Lei 46/2019 de 8 de julho, estabelece a obrigatoriedade de registo de dispositivos de alarme, instalados em imóvel, que disponham de sirene audível do exterior ou botão de pânico.
                                      https://www.psp.pt/depsegurancapriva...filter=Alarmes

                                      Se bem que na teoria, caso a sirene interior se oiça na rua também deveria ser registada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                        A sirene exterior não penso comprar. Tem que ser "registada" na polícia.

                                        https://www.psp.pt/depsegurancapriva...filter=Alarmes

                                        Se bem que na teoria, caso a sirene interior se oiça na rua também deveria ser registada.
                                        Estava a falar do detector de movimento exterior. A sirene não comprei exactamente por esse motivo. E sinceramente acho que não faz diferença nenhuma, só chateia os vizinhos lol

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                          Estava a falar do detector de movimento exterior. A sirene não comprei exactamente por esse motivo. E sinceramente acho que não faz diferença nenhuma, só chateia os vizinhos lol
                                          Sorry... li mal!

                                          Eu, como é moradia, para cobrir toda a parte de trás do quintal talvez tenha que pôr 2 detetores exteriores. Mas para já como já tenho as câmaras da Reolink com aviso de intrusão também sou capaz de deixar a compra destes detetores exteriores para mais tarde.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X