Anúncio

Collapse
No announcement yet.

serviço militar voluntário mas 40% preferia obrigatoriedade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    serviço militar voluntário mas 40% preferia obrigatoriedade

    Notícia em baixo

    eu cumpri o serviço militar só de 4 meses, em 1995, se calhar desnecessariamente porque ficaria muito provavelmente isento

    se me arrependi ?! NÃO !!!!

    é uma lição de vida que todos os jovens deveriam ter

    um jovem aprende o sentido da camaradagem, do sacrifício, da obediência.....

    eu estive na EPI em Mafra

    eu em baixo de forma, depois do pequeno almoço, ter que fazer marcha corrida com uma G3 aos ombros......credo.....

    hoje em dia é só facilitismos

    notícia aui :


    https://24.sapo.pt/atualidade/artigo...brigatoriedade

    #2
    No mundo actual não existe qualquer razão para serviço militar obrigatório.
    As forças armadas devem ter pessoas motivadas e profissionais, como em qualquer ramo de actividade.

    Comentário


      #3
      Um estudo deste âmbito com 1500 respostas...caramba até um inquérito para um tema no ensino superior militar alberga um universo maior...1500...isso é o número de presenças no concelho de sintra em 02 dias de Defesa Nacional....é de assobiar para o lado...

      Comentário


        #4
        Eu aposto que quem concorda com o serviço militar obrigatório é para os outros e para os filhos dos outros...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          eu estive na EPI em Mafra
          Também passei uns meses no Calhau e depois mais de um ano num regimento, a jogar às cartas e beber cerveja.

          Concordo que deveria haver um serviço "cívico" obrigatório de alguns meses, seja ele serviço militar ou voluntariado, mas algo a favor do País. Até podia ser algo de curta duração, um mês ou dois.

          Comentário


            #6
            Eu não fiz na altura, segui para a universidade, e não sinto que me tenha feito falta absolutamente nenhuma, andei nos escuteiros, joguei 11 futebol federado, existem mais actividades onde podes aprender o sentido de camaradagem, sacrifício, obediência e trabalho de equipa sem ser necessário ir para a tropa, as gerações mais novas cada vez têm mais actividades extra-curriculares (até em excesso), em que aprendem muitos desses valores.

            gosto da parte do malta jovem que querer, mas a malta com mais idade é capaz de pensar "Se eu tive de passar por lá eles também têm de sofrer"". (não estou a dizer que seja o caso do op)

            Comentário


              #7
              Somos um país com várias gerações de gente a ir à tropa, várias gerações exemplares, com espírito de entreajuda , nada umbiguista, etc etc etc

              Faz falta a muita gente ? sim.

              Mas não me lixem....as FA merecem que quem lá esteja, o esteja por convicção !!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                Eu não fiz na altura, segui para a universidade, e não sinto que me tenha feito falta absolutamente nenhuma, andei nos escuteiros, joguei 11 futebol federado, existem mais actividades onde podes aprender o sentido de camaradagem, sacrifício, obediência e trabalho de equipa sem ser necessário ir para a tropa, as gerações mais novas cada vez têm mais actividades extra-curriculares (até em excesso), em que aprendem muitos desses valores.

                gosto da parte do malta jovem que querer, mas a malta com mais idade é capaz de pensar "Se eu tive de passar por lá eles também têm de sofrer"". (não estou a dizer que seja o caso do op)
                sofrer? em 4 meses? um de recruta e o resto...bom...tudo depende...mas passou num instante! 4 meses é um desperdicio de tempo para todos. Só os gastos fixos são exageradamente altos.

                Quando era obrigatorio era discriminatório...era só para os homens...e alguns indecisos também...

                Agora a obrigatoriedade é um dia de presença com palestras, umas demonstrações, um almocinho, um carimbo e boa viagem.

                Já tu sofreste bastante...andar o ano inteiro de calções e meias altas...não é para todos!

                Se não tem educação em casa não podem esperar que seja a tropa a dá-la.
                Editado pela última vez por midnightblack; 07 July 2021, 17:26.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  sofrer? em 4 meses? um de recruta e o resto...bom...tudo depende...mas passou num instante! 4 meses é um desperdicio de tempo para todos. Só os gastos fixos são exageradamente altos.

                  Quando era obrigatorio era discriminatório...era só para os homens...e alguns indecisos também...

                  Agora a obrigatoriedade é um dia de presença com palestras, umas demonstrações, um almocinho, um carimbo e boa viagem.

                  Já tu sofreste bastante...andar o ano inteiro de calções e meias altas...não é para todos!

                  Se não tem educação em casa não podem esperar que seja a tropa a dá-la.
                  o que me ri com esta parte.

                  Mas sim concordo o problema é de casa, e não o ir ou não á tropa.

                  Mas se acham que isto está complicado espera pela geração que está a ser educada pela facebook, tenho uma sobrinha com 4 anos, que de vez em quando lhe saem expressões em brasileiros

                  Já disse a minha mulher, que a nossa filha (10 meses) até pode ver youtube, mas vai ter 90% do conteúdo bloqueado.

                  Comentário


                    #10
                    expressões em zuca, mas no meu tempo era o bue e o ya

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      expressões em zuca, mas no meu tempo era o bue e o ya
                      Ou a Rádio Cidade.. Mas isso digeria-se bem e havia carisma

                      Comentário


                        #12
                        Esta geração punani nunca vai saber o que é realmente bom!!

                        Comentário


                          #13
                          Quando fiz 18 anos pedi para adiar a tropa e fui para a universidade...
                          acabei o curso a 14/01/2008 e a 16/01/2008 estava a fazer testes para a tropa. Um mês depois estava a incorporar.. Estive lá 6 anos, o máximo permitido a um contratado!
                          Tive pena de não poder ter ficado mais uns anos.... Ficam as saudades e as recordações...

                          Se acho que devia haver serviço militar obrigatório?

                          Acho que não se perdia nada, só se ganhava. Se não fosse serviço militar obrigatório que dessem a escolher entre o SMO e trabalho comunitário à escolha do freguês.. Mas durante aquele tempo que estivessem a desenvolver algo pelos outros e pelo país.. Vejo esta geração cada vez mais egocêntrica e com dificuldades em relacionamentos fora da web...
                          Mas teria de ser uma actividade para mais de 6 meses. o que matou o SMO foi ter sido reduzido para 4 meses que basicamente era coisa nenhuma, não dava tempo para nada, já que metade desse tempo era para a instrução básica + complementar..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                            ...

                            um jovem aprende o sentido da camaradagem, do sacrifício, da obediência.....

                            ...
                            Precisaste de ir para a tropa para apender isso?

                            Comentário


                              #15
                              Olha, eu dei 8 anos da minha vida aos bombeiros… parece-me uma causa mais nobre…

                              Comentário


                                #16
                                Portugal teve um general como Presidente da República(...)

                                Mais recentemente quando um militar ficou à frente da vacinação do País, as coisas começaram a andar.

                                E mais não digo.

                                Comentário


                                  #17
                                  60% dos inquiridos é contra o serviço militar obrigatório. Que já não existe. Portanto, tudo certo.

                                  Esta conversa do "dantes é que era", dantes é que se faziam homens, é sempre a mesma seja em 2021, 2000, 1970, 1950 ou 1520. Sempre a mesma ideia de que os jovens de hoje em dia são uns trastes com a vida facilitada, etc. Conversa. Todas as gerações têm as suas provações. Além disso, se o nosso objectivo enquanto sociedade não passar por dar melhores condições de vida aos nossos filhos, que raio andamos todos aqui a fazer?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Serviço militar deveria ser obrigatório e de x em x anos uma reciclagem ligeira para se manterem as bases sobre o que se aprendeu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                      Portugal teve um general como Presidente da República(...)

                                      Mais recentemente quando um militar ficou à frente da vacinação do País, as coisas começaram a andar.

                                      E mais não digo.
                                      Os militares também estavam a guardar Tancos...

                                      Não vás por aí.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Precisaste de ir para a tropa para apender isso?
                                        Também perguntei o mesmo.

                                        Até tenho pena de quem tenha que ter ido para a tropa para aprender coisas dessas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Os militares também estavam a guardar Tancos...

                                          Não vás por aí.
                                          se fosse só Tancos...esse foi o mais mediático e mais recente...

                                          Se fosse tudo perfeito nem precisavas de militares, de policias, de advogados, de juizes....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Olha, eu dei 8 anos da minha vida aos bombeiros… parece-me uma causa mais nobre…
                                            É mais nobre porquê ?
                                            E ser polícia ?
                                            E há também militares que salvam vidas.

                                            Este eterno jogo de " a minha profissão é melhor que a tua " é um bocado...coise....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                              Os militares também estavam a guardar Tancos...

                                              Não vás por aí.
                                              Aprende-se muita coisa na tropa.
                                              Mas não só lá.

                                              Isolar a tropa e dizer que se não fosse lá não se podia aprender em mais lado nenhum é que não faz sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                60% dos inquiridos é contra o serviço militar obrigatório. Que já não existe. Portanto, tudo certo.

                                                Esta conversa do "dantes é que era", dantes é que se faziam homens, é sempre a mesma seja em 2021, 2000, 1970, 1950 ou 1520. Sempre a mesma ideia de que os jovens de hoje em dia são uns trastes com a vida facilitada, etc. Conversa. Todas as gerações têm as suas provações. Além disso, se o nosso objectivo enquanto sociedade não passar por dar melhores condições de vida aos nossos filhos, que raio andamos todos aqui a fazer?
                                                Melhores condições não significa fazer deles ums bonecos de porcelana.
                                                Nem é isso que estás a dizer eu sei, só que muitos pensam que é isso mesmo haha.

                                                Eu até penso de forma diferente: as facilidades que existem hoje, até reduzem as desculpas dos mais novos para não chegarem a determinado objectivo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  serviço militar voluntário mas 40% preferia obrigatoriedade

                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  É mais nobre porquê ?
                                                  E ser polícia ?
                                                  E há também militares que salvam vidas.

                                                  Este eterno jogo de " a minha profissão é melhor que a tua " é um bocado...coise....
                                                  Mais nobre e útil à sociedade que 4 meses de SMO, cuja utilidade é altamente discutível.
                                                  Editado pela última vez por Ruie34; 07 July 2021, 22:50.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                    Quando fiz 18 anos pedi para adiar a tropa e fui para a universidade...
                                                    acabei o curso a 14/01/2008 e a 16/01/2008 estava a fazer testes para a tropa. Um mês depois estava a incorporar.. Estive lá 6 anos, o máximo permitido a um contratado!
                                                    Tive pena de não poder ter ficado mais uns anos.... Ficam as saudades e as recordações...

                                                    Se acho que devia haver serviço militar obrigatório?

                                                    Acho que não se perdia nada, só se ganhava. Se não fosse serviço militar obrigatório que dessem a escolher entre o SMO e trabalho comunitário à escolha do freguês.. Mas durante aquele tempo que estivessem a desenvolver algo pelos outros e pelo país.. Vejo esta geração cada vez mais egocêntrica e com dificuldades em relacionamentos fora da web...
                                                    Mas teria de ser uma actividade para mais de 6 meses. o que matou o SMO foi ter sido reduzido para 4 meses que basicamente era coisa nenhuma, não dava tempo para nada, já que metade desse tempo era para a instrução básica + complementar..
                                                    Espera lá, desenvolver algo pelos outros e pelo país?

                                                    Trabalhar e pagar impostos e ser um cidadão cumpridor não é fazer algo pela sociedade e pelo país ?
                                                    Geração egocêntrica?

                                                    Ok , esta geração não é perfeita, mas diz-me lá uma coisa: quem é que educou esta geração? Foi a geração que foi à tropa, não é ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Mais nobre que 4 meses de SMO, cuja utilidade é altamente discutível.
                                                      Ah ! Sim, isso sem dúvida.
                                                      Esses 4 meses servia para....o estado gastar dinheiro inutilmente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deveriam coexistir dois regimes obrigatórios que seriam escolhidos pelos jovens (Homens, Mulheres, Trans, LGBT+i):
                                                        1- Serviço militar......todos sabem como funciona
                                                        2- Serviço Cívico...... onde os jovens estariam ao serviço de um local público ( Escola, Hospital, Centro de saúde, Bombeiros, Universidade, etc) e cumpririam ai funções sempre sob administração de um responsável.
                                                        A duração seria entre 6 meses a 1 ano e funcionaria como o year gap que existem um muitos países.
                                                        No final teriam como recompensa, por exemplo prioridade na entrada nas forças de segurança, não pagar taxas moderadoras, bolsa/alojamento na universidade, etc)
                                                        Apenas seriam dispensados os deficientes profundos ou com problemas muito graves de saúde.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Ah ! Sim, isso sem dúvida.
                                                          Esses 4 meses servia para....o estado gastar dinheiro inutilmente.
                                                          Perda de tempo e dinheiro para ambas as partes.

                                                          Curiosamente, os bombeiros voluntários podiam cumprir a parte final do SMO nos bombeiros. Lembro-me de um camarada que o fez.

                                                          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                          Deveriam coexistir dois regimes obrigatórios que seriam escolhidos pelos jovens (Homens, Mulheres, Trans, LGBT+i):
                                                          1- Serviço militar......todos sabem como funciona
                                                          2- Serviço Cívico...... onde os jovens estariam ao serviço de um local público ( Escola, Hospital, Centro de saúde, Bombeiros, Universidade, etc) e cumpririam ai funções sempre sob administração de um responsável.
                                                          A duração seria entre 6 meses a 1 ano e funcionaria como o year gap que existem um muitos países.
                                                          No final teriam como recompensa, por exemplo prioridade na entrada nas forças de segurança, não pagar taxas moderadoras, bolsa/alojamento na universidade, etc)
                                                          Apenas seriam dispensados os deficientes profundos ou com problemas muito graves de saúde.

                                                          Mas qual é o benefício de obrigar o pessoal a atrasar a vida um ano?

                                                          O meu year gap, que na realidade foi a fazer matemática de 12o ano, foi passado entre a escola, bombeiros, portageiro na Brisa e outros biscates. Mais interessante a todos os níveis que ir fazer serviço cívico por obrigação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                            Um estudo deste âmbito com 1500 respostas...caramba até um inquérito para um tema no ensino superior militar alberga um universo maior...1500...isso é o número de presenças no concelho de sintra em 02 dias de Defesa Nacional....é de assobiar para o lado...
                                                            1500 respostas provavelmente feitas em autocarros

                                                            Só falta alguém a gritar "abra atrás"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X