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Garantias dos produtos aumentam para três anos em 2022

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    Garantias dos produtos aumentam para três anos em 2022

    Garantias dos produtos aumentam para três anos em 2022


    No caso de produtos usados, a garantia será estendida de 12 para 18 meses. Governo português vai transpor duas diretivas europeias para reforçar proteção do consumidor.



    Os produtos novos comprados a partir de 1 de janeiro de 2022 terão três anos de garantia em vez dos atuais dois. O Governo português vai transpor duas diretivas europeias para reforçar a proteção ao consumidor e que também abrangem a compra de artigos usados.


    Segundo o Jornal de Negócios desta quarta-feira, no caso de produtos usados, a garantia passará de 12 para 18 meses. Se comprar um produto recondicionado, como um telemóvel ou um computador, o prazo da garantia também será de três anos, como se fosse um bem novo.


    Também será alargado o conceito de "bem", que irá passar a "abranger os bens de consumo que incorporem ou estejam interligados com elementos digitais".


    O consumidor também irá ganhar o direito de rejeição de um produto se for identificada uma avaria ou defeito do produto nos primeiros 30 dias após a entrega; no limite, terá direito a devolver o artigo.



    O consumidor também ganha o direito de rejeição de um produto se for identificada uma avaria ou defeito nos primeiros 30 dias



    in: https://www.jn.pt/economia/garantias...-14041563.html

    #2
    Vi essa notícia e pensei logo...nesse caso vou esperar por 2022 para comprar uns novos equipamentos.

    Provavelmente muitos irão fazer o mesmo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Vi essa notícia e pensei logo...nesse caso vou esperar por 2022 para comprar uns novos equipamentos.

      Provavelmente muitos irão fazer o mesmo.
      Óbvio!

      Quero ver como é que as lojas vão reagir no Natal, com a malta a saber que 8 dias depois tem mais 1 ano de garantia...

      Comentário


        #4
        Mais um que teve o mesmo pensamento, ao ver isso.

        Comentário


          #5
          O timing é péssimo. Faria muito mais sentido entrar já em vigor em setembro ou outubro, não influenciando a época de fim de ano.

          Então para os carros, ainda pior, além de falarmos em fim de ano, em que muitos já empurram a compra para o ano seguinte para o carro ser mais "novo", então agora ninguém vai querer matricular mais nada antes de Janeiro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            O timing é péssimo. Faria muito mais sentido entrar já em vigor em setembro ou outubro, não influenciando a época de fim de ano.

            Então para os carros, ainda pior, além de falarmos em fim de ano, em que muitos já empurram a compra para o ano seguinte para o carro ser mais "novo", então agora ninguém vai querer matricular mais nada antes de Janeiro.
            Ainda há marcas a dar apenas 2 anos de garantia?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Ainda há marcas a dar apenas 2 anos de garantia?
              A maioria deve dar 2 anos de garantia.

              Como vai ficar esta história com os carros em 2a mão? Ainda me vou poder indignar por não me darem 3 anos de garantia quando eu comprar um Maserati Shamal de 93 sem histórico de manutenção?

              Comentário


                #8
                À partida, para o consumidor, é óptimo, no entanto, não sei se não se vai verificar num aumento do preço do produto.

                Eu sou um picuinhas com garantias, activo sempre e por norma com sucesso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  A maioria deve dar 2 anos de garantia.

                  Como vai ficar esta história com os carros em 2a mão? Ainda me vou poder indignar por não me darem 3 anos de garantia quando eu comprar um Maserati Shamal de 93 sem histórico de manutenção?

                  Se for como actualmente o que parece que assim será, por acordo das partes a garantia pode ser reduzida para 18 meses...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    O timing é péssimo. Faria muito mais sentido entrar já em vigor em setembro ou outubro, não influenciando a época de fim de ano.

                    Então para os carros, ainda pior, além de falarmos em fim de ano, em que muitos já empurram a compra para o ano seguinte para o carro ser mais "novo", então agora ninguém vai querer matricular mais nada antes de Janeiro.
                    Nada impede as lojas/fabricantes de oferecer mais de 2 anos de garantia já hoje.

                    Comentário


                      #11
                      Esperemos que não seja mais um fator para a inflação do preço dos vários produtos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                        Esperemos que não seja mais um fator para a inflação do preço dos vários produtos...
                        Acho que vai depender dos custos de dar essa garantia. Para uma chinesice é igual ao litro. Para coisas mais caras, vai provavelmente haver um acréscimo de preço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          A maioria deve dar 2 anos de garantia.

                          Como vai ficar esta história com os carros em 2a mão? Ainda me vou poder indignar por não me darem 3 anos de garantia quando eu comprar um Maserati Shamal de 93 sem histórico de manutenção?
                          Em segunda mão passa de 12 para 18 meses.

                          Comentário


                            #14
                            Para mim mais importante que a garantia, que vão sempre ser custos traduzidos para o consumidor, deviam era apostar mais no "right to repair" e em garantir que efectivamente as marcas têm que ter peças para reparação durante x anos em vez de apenas estar no papel.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Nada impede as lojas/fabricantes de oferecer mais de 2 anos de garantia já hoje.
                              Isso é bonito em teoria. Na prática, para uso profissional, é sempre o mínimo legal.

                              Comentário


                                #16
                                O mais interessante é isto:

                                O consumidor também ganha o direito de rejeição de um produto se for identificada uma avaria ou defeito nos primeiros 30 dias
                                Algumas lojas obravam bem de alto para o cliente nestas situações... (caso da Radio Popular... )

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Óbvio!

                                  Quero ver como é que as lojas vão reagir no Natal, com a malta a saber que 8 dias depois tem mais 1 ano de garantia...
                                  Tem mais 1 ano de garantia mas não ao mesmo preço...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Será que o Lidl vai aumentar para 4?
                                    Eles já andam nisto dos 3 anos a uma porrada de tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Falta a resposta à questão principal:

                                      - Quem paga este ano "extra" em todos aqueles produtos em que a garantia não vai além dos 24 meses?

                                      Se não posso enviar para Bruxelas a fatura... só me resta pagar eu!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Falta a resposta à questão principal:

                                        - Quem paga este ano "extra" em todos aqueles produtos em que a garantia não vai além dos 24 meses?

                                        Se não posso enviar para Bruxelas a fatura... só me resta pagar eu!!!
                                        Pagas tu...caso isso se venha a traduzir num acréscimo de preço ao consumidor!

                                        Pode ser que não...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por norma maioria dos aparelhos duram mais de 3 anos sem avariar a excepção das marca com obsolescência programa para os dois anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E compras em nome de empresa, há alteração?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Navigation Ver Post
                                              Pode ser que não...
                                              Tens umas piadas!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Agora é que não vou mesmo abrir os cordões à bolsa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nem eu, a minha mulher vai ter que esperar por janeiro para ter máquina de lavar e secar!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                                                    Para mim mais importante que a garantia, que vão sempre ser custos traduzidos para o consumidor, deviam era apostar mais no "right to repair" e em garantir que efectivamente as marcas têm que ter peças para reparação durante x anos em vez de apenas estar no papel.
                                                    Isso existe na prática, têm de ter peças de substituição durante X anos, não sei se 5 ou 10 anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                                                      Para mim mais importante que a garantia, que vão sempre ser custos traduzidos para o consumidor, deviam era apostar mais no "right to repair" e em garantir que efectivamente as marcas têm que ter peças para reparação durante x anos em vez de apenas estar no papel.
                                                      E tem, salvo erro tem de garantir peças para 10 anos. O problema é que quem vende, quer vender e não reparar, daí a mentira de muitos em dizer que não compensa reparar.
                                                      Quando tiverem um aparelho avariado, contactem a marca e não o vendedor. É mais rápido e fica melhor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                        E tem, salvo erro tem de garantir peças para 10 anos. O problema é que quem vende, quer vender e não reparar, daí a mentira de muitos em dizer que não compensa reparar.
                                                        Quando tiverem um aparelho avariado, contactem a marca e não o vendedor. É mais rápido e fica melhor.
                                                        Por norma faço sempre isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Isso é bonito em teoria. Na prática, para uso profissional, é sempre o mínimo legal.
                                                          Tmabém podem fazer o oposto, anunciar a subida dos preços a partir de 01,01,2022.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como referido, essa mesma Directiva Europeia que alarga a garantia, também impõe que marcas disponibilizem peças de reposição por 10 anos, como já referido.

                                                            Comentário

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