Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Radicais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os Radicais

    Radicalismo

    Julgo que não há um espaço de discussão neste forum sobre este tema, que nos ultimos anos ganhou um palco que não tinha no passado, as redes sociais!

    Sou um nascido da geração baby boomer e um eterno aprendente que adora ler e aprender sobre comportamentos, psicologia, espiritualidade e religião, ando por aqui desde 2007 e como todos sinto que em cada dia em cada tópico, em cada discussão a intolerancia, a rejeição das diferenças, a ausencia de pluralismo, de respeito, é o status quo. O mote é ser extremo e radical, sentencia-se a diferença sem qualquer discernimento, e enrola-se em meia duzia de adjectivos qualificativos ou insultos ao mensageiro, e na desvalorização do argumento contrário.

    Os radicais nunca se questionam, falta-lhes a capacidade de auto-avaliação e a humildade que existe no senso comum oriundo das experiências, costumes e vivências quotidianas, em sintese falta-lhes a humildade de assumir que não há verdades universais e imutáveis, começando pelas suas, sobretudo as suas!

    Nos ultimos dois periodos de férias li dois livros fantásticos: "O Poder do Agora" que nos relembra como para a maioria das pessoas a vida está repleta de carências, insegurança, incerteza, tristeza, dor fisica, psicológia e espiritual. Lê-lo, é uma viagem de compreensão e entendimento sobre o que as novas gerações refletem e despejam diariamente nas redes sociais, e nos comportamentos do quotidiano. O outro, "A Arte de Comunicar com Sucesso" aborda um dos processos mais vitais para a inter-acção do ser humano. Devia ser leitura obrigatória para muita gente!

    Na minha geração a tolerancia era natural e espontanea, e nem tinhamos a noção dela. Termos como gênero, ou homofobia, nem se "conheciam". Ouviamos David Bowie, Lou Read, Elton John, Freddy Mercury e George Michael, Led Zeppelin, Deep Purple, Neil Young ou Eagles, ou António Variações, e nunca olhamos sequer para as preferências sexuais que eles tinham. O foco era o que eles representavam para nós como musicos e o quanto felizes e satisfeitos nos deixavam porque a música deles nos tocava. Quando Boy George chegou, não questionávamos se ele gostava de homens, mulheres ou de ambos, apreciava-se a música dele, apenas. A Alyson Moyet era definitivamente oversize na época, mas era fantástica e a musica e a voz dela era um balsamo para os ouvidos e ninguém achava que ela valia menos que uma Claudia Schiffer!

    Já escrevi isto noutro tópico, não precisávamos de restrições nem censuras, a educação dos nossos pais tratava dos "desvios" no imediato, quando nos desviávamos dos valores como ajuda, empatia, respeito pelo próximo, tolerância ou outras infrações. Na escola eramos instruidos e aprendiamos


    Pronto, e agora sintam-se em casa para me desancar, chamar de cota, ou conservador!

    #2
    Mais um...

    Comentário


      #3
      E verdade. Radicalismo só o religioso. O que eu ouvi por não ser batizado, uma coisa raríssima nesse tempo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        E verdade. Radicalismo só o religioso. O que eu ouvi por não ser batizado, uma coisa raríssima nesse tempo.
        Mas não foste rotulado nem descriminado nem colocado numa tribo. Os teus amigos, ou conhecidos não queria saber disso para nada!

        Apenas o padre que te casou te colocou como condição o baptismo, para entrares no reino de Deus

        Comentário


          #5
          Daqui a nada aparecem aí os habituais a dizer que nao sao intolerantes...

          Apenas acontece que nao toleram pessoas com atitudes/ideias/formas de ser que se desviem do padrao do seu pequeno mundo.

          Eles veem aí para nos comer a todos... é preciso ter cuidado e impedir...

          Comentário


            #6
            E os intolerantes à lactose?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
              Na minha geração a tolerancia era natural e espontanea, e nem tinhamos a noção dela.
              Era, era... Um casal homossexual podia andar de mão dada na rua sem serem vítimas de agressão? Uma mulher podia engravidar antes de casar sem acabar na parteira/abortadeira ou a casar à pressa antes que barriga se notasse? Um negro tinha as mesmas probabilidades de arranjar um emprego que um branco com as mesmas qualificações? Tem lá santa paciência. Uma coisa é o ruído do fórum, do facebook, etc., outra é a sociedade como um todo. A sociedade, em geral, acho que está mais tolerante do que alguma vez foi, apesar de ainda haver muito por onde evoluir.

              Comentário


                #8
                Quando vi que o 330i, um liberal, criou um tópico com o nome de Os radicais, pensei que vinha aqui ter uma aula de química.

                Comentário


                  #9
                  Não havia modas como o veganismo ou ser verde. Não se era apedrejado por andar de carro poluente. Não tinhamos a carga de impostos de agora (apesar de "mais" pobres...). A nossa sociedade não era influenciada por acontecimentos sem a mínima importância no outro lado do mundo. Etc, etc.

                  Eramos tão felizes e não sabiamos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Era, era... Um casal homossexual podia andar de mão dada na rua sem serem vítimas de agressão? Uma mulher podia engravidar antes de casar sem acabar na parteira/abortadeira ou a casar à pressa antes que barriga se notasse? Um negro tinha as mesmas probabilidades de arranjar um emprego que um branco com as mesmas qualificações? Tem lá santa paciência. Uma coisa é o ruído do fórum, do facebook, etc., outra é a sociedade como um todo. A sociedade, em geral, acho que está mais tolerante do que alguma vez foi, apesar de ainda haver muito por onde evoluir.

                    Vamos partir do principio que vives e nasceste em PT, mas não sei onde cresceste, estudaste ou viveste, o que te digo é que no meu meio, na minha cidade nos meus amigos no meu liceu na minha faculdade no meu meio profissional, o que tu dizes não acontecia por regra, norma, padrão!

                    Havia disso no País? Não questiono, o que não havia é o radicalismo que citei no âmbito do tópico.

                    Foca-te no âmbito!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      E os intolerantes à lactose?
                      Esses estao F*** por natureza...

                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      Era, era... Um casal homossexual podia andar de mão dada na rua sem serem vítimas de agressão? Uma mulher podia engravidar antes de casar sem acabar na parteira/abortadeira ou a casar à pressa antes que barriga se notasse? Um negro tinha as mesmas probabilidades de arranjar um emprego que um branco com as mesmas qualificações? Tem lá santa paciência. Uma coisa é o ruído do fórum, do facebook, etc., outra é a sociedade como um todo. A sociedade, em geral, acho que está mais tolerante do que alguma vez foi, apesar de ainda haver muito por onde evoluir.
                      Mesmo hoje, nao é tao mau como antes, mas depende de que parte do globo estiveres, e falando de Portugal.
                      Algumas das coisas que descreves continuam a ser alvo de intolerancia, mas hoje, a sociedade evoluiu um pouco mais e deixou de ser aceitável dizer abertamente algumas coisas...
                      O exemplo dos homosexuais, achas que nao há quem olhe de lado? Da rapariga que engravidou, achas que nao há quem no seu mundo pequeno nao critique? Do negro, achas que nao há pessoas que lhes cortam as pernas logo a partida apenas pela cor de pele?

                      Há, mas como dizes a sociedade está mais tolerante e na minha opiniao, muito porque cada vez as pessoas sao mais cultas e viajam mais.


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Não havia modas como o veganismo ou ser verde. Não se era apedrejado por andar de carro poluente. Não tinhamos a carga de impostos de agora (apesar de "mais" pobres...). A nossa sociedade não era influenciada por acontecimentos sem a mínima importância no outro lado do mundo. Etc, etc.

                      Eramos tão felizes e não sabiamos.
                      Modas sempre existiram, só que as pessoas eram geralmente pobres, logo nao dava para ir em muitas modas...
                      O andar com um carro poluente, dependendo do an o que falares, mas nos anos que nascemos, em Portugal? Muitos se tivessem a sorte de ter um carro...
                      A sociedade nao era influenciada por acontecimentos sem a minima importancia, mas era preciso que soubessem que esses acontecimentos tivessem existido em primeiro lugar, pois em muitos casos estavam limitados ao que tinham a sua volta.

                      Pensavamos ser felizes... o que é diferente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                        E verdade. Radicalismo só o religioso. O que eu ouvi por não ser batizado, uma coisa raríssima nesse tempo.
                        Por aqui é mais recente, mas já é melhor aceite. Não têm outra opção. Ou se vive permanentemente em guerra ou se enterram machados.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                          Quando vi que o 330i, um liberal, criou um tópico com o nome de Os radicais, pensei que vinha aqui ter uma aula de química.

                          Efeito iman, atracção total, não foi!

                          Comentário


                            #14
                            O meu unico radicalismo é para com malta de esquerda... Quando me dizem isso, cesso o dialogo e relações com essa pessoa.
                            De resto, desde que a liberdade do proximo não colida com a minha liberdade, bem que podem fazer, ser e auto proclamarem-se o que quiserem.

                            Comentário


                              #15
                              Vens tarde, até já existe um canal de televisão com esse nome, à vário anos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                Vens tarde, até já existe um canal de televisão com esse nome, à vário anos...
                                Antes tarde que nunca! [emoji2960]

                                Vejo pouca Tv, mas vejo e oiço muitos radicais sem gostar

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                  Antes tarde que nunca! [emoji2960]

                                  Vejo pouca Tv, mas vejo e oiço muitos radicais sem gostar
                                  Deixei de ver o Quem Quer ser Milionário por causa disso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                    Antes tarde que nunca! [emoji2960]

                                    Vejo pouca Tv, mas vejo e oiço muitos radicais sem gostar
                                    De TV só vejo o noticiário da SIC todos os dias, mas aquilo começa a dar-me um bocado cabo dos nervos. Acho que hoje vou tentar ver o Euronews a ver se é melhor.

                                    É sempre bom ouvir os Radicais (esses a que te referes), lá diz o ditado, mantém os amigos perto e os inimigos ainda mais perto...

                                    Quanto aos outros radicais, sempre tive alguma simpatia por eles, e refiro-me aos tipos dos skates das bicicletas, e principalmente aos que contradizem a respetiva cônjuge...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                      Deixei de ver o Quem Quer ser Milionário por causa disso...
                                      Caríssimo, o advento da Netfilx já foi à alguns anos. Ninguém precisa de ver essas m€rdas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                        De TV só vejo o noticiário da SIC todos os dias, mas aquilo começa a dar-me um bocado cabo dos nervos. Acho que hoje vou tentar ver o Euronews a ver se é melhor.

                                        É sempre bom ouvir os Radicais (esses a que te referes), lá diz o ditado, mantém os amigos perto e os inimigos ainda mais perto...

                                        Quanto aos outros radicais, sempre tive alguma simpatia por eles, e refiro-me aos tipos dos skates das bicicletas, e principalmente aos que contradizem a respetiva cônjuge...

                                        Uma conjugue (nem sei se a palavra tem feminino) radical é um obstáculo sério!

                                        Tem demasiadas armas, e pode usá-las em simultaneo


                                        Mais a sério, eliminei há já algum tempo a minha conta do Twitter por causa do radicalismo daquela coisa. Aquilo é medonho
                                        Editado pela última vez por 330i; 25 August 2021, 16:20.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          Deixei de ver o Quem Quer ser Milionário por causa disso...



                                          Não é esse que agora é apresentado por aquela trinca-espinhas?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post


                                            Não é esse que agora é apresentado por aquela trinca-espinhas?
                                            A namorada da Mortágua? Sim é essa mesmo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                              A namorada da Mortágua? Sim é essa mesmo...


                                              Que sejam muito felizes!

                                              Comentário


                                                #24
                                                O radicalismo que referes hoje em dia define-se mais como "polarização" ( se calhar para reduzir o efeito pejorativo) e resulta claramente da influência das redes sociais nos nossos cérebros. Várias vezes somos nós os polarizados e não damos conta...

                                                O problema resulta ( e estamos a falar do mundo digital) essencialmente dos algoritmos que nos mostram as notícias que nós gostamos e que geram mais iteração da nossa parte. Eu tento evitar esse enviesamento subscrevendo todo o tipo de informação jornais / partidos / organizações políticos mas no final o ca brão do algoritmo acaba por perceber que eu não vou à bola com o Público ou com com o Esquerda.net ( só exemplo) talvez por eu não clicar ou não da like ou fazer scroll mais rapidamente e passa mais tempo a dar-me aquilo que ele quer. Portanto se eras à partida mais alguém com um perfil X ( ideologicamente) , com a internet actual transforma-se te em ultra-X rapidamente se não tiveres algum cuidado.

                                                Depois, a partir daí ficas intolerante e qualquer motivo é suficiente para disparar contra terceiros que não estejam alinhados.

                                                A solução é menos internet.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  O radicalismo que referes hoje em dia define-se mais como "polarização" ( se calhar para reduzir o efeito pejorativo) e resulta claramente da influência das redes sociais nos nossos cérebros. Várias vezes somos nós os polarizados e não damos conta...

                                                  O problema resulta ( e estamos a falar do mundo digital) essencialmente dos algoritmos que nos mostram as notícias que nós gostamos e que geram mais iteração da nossa parte. Eu tento evitar esse enviesamento subscrevendo todo o tipo de informação jornais / partidos / organizações políticos mas no final o ca brão do algoritmo acaba por perceber que eu não vou à bola com o Público ou com com o Esquerda.net ( só exemplo) talvez por eu não clicar ou não da like ou fazer scroll mais rapidamente e passa mais tempo a dar-me aquilo que ele quer. Portanto se eras à partida mais alguém com um perfil X ( ideologicamente) , com a internet actual transforma-se te em ultra-X rapidamente se não tiveres algum cuidado.

                                                  Depois, a partir daí ficas intolerante e qualquer motivo é suficiente para disparar contra terceiros que não estejam alinhados.

                                                  A solução é menos internet.

                                                  A influencia externa, sim de acordo, mas pergunta-te porque nem todos os individuos praticam esse radicalismo ou a polarização de que falas, nem todos os individuos se sentem atraidos por esses falsos "mestres", influencers é assim que lhe chamam hoje, nem todos os individuos observam de forma critica ou analitica, outros apenas observam, sem julgar.

                                                  Na minha opinião, a causa é interna é espirutual, a negatividade nesta gente está sempre presente, é um presente feito de infelicidade, de dor e de contágio. As redes sociais, a discussão com desconhecidos é o canal aberto onde despejam toda a carga negativa acumulada no subconsciente. É a sua ressonancia!

                                                  Ha quem escolha poluir o mundo, e há quem escolha limpá-lo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                    A influencia externa, sim de acordo, mas pergunta-te porque nem todos os individuos praticam esse radicalismo ou a polarização de que falas, nem todos os individuos se sentem atraidos por esses falsos "mestres", influencers é assim que lhe chamam hoje, nem todos os individuos observam de forma critica ou analitica, outros apenas observam, sem julgar.

                                                    Na minha opinião, a causa é interna é espirutual, a negatividade nesta gente está sempre presente, é um presente feito de infelicidade, de dor e de contágio. As redes sociais, a discussão com desconhecidos é o canal aberto onde despejam toda a carga negativa acumulada no subconsciente. É a sua ressonancia!

                                                    Ha quem escolha poluir o mundo, e há quem escolha limpá-lo
                                                    Há muito efeito pandemia no que ressentes. Mais horas na net mais gente frustrada por n motivos.
                                                    Eu não queria falar muito do lado espiritual porque já disse o que tinha a dizer n vezes relativamente ao vazio espiritual que a nossa civilização atravessa mas depois corro o risco de ser tb catalogado tb de radical.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Há muito efeito pandemia no que ressentes. Mais horas na net mais gente frustrada por n motivos.
                                                      Eu não queria falar muito do lado espiritual porque já disse o que tinha a dizer n vezes relativamente ao vazio espiritual que a nossa civilização atravessa mas depois corro o risco de ser tb catalogado tb de radical.

                                                      A pandemia não pode explicar tudo, mesmo se concordo que mais tempo livre para a internet alavanca maior numero de utilizadores e mais interacção.

                                                      Mas olha para os out-puts, e relaciona-os com determinado perfil de individuos. Encontras sempre o mesmo denominador, a mesma constante

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este tópico é uma simplificação de muita coisa.

                                                        Começa logo mal com a ideia no meu tempo é que era, sem por em causa os extremismos actuais é no mínimo ignorância/desconhecimento achar que era um mar de rosas antigamente. As pessoas com o passar do tempo têm tendencia em esquecer as coisas más e lembrar as boas, ainda mais em tópicos onde por ser da maioria não foi vitima de qualquer tipo de discriminação e então achar que no tempo dele é que era.

                                                        A intolerancia e afins que hoje existe tem muitos factores, não serei eu que os consigo explicar, mas começa logo pelo facto de vários estudos apontarem que ano após ano as crianças que se acham especiais ser cada vez maior, pequenos imperadores, mas isso é só parte da história.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                          Este tópico é uma simplificação de muita coisa.

                                                          Começa logo mal com a ideia no meu tempo é que era, sem por em causa os extremismos actuais é no mínimo ignorância/desconhecimento achar que era um mar de rosas antigamente. As pessoas com o passar do tempo têm tendencia em esquecer as coisas más e lembrar as boas, ainda mais em tópicos onde por ser da maioria não foi vitima de qualquer tipo de discriminação e então achar que no tempo dele é que era.

                                                          A intolerancia e afins que hoje existe tem muitos factores, não serei eu que os consigo explicar, mas começa logo pelo facto de vários estudos apontarem que ano após ano as crianças que se acham especiais ser cada vez maior, pequenos imperadores, mas isso é só parte da história.
                                                          Já tinha as expectativas em baixo, não precisavas de as realçar!

                                                          "Na minha geração a tolerancia era natural e espontanea, e nem tinhamos a noção dela". E que tal a ideia de voltares para a escola para aprenderes o significado das palavras!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                            Já tinha as expectativas em baixo, não precisavas de as realçar!

                                                            "Na minha geração a tolerancia era natural e espontanea, e nem tinhamos a noção dela". E que tal a ideia de voltares para a escola para aprenderes o significado das palavras!
                                                            Para um tópico de radicais, estás no ponto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X