Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Esquema de exploração de portagens virtuais para quem não tem Via Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Esquema de exploração de portagens virtuais para quem não tem Via Verde

    Decido abrir este tópico pois acredito ser um tema que já tenha acontecido a muitos de nós, ou pelo menos a quem passou neste tipo de portagens sem Via Verde.

    Recentemente, saiu uma notícia, da Deco, que trata de um assunto algo polémico em que simples cêntimos de portagens se transformam em dezenas ou até centenas de euros, quando os utilizadores nem chegam a ser notificados acerca de tais passagens. E quando são notificados, já chegou a cartinha a casa, da AT, com custos acrescidos e respetiva coima associada, o que acaba por ser injusto para quem não foi notificado. É que a concessionária nem sequer deu oportunidade de enviar carta registada para o consumidor pagar as ditas portagens sem levar com coima em cima.

    A notícia pode ser consultada neste link: https://www.deco.proteste.pt/auto/au...r-penalizacoes

    O mesmo ia acontecendo comigo: No dia 14 do mês passado, passei em duas portagens virtuais, da A33, sem ter Via Verde. Supostamente, o preço destas duas portagens seria de 1,05€. Posteriormente, fui ao site dos CTT, pesquisar pela matrícula, para ver se finalmente encontrava as passagens com os respetivos dados de pagamento. Até hoje, nada.
    Contactei a Via Verde acerca da situação, pois nem sequer havia registo no site do pagamento de portagens, pelo qual a funcionária me pediu para enviar um email para contacto@pagam... com a matrícula, data e hora da passagem, explicando que nos CTT não se encontrou algum registo, solicitando que não se cobrassem custos administrativos.
    Passado 1 semana sem obter resposta, decidi ir ao site do pagamento de portagens, tendo encontrado o registo das passagens + custos administrativos de 2,21€.

    Não tenho Via Verde pois raramente uso as AE, para os trajetos que faço. E mesmo quando uso, a maioria é naquelas com portagem física, paga no momento.

    Ou seja, sem VIA VERDE, portagens de 1,05€ rapidamente se transformaram em 3,26€ sem poder fazer nada, simplesmente por não ter o tal identificador. Ou seja, 22 cêntimos por Km. Mas há casos piores, em que, com estes custos administrativos (como o caso do Sr que contactou a DECO) o custo por km saiu a 85 cêntimos.

    Percebo que há várias vantagens em ter Via Verde. No entanto, para quem não tem, não acho justo serem penalizados desta forma, ou, pior ainda, para quem ficar à espera da carta com os custos administrativos ser logo multado com uma coima da AT, sem ter algum aviso prévio.

    Imagens da Deco Proteste:







    Editado pela última vez por tgfj555; 06 September 2021, 16:58.

    #2
    Essa é uma situação muito chata e que se arrasta há vários anos. Os sistemas de informação não são rápidos o suficiente, o cliente só pode fazer consulta num balcão CTT e, muitas vezes quando chega a informação, já vai com custas adicionais.

    Dado que afirmas sem um utilizador muito muito infrequente das autoestradas com portagem, já pensaste no Via Verde Leve?

    - Sem compra;
    - Garantia vitalícia (recebes um novo se avaria ou acaba a pilha);~
    - Pagas 70 cêntimos nos meses em que tenhas passagens na via verde (seja uma passagem ou mil);
    - Nos meses em que nunca passares numa portagem pagas nicles, zero, nenhum, bola.

    https://www.viaverde.pt/particulares...=identificador

    Para mim, só para não ter que ir gastar tempo ao balcão dos CTT, já vale os 70 cêntimos...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Essa é uma situação muito chata e que se arrasta há vários anos. Os sistemas de informação não são rápidos o suficiente, o cliente só pode fazer consulta num balcão CTT e, muitas vezes quando chega a informação, já vai com custas adicionais.

      Dado que afirmas sem um utilizador muito muito infrequente das autoestradas com portagem, já pensaste no Via Verde Leve?

      - Sem compra;
      - Garantia vitalícia (recebes um novo se avaria ou acaba a pilha);~
      - Pagas 70 cêntimos nos meses em que tenhas passagens na via verde (seja uma passagem ou mil);
      - Nos meses em que nunca passares numa portagem pagas nicles, zero, nenhum, bola.

      https://www.viaverde.pt/particulares...=identificador

      Para mim, só para não ter que ir gastar tempo ao balcão dos CTT, já vale os 70 cêntimos...
      Sim, já ouvi falar. Efetivamente, vale muito mais isso do que toda esta polémica para quem não tem Via Verde. No entanto, só soube disso depois de ter passado por isto. E como eu, possivelmente muitos também, e ainda haverá muitos outros que, por não saberem, devem cair no mesmo exemplo que aconteceu comigo ou no caso do Sr. que contactou a Deco.

      No entanto, o objetivo do tópico mesmo é, para além da solução que indicou, poder debater/alertar o pessoal para não cair nestas armadilhas, que podem sair bem caras se não se tomar o devido cuidado.

      Comentário


        #4
        Apesar de o sistema ter as suas falhas (que eu só posso corroborar, infelizmente), o título que deste ao tópico é um bocado "à la CM"!!

        Ou seja, não há aqui esquema manhoso nenhum, "apenas" um sistema que não funciona devidamente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
          Sim, já ouvi falar. Efetivamente, vale muito mais isso do que toda esta polémica para quem não tem Via Verde. No entanto, só soube disso depois de ter passado por isto. E como eu, possivelmente muitos também, e ainda haverá muitos outros que, por não saberem, devem cair no mesmo exemplo que aconteceu comigo ou no caso do Sr. que contactou a Deco.

          No entanto, o objetivo do tópico mesmo é, para além da solução que indicou, poder debater/alertar o pessoal para não cair nestas armadilhas, que podem sair bem caras se não se tomar o devido cuidado.
          Sim, percebo perfeitamente.

          Na realidade, o Estado devia ter arranjado uma solução mais fluída que a trapalhada em que se tornou o pagamento das SCUTS.

          A Via Verde leve não é uma resolução do problema, é uma maneira de o contornar sem nos chatearmos muito.

          Comentário


            #6
            O melhor mesmo é aderir à via verde.
            Há planos e 40 / 70 cêntimos por mês e é um descanso.

            Pudéssemos fugir a todas as " manhas " com estes cêntimos por mês e seria bem bom.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Sim, percebo perfeitamente.

              Na realidade, o Estado devia ter arranjado uma solução mais fluída que a trapalhada em que se tornou o pagamento das SCUTS.

              A Via Verde leve não é uma resolução do problema, é uma maneira de o contornar sem nos chatearmos muito.
              é verdade, mas como eu sou daqueles que não acredita num sistema pouco burocrático em PT....

              E valha-nos a digitalização , que bem ou mal nos safa de muita coisa...se não...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Apesar de o sistema ter as suas falhas (que eu só posso corroborar, infelizmente), o título que deste ao tópico é um bocado "à la CM"!!

                Ou seja, não há aqui esquema manhoso nenhum, "apenas" um sistema que não funciona devidamente.
                Se pensarmos que o caso do Brian Stecco (by Deco), de 30 cêntimos passou a ficar sem IRS... é exploração assumida

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho Via Verde mas sempre fui contra este esquema absurdo que montaram...

                  E uma vez, claro bateu-me a mim, felizmente sem chatices, mas com tempo perdido e incrédulo do sistema.

                  O carro avariou e tive de ir ao Algarve numa semana. Ou seja Pórticos para baixo, obrigação de ir pagar lá em baixo porque estava lá os dias activos. E depois pórticos para cima e ir outra vez pagar.

                  Lá em baixo lá fui a uma papelaria que tem o sistema de pagamento, e fui logo confrontado com o "vamos lá ver se dá" e ainda o "é um carro alugado?? Espero que não haja dívidas pendentes, porque então ou paga tudo ou não paga nada..."
                  Lá estavam as passagens, sem qualquer tipo de maneira de confirmar, dá só o valor global e acabou. Paguei e guardei o título religiosamente.
                  No regresso, o mesmo, 2 dias depois lá fui perder 1h nuns CTT para ir pagar.

                  Imenso tempo perdido, e um sistema cheio de fragilidades para o utilizador.
                  Mas como todos enchem o bucho, ninguém se opõe...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Essa é uma situação muito chata e que se arrasta há vários anos. Os sistemas de informação não são rápidos o suficiente, o cliente só pode fazer consulta num balcão CTT e, muitas vezes quando chega a informação, já vai com custas adicionais.

                    Dado que afirmas sem um utilizador muito muito infrequente das autoestradas com portagem, já pensaste no Via Verde Leve?

                    - Sem compra;
                    - Garantia vitalícia (recebes um novo se avaria ou acaba a pilha);~
                    - Pagas 70 cêntimos nos meses em que tenhas passagens na via verde (seja uma passagem ou mil);
                    - Nos meses em que nunca passares numa portagem pagas nicles, zero, nenhum, bola.

                    https://www.viaverde.pt/particulares...=identificador

                    Para mim, só para não ter que ir gastar tempo ao balcão dos CTT, já vale os 70 cêntimos...
                    Tenho via verde e é um descanso.
                    O que escreves e que sublinhei não é verdade porquanto podes consultar o link abaixo e fazer tudo online
                    https://www.ctt.pt/forms/portagens-em-divida

                    Comentário


                      #11
                      Desculpem o Francês, mas a besta que desenhou e montou o sistema de Pórticos em Portugal havia de ser julgado em praça pública! É das coisas mais asininas que já alguma vez vi na vida.

                      Sei que com este post não contribui para a solução, mas pronto, fica presente a minha indignação!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Snake1 Ver Post
                        Tenho via verde e é um descanso.
                        O que escreves e que sublinhei não é verdade porquanto podes consultar o link abaixo e fazer tudo online
                        https://www.ctt.pt/forms/portagens-em-divida
                        Obrigado pela correção. Desconhecia que este passo já estava automatizado.

                        Comentário


                          #13
                          Parece-me lógico que quem passou nos pórticos sem identificador terá de pagar, e além do portal dos CTT há outras plataformas (algumas das concessionárias) que disponibilizam os registos para pagamento umas semanas depois.

                          Agora, concordo que tudo isto é muito confuso e rebuscado quando não deveria ser, e as taxas de processamento dos pagamentos também são absurdas, principalmente para quem paga no multibanco sem recorrer a terceiros.

                          Mas uma coisa é certa, a maior parte dos casos são pessoas que passaram e não quiseram saber de pagar, ou deixaram andar. Pior ainda é quando utilizam matrículas falsas, ainda a última vez que fui às finanças estava lá uma senhora já de idade com um valor muito elevado de multa por uma passagem a 500 km's de distância e com a matrícula do tractor!!!

                          Comentário


                            #14
                            eu acho que o sistema foi mesmo montado com falhas, para levar o pessoal a meter via verde. eu meti a via verde mesmo por causa das SCUTs, porque na altura pouco gastava em AE, e quando gastava era à noite e a pagar na hora. mas quando dei por mim a andar mais de AE, fui directo à via verde, ou então andaria maluco a pagar portagens nos ctt todas as semanas.

                            a verdade é que este sistema das scuts é um desenrascanço do caneco, tinham de arranjar maneira de por portagens sem fazer obras, e la arranjaram este sistema parvo. mas como a via verde "resolve", nao ha vontade nenhuma de fazer nada para melhorar o sistema. caem os €€ na conta do costa, então está bom! o resto é conversa!

                            Comentário


                              #15
                              Vocês têm todos muita razão, a sério, mas há melhor protesto que meter viaverde que é das coisas que funciona bem em PT ?

                              Está nas nossas mãos decidir se queremos contribuir para o mau funcionalismo ou se queremos optar por métodos que nos fazem ganhar tempo de vida e cujo aluguer fica baratíssimo !

                              40 a 70 cênt por mês é um não assunto para quem já tem os gastos habituais num automóvel.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Vocês têm todos muita razão, a sério, mas há melhor protesto que meter viaverde que é das coisas que funciona bem em PT ?

                                Está nas nossas mãos decidir se queremos contribuir para o mau funcionalismo ou se queremos optar por métodos que nos fazem ganhar tempo de vida e cujo aluguer fica baratíssimo !

                                40 a 70 cênt por mês é um não assunto para quem já tem os gastos habituais num automóvel.

                                Há situações que configuram um abuso ainda que o sistema VV funcione bem na sua génese.

                                Experimenta fazer a A3 (sentido Braga -> Porto), chegas aos pórticos da Maia e não tens qualquer indicação do valor a ser cobrado pelo troço de AE que fizeste.

                                Comentário


                                  #17
                                  O EscapeLivre tem razão mas existem três coisas que temos que ter a noção:

                                  1 - O facto de termos VV é uma vantagem para o usuário, mas a maior vantagem é para o concessionário porque reduz drasticamente nas despesas com o pessoal (portageiros). A golpada é que os tipos conseguem convencer o pessoal que nos estão a fazer um favor quando é precisamente ao contrário, poupam nos portageiros e ainda embolsam dinheiro com as vendas/alugueres dos "transponders". Eles até deviam oferecem os aparelhos ao pessoal...

                                  2 - Eu sinto-me completamente envergonhado perante a complexidade do sistema para os estrangeiros que visitam o nosso país. Se nos colocarmos na pele de um estrangeiro que não percebe puto da língua de camões aquilo é pavoroso e com valores completamente descabidos.

                                  3 - Finalmente o facto de colocarem a autoridade tributária a cobrar dívidas de uma entidade privada é completamente inqualificável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                    Há situações que configuram um abuso ainda que o sistema VV funcione bem na sua génese.

                                    Experimenta fazer a A3 (sentido Braga -> Porto), chegas aos pórticos da Maia e não tens qualquer indicação do valor a ser cobrado pelo troço de AE que fizeste.

                                    Esses troços da A41 na zona da Maia são um autentico roubo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Camaradas vocês terão toda a razão.
                                      Mas infelizmente temos diversos problemas em PT para os quais devemos canalizar energias.
                                      Nunca nos vai sobrar energia para todo e qualquer assunto.
                                      Este dá para contornar praticamente sem custo, gastemos energia noutro.
                                      É o que eu acho, ainda que goste de ouvir as vossas críticas a este sistema com a qual estou plenamente de acordo que também está foleiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O grande problema da Via Verde para mim é estar sempre a andar num carro diferente, especialmente quando toca a carros alugados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como se faz em sítios civilizados.

                                          https://www.gov.uk/pay-dartford-crossing-charge

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Apesar de o sistema ter as suas falhas (que eu só posso corroborar, infelizmente), o título que deste ao tópico é um bocado "à la CM"!!

                                            Ou seja, não há aqui esquema manhoso nenhum, "apenas" um sistema que não funciona devidamente.
                                            Quando o sistema está concebido propositadamente para que os custos administrativos e as coimas facilmente ultrapassagem o preço do serviço original, já cheira no mínimo a má fé, o que é especialmente grave vindo do Estado (embora não seja uma surpresa absoluta).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                              Há situações que configuram um abuso ainda que o sistema VV funcione bem na sua génese.

                                              Experimenta fazer a A3 (sentido Braga -> Porto), chegas aos pórticos da Maia e não tens qualquer indicação do valor a ser cobrado pelo troço de AE que fizeste.

                                              25 centimos o portico depois de Vermoim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já tive que pagar um par de vezes a VV nos CTT/payshop por causa de carros de aluguer. Felizmente sem grandes stresses.

                                                Se ao fim dos 5 dias, não aparecesse o valor para pagar nos CTT, ia pedir o livro de reclamações (visto que os CTT não dão qualquer justificativo da consulta que se fez... até parece que são parte interessada, curiosamente) e quando chegasse a multa a casa, seguia na resposta uma cópia da reclamação a justificar que eu fiz o pedido dentro do prazo legal. E ainda gostava de os ver a "descalçar a bota".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  Como se faz em sítios civilizados.

                                                  https://www.gov.uk/pay-dartford-crossing-charge


                                                  sim, aqui na Irlanda também é parecido. É muito simples pagar portagens de pórticos para quem não tem identificador.

                                                  em relação aos pórticos em si devo dizer que a experiência para o utilizador (cliente) é 100 vezes melhor passar numa portagem com pórticos do que nas tradicionais com faixas específicas para identificadores. O problema português não são os pórticos... é a trapalhada que é pagar depois.

                                                  outra coisa curiosa é que aqui na Irlanda há pelo menos 3 empresas diferentes para identificadores de portagens nas autoestradas, e por isso estão sempre em concorrência a tentar arranjar os melhores preços e as melhores soluções para os consumidores.

                                                  em Portugal há sempre estes monopólios que não se percebe bem porquê (quer dizer percebe-se, mas isso é outra conversa), e depois o consumidor como não tem outra alternativa, tem de comer e calar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Como se faz em sítios civilizados.

                                                    https://www.gov.uk/pay-dartford-crossing-charge
                                                    Há regras e registos diferentes para cada ponto de portagem?!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      subscrevo

                                                      E a autoridade tributária nunca se devia ter metido nisto.
                                                      Essa é outra herança dos capangas do sócrates.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                        Já tive que pagar um par de vezes a VV nos CTT/payshop por causa de carros de aluguer. Felizmente sem grandes stresses.

                                                        Se ao fim dos 5 dias, não aparecesse o valor para pagar nos CTT, ia pedir o livro de reclamações (visto que os CTT não dão qualquer justificativo da consulta que se fez... até parece que são parte interessada, curiosamente) e quando chegasse a multa a casa, seguia na resposta uma cópia da reclamação a justificar que eu fiz o pedido dentro do prazo legal. E ainda gostava de os ver a "descalçar a bota".
                                                        O problema é que não descalçam. O valor continua em dívida e cai nas finanças. Enquanto as finanças analisam o caso já estás a levar com a penhora. As dores de cabeça que podes ter por 2 euros de despesa é algo do outro mundo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Camaradas vocês terão toda a razão.
                                                          Mas infelizmente temos diversos problemas em PT para os quais devemos canalizar energias.
                                                          Nunca nos vai sobrar energia para todo e qualquer assunto.
                                                          Este dá para contornar praticamente sem custo, gastemos energia noutro.
                                                          É o que eu acho, ainda que goste de ouvir as vossas críticas a este sistema com a qual estou plenamente de acordo que também está foleiro.
                                                          Acredito que hajam outros problemas maiores e menores, mas este não deixa de ser um problema num sistema ineficiente e bastante virado para prejudicar o consumidor sem grandes constrangimentos. Ainda mais sendo desnecessário, basta o Estado querer para simplificar as coisas.

                                                          Depois vem a questão dos carros alugados, ou para quem troca de veículo regularmente, estar sempre a renovar a via verde também não é a melhor solução. Mas isto ao menos.

                                                          A mensagem que se pretende passar é mesmo esta, a ineficiência de um sistema feito para aumentar os bolsos do estado e das concessionárias, utilizando um esquema duvidoso e nada amigo do utilizador pagador e com uma componente monopolista associada para "tentar" solucionar as falhas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Há regras e registos diferentes para cada ponto de portagem?!
                                                            em abono da verdade acho que eles não têm muitos locais em AE onde há portagens.

                                                            de que me lembro, havia também uma portagem na M6

                                                            e depois há pontes e túneis até em A e B roads que se pagam

                                                            https://www.gov.uk/uk-toll-roads

                                                            anyway, podes fazer o pagamento online sem complicações.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X