Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reabilitar - Acústica de lage de madeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reabilitar - Acústica de lage de madeira

    Bom dia,

    Crio este tópico na expetativa de que alguém também já tenha reabilitado um edifício antigo e saber a solução que adotaram para criar um bom isolamento entre pisos, ou até mesmo alguém entendido na área que possa dar a sua opinião.

    Assim e como já perceberam irei reabilitar um edifício antigo, em que os pisos existentes serão completamento removidos. Falamos de uma área não mais que 8x8 por piso.
    Inicialmente estava previsto fazer a reabilitação em LSF mas tendo em conta a escalada dos preços dos materiais, optei por utilizar madeira por ficar mais em conta, fazer o mesmo serviço e manter assim os custos dentro do previsto.

    No entanto sendo a solução em LSF ou madeira, o revestimento da estrutura será sempre igual (penso eu), portanto o que na vossa opinião será o mais indicado para fazer um bom isolamento entre pisos?

    Em conversa com o empreiteiro irão ser utilizadas vigas em casquinha tratada e em cima levará OSB de 22mm. Como pavimento estou a pensar colocar multicamada de Riga nova https://balbino-faustino.pt/produtos...icamada/riga_3.
    Que manta aconselham a colocar entre o OSB e o pavimento?

    Os tetos serão sempre feitos em pladur, aconselham a colocar algum tipo de isolamento entre as vigas?
    De referir que o edifício será para habitação própria e quando falo em ter isolamento, é a um nível QB e aceitável. Não procuro uma solução completamente "estanque".

    Agradeço a vossa ajuda, uma vez que na fase de projeto não tive o melhor aconselhamento.

    #2
    Quem te fez o projecto?

    Comentário


      #3
      Lã de rocha por cima do pladur, ou idealmente por baixo do piso. Penso que se for tudo bem calafetado entre vigas, fica impecável. E seguramente deves conseguir meter 8 ou 10cms o que já será excelente.

      Comentário


        #4
        Lã de rocha ou aglomerado de cortiça.

        Quanto às vigas, sugiro pinho tratado (embora o carvalho ou o cedro sejam superiores, são bem mais dispendiosos).
        Não utilizaria casquinha por ser pouco durável e sensível aos bichos da madeira.

        Mas seja qual for o tipo de madeira utilizada nas vigas, tem atenção se a mesma tem nós (pois pode partir por aí) e se tem um bom tratamento (que deve preencher o interior da madeira).

        Comentário


          #5
          Para esse efeito estou a colocar pinho tratado, com lã de alta densidade de 60mm mais 40mm, chapa de ODB de 15mm, impactodan de 10mm mais uma chapa de OSB de 15mm e por fim o pavimento de madeira colado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ville46 Ver Post
            Quem te fez o projecto?
            Preferia não comentar.. o mundo é pequeno e posso vir a precisar deles ainda .
            Mas para o tipo de projeto em questão revelaram ter pouco conhecimento/experiência e tendo em conta todos os problemas que houve no decorrer do mesmo, não se esforçaram o suficiente na minha opinião.

            Originalmente Colocado por To Ver Post
            Lã de rocha ou aglomerado de cortiça.

            Quanto às vigas, sugiro pinho tratado (embora o carvalho ou o cedro sejam superiores, são bem mais dispendiosos).
            Não utilizaria casquinha por ser pouco durável e sensível aos bichos da madeira.

            Mas seja qual for o tipo de madeira utilizada nas vigas, tem atenção se a mesma tem nós (pois pode partir por aí) e se tem um bom tratamento (que deve preencher o interior da madeira).
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Lã de rocha por cima do pladur, ou idealmente por baixo do piso. Penso que se for tudo bem calafetado entre vigas, fica impecável. E seguramente deves conseguir meter 8 ou 10cms o que já será excelente.
            Sim, é o que tenho lido também. Mas queria ter a certeza que é esse o caminho para não andar a rebentar com dinheiro à parva. Sou um pouco cismático com este tipo de ruidos..



            Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
            Para esse efeito estou a colocar pinho tratado, com lã de alta densidade de 60mm mais 40mm, chapa de ODB de 15mm, impactodan de 10mm mais uma chapa de OSB de 15mm e por fim o pavimento de madeira colado!
            Esta será mesmo a solução top certo?
            Podes partilhar em quanto fica o m2 do impactodan de 10mm?
            Eu acho que para a minha situação o impactodan de 5mm seria mais do que suficiente não? Uma vez que o edificio vai ser habitado apenas por mim e não por vários inquilinos.
            Pelo que vejo ainda, preenches a espessura das vigas com lã de rocha.. é isso? 60+40..

            E assim poderia também aplicar o pavimento multicamada diretamente sobre o OSB e já não necessitava de colocar qualquer tipo de manta preparatória. Correto?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
              Preferia não comentar.. o mundo é pequeno e posso vir a precisar deles ainda .
              Mas para o tipo de projeto em questão revelaram ter pouco conhecimento/experiência e tendo em conta todos os problemas que houve no decorrer do mesmo, não se esforçaram o suficiente na minha opinião.





              Sim, é o que tenho lido também. Mas queria ter a certeza que é esse o caminho para não andar a rebentar com dinheiro à parva. Sou um pouco cismático com este tipo de ruidos..





              Esta será mesmo a solução top certo?
              Podes partilhar em quanto fica o m2 do impactodan de 10mm?
              Eu acho que para a minha situação o impactodan de 5mm seria mais do que suficiente não? Uma vez que o edificio vai ser habitado apenas por mim e não por vários inquilinos.
              Pelo que vejo ainda, preenches a espessura das vigas com lã de rocha.. é isso? 60+40..

              E assim poderia também aplicar o pavimento multicamada diretamente sobre o OSB e já não necessitava de colocar qualquer tipo de manta preparatória. Correto?
              É a solução que o projeto da acoustica refere!
              O preço do m2 do impactodan ronda os 4€.
              Neste apartamento com o aproveitamento do teto do piso inferior a lã só é possivel aplicar desta forma, tem um total de 10cm de espessura, onde vai levar teto de pladur a lã vai ser colocada por cima da estrutura e vai ser cruzada, finalizando com duas placas de pladur também cruzadas!
              No teu caso podes colocar impactodan de 5mm mas terás de aplicar outra chapa de OSB por exemplo 11mm!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                É a solução que o projeto da acoustica refere!
                O preço do m2 do impactodan ronda os 4€.
                Neste apartamento com o aproveitamento do teto do piso inferior a lã só é possivel aplicar desta forma, tem um total de 10cm de espessura, onde vai levar teto de pladur a lã vai ser colocada por cima da estrutura e vai ser cruzada, finalizando com duas placas de pladur também cruzadas!
                No teu caso podes colocar impactodan de 5mm mas terás de aplicar outra chapa de OSB por exemplo 11mm!
                Eu estive a perder tempo a ler o meu projeto de acústica e enfim.. nem vale a pena comentar.

                Então a tua sugestão será OSB 15 + impactodan 5mm + OSB 11/12mm e depois o pavimento em cima do OSB de 12?
                Ficando o pavimento diretamente em cima do OSB de 12 não irá criar ruídos mais tarde? Não é aconselhável colocar uma manta?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
                  Preferia não comentar.. o mundo é pequeno e posso vir a precisar deles ainda .
                  Mas para o tipo de projeto em questão revelaram ter pouco conhecimento/experiência e tendo em conta todos os problemas que houve no decorrer do mesmo, não se esforçaram o suficiente na minha opinião.





                  Sim, é o que tenho lido também. Mas queria ter a certeza que é esse o caminho para não andar a rebentar com dinheiro à parva. Sou um pouco cismático com este tipo de ruidos..





                  Esta será mesmo a solução top certo?
                  Podes partilhar em quanto fica o m2 do impactodan de 10mm?
                  Eu acho que para a minha situação o impactodan de 5mm seria mais do que suficiente não? Uma vez que o edificio vai ser habitado apenas por mim e não por vários inquilinos.
                  Pelo que vejo ainda, preenches a espessura das vigas com lã de rocha.. é isso? 60+40..

                  E assim poderia também aplicar o pavimento multicamada diretamente sobre o OSB e já não necessitava de colocar qualquer tipo de manta preparatória. Correto?
                  Não era literal.

                  Um arquitecto? Um engenheiro? Um canalizador?

                  Se pagaste e tens essas dúvidas, algo não está certo. E sem saber, até sei o porquê.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
                    Eu estive a perder tempo a ler o meu projeto de acústica e enfim.. nem vale a pena comentar.

                    Então a tua sugestão será OSB 15 + impactodan 5mm + OSB 11/12mm e depois o pavimento em cima do OSB de 12?
                    Ficando o pavimento diretamente em cima do OSB de 12 não irá criar ruídos mais tarde? Não é aconselhável colocar uma manta?
                    O pavimento não é colado?

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho essas soluções todas meio manhosas, nunca usaria o OSB porque não presta, nem multicamadas, nem madeira muito menos casquinha.


                      Usava LSF em perfil de 200mm, todo recheado por dentro a lã mineral, por cima uma placa de oxido de magnésio de 22mm, por cima uma betonilha com rede tipo capoeira e depois um pavimento flutuante vinilico ou ceramico.

                      Em baixo fechava a laje com 1 placa de gesso cartonado, e ainda podia colocar um tecto falso de gesso com uma manta de lã de mineral de 30mm

                      Isto sim é uma boa solução e que dura uma vida sem se estragar e não arde nem ganha bicho

                      Comentário


                        #12
                        Qual o preço por m2 da lage terminada em LSF e em madeira?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                          Eu acho essas soluções todas meio manhosas, nunca usaria o OSB porque não presta, nem multicamadas, nem madeira muito menos casquinha.


                          Usava LSF em perfil de 200mm, todo recheado por dentro a lã mineral, por cima uma placa de oxido de magnésio de 22mm, por cima uma betonilha com rede tipo capoeira e depois um pavimento flutuante vinilico ou ceramico.

                          Em baixo fechava a laje com 1 placa de gesso cartonado, e ainda podia colocar um tecto falso de gesso com uma manta de lã de mineral de 30mm

                          Isto sim é uma boa solução e que dura uma vida sem se estragar e não arde nem ganha bicho
                          Perfil metálico de 150 é mais que suficiente!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                            Qual o preço por m2 da lage terminada em LSF e em madeira?
                            Penso que atualmente a madeira esteja mais em conta que o metal!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                              Perfil metálico de 150 é mais que suficiente!
                              Em lajes pequenas provavelmente, tambem depende da espessura do perfil e do afastamento.

                              Na empresa que sou comercial por norma usa-se em lajes o o perfil 200mm de 2mm de espessura é esse o resultado do calculo, e todo esse perfil é cheio de lã mineral.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 996 Ver Post
                                Qual o preço por m2 da lage terminada em LSF e em madeira?
                                Há construções em LSF e em LSF...

                                uma laje com perfil de LSF de 200mm, toda forrada a lã mineral, fechada por baixa a gesso cartonado e por cima com placa de oxido de magnésio, e uma betonilha armada, ficando um chão igual a uma laje de betão em que se pode pular e ter chão e não ter a sensação que se está em cima de um caixote, fica em torno de 140-150euros m2.... 8 metros como dizes ficaria uns 1200euros... sem iva, depois junta a isso o tecto falso, pintura, revestimento do pavimento.

                                Deve ficar em uns 1600euros mais coisa menos coisa, pelo menos é esse o preço de referência atual com o aumento dos materiais. Em madeira tambem deve ser caro porque a madeira aumentou muito.

                                Tambem de tem de tomar em conta as paredes onde a laje é chumada, se for em lsf deve ter betão firme para chumbar os suportes, e em madeira tambem os barrotes tem de entrar na parede ou terem suportes chumbados.

                                Mas o caro ou barato é relativo, a solução em lfs bem feita tem uma durabilidade ilimitada, não deforma, não arde, não ganha bicho.... por vezes em madeira mesmo mais barato pode a médio prazo sair mais caro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ville46 Ver Post
                                  Não era literal.

                                  Um arquitecto? Um engenheiro? Um canalizador?

                                  Se pagaste e tens essas dúvidas, algo não está certo. E sem saber, até sei o porquê.
                                  Uma arquiteta.. num gabinete também de engenheiros. Foi tudo feito no mesmo sitio, arquitetura e especialidades, mas as perguntas no decorrer do processo foram sempre escassas. Quando passámos para as especialidades, isso então.. nem uma conversa houve sobre o método construtivo a adotar. Não estou a pensar ter uma nova aventura destas, mas pronto.. acho que aprendi a lição

                                  Mas fiquei curioso, porque dizes saber o porquê?



                                  Em relação aos restantes comentários, os quais agradeço, em relação ao LSF e com base nos preços que me estão a apresentar, está completamente fora da equação. E neste momento estou em contra-relogio, o edifício está numa zona de bastante movimento e tenho receio que a qualquer altura se solte alguma coisa da fachada. Por isso não tenho muito mais tempo para pesquisar soluções.
                                  Além disso tenho plena confiança na madeira (acho ), sempre se construiu em madeira, está-se novamente a voltar à construção em madeira, por isso não há-de ser assim tão mau.. (também posso ser eu a tentar convencer-me disto )

                                  Ainda pegando na dica do danielcosta, estive a entreter-me um pouco no site da DANOSA, e penso que esta solução poderá ser interessante não: https://portal.danosa.com/danosa/CMS...7&lng=4&site=3 ??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá Daniel,

                                    Reavivo este tópico para te perguntar o seguinte..

                                    Estou praticamente decidido a comprar pavimento multicamada e também me aconselharam a colar à base, no entanto disseram que têm dúvidas da aplicação sobre OSB e aconselham painel tricapa. Isto porque têm receio que quando o pavimento mexer as fibras do OSB possam "descolar"?

                                    Tens alguma opinião sobre isto? Que tipo de cola estás a utilizar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A cola é de dois componentes da Mapei, posso ver na segunda feira a referência!
                                      A empresa para a qual eu trabalho tem feito algumas remodelações de edifícios na baixa de Lisboa com fiscalização em obra e o processo tem sido sempre o mesmo!
                                      Pode mudar a espessura da primeira chapa de OSB por vezes para 22mm de resto é tudo igual, impactodan de 10mm mais uma segunda chapa de OSB aplicada quase no final para não danificar e sujar não comprometendo a colagem do pavimento!

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X