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Sendo afirmado que são as mais seguras, porque não se generalizam as Autobahns?

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    Sendo afirmado que são as mais seguras, porque não se generalizam as Autobahns?

    Entre outros países, Portugal? Por isso...

    Vamos falar de Autobahns?

    "É inegável que a Autobahn na Alemanha é uma das melhores (se não a melhor) estrada pública para se dirigir no mundo."

    Desmistificando aquilo que é recomendado nos outros países, tal como Portugal, na Alemanha em cerca de 33% dos troços não há limite de velocidade! Não obstante, "...Apesar das velocidades serem maiores nas Autobahnen, os maiores índices de mortalidade por acidentes se dão em estradas secundárias (60%), onde normalmente os limites estão entre 60 e 100 km/h...", sendo afirmado que "...as Autobahnen são estatisticamente muito seguras...".

    Desenvolvendo, mesma fonte...:

    Limite de velocidade

    Na realidade, alguns trechos das Autobahnen podem ter o limite de velocidade variável; de acordo com algumas condições como: tráfego e obras, por exemplo. Então, esteja sempre atento às placas indicativas e placares eletrônicos ao longo das Autobahnen;

    Embora em alguns trechos não haja limite de velocidade máxima, o limite de velocidade mínimo em condições normais (sem obras) é 61 km/h e é sempre aplicável. Abaixo disso, você pode levar uma multa (a partir de 20 euros).

    Por isso também, alguns tipos de veículos não são autorizados a trafegar nas Autobahnen, como bicicletas, mobiletes (moped em inglês ou Mofa em alemão) e alguns outros veículos com motorização pequena que não atinjam essa velocidade;

    Na realidade, embora em trechos sem limite seja legal trafegar a qualquer velocidade acima de 61 km/h, existe a recomendação geral do limite de 130 km/h.

    No eventual caso de envolvimento em acidente acima dessa velocidade, você será automaticamente responsável e também culpado, pois automaticamente é assumido que você tem ciência e aceitou os riscos.

    Não é incomum, em trechos sem limite de velocidade onde a Autobahn esteja com certo movimento, que alguém não te veja e simplesmente dê a seta e pegue a faixa da esquerda a, por exemplo, 80 km/h para alguma ultrapassagem.

    Se você vem dirigindo a mais de 200 km/h e alguém entra na sua frente assim, pode ser bem perigoso e, como disse, caso haja um acidente, você também será culpado.

    Obras na Autobahn

    É frequente encontrar muitos trechos em obras nas Autobahnen e nesses trechos a velocidade é reduzida e limitada (entre 80 km/h a até 40 km/h), e é comum que as autoridades instalem radares móveis, o que muitas vezes gera um alto número de multas. Esteja atento a isso.
    Obras são constantes e demoradas nas Autobahnen, portanto, caso viaje e carro de uma verificada no Google Maps, por exemplo, verificando se a rota é a melhor para você.

    Segurança na Autobahn sem limite de velocidade

    Embora seja comum em trechos sem limite, se deparar com Porsches, Mercedes, BMWs, Audis e etc. trafegando a altas velocidades, as Autobahnen são estatisticamente muito seguras.

    O excesso de velocidade está em quarto lugar apenas entre as maiores causas de acidentes e são menos de 8% dos acidentes com feridos que ocorrem nas Autobahnen.


    A relação entre maiores velocidades e mortes aqui na Alemanha não é direta. Apesar das velocidades serem maiores nas Autobahnen, os maiores índices de mortalidade por acidentes se dão em estradas secundárias (60%), onde normalmente os limites estão entre 60 e 100 km/h.
    Então, pode perguntar-se:

    Quais são os riscos de conduzir na autoestrada (“Autobahn”) alemã?

    As Autobahns alemãs são reconhecidamente as estradas mais seguras do mundo. São estradas muito seguras que contam com monitoramento de ponta, que colhe diversos dados estratégicos de condições da via (trânsito, acidentes, temperatura, clima). O asfalto tem mais de 50 centímetros de espessura, duram bastante tempo e ainda assim têm constante manutenção. Os motoristas são, no geral, muito civilizados.

    Ainda que boa parte dos trechos não possuem limites de velocidade, os riscos de dirigir por lá são menores do que qualquer outra estrada no mundo.
    Fonte

    #2
    "Os motoristas são, no geral, muito civilizados."

    Responde à tua pergunta?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      "Os motoristas são, no geral, muito civilizados."

      Responde à tua pergunta?

      Os motoristas não nascem civilizados... Responde à tua?...

      Comentário


        #4
        Lá como cá, os acidentes com mortes e feridos graves dão-se maioritariamente em estradas nacionais, municipais e nas cidades.

        Estatisticamente, tanto lá como cá, os problemas não estão nas AE onde os cães e os javalis não têm inteligência para perceber se vem lá um carro e a que velocidade.

        Tirando o caso dos cães e dos javalis... as pessoas, mesmo condutores, também são muitas vezes desprovidos dessa faculdade de aquilatar sobre a velocidade e distância dos outros, isto nos raros casos em que conduzem veículos providos de espelhos retrovisores, que é certamente um extra opcional em Portugal e que poucos estão dispostos a comprar, já que não os sabem utilizar.

        Comentário


          #5
          Mas porque razão agora todos os artigos são em português do Brasil e não em Português de Portugal?

          Quanto ao serem mais civilizados, pouca experiência tenho de conduzir na Alemanha, mas do pouco que lá conduzi, apanhei também alguns chicos-espertos, tal como, usar a berma direita da AE para ultrapassar.

          Mas devia ser um tuga ou um turco ao volante.

          Comentário


            #6
            Para efeitos de sinistralidade, o problema não está na velocidade por si só mas sim no diferencial de velocidade.

            É muito mais perigoso um veículo a circular a 80km/h e outro a 120km/h do que ambos a 160km/h.


            Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quando a generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível. (o que torna a ideia utópica...)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
              Para efeitos de sinistralidade, o problema não está na velocidade por si só mas sim no diferencial de velocidade.

              É muito mais perigoso um veículo a circular a 80km/h e outro a 120km/h do que ambos a 160km/h.


              Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quandoa generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível.
              Não aplicável por cá.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Os motoristas não nascem civilizados... Responde à tua?...
                Responde.

                Por isso comecemos por aí, e depois para as Autobahn...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                  Não aplicável por cá.
                  Foste mais rápido a responder do que eu a editar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                    Para efeitos de sinistralidade, o problema não está na velocidade por si só mas sim no diferencial de velocidade.

                    É muito mais perigoso um veículo a circular a 80km/h e outro a 120km/h do que ambos a 160km/h.


                    Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quando a generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível. (o que torna a ideia utópica...)
                    Da maneira que se conduz (e se protesta quando se é apanhado) eu diria que isso já acontece cá

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                      Quanto ao serem mais civilizados, pouca experiência tenho de conduzir na Alemanha, mas do pouco que lá conduzi, apanhei também alguns chicos-espertos, tal como, usar a berma direita da AE para ultrapassar.

                      Mas devia ser um tuga ou um turco ao volante.

                      Quase de certeza que era de uma polícia qualquer, mesmo sem os sinais luminosos, ou era um colega meu da máfia russa ou do leste.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                        Para efeitos de sinistralidade, o problema não está na velocidade por si só mas sim no diferencial de velocidade.

                        É muito mais perigoso um veículo a circular a 80km/h e outro a 120km/h do que ambos a 160km/h.


                        Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quando a generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível. (o que torna a ideia utópica...)

                        Não serão as manobras perigosas nas estradas portuguesas as causas mais responsáveis pela maioria dos acidentes?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Foste mais rápido a responder do que eu a editar.
                          Ainda ontem, vinha eu nas calmas no IC19, na via da direita, são 3, a 70/80, que a gota está cara e como era feriado não tinha pressa.

                          E vai um marmanjo, na via mais á esquerda, a pouco mais de 5 km/h que eu, sempre na dita, com quem quisesse passar a ter de o fazer pela via central, isto desde o inicio até quase ao km 5, que foi onde eu saí.

                          Comentário


                            #14
                            Muitos milhares de km já fiz pelas estradas alemãs, de longe que era o melhor país para se conduzir. Hoje em dia é impossível fazer uma viagem sem estar constantemente a travar... demasiados carros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                              Não serão as manobras perigosas nas estradas portuguesas as causas mais responsáveis pela maioria dos acidentes?
                              Não, o excesso de velocidade é a causa de todos os males.

                              Não é o ir a usar o telemóvel enquanto se conduz, ou arrancar do estacionamento e o outros que parem, inverter a marcha nos cruzamentos ou em locais inadequados...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                                Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quando a generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível. (o que torna a ideia utópica...)

                                Essa de conduzir à direita também é uma boa... Toda a gente sabe que a via da direita é para os camiões! A do meio é mais rápida que a da direita, mesmo que não haja trânsito nenhum!

                                E então a mais à esquerda dá mais 25cv a qualquer carro! Toda a gente sabe disso!

                                Portanto para quê conduzir na faixa mais livre à direita? Não faz sentido algum...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Da maneira que se conduz (e se protesta quando se é apanhado) eu diria que isso já acontece cá
                                  É normal.

                                  O planeamento/desenho/infraestrutura gera comportamentos e é muito mais eficaz a fazê-lo que uma lei/regra/sinalização...


                                  O aumento do número de vias e o aumento da largura de cada via, seja onde for, induz à adoção de uma velocidade mais elevada.
                                  O contrário também se aplica, e é extremamente eficaz.


                                  O problema (frequente) está quando a infraestrutura não é planeada de acordo com o que queremos de um determinado lugar e corremos tudo a sinais de trânsito completamente inúteis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Responde.

                                    Por isso comecemos por aí, e depois para as Autobahn...

                                    Talvez um "Darwinismo" adaptado (sem extinção, apenas adaptação ao meio ambiente...) desse a resposta...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Não serão as manobras perigosas nas estradas portuguesas as causas mais responsáveis pela maioria dos acidentes?
                                      Não disse o contrário, nem te sei responder a isso.

                                      Apenas quis referir que a velocidade é apontada sempre como o problema (e obviamente tem impacto) mas a questão está sobretudo no diferencial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Não, o excesso de velocidade é a causa de todos os males.

                                        Não é o ir a usar o telemóvel enquanto se conduz, ou arrancar do estacionamento e o outros que parem, inverter a marcha nos cruzamentos ou em locais inadequados...
                                        Pois, por cá, essa é a "que paga todas as favas"...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          Não disse o contrário, nem te sei responder a isso.

                                          Apenas quis referir que a velocidade é apontada sempre como o problema (e obviamente tem impacto) mas a questão está sobretudo no diferencial.

                                          Sim, eu percebi!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                            Para efeitos de sinistralidade, o problema não está na velocidade por si só mas sim no diferencial de velocidade.

                                            É muito mais perigoso um veículo a circular a 80km/h e outro a 120km/h do que ambos a 160km/h.


                                            Posto isto, defenderia a retirada de limites de velocidade em AE apenas em alguns troços com mais de 3 vias de trânsito e quando a generalidade dos condutores circular na via mais à direita possível. (o que torna a ideia utópica...)
                                            isto é daquelas coisas que é mesmo relativa.

                                            Além disso vais ter sempre veiculos a 90 ( por ex camiões ) .

                                            Limites de 120 a 140 que existe em tantos sitios do mundo, por alguma razão será.

                                            Eu tambem gostava de não ter limites, mas simplesmente, percebam que em PT por ex, a maioria dos carros não está em condições de em pneus andar mesmo que a 120 quanto mais a 180.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quem andar nas estradas uns tempos por fora e depois passar a fronteira para cá entende a razão

                                              Comentário


                                                #24
                                                esse texto é de uma falácia descomunal ao comparar autobahn (AE) com estradas secundarias (ic; ip), é óbvio que qualquer AE tem menos acidentes e é mais segura que uma nacional, até no nosso Portugal.

                                                agora, comparar os troços de autobahn com limite vs os troços sem limite é que já vai dar outro resultado. e ainda há poucos meses eu e outros users postámos info e estudos recentes que demonstram a maior perigosidade, acidentes e vitimas mortais/graves nos troços sem limites comparativamente aos limitados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Autobans?Sou a favor.Não devia ser preciso o intervenção dos moderadores.Fizeste asneira?Sai por tua própria iniciativa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Porque depois falta a preven.... perdão, arrecadação de receita com as coimas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho bem.

                                                      Metam os Tugas a assapar nas AE para depois se queixarem do preço dos combustíveis!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        cabrita aprova autobahns com retroactivos para não precisar de dizer a que velocidade ia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Num momento em que se luta contra as alterações climáticas, ter troços de auto estrada sem limite de velocidade não faz sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Num momento em que se luta contra as alterações climáticas, ter troços de auto estrada sem limite de velocidade não faz sentido.
                                                            A tua observação faz todo o sentido! A questão que se coloca é que, bem, enquanto houverem automóveis que andem depressa eles precisarão de estradas para andar... depressa! Serão poucos, é certo, como já eram e continuarão a ser, mas existem...

                                                            Achas que este carro irá ser conduzido essencialmente devagar, sobretudo tendo acabado de chegar ao mundo?...

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