Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como respeitar a diversidade de ideias sem perder a sua opinião

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como respeitar a diversidade de ideias sem perder a sua opinião

    Atento à diversidade humana e à profusa tendência a avaliar o que se não conhece (...), haverá forma de o ser humano conviver, mantendo a sua matriz de individualidade, sem gerar conflitos com o seu semelhante? Fica a reflexão...


    Compreender a diversidade e conhecer e aceitar opiniões diferentes pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Quando a gente leva isso para o ambiente de trabalho ou o convívio familiar, nem sempre é tão fácil quanto parece.

    Diante desse contexto, você pode estar se perguntando: como posso respeitar diferentes ideias e manter a minha opinião e meus valores? A MetLife vai te dar algumas dicas para que isso seja menos árduo e facilite a convivência com as pessoas que te cercam.

    Acima de tudo, respeito

    Existem diferentes opiniões sobre praticamente todos os assuntos, pois cada pessoa pode pensar de uma maneira e enxergar determinada situação por uma ótica diferente da sua.

    O ponto chave da questão é o respeito que todos devemos ter quanto a diversidade de ideias. Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo.

    Aceite sem criticar

    Isso é sinal de maturidade. Você pode até ter aquela “velha opinião formada sobre tudo” e as pessoas precisam respeitar. Mas o contrário também deve prevalecer. Por isso, aceite a diversidade de ideias, mas sem fazer críticas. Mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, aceitar sem criticar pode deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica.

    Os outros também precisam respeitar sua opinião

    Independente da sua opinião sobre algum assunto polêmico, por exemplo, as pessoas também precisam respeitar sua opinião, por mais que discordem de você. Mas você deve expor sua opinião de forma suave e sem palavras agressivas, para não soar como arrogância, o que não é bem visto. O respeito mútuo de opiniões deve existir, mas lembre-se de que você jamais deve forçar alguém a aceitar a sua, a qualquer custo. Afinal, ninguém sabe tudo de tudo.

    Tente compreender o ponto de vista alheio

    Pode até parecer difícil compreender a diversidade de ideias, pois algumas podem parecer completamente sem sentido para você. Mas que tal se colocar no lugar do outro e tentar compreender o seu ponto de vista?

    Essa é uma ótima forma de respeitar as diferenças entre pensamentos e não criticar. Lembre-se de que toda e qualquer crítica deve partir da análise. Depois de analisar a situação como um todo, você pode perceber que determinada ideia até pode fazer mais sentido.

    O respeito mútuo da diversidade de ideias e evitar as críticas a respeito das opiniões alheias, pode deixar a complexa convivência humana um pouco mais fácil.
    Fonte

    #2
    Oh PeLeve esse titulo vai logo de encontro à talvez maioria ( ? ) das pessoas.

    Ora, muitos além de não respeitarem / compreenderem ideias diferentes, nem sequer têm opinião....apesar de achar que têm e mandam uns bitaites....há quem chame de opinião não fundamentada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Oh PeLeve esse titulo vai logo de encontro à talvez maioria ( ? ) das pessoas.

      Ora, muitos além de não respeitarem / compreenderem ideias diferentes, nem sequer têm opinião....apesar de achar que têm e mandam uns bitaites....há quem chame de opinião não fundamentada.
      Claro! Nem fazia sentido que assim não fosse!

      Quanto aos bitaites, bem, cada um é livre de fazê-los, embora seja difícil, por vezes, distinguir os ditos de opinião não fundamentada!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Claro! Nem fazia sentido que assim não fosse!

        Quanto aos bitaites, bem, cada um é livre de fazê-los, embora seja difícil, por vezes, distinguir os ditos de opinião não fundamentada!
        Oh Peleve enganei-me.
        Eu queria dizer " não vai de encontro ".

        Porque na verdade há muita gente que não sabe respeitar outras opiniões.

        Comentário


          #5
          Já matei saudades da utilização prática do Comic Sans

          Comentário


            #6
            Se, por vezes, uma opinião contrária merece o nosso respeito, também há muitas opiniões que não merecem o nosso respeito.
            E mostrar respeito por certas opiniões é uma atitude errada e, eventualmente, extremamente destrutiva.

            Respeito: «Adoro guisado de anchovas com natas e sumo de ameixa. É o melhor prato do mundo.»
            Desrespeito: «As vacinas são um plano da Nova Ordem Mundial para nos tornarmos escravos dos Lagartos do Espaço!!!».

            Comentário


              #7
              A melhor forma de lidar com isto, que para mim já não é problema, é admitirmos a nossa ignorância profunda em todos os temas. Há sempre alguém que sabe mais que nós e este alguém pode estar à nossa frente.

              Eu comecei a usar esta filosofia a partir dos 40 e picos em que comecei a perceber que era demasiado teimoso e arrogante intelectualmente e que isso me transformava no verdadeiro estereotipo de velho teimoso que acha que os mais jovens são todo ignorantes. Foi difícil mudar o chip mas hoje em dia sou muito mais empático e por vezes até simplifico as minhas opiniões de propósito para não tornar os temas desconfortáveis quando debato com pessoas que sabem menos. Quando debato com pessoa que sabem mais ( custa-me um pouco ) mas tento aprender na medida do possível.

              Portanto, a partir do instante em reconhecemos a nossa ignorância e criamos um sistema de empatia para com os outros tentando perceber porque é que defendem determinada opinião, tendemos a ter conversas e debates mais interessantes.

              Tb seguir a máxima:

              "se todos concordassem com tudo, o que restaria para aprender?" ( não sei o autor)

              Isto no sentido da aprendizagem e desaprendizagem permanente. Isto é: o que eu acho que é correcto pode estar errado e tenho de desaprender também. Talvez a desaprendizagem dos nossos dogmas seja das coisas mais importantes na nossa evolução.
              Editado pela última vez por ; 21 November 2021, 15:22.

              Comentário


                #8
                Respeito as opiniões de cada um, mas não tolero que me queiram fazer concordar com elas, quando eu apesar de respeitar não concordo de todo, ou em parte com essas opiniões.
                Atitudes dessas eu encaro-as como manipulação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Oh Peleve enganei-me.
                  Eu queria dizer " não vai de encontro ".

                  Porque na verdade há muita gente que não sabe respeitar outras opiniões.
                  Eu diria que esse é um fenómeno que, apesar de avançarmos temporalmente, parece estar a regressar em força... Há até quem defenda que a Humanidade está a ficar menos inteligente, demonstrando-o, por exemplo, na simplificação da forma como escreve e, no geral, comunica, quiçá com o "excelente" contributo (também) das redes sociais!...

                  “O QI médio da população mundial, que sempre aumentou desde o pós-guerra até ao final dos anos 90, diminuiu nos últimos vinte anos. É a inversão do efeito Flynn.

                  Parece que o nível de inteligência, medido pelos testes, diminui nos países mais desenvolvidos. Pode haver muitas causas para este fenómeno. Um deles pode ser o empobrecimento da linguagem.

                  Na verdade, vários estudos mostram a diminuição do conhecimento lexical e o empobrecimento da linguagem: não é apenas a redução do vocabulário utilizado, mas também as subtilezas linguísticas que permitem elaborar e formular pensamentos complexos.

                  O desaparecimento gradual dos tempos (subjuntivo, imperfeito, formas compostas do futuro, particípio passado) dá origem a um pensamento quase sempre no presente, limitado ao momento: incapaz de projeções no tempo.

                  A simplificação dos tutoriais, o desaparecimento das letras maiúsculas e da pontuação são exemplos de "golpes mortais" na precisão e variedade de expressão.

                  Apenas um exemplo: eliminar a palavra "signorina/senhorita/mademoiselle" (agora obsoleta) não significa apenas abrir mão da estética de uma palavra, mas também promover involuntariamente a ideia de que entre uma menina e uma mulher não existem fases intermediárias.

                  Menos palavras e menos verbos conjugados significam menos capacidade de expressar emoções e menos capacidade de processar um pensamento. Estudos têm mostrado que parte da violência nas esferas pública e privada decorre diretamente da incapacidade de descrever as emoções em palavras.
                  Sem palavras para construir um argumento, o pensamento complexo torna-se impossível.

                  Quanto mais pobre a linguagem, mais o pensamento desaparece.

                  A história está cheia de exemplos e muitos livros (George Orwell - "1984"; Ray Bradbury - "Fahrenheit 451") contam como todos os regimes totalitários sempre atrapalharam o pensamento, reduzindo o número e o significado das palavras.

                  Se não houver pensamentos, não há pensamentos críticos. E não há pensamento sem palavras. Como construir um pensamento hipotético-dedutivo sem o condicional? Como pensar o futuro sem uma conjugação com o futuro? Como é possível captar uma temporalidade, uma sucessão de elementos no tempo, passado ou futuro, e a sua duração relativa, sem uma linguagem que distinga entre o que poderia ter sido, o que foi, o que é, o que poderia ser, e o que será depois do que pode ter acontecido, realmente aconteceu?

                  Caros pais e professores: Façamos com que os nossos filhos, os nossos alunos falem, leiam e escrevam. Ensinemos e pratiquemos o idioma nas suas mais diversas formas. Mesmo que pareça complicado. Principalmente se for complicado. Porque nesse esforço existe liberdade.

                  Aqueles que afirmam a necessidade de simplificar a grafia, descartar a linguagem dos seus "defeitos", abolir géneros, tempos, nuances, tudo que cria complexidade, são os verdadeiros arquitetos do empobrecimento da mente humana. Não há liberdade sem necessidade. Não há beleza sem o pensamento da beleza."

                  Christophe Clavé

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zezeca66 Ver Post
                    Respeito as opiniões de cada um, mas não tolero que me queiram fazer concordar com elas, quando eu apesar de respeitar não concordo de todo, ou em parte com essas opiniões.
                    Atitudes dessas eu encaro-as como manipulação.

                    Na minha filosofia de vida o que deves fazer é perceber se é mesmo manipulação ou se não é simplesmente alguém mais inteligente ( ou informado) que está a tentar ajudar-te na tua evolução como pessoa.

                    E até posso ser mais polémico. Por vezes, a manipulação pode ser boa para nós. Existem pessoas à nossa volta que nos manipulam para que façamos coisas que são benéficas para elas mas tb para nós. Ganhamos todos mesmo que por vezes o manipulador ganhe mais do que nós.

                    Isso acontece muito nas vendas: o vendedor tenta por vezes vender um produto com melhores características porque vai ter maior comissão mas de igual modo o produto vai dar-nos bons benefícios. É manipulação mas o resultado ´pode ser positivo.

                    No mudo do trabalho ainda mais. A maioria das relações laborais são baseadas em manipulação e persuasão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Na minha filosofia de vida o que deves fazer é perceber se é mesmo manipulação ou se não é simplesmente alguém mais inteligente ( ou informado) que está a tentar ajudar-te na tua evolução como pessoa.

                      E até posso ser mais polémico. Por vezes, a manipulação pode ser boa para nós. Existem pessoas à nossa volta que nos manipulam para que façamos coisas que são benéficas para elas mas tb para nós. Ganhamos todos mesmo que por vezes o manipulador ganhe mais do que nós.

                      Isso acontece muito nas vendas: o vendedor tenta por vezes vender um produto com melhores características porque vai ter maior comissão mas de igual modo o produto vai dar-nos bons benefícios. É manipulação mas o resultado ´pode ser positivo.

                      No mudo do trabalho ainda mais. A maioria das relações laborais são baseadas em manipulação e persuasão.

                      Ora cá está um exemplo em que eu concordo naquilo que dizes, disposto a aprender isso sempre, sem dúvida.
                      Mas eu refiria-me a conversa daquela que é feita com muito entusiasmo por parte de um individuo e espremida não sai nada, mas tentam convencer-te que é a melhor coisa do mundo ou que é a única saída possível e tu estás a ver os contras e os prós e vais tentar explanar a questão e batatas, atropelam-te a conversa já com argumentos simplórios que nada trazem de produtivo á conversa.
                      Agora no que disseste tens razão.

                      Comentário


                        #12
                        O pior da malta que acha que tem sempre razao em tudo é que quando ficam sem argumentos, tendem a inventar interpretacoes do que tu disseste e a partir para o ataque pessoal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                          O pior da malta que acha que tem sempre razao em tudo é que quando ficam sem argumentos, tendem a inventar interpretacoes do que tu disseste e a partir para o ataque pessoal.
                          Também acontece, é a altura de virar costas e seguir caminho, situações dessas só têm a importância que lhes queiramos dar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                            alguém mais inteligente ( ou informado) que está a tentar ajudar-te na tua evolução como pessoa.
                            Tendo em conta as tendências finais da "evolução como pessoa" ("in the long run we're all dead", como disse o outro), pode ser simplesmente um filósofo com melhor pontaria no tiro

                            Comentário


                              #15



                              Acho que se enquadra no tópico (e não, não acredito que foi scripted)!

                              Quando ficamos emocionalmente "triggered" e envolvidos, somos incapazes de dialogar e entender, até as coisas mais simples... Portanto o segredo é não deixar (mais fácil de dizer do que fazer ) que aconteça um "amygdala-hijack (https://www.medicalnewstoday.com/art...mygdala-hijack). Desculpem mas não sei traduzir isto para PT (sequestro da amígdala ?! )
                              Editado pela última vez por Rasec; 23 November 2021, 08:21.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



                                Acho que se enquadra no tópico (e não, não acredito que foi scripted)!

                                Quando ficamos emocionalmente "triggered" e envolvidos, somos incapazes de dialogar e entender, até as coisas mais simples... Portanto o segredo é não deixar (mais fácil de dizer do que fazer ) que aconteça um "amygdala-hijack (https://www.medicalnewstoday.com/art...mygdala-hijack). Desculpem mas não sei traduzir isto para PT (sequestro da amígdala ?! )

                                Não apanhei o contexto pode traduzir para português mouro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Oh Peleve enganei-me.
                                  Eu queria dizer " não vai de encontro ".

                                  Porque na verdade há muita gente que não sabe respeitar outras opiniões.
                                  Em bom rigor queria dizer "não vai ao encontro".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Não apanhei o contexto pode traduzir para português mouro?

                                    Contexto do meu post ou do video?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Atento à diversidade humana e à profusa tendência a avaliar o que se não conhece (...), haverá forma de o ser humano conviver, mantendo a sua matriz de individualidade, sem gerar conflitos com o seu semelhante? Fica a reflexão...


                                      Fonte
                                      Eu acrescentava...

                                      Saber ouvir !

                                      Um «dom» cada vez mais raro nos dias que correm.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X