Uma mentira repetida muitas vezes acaba por ser verdade. A Europa no seu conjunto tem armas para de se defender seja de que for. E o exército francês tem um orçamento elevado. Quase tão grande quanto o Russo
Tal como o mito do poderoso exército Russo. Nunca foi....
Nem na segunda guerra mundial. Só não foi esmagado pelo Hitler. Porque este louco estava em guerra com toda gente ao mesmo tempo.
Senão o exército vermelho teria sido eliminado em alguns meses. Se tanto....
O Lobby das armas quer que essa mentira seja repetida até a exaustão. Até porque uma invasão de uma potência fora da UE não é possível. Da mesma maneira que não é possível invadir a Rússia. Aka armas nucleares.
A França e a Inglaterra tem o suficiente para isto ir tudo pelo galheiro. Não são precisas as tais 6000 ogivas da Rússia. São redundantes....
Última edição por Quark : 14-05-22 às 14:19:45
Os Ingleses fazem o que os americanos querem e deixam. Neste momento ambos continuam fazer guerra, usando o exercito ucraniano como marionetas.
Após a saída do Afeganistão esta "guerra" foi mel para os anglo-americanos. Quem deve estar de olhos em bico são os chinaspois vão assistindo aos jogos de guerra da equipa eixo-pacifico ( falta a Austrália mas não importa porque só interessam ao nível geo-logistico).
Os americanos usam Boris como testa de ferro para os interesses europeus. Esmagar e ridicularizar o eixo Franco-Alemão faz parte da estratégia global .
Jogada magistral de BorisApós a saída da UE, virou-se para o outro lado do atlântico. Foi tão brilhante que tem imensos apoiantes na europa ocidental
![]()
Se calhar a diferença até vai dar ao mesmo, mas a comparação feita não tem pés nem cabeça, faz uma mixordia sem grande sentido. Compara Alemanha com EUA, até aí tudo bem podia-se comparar, mas depois mete a Europa ao barulho, mas a ue são 27 países não só a Alemanha e a Europa até são 50 e tal.
Nessa comparação estão as ajudas da própria UE por exemplo?
Por exemplo a Polónia tem 2 ou 3milhoes de refugiados, quanto custa isso por dia? E a europa tem à volta de 5 milhões.
No fim parece-me uma comparação mais para clickbite que outra coisa.
Nao invalidado o que já se foi escrevendo por aqui sobre Alemanha e França ao longo dos tempos.
De facto só não vê quem não quer (é o teu caso), o PIB da Alemanha é 5X inferior ao dos EUA e sua ajuda a a Ucrânia é 83X inferior.
Já tinha colocado esta tabela, mas pronto a vontade de pensar que a a Europa faz alguma coisa por uma guerra no seu continente implica recusar ver a realidade.
Só falta afirmar que os portugueses são os maiores enviam umas chaimites e uns UMM e acaba a guerra.![]()
Última edição por Prelude : 14-05-22 às 14:39:31
Qualquer criança de 5 anos já percebeu que isto isto é uma guerra USA vs Russia.
Qualquer criança de 5 anos já percebeu que em geo-politica não existem amigos mas sim interesses.
Qualquer criança de 5 anos já percebeu que Boris não tem interesse na construção de uma europa ocidental (continental) forte. Prefere estar sob alçada dos EUA .
Qualquer criança de 5 anos percebe que uma europa forte (UE) militarmente passaria a ter influência geo-politica no seu espaço. Porque razão têm de ser os EUA a mandar na europa????? Porque razão? Porque ? Só eles é que defendem os valores da liberdade, democracia, justiça, igualdade e um par de botas ?
Porque vocês apoiam um Boris que só zela pelos interesse ingleses e americanos. Porque que é que nós, da europa ocidental continental não tomamos conta de nós próprios? Porquê ? Na europa quem deve mandar são os europeus! Porque apoiam os ingleses!! Irra! Eles e os americanos não únicos liberais no mundo que defendem a paz e a justiça?
Última edição por Artoffnoise : 14-05-22 às 15:14:59
A leitura destes gráficos só permite tirar uma conclusão.
US são aqueles que investem mais muito provavelmente porque são aqueles que percebem melhor o potencial de retorno economico e geopolítico.
A EU, coitada, só vê potencial de despesa e retrai-se.
O problema é que se isto tudo for para o galheiro... somos todos nós Europeus que vamos para o galheiro! Portugalzinho incluído!
Não são os EUA ou Canadá que irão totalmente para o galheiro, embora também levem umas brocas por lá... mas nós é que não temos mesmo escapatória alguma! E esta guerra está a ser dirimida entre os EUA e a Federação da Rússia... e ambos se estão "cargando" para a Europa e para a "paz no mundo".
Bem... o amigo Putin tem mais que fazer e orienta-se a mais longo/médio prazo. Eles terão eleições muito importantes para as regiões / províncias a que chamam Oblasts em, salvo erro, Setembro deste ano.
Dos 46 Oblasts ele já substituiu 6 governadores para garantir a sua vitória. Até Setembro será possível que mude mais alguns… porque ele vai ganhar essas eleições.
Como vai ganhar a “operação militar especial” na Ucrânia. Ainda lá há mais de 20 milhões de ucranianos e ele não precisa de tanta gente lá.
Nos entretantos irá tratar da Finlândia… e a Suécia vem logo a seguir.
A Rússia? Tratar da Finlândia? Nem que tivessem ido para lá antes da Ucrânia, quanto mais agora que tinham que levar os restos.
A Finlandia até com meio exercito ganhava de novo aos trengos dos ladrões assassinos violadores.
Prelude uma das pessoas que não vê por aqui és tu... É só ir ver as asneiras sobre a Rússia que andaste a meter algures aí para trás.
No resto eu não pus em causa os dados, que desconheço, só disse que a comparação do post não tem pés nem cabeça, apenas isso, e disse porquê e mantenho.
Asneiras?
Tu é que andavas por aqui a dizer que o rublo is por água abaixo é que a Rússia não aguentava nem um mês de guerra.
Para a próxima informe-se melhor é em vez de escrever grandes textos baseado em nada e que não interessa a ninguém coloque dados e apresente factos para discutir.
https://www.nytimes.com/2022/05/09/b...rom%20%251%24s
https://www.economist.com/finance-an...ck-on-its-feet
![]()
Última edição por Prelude : 14-05-22 às 16:54:40
Próximo alvo da desnazificação da Rússia? A Polónia, que deve “ocupar o primeiro lugar na fila” – Observador
E eu a pensar que era o Orban
Não há racionalidade no discurso. Os actos opõem-se à língua. Viva pudin e todos os acólitos.
Não pus isso em causa em algum momento. Os EUA mesmo não conhecendo os números são com certeza de longe quem mais está a apoiar a Ucrânia. O apoio da Europa faz-se também através da UE onde a Alemanha é das principais financiadoras. Olhar só para a Alemanha não faz sentido para fazer aquele tipo de comparação.
Não serei eu a precisar de tratamento…
Quando alguém quiser falar em paz na Ucrânia tem que falar e obter o consentimento de quem manda nesse (ainda) país, o Sr. Ihor Valeriyovych Kolomoyskyi, que é quem manda na marioneta chamada de Zelensky.
O Abramovich já tentou chegar a acordo mas foi infrutífero…
O Rinat Akhmetov já perdeu mais de metade da sua fortuna a apoiar as Repúblicas separatistas no Donbass e é persona non-grata pelo regime “neo-nazi” ucraniano.
Portanto toda a gente que está no jogo sabe com quem deve falar e obter compromissos. Mas, de momento, não há disponibilidade por parte da Federação para falar com mais ninguém.
Já que todos querem guerra… é “operação militar especial” que continuará a haver nos próximos meses… anos.
Ainda sobre a falta de coerência da "federação", basta ver Kalinegrado.
Mais vale tarde do que nunca: Rússia surpreendida com saída da Siemens ao fim de 170 anos – Observador
Economia russa: https://www.bloomberg.com/news/artic...ion-since-1994