Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Facultar o NIB é seguro ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Facultar o NIB é seguro ?

    Viva ! Tenho um item a venda no olx, a pessoa pediu o nib para fazer a transferência , tenho ouvido de muitas vigarise na net , dar o NIB é seguro ?
    Obg.

    #2
    não podes tirar dinheiro da tua conta sem o cartão matriz ou SMS Token

    por isso é seguro

    Comentário


      #3
      Nesta vida há quem dê de tudo... porque não o NIB?!

      Mais a série, já comprei e vendi coisas no olx com NIB e nunca tive problemas, o que não invalida que possa não ser 100% seguro numa situação hipotética em que a pessoa, na posse do teu NIB, o indica para um qualquer débito direto... e quem paga és tu, pelo menos até detetares a marosca!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
        Nesta vida há quem dê de tudo... porque não o NIB?!

        Mais a série, já comprei e vendi coisas no olx com NIB e nunca tive problemas, o que não invalida que possa não ser 100% seguro numa situação hipotética em que a pessoa, na posse do teu NIB, o indica para um qualquer débito direto... e quem paga és tu, pelo menos até detetares a marosca!
        Não é suposto ir ao banco uma autorização assinada para efectivar o débito directo?

        Eu não teria problemas em facultar o NIB.

        Comentário


          #5
          Ja vi debitos directos activos só a fornecer o NIB ...

          Comentário


            #6
            A única coisa de mais "esdrúxula" que o NIB permite é alguém saber o teu nome sem te transferir dinheiro.

            Obviamente que se um malfeitor copiar a tua assinatura pode eventualmente activar um débito directo mas rapidamente dás conta disso e o banco é obrigado a devolver o dinheiro se a assinatura for falsa.

            Mas isso é já muito rebuscado mesmo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Não é suposto ir ao banco uma autorização assinada para efectivar o débito directo?

              Eu não teria problemas em facultar o NIB.

              Deveria ser, mas de facto não faltam situaçôes em que tal não ocorre.

              A exemplo, tenho net, seguro auto, bem como luz e gás, todos eles com debito directo e apesar de terem enviado documentação por email para eu assinar e devolver, não o fiz no imediato e isso não impossibilitou que o débito directo fosse na mesma efectivado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post

                A exemplo, tenho net, seguro auto, bem como luz e gás, todos eles com debito directo e apesar de terem enviado documentação por email para eu assinar e devolver, não o fiz no imediato e isso não impossibilitou que o débito directo fosse na mesma efectivado.
                Pois é isto mesmo ... o meu ginasio tambem me ativou debito directo apenar facultando o NIB por email ... é estranho mas pronto

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  A única coisa de mais "esdrúxula" que o NIB permite é alguém saber o teu nome sem te transferir dinheiro.

                  Obviamente que se um malfeitor copiar a tua assinatura pode eventualmente activar um débito directo mas rapidamente dás conta disso e o banco é obrigado a devolver o dinheiro se a assinatura for falsa.

                  Mas isso é já muito rebuscado mesmo.
                  Mesmo que não seja, podes pedir o dinheiro (até 1 ano, se não em engano).

                  Comentário


                    #10
                    mais de metade das empresas com que lido têm o NIB impresso nas faturas, eu não tenho impresso mas faculto todos os NIB da empresa várias vezes ao dia e de variadas formas e para variados "clientes", incluindo desconhecidos.

                    em quase 20 anos disto nunca nos tiraram nada nem atribuíram débitos não autorizados por nós, o máximo que aconteceu foi pagamentos em duplicado a favor da casa, que devolvemos quando detetamos o erro do cliente......ainda a semana passada uma empresa transferiu-me X que o colaborador já tinha pago contra entrega ao balcão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      A única coisa de mais "esdrúxula" que o NIB permite é alguém saber o teu nome sem te transferir dinheiro.

                      Obviamente que se um malfeitor copiar a tua assinatura pode eventualmente activar um débito directo mas rapidamente dás conta disso e o banco é obrigado a devolver o dinheiro se a assinatura for falsa.

                      Mas isso é já muito rebuscado mesmo.

                      Teorias da conspiração à parte, qualquer pessoa, com o teu NIB, pode transferir-te qualquer quantia, de qualquer proveniência...

                      Talvez que a "melhor segurança" seja, por exemplo, imaginar o NIB como se fosse algo semelhante ao teu CC... Partilhá-lo-ias com qualquer um?

                      Comentário


                        #12
                        TV presenter Jeremy Clarkson has lost money after publishing his bank details in his newspaper column.
                        The Top Gear host revealed his account numbers after rubbishing the furore over the loss of 25 million people's personal details on two computer discs.

                        He wanted to prove the story was a fuss about nothing.

                        But Clarkson admitted he was "wrong" after he discovered a reader had used the details to create a £500 direct debit to the charity Diabetes UK.
                        BBC NEWS | Entertainment | Clarkson stung after bank prank

                        Comentário


                          #13
                          O Sistema de Débitos Diretos permite que um entidade credora faça cobranças nas contas de um terceiro apenas com os dados bancários desse terceiro. Ou seja, não é de facto haver documento assinado nenhum para que alguém nos cobre montantes se tiver a nossa conta. Deve haver (chama-se Autorização de Débito Direto ou ADD), mas não tem que haver.

                          Isto dito assim parece grave e escandaloso. Mas não é, por algumas razões:
                          - Uma entidade, para poder sacar dinheiro de terceiros por débito direto, tem que estar registada na SIBS, e quem submete os registos são os Bancos. Ou seja, essa entidade tem que ter personalidade jurídica (ser uma empresa, por exemplo), com NIF, dados comprovados, gerentes ou adimistradores identificados, etc. E além disso o seu Banco tem que ter confiança suficiente nela para a registar enquanto entidade credora na SIBS. Ou seja, logo aqui há um crivo forte contra a fraude.
                          - Qualquer sacado tem 13 meses para exigir a reversão de qualquer montante que lhe tenha sido cobrado, no questions asked. Haja ou não haja papel assinado.
                          - Ou seja, quando um Banco aceita registar um seu cliente enquanto Entidade Credora, confronta-se com o risco de este poder em teoria andar a cobrar coisas indevidas, aparecerem de repente muitos pedidos de reversão e o seu cliente não ter dinheiro na conta. Se este for o caso, é o Banco que tem que honrar a reversão. Logo o banco so vai aceitar registar aquela entidade se tiver mesmo confiança nela.
                          Dito isto, não quer dizer que não haja risco. Há sempre algum, mas é muito mitigado.

                          Mas o maior risco pode ser o que falou o PeLeve: risco de nos poderem transferir dinheiro para nós!
                          É um esquema muito usado nas redes criminosas como forma de branquear capitais. Transferem dinheiro para a conta, depois contactam a pessoa e dizem que houve um erro, pedindo á pessoa para devolver o dinheiro por transferência, agora para outra conta. Isto permite "apagar" o rasto do dinheiro.

                          Comentário


                            #14
                            ""The bank cannot find out who did this because of the Data Protection Act and they cannot stop it from happening again."

                            Esta parte é pura e simplesmente mentira. O sistema de débitos diretos do UK foi desenvolvido a par com o sistema SEPA. As garantias são exatamente as mesmas e ainda tem uma garantia adicional: no caso do UK é obrigatório o banco notificar previamente o sacado de que lhe vai debitar dinheiro.

                            Comentário


                              #15
                              Aproveitando o topico, no multibanco já não dá para verificarmos se temos debitos diretos activos?
                              Sei que há + de uma decada atrás era possivel, hoje em dia não vejo no indice referencia alguma nos ecrãs do multibanco.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Aproveitando o topico, no multibanco já não dá para verificarmos se temos debitos diretos activos?
                                Sei que há + de uma decada atrás era possivel, hoje em dia não vejo no indice referencia alguma nos ecrãs do multibanco.
                                Não me lembro quando, mas ainda há uns meses dava para ver e alterar as autorizações. Dito isto, não sei se todas as entidades bancárias são iguais neste particular.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Aproveitando o topico, no multibanco já não dá para verificarmos se temos debitos diretos activos?
                                  Sei que há + de uma decada atrás era possivel, hoje em dia não vejo no indice referencia alguma nos ecrãs do multibanco.
                                  Ainda há poucos dias cancelei uma autorização de débito directo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                    Ja vi debitos directos activos só a fornecer o NIB ...
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Deveria ser, mas de facto não faltam situaçôes em que tal não ocorre.

                                    A exemplo, tenho net, seguro auto, bem como luz e gás, todos eles com debito directo e apesar de terem enviado documentação por email para eu assinar e devolver, não o fiz no imediato e isso não impossibilitou que o débito directo fosse na mesma efectivado.
                                    Já foi esclarecido que não é obrigatório uma autorização escrita, mas efectivamente há uma protecção extraordinária neste particular contra débitos directos indesejados. Se alguém nos quer pagar à distância, eu faculto o NIB. Essa história dos branqueamentos de capitais, confesso que desconhecia, mas a acontecer eu devolvia sempre para a mesma conta (caso ainda exista...).

                                    Sei que há uns meses andei com um problema estúpido numa academia em que começaram a cobrar em excesso. Reclamei, disseram que iam regularizar no mês seguinte, mas voltaram a cobrar em excesso. Fui ao banco, perdi quase 1 hora, devolvi os débitos indevidos e coloquei um limite 1€ acima da cobrança normal. Dirigi-me à academia, dei-lhes uma rabecada de tal forma que começaram a cobrar menos do que deviam até hoje e já lá vão uns meses. Obviamente se foi engano e me vierem pedir a diferença, vou pagar. Mas fiquei na dúvida se não foi um modo de me manterem lá por mais tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essa do nib comigo já foi tempo…., tenho entidade e referência multibanco, custo zero graças ao PayPal.

                                      Quando quero receber de alguém …..siga entidade e referência, não dou nib a “estranhos” , dinheirinho entra via PayPal e depois transfiro para conta ordem e está feito .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acabei por não facultar o NIB , prefiro dormir descansado a pensar que di o NIB a uma pessoa estranha e sabe-se lá o que podem fazer com isso , quem quiser comprar meu item tem que vir na minha zona de residência e entrego em mão com dinheiro a vista , não são 30 euros que me vai tirar o sono , prefiro até perder o negocio ,mas ficar descansado , há muita vigarise na net.

                                        Comentário


                                          #21
                                          MBWay ..

                                          Comentário


                                            #22
                                            A solução é mais simples do que parece. Basta dar um qualquer NIB secundário e nunca o principal. Pode ser um NIB sem uso de uma antiga conta à ordem, por exemplo. Esse NIB servirá para ser dado ao pessoal que quiser, porque o objectivo dele é receber dinheiro. Quando recebes, transferes logo para o NIB principal, porque no mesmo banco é imediato. E mesmo que se lembrem de sacar dinheiro ou activar débitos directos, irão sempre bater na trave, porque a conta estará sempre a zeros.

                                            De nada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              a conta estará sempre a zeros.
                                              Ou vira saldo negativo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                Ou vira saldo negativo...
                                                E qual é a conta a prazo com saldo a descoberto autorizado? Nunca conheci nenhuma, só contas à ordem, e precisam dessa autorização, que também poderá ser limitada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Não me lembro quando, mas ainda há uns meses dava para ver e alterar as autorizações. Dito isto, não sei se todas as entidades bancárias são iguais neste particular.
                                                  Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                                  Ainda há poucos dias cancelei uma autorização de débito directo.

                                                  Ok, vou procurar ver noutras caixas mb.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    na App do homebanking certamente terás acesso a isso.

                                                    Eu posso gerir os debitos directos e até colocar um limite maximo de valor que podem debitar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Facultar o NIB é seguro ?

                                                      Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
                                                      Essa do nib comigo já foi tempo…., tenho entidade e referência multibanco, custo zero graças ao PayPal.

                                                      Quando quero receber de alguém …..siga entidade e referência, não dou nib a “estranhos” , dinheirinho entra via PayPal e depois transfiro para conta ordem e está feito .
                                                      Podes partilhar como fazes isso? Eu crio ref multibanco com ifthenpay, mas tem custos. Via paypal desconheço

                                                      Já percebi, partilhas a referencia para carregar a tua conta. É bem pensado sim sr!
                                                      Editado pela última vez por HugoLima; 15 January 2022, 23:04.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post
                                                        Podes partilhar como fazes isso? Eu crio ref multibanco com ifthenpay, mas tem custos. Via paypal desconheço

                                                        Já percebi, partilhas a referencia para carregar a tua conta. É bem pensado sim sr!
                                                        Limpinho , já viste !! [emoji3]

                                                        É do melhor !!!

                                                        Dá para o menino e para a menina .

                                                        Uso e abuso disto , simplesmente 5*.

                                                        Querem pagar e coiso , “toma lá disto , oh Evaristo… “. - dinheiro entra num segundo , depois transfiro o que quiser para conta ordem , muitas vezes se de manhã tipo até 9:30, pelas 15 do mesmo dia , está na conta ordem , senão dia útil seguinte , não falha .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O homem respondeu no anuncio perguntando porque ainda não lhe tinha dado o NIB , eu disse lhe que preferiria fazer negocio em mão , porque é perigoso dar o NIB a estranhos .

                                                          Ele foi reclamar nas classificações do olx dizendo " o anunciante tem medo de dar o NIB e só faz negocios com dinheiro a vista "

                                                          Agora minha classificação no olx passou de excelente para razoável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                            O Sistema de Débitos Diretos permite que um entidade credora faça cobranças nas contas de um terceiro apenas com os dados bancários desse terceiro. Ou seja, não é de facto haver documento assinado nenhum para que alguém nos cobre montantes se tiver a nossa conta. Deve haver (chama-se Autorização de Débito Direto ou ADD), mas não tem que haver.

                                                            Isto dito assim parece grave e escandaloso. Mas não é, por algumas razões:
                                                            - Uma entidade, para poder sacar dinheiro de terceiros por débito direto, tem que estar registada na SIBS, e quem submete os registos são os Bancos. Ou seja, essa entidade tem que ter personalidade jurídica (ser uma empresa, por exemplo), com NIF, dados comprovados, gerentes ou adimistradores identificados, etc. E além disso o seu Banco tem que ter confiança suficiente nela para a registar enquanto entidade credora na SIBS. Ou seja, logo aqui há um crivo forte contra a fraude.
                                                            - Qualquer sacado tem 13 meses para exigir a reversão de qualquer montante que lhe tenha sido cobrado, no questions asked. Haja ou não haja papel assinado.
                                                            - Ou seja, quando um Banco aceita registar um seu cliente enquanto Entidade Credora, confronta-se com o risco de este poder em teoria andar a cobrar coisas indevidas, aparecerem de repente muitos pedidos de reversão e o seu cliente não ter dinheiro na conta. Se este for o caso, é o Banco que tem que honrar a reversão. Logo o banco so vai aceitar registar aquela entidade se tiver mesmo confiança nela.
                                                            Dito isto, não quer dizer que não haja risco. Há sempre algum, mas é muito mitigado.

                                                            Mas o maior risco pode ser o que falou o PeLeve: risco de nos poderem transferir dinheiro para nós!
                                                            É um esquema muito usado nas redes criminosas como forma de branquear capitais. Transferem dinheiro para a conta, depois contactam a pessoa e dizem que houve um erro, pedindo á pessoa para devolver o dinheiro por transferência, agora para outra conta. Isto permite "apagar" o rasto do dinheiro.
                                                            Só a mim é que não me acontece nada disso. Despejarem dinheiro na minha conta e depois virem pedir devolução.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X