Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda de Contabilistas - Venda de veículo usado de empresa TVDE paga IVA na venda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Ajuda de Contabilistas - Venda de veículo usado de empresa TVDE paga IVA na venda?

    Boa tarde. Eu tenho uma empresa de transporte de passageiros (TVDE) onde eu sou o único funcionário e gostaria de saber o seguinte:


    Eu comprei um veículo na Alemanha há cerca de três meses para a atividade da empresa e não paguei IVA. Agora gostaria de o vender para comprar um melhor. Quando vender o veículo, tenho de pagar IVA?

    Caso tenha de pagar IVA, o IVA é sobre o valor total da venda ou sobre a margem de lucro (caso tenha tido lucro na venda)?


    Eu para importar/comprar/vender alguns carros por ano (Imagine que troco de carro três vez num ano) não preciso de um CAE de comércio de automóveis?

    Existe algum limite no número de vezes que se pode trocar de carro num ano sem se ter atividade aberta de comércio de veículos?



    Muito obrigado. Cumprimentos.

    #2
    Se tens uma empresa, tens um contabilista certificado que te trata da contabilidade. Talvez devas começar por falar com ele.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LandCruiser Ver Post
      Boa tarde. Eu tenho uma empresa de transporte de passageiros (TVDE) onde eu sou o único funcionário e gostaria de saber o seguinte:


      Eu comprei um veículo na Alemanha há cerca de três meses para a atividade da empresa e não paguei IVA. Agora gostaria de o vender para comprar um melhor. Quando vender o veículo, tenho de pagar IVA?

      Caso tenha de pagar IVA, o IVA é sobre o valor total da venda ou sobre a margem de lucro (caso tenha tido lucro na venda)?


      Eu para importar/comprar/vender alguns carros por ano (Imagine que troco de carro três vez num ano) não preciso de um CAE de comércio de automóveis?

      Existe algum limite no número de vezes que se pode trocar de carro num ano sem se ter atividade aberta de comércio de veículos?



      Muito obrigado. Cumprimentos.
      Isso nem é preciso ser contabilista de tao óbvio que é.
      Tens que pagar o Iva na venda.
      Se deduziste o Iva na compra, pagas sobre a totalidade da venda, caso nao o tenhas feito, (compra a particular, por exemplo), tens de pagar sobre o lucro, no regime de margem

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post
        Isso nem é preciso ser contabilista de tao óbvio que é.
        Tens que pagar o Iva na venda.
        Se deduziste o Iva na compra, pagas sobre a totalidade da venda, caso nao o tenhas feito, (compra a particular, por exemplo), tens de pagar sobre o lucro, no regime de margem
        Muito obrigado. Eu não paguei IVA na Alemanha, portanto pago sobre a totalidade da venda? quantas vezes posso trocar de carro por ano sem isto ser considerado "comércio de automóveis" para o fisco?
        Editado pela última vez por LandCruiser; 23 January 2022, 01:02.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HugoLima Ver Post
          Isso nem é preciso ser contabilista de tao óbvio que é.
          Tens que pagar o Iva na venda.
          Se deduziste o Iva na compra, pagas sobre a totalidade da venda, caso nao o tenhas feito, (compra a particular, por exemplo), tens de pagar sobre o lucro, no regime de margem
          Mas para o regime de IVA de margem não é preciso vir essa informação na factura da aquisição do veículo no estrangeiro?

          Comentário


            #6
            Tendo CAE de venda creio ser possível pagar apenas o IVA sobre o lucro, ou estou errado?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ffg Ver Post
              Mas para o regime de IVA de margem não é preciso vir essa informação na factura da aquisição do veículo no estrangeiro?
              Na fatura da compra dá para ver qual o regime de iva sim

              Comentário


                #8
                E todos os países da UE emitem com IVA de margem? Na Alemanha todos os stands que contactei desconhecem esta opção

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                  Mas para o regime de IVA de margem não é preciso vir essa informação na factura da aquisição do veículo no estrangeiro?
                  essa questão do IVA da margem continuo sem perceber quando é que se pode aplicar.

                  Eu comprei o carro há três meses sem IVA na Alemanha, o carro custava 18,5k€ com IVA, eu paguei 16k (ou melhor, primeiro paguei os 18,5k mas depois enviei documentação assinada e ele devolveu os 2,5k) posso recorrer a esse regime da margem?


                  Imagine que eu vendo agora o carro por 18k (portanto com 2k de lucro) que foi a melhor proposta que recebi, pago o IVA sobre os 2k do lucro ou sobre os 18k? Isto sem entrar no Isv, custos de importação, etc. O lucro na verdade foi bem menos de 2k. A minha ideia era trocar de carro duas ou três vezes por ano, pelo menos sem perder dinheiro

                  É uma grande diferença pagar IVA sobre 2k€ ou sobre 18k€

                  Como é que os stands funcionam quando importam carros?

                  Se comprar um carro sem IVA existe alguma forma legal de eu na venda pagar o IVA sobre a margem? Alguma exceção? Atividade isenta? Por exemplo se tiver o CAE de comércio de automóveis?
                  Editado pela última vez por LandCruiser; 23 January 2022, 01:05.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Se tens uma empresa, tens um contabilista certificado que te trata da contabilidade. Talvez devas começar por falar com ele.
                    Isto.

                    Esta foi a única resposta acertada que tiveste aqui.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                      Isto.

                      Esta foi a única resposta acertada que tiveste aqui.
                      De facto é algo complexo, já falei por curiosidade com 2 contabilistas e nenhum me soube responder, mas imagino que com CAE de compra e venda se aplique sempre o IVA de margem na altura da venda ao cliente final

                      Comentário


                        #12
                        Suponho que dizes isso porque a factura vem IVA - Isento ou qualquer coisa parecida
                        Tem que se ver a papelada na compra...
                        ...
                        32 *) ... bem assim as transmissões de bens cuja aquisição ou afectação tenha sido feita com exclusão do direito à dedução nos termos do n.º 1 do artigo 21º;"
                        https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/Pages/iva9.aspx


                        Imagina que na papelada da aquisição intracomunitária e matricula portuguesa tem lá IVA, então se deduziram o IVA tens que "pagar", se não deduziram por causa do artigo 21º do CIVA está isenta por causa deste artigo.

                        Quanto a o regime da margem...


                        "
                        Artigo 1º
                        Estão sujeitas a imposto sobre o valor acrescentado, segundo o regime especial de tributação damargem, as transmissões de bens em segunda mão, de objectos de arte, de colecção e de antiguidades,efectuadas nos termos deste diploma, por sujeitos passivos revendedores ou por organizadores devendas em leilão que actuem em nome próprio, por conta de um comitente, de acordo com um contratode comissão de venda.
                        ...

                        Artigo 9º
                        1 - São ainda sujeitas a imposto sobre o valor acrescentado, segundo o regime especial de tributação damargem previsto neste diploma, as transmissões de bens efectuadas por organizadores de vendas emleilão que actuem em nome próprio, nos termos de um contrato de comissão de venda desses bens emleilão, por conta:
                        ...
                        in URL: https://info.portaldasfinancas.gov.p...Lei_199_96.pdf


                        Como não és revendedor de carros / leiloeiro não se aplica.

                        E tens que pagar está entre aspas porque quem paga é o comprador, tu só és intermediário na entrega de imposto ao estado
                        Editado pela última vez por kushinadaime; 23 January 2022, 10:54.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                          Isto.

                          Esta foi a única resposta acertada que tiveste aqui.
                          essa resposta ajudou zero. Já falei com várias pessoas, inclusivamente contabilistas e dizem-me coisas contraditórias

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                            Suponho que dizes isso porque a factura vem IVA - Isento ou qualquer coisa parecida
                            Tem que se ver a papelada na compra...


                            Imagina que na papelada da aquisição intracomunitária e matricula portuguesa tem lá IVA, então se deduziram o IVA tens que "pagar", se não deduziram por causa do artigo 21º do CIVA está isenta por causa deste artigo.

                            Quanto a o regime da margem...




                            Como não és revendedor de carros / leiloeiro não se aplica.

                            E tens que pagar está entre aspas porque quem paga é o comprador, tu só és intermediário na entrega de imposto ao estado
                            Muito obrigado. se a empresa além de transporte de passageiros tiver também o CAE de comércio de veículos aí já pago só sobre a margem? mesmo não tendo pago IVA na Alemanha?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LandCruiser Ver Post
                              Muito obrigado. se a empresa além de transporte de passageiros tiver também o CAE de comércio de veículos aí já pago só sobre a margem? mesmo não tendo pago IVA na Alemanha?
                              Olha que não sei se o IVA não se pagou cá aquando da matricula, vê também esses documentos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LandCruiser Ver Post
                                essa resposta ajudou zero. Já falei com várias pessoas, inclusivamente contabilistas e dizem-me coisas contraditórias
                                Ninguém aqui te vai poder ajudar convenientemente sem conhecer o enquadramento todo. É isso é algo que apenas o teu CC sabe.

                                Imagina que eu até suspeito que pagaste o IVA e nem sabes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                  Suponho que dizes isso porque a factura vem IVA - Isento ou qualquer coisa parecida
                                  Tem que se ver a papelada na compra...


                                  Imagina que na papelada da aquisição intracomunitária e matricula portuguesa tem lá IVA, então se deduziram o IVA tens que "pagar", se não deduziram por causa do artigo 21º do CIVA está isenta por causa deste artigo.

                                  Quanto a o regime da margem...




                                  Como não és revendedor de carros / leiloeiro não se aplica.

                                  E tens que pagar está entre aspas porque quem paga é o comprador, tu só és intermediário na entrega de imposto ao estado
                                  Certo, mas isto aplica-se independentemente da forma como é passada a factura na Alemanha? Mesmo não constando a informação de aplicação de IVA da margem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                                    Certo, mas isto aplica-se independentemente da forma como é passada a factura na Alemanha? Mesmo não constando a informação de aplicação de IVA da margem?
                                    Na Alemanha é isento de IVA.
                                    Mas tenho dúvida de como é o IVA em território português, o RITI (IVA intracomunitário) não é das coisas que eu domine minimamente...
                                    Daí dizer para veres nos papeis de legalização e matrícula do carro, se houve IVA português, o IVA está lá.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LandCruiser Ver Post
                                      essa resposta ajudou zero. Já falei com várias pessoas, inclusivamente contabilistas e dizem-me coisas contraditórias
                                      Eu sei que ajudou zero, mas não tens um contabilista que te trata da contabilidade? O que é que ele te diz? Ou não acreditas nele?

                                      O Kushinadaime já te deu a entender que tem que existir uma análise casuística...

                                      Profissionalmente quando me colocam este tipo de questões de forma genérica a minha 1ª resposta é a que te dei, depois se se proporciona a análise da situação particular, analiso e enquadro ... mas isso só com toda a documentação "à vista..."

                                      Por isso, começa por falar com o teu contabilista. Ele saberá ou procurará aconselhamento adequado sobre o caminho a seguir.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LandCruiser Ver Post
                                        essa questão do IVA da margem continuo sem perceber quando é que se pode aplicar.

                                        Eu comprei o carro há três meses sem IVA na Alemanha, o carro custava 18,5k€ com IVA, eu paguei 16k (ou melhor, primeiro paguei os 18,5k mas depois enviei documentação assinada e ele devolveu os 2,5k) posso recorrer a esse regime da margem?


                                        Imagine que eu vendo agora o carro por 18k (portanto com 2k de lucro) que foi a melhor proposta que recebi, pago o IVA sobre os 2k do lucro ou sobre os 18k? Isto sem entrar no Isv, custos de importação, etc. O lucro na verdade foi bem menos de 2k. A minha ideia era trocar de carro duas ou três vezes por ano, pelo menos sem perder dinheiro

                                        É uma grande diferença pagar IVA sobre 2k€ ou sobre 18k€

                                        Como é que os stands funcionam quando importam carros?

                                        Se comprar um carro sem IVA existe alguma forma legal de eu na venda pagar o IVA sobre a margem? Alguma exceção? Atividade isenta? Por exemplo se tiver o CAE de comércio de automóveis?
                                        Neste caso, tens de pagar o iva sobre a totalidade do valor e nao sobre o lucro.

                                        O regime de margem usa-se por exemplo caso comprasses um carro a particular, que nao te pode emitir uma fatura com iva discriminado. Nesse caso, se comprasses por 18 e vendesses por 20, terias que pagar iva sobre os 2 de diferença.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X